You are on page 1of 11

Abacaxizeiro

Nome cientfico: Ananas sativus Schult. & Schult.f. Sinonmia popular: Anans Sinonmia cientfica: Ananas sativus var. bracteatus (Lindl.) Me !amlia: "romeliaceae #artes usadas: !ruto #rincpio ativo: $ico em bromelina #ropriedade terap%utica: $efrescante& diur'tico& e(pectorante& antiinflamat)ria& di*estiva. +ndica,-o terap%utica: A.uda na di*est-o& no ema*recimento& a dissolver co*ulos san*uneos& a redu ir inflama,/es& a acelerar a cicatri a,-o de tecidos. #revine a osteoporose e as fraturas )sseas. 0ontra artrite& cido 1rico.

2ri*em
Brasil.

0hamada pelos ndios de nana (fruta e(celente)3 a 4 fruta& nanas 4 e(celente& ou se.a& fruta saborosa. 5evido 6 sua coroa& ' considerado o rei das frutas& tendo nome cientfico de Ananas sativus& pertencente 6 famlia das "romeliceas. 7(istem ho.e cerca de 89: esp'cies diferentes de abaca(i. 2s espanh)is ;ue estiveram no "rasil na 'poca do descobrimento e(perimentaram o fruto& *ostaram do sabor adocicado& colheram o broto e levaram para a 7spanha e !ilipinas& onde a bati aram com o nome de pi<a. 2 =ava produ mais de 9 toneladas de abaca(i por ano& al'm da Austrlia& +n*laterra& M'(ico& 0uba& !l)rida e >ndias ocidentais& onde tamb'm se cultiva a fruta. A esp'cie encontrada em nosso pas ' o Ananas comosus& tamb'm conhecida com o nome de Ananas sativus.

5estacam?se dela vrias variedades: smooth ca@enne (variedade havaiana) e p'rola desenvolvida a;ui. 7m menor escala temos as variedades boituva& .upi& rondon& salvaterra e la*oa santa. 2 plantio ' feito por mudas& ;ue v%m da parte inferior A filhotes& rebentos ou estol/es da planta matri . S-o necessrios B a 9 meses para ;ue o fruto se desenvolva.

Cso medicinal
2 abaca(i cont'm muito mineral como o cobre& ;ue pode acabar com as dores& principalmente de cabe,a. 2 5r. Dames E. #enland& #h5. psic)lo*o do 5epartamento Norte Americano de A*ricultura& ap)s vrios estudos com homens e mulheres com dores de cabe,a& constatou uma melhora sensvel com a aplica,-o do cobre na alimenta,-o de seus pacientes. 2 abaca(i a.uda a dissolver co*ulos san*Fneos& a redu ir inflama,/es& a acelerar a cicatri a,-o de tecidos e na di*est-o. Al'm disso ' antiviral& antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas )sseas& devido ao seu alto teor de man*an%s. 0ont'm ferro& ;ue se encontra no f*ado& ossos e medula )ssea. 0ont'm man*an%s ;ue mant'm os ossos fortes. A professora de Nutri,-o da Cniversidade do Ge(as& em Austim nos 7stados Cnidos& Deanne !. Eraves& aconselha as pessoas& sobretudo as mulheres& a comer abaca(i ou a tomar do seu suco& pois a fruta ' rica em man*an%s. 7ste mineral est envolvido no metabolismo )sseo& sem ele as pessoas podem desenvolver osteoporose intensa. 0ont'm clcio& vital para a forma,-o dos ossos e dentes& o mineral mais conhecido na preven,-o da osteoporose e a coa*ula,-o do san*ue. Se*undo o 5r. 0edric Earlanda& diretor do 0entro de 0Hncer da Cniversidade da 0alif)rnia em San 5ie*o& homens ;ue consumiram diariamente certa ;uantidade de clcio nos alimentos diariamente durante mais de duas d'cadas tinham 8IJ da propens-o ao desenvolvimento de cHncer de c)lon em rela,-o aos outros ;ue n-o o consumiram& pois o clcio suprime a prolifera,-o de c'lulas superficiais da parede interna do c)lon& prevenindo o rpido crescimento do cHncer.

0ont'm f)sforo& ;ue se encontra no corpo dos animais na mesma ;uantidade apro(imadamente ;ue o clcio& ' parte importante dos tecidos cerebrais. 0ont'm iodo& necessrio ao or*anismo para abastecer a *lHndula tire)ide. Seu alto teor de fibras a.uda na pris-o de ventre& pois a*e como la(ativo suave e natural. #ossui tamb'm as vitaminas A e 0& ;ue aumentam a imunidade. A Kitamina A ' essencial contra doen,as de pele& infec,/es infantis e dist1rbios di*estivos. L )tima aliada no tratamento de colite e doen,a de 0rohn. Cm estudo de =arvard mostra ;ue homens ;ue consomem altas doses de vitamina A t%m risco 9BM menor de ter 1lcera do ;ue a;ueles com nvel mais bai(o. A recomenda,-o diria ' de cinco mil C+. +mpede ;ue o colesterol se torne t)(ico& al'm de ser um importante antdoto contra derrame. A Kitamina 0 ' importante para o corpo celular e para os vasos san*uneos& combate as infec,/es e ' essencial para a boa sa1de dos dentes& das *en*ivas e dos ossos. Mais a maior virtude dessa fruta est na ;uantidade de bromelina& e(trada do talo do abaca(i& en ima capa de de*radar materiais albumin)ides (protenas sol1veis em *ua) em proteases ou peptonas& dissolver *orduras& principalmente as das carnes& sendo empre*ada tamb'm para amaci?las& para clarificar cerve.a e como dro*a antiinflamat)ria. A bromelina ' encontrada no fruto& no miolo do abaca(i& onde se concentra a maior ;uantidade de bromelina& ou mesmo na parte central da fatia (parte dura)& ;ue muita *ente retira na hora de saborear a fruta. A en ima bromelina a*e em nosso or*anismo desempenhando tr%s fun,/es: 8. Gem a,-o mucoltica& dissolvendo o muco ou catarro dos pulm/es& favorecendo uma limpe a *eral& como se fosse passada uma espon.a& facilitando a e(pectora,-o& al'm de a.udar no trHnsito intestinal3 N. L antiinflamat)ria& a.udando a desobstruir a circula,-o& principalmente se houver edema provocado por batida em al*um acidente3

