You are on page 1of 8

Alfavaca ou manjerico

Nome cientfico: Ocimum basilicum L. Sinonmia popular: Manjerico de folha larga (Portugal !amlia: Labiadas (Lamiaceae Partes usadas: !olhas" flores. Princpio ati#o: $leo essencial. Propriedade terap%utica: &'nica" digesti#a. (ndica)o terap%utica: Problemas respirat*rios e reum+ticos.

Nome em outros idiomas


(ngl%s: basilie" s,eet basil !ranc%s: basilic" herbe ro-ale

.so medicinal
Planta culti#ada em jardins. !olhas numerosas" agudas e obtusas. !lores pe/uenas" brancas. 0heiro arom+tico. &amb1m conhecida por alfa#aca cheirosa. 2s folhas e flores so utili3adas no preparo de ch+s por suas propriedades t'nicas e digesti#as" sendo indicados ainda para problemas respirat*rios e reum+ticos" m+ digesto" #'mitos" n+useas" doen)as do intestino e rins" dor de garganta" angina" aftas.

.so culin+rio
2s folhas so usadas para o co3imento de legumes e recheio de a#es. Pei4es ficam deliciosos se dei4ados descansando em molho de limo" alfa#aca" cebolas e salsa. &empera bem carnes assadas. .sa5se no molho pesto e para aromati3ar #inagres. 2dicionar no 6ltimo minuto a pratos co3inhados. No caldo de #erduras" d+ mais sabor e for)a 7s sopas e carnes.

0uriosidade

Uso mgico: simboli3a a prosperidade e acredita5se /ue s* cresce #i)oso semeado sob ofensas. Po)o afrodisaca tem como um dos ingredientes o

0omposi)o do *leo essencial


O *leo essencial tem uma composi)o comple4a e #ari+#el segundo o clima" o solo" a 1poca da colheita" etc. Os mais importantes componentes arom+ticos so cineol" linalol" citral" estragol" eugenol e cinamato de metila. Outros monoterpenos" ses/uiterpenos e fenilpropan*ides podem estar presentes" em concentra)8es #ari+#eis" com forte influ%ncia sobre o sabor.

Outros usos da alfa#aca ou manjerico


(ns'nia" dor nos mamilos de lactantes" uso cosm1tico" afastar mos/uitos.

9efer%ncias
Moacir 0oncei)o. As plantas medicinais no ano 2000. &ao Li#raria e :ditora Ltda. ;rasilia" <=>? !oto: http:@@,,,.recipetips.com@glossar-5term@t55 A>B=<@alfa#aca.asp 9eceitas: http:@@,,,.bam5 international.com@bam@homepage@ag@PlantasCC2lfa#aca.html 0omposi)o do *leo essencial: 0aracteri3a)o /umica de e4tratos de Ocimum basilicum L. obtidos atra#1s de e4tra)o com 0OD a altas press8es

You might also like