You are on page 1of 7

Abacateiro

Nome cientfico: Persea americana Mill. Sinonmia popular: Abacate, abacateiro Sinonmia cientfica: Laurus persea L. Famlia: Lauraceae Partes usadas: Folha, fruto (polpa) e semente (caro o) Propriedade terap!utica: "iur#tica, carminati$a, afrodisaca. %ndica &o terap!utica: "or de cabe a reum'tica, contus&o,

(ri)em
Sul do M#*ico.

Nomes em outros idiomas


%n)l!s: a$ocado, alli)ator pear, a)uacate ( fruto (polpa) e o caro o (semente) de$em ser consumidos ainda frescos, podendo ficar na )eladeira por al)um tempo. A folha pode ser usada $erde ou seca em )eral para fa+er ch'. ( ch' da folha do abacateiro # diur#tico e carminati$o (elimina )ases intestinais) e a,uda a $escula a liberar a bile, melhorando a di)est&o das )orduras. -$ite tomar )randes .uantidades di'rias do ch' (mais de / *caras0dia), pois sendo diur#tico pode redu+ir muita a press&o arterial em pessoas .ue tenham essa doen a. Sendo diur#tico tamb#m procure tomar pela manh& e no m'*imo at# 12 horas. ( caro o (semente) tostado e modo bem fino combate a diarr#ia e a disenteria. A polpa do abacate # considerada afrodisaca. 3' no caro o (semente) concentra4se parte do poder de aumentar a libido. A polpa pode ser consumida com mel ou mela o de cana (use pouco) e recomendo e$itar o uso de .ual.uer tipo de a 5car, se,a o branco, in$ertido, demerado ou masca$o. Pode ser misturado com io)urte e outros alimentos. A polpa # muito rica em nutrientes, $itaminas, sais minerais, antio*idantes e principalmente )ordura boa. Suas )orduras s&o parecidas com as do a+eite de oli$a e seu teor de colesterol # irris6rio ao contr'rio do .ue muita )ente pensa. 7 boa para o cora &o e $asos. ( abacate escurece por a &o do o*i)!nio do ar sobre os nutrientes contidos na polpa produ+indo radicais li$res.

Assim acontece com a banana, a ma &, batata e outros $e)etais depois de cortados .uando perdem a prote &o da casca .ue funciona como uma roupa protetora. Para e$itar o escurecimento da polpa passe um pouco de lim&o, rico em $itamina 8, .ue tem a &o anti4radicais li$res. As cascas s&o ricas em fitonutrientes .ue prote)em as plantas contra a a &o dos radicais li$res. 7 por isso .ue de$e4se comer a casca de al)umas $erduras e frutas. 8om isso estamos consumindo seus nutrientes .ue tamb#m nos prote)e. Mas e*iste um cuidado a ser tomado. Al)umas frutas como o moran)o 4 um dos mais ricos em nutrientes, ao serem culti$ados recebem uma car)a muito )rande de herbicidas .ue se acumulam e*atamente na casca. (utros alimentos tamb#m tratados com muito herbicida s&o o tomate e a batata do reino. Procure comprar em feiras onde se $endem produtos sem uso de a)rot6*icos e de boa proced!ncia. "o ponto de $ista pr'tico seu uso mais fre.9ente em fitoterapia # como ch' diur#tico.

"osa)em indicada
Afrodisaco ( macerado do caro o (sem a folha, nem c:nfora) preparado com $inho branco ou 'lcool de cereais para se obter um e*trato tamb#m # usado como afrodisaco. "ei*ar em infus&o durante pelo menos /; dias (.uanto mais tempo melhor) em frasco de $idro escuro, prote)ido da lu+. Procure a)itar pelos menos uma $e+ ao dia. "epois de pronto pode4se tomar um c'lice0dia. Creme amaciante para face ou mos Polpa do fruto maduro, mel de abelha. Amasse, fa a uma massa cremosa (10< da polpa, 1 colher de sopa de mel de abelha). Apli.ue e dei*e cerca de =; a <; minutos. >etire com ')ua fria. ?se pelo menos duas $e+es por semana. Dores de cabea reumticas e contuses A folha e a semente picadas colocadas em repouso durante pelo menos @ dias combate dores de cabe a, reum'ticas e

contusAes. %nfus&o: 1 colher picada de folha, outra de semente ralada, 1 *cara de 'lcool de cereais a B;C, 1 pedra de c:nforaD aplicar nas partes doloridas com chuma o de al)od&o. -ssa infus&o n&o de$e ser bebida, # para uso t6pico no local afetado.

8uidado
A polpa # muito rica em calorias e de$e ser e$itada por .uem fa+ dieta para perder peso. 3' para atletas e malhadores de academias, desde .ue bem orientados, # uma boa fonte de ener)ia, substituindo com lar)a $anta)em as mortais e $enenosas mar)arinas e mantei)as.

?so culin'rio
8om a polpa, a+eite de oli$a e io)urte natural desnatado e uma pitada de sal marinho iodado se fa+ um delicioso e nutriti$o creme .ue pode ser usado no lu)ar da mantei)a, mar)arina e maionese industriali+ada.

8uriosidade
, cu,o si)nificado # E'r$ore de testculosE.

8olabora &o
Fernando Mascarenhas dos Santos, Mdico - CRMBA 4631 (Salvador, BA). !nho, "##3. Fotos: Martha Batista, $eda%o%a e &era'(!ta )at!ralista (Florian*'olis, SC)

You might also like