J.

L di*estiva& sua principal virtude. A*e no estOma*o& pois a bromelina ' a en ima ;ue desdobra as protenas alimentares& facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes& favorecendo e acelerando a di*est-o pesada. Indicao como diurtico e para tosse 2 suco de abaca(i ' um e(celente diur'tico& pois sua polpa ' constituda de PJM de *ua e ' la(ante suave. 7 para ;uem sofre de tosses rebeldes& e(perimente bater num li;uidificador N fatias de abaca(i com N colheres de sopa de mel. Gomar N colheres de ch a cada duas horas. N-o h tosse ;ue resista. Outras indicaes: doen,as circulat)rias& artrite& cido 1rico. N-o s-o apenas esses os efeitos ben'ficos desta fruta. Na terra do Gio San& o nosso abaca(i (ho.e Qnaturali adoR americano) ' indicado pelos m'dicos para as pessoas ;ue sofrem de doen,as circulat)rias& pois tem a a,-o de Q;uebrarR nas art'rias as placas de fibrinas& ;ue s-o as protenas ;ue formam a parte essencial dos co*ulos san*uneos. 0omo tem propriedades antiinflamat)rias& combate a artrite& ;ue se caracteri a por inflama,-o ou dor nas .untas& .oelhos& cotovelos e dedos.

2 ;ue ' cido 1ricoS


L a destrui,-o de c'lulas sadias por in*est-o de bebidas e alimentos& . citados. #ara ;ue novas c'lulas se estabele,am no or*anismo& os n1cleos de cada uma dessas c'lulas dever-o eliminar substHncias ;ue devem ser descartadas pelo corpo& essa elimina,-o deve ocorrer pela urina.

7sta doen,a tem curaS


Se dia*nosticada por meio de e(ames de san*ue& no seu incio& simT 2 tratamento ' feito com rem'dios ;ue provocam a elimina,-o pela urina& e por aparelhos para a.udar a redu ir a dor. 5eve?se evitar alimentos com muita protena como peles e f*ados de animais& carnes vermelhas& como tamb'm bebidas tais como vinho tinto e cerve.a& ;ue certamente ir provocar o aumento de cido 1rico& aceitvel pelos padr/es de medicina.

#ara ;uem tem problemas de *otaIcido?1rico& in*erir J fatias de abaca(i de manh-& J 6 tarde e J 6 noite& durante J: dias.

Abaca(i em dietas de ema*recimento


Gem a,-o anore(*ena& usado em dietas de ema*recimento& redu o apetite. #ara ;uem ;uer perder peso& o abaca(i tem uma a,-o fora de s'rie. Se voc% ;uiser perder um ;uilo num dia& fa,a o se*uinte: numa se*unda? feira& por e(emplo& durante o dia todo& s) use fatias de abaca(i como alimento e sucos com *ua& sem in*erir outros alimentos. No final da noite& pese?se e observe ;ue perdeu N ;uilos (depois recupera?se 8 ;uilo). $epita a dose na outra semana. At' o fim do m%s& voc% perder com certe a B ;uilos. Uue talS 0omece .& in*erindo esta saborosa& *ostosssima e ema*recedora fruta tropical& ;ue s) podia ter tido ori*em em nosso pas aben,oado por 5eus. 2 valor cal)rico em 8::* de abaca(i& ' de apro(imadamente JJ calorias. !a,a um suco e(celente com fatia de abaca(i e folhas de hortel-. "ata no li;uidificador com *elo. Nin*u'm resisteT

0uriosidade

Uuem enfrenta problemas de ordem financeira& profissional ou sentimental& di : Te rente um abacaxi!. Se todos os problemas fossem um abaca(i& seriam fceis de re a ra -o de compar?los a essa fruta tropical se deva ao trabalho de descasc?la sem

Cso culinrio
#ara ;uem n-o tem problema de sobrepeso& aproveite essa receita de cocada de abacaxi cremosa& fcil de fa er& tempo de preparo at' J: minutos& rendimento de 8V por,/es.

0ate*oria: doce caseiro 0alorias: 8PN por por,-o In"redientes

N (caras (ch) de a,1car 8 (cara (ch) de *ua B (caras (ch) de abaca(i cortado em N *emas 8 lata de leite condensado J::* de coco ralado

#odo de $reparo !erva o a,1car e a *ua por dois min abaca(i e ferva por mais tr%s minutos leite condensado e o coco ralado. No parar de me(er& co inhe at' ;ue se d panela. 5ei(e esfriar e sirva em ta,as !oto: Mauro =olanda

0olabora,-o
As Incr%&eis '( )rutas com $oderes #edicinais. Lelington Lobo Franco& escritor& ;umico& fitolo*ista (0uritiba& #$).

You might also like