You are on page 1of 12

Amora

Nome cientfico: Morus alba L. Sinonmia popular: Amoreira (variedades negra e branca) Sinonmia cientfica: Morus nigra L. Partes usadas: Fol as! frutos! ra"es! cascas Princpio ativo: Morus Alba: adenina! protena! sais! glicose! flavon#ides! cumarina! taninos. Propriedade terap$utica: La%ativa! sedativa! e%pectorante! refrescante! emoliente! calmante! diur&tica! antidiab&tico! antiinflamat#ria! t'nica (ndica)*o terap$utica: +or de dente! press*o sangunea! tosse! inapet$ncia! pris*o de ventre! inflama)*o da boca! febre! diabetes! dermatoses! ec"ema! erup),es cut-neas

Nomes em outros idiomas


Alem*o: maulbeerbaum .span ol: moral Franc$s: murier (ngl$s: mulber/ tree (taliano: gelso

Propriedades terap$uticas

Frutos: t'nico! la%ante Fol as: antibacteriana! e%pectorante! sudorfero 0ascas: anti1reum2tica! redu" a press*o sangunea! analg&sica 0ascas da rai": sedativa! diur&tica! e%pectorante

Princpios ativos
Princpios ativos da Morus nigra: adenina! glicose! asparagina! carbonato de c2lcio! protena! tanino! cumarina! flavon#ides! a)3cares! 2cido m2lico! mat&rias albumin#ides e pectnicas! pectosa. os frutos cont&m vitaminas A!45!46!0. 7s frutos maduros cont&m 89 de a)3cares (frutose e glicose)! 2cido m2lico (em estado livre 5!:;9)! mat&rias albumin#ides e pectnicas! pectosa! goma e mat&rias corantes com :<9 de 2gua.

=so medicinal
S*o con ecidas duas variedades: alba e nigra. A segunda com frutos negros e a primeira com frutos brancos. No s&culo >?(! na .uropa! se empregavam tanto os frutos como a casca e as fol as da amora negra. 7 fruto para as inflama),es e emorragias! a casca para as dores de dentes e as fol as para as mordidas de cobra e tamb&m como antdoto de envenenamento por ac'nito. Apesar da amoreira estar desaparecendo da mat&ria m&dica na .uropa! a amoreira branca segue sendo muito empregada na 0 ina como rem&dio para tosse! resfriados seguidos de febre! dor de cabe)a! garganta irritada e press*o alta. 0om o conceito c in$s de /in e /ang! a amoreira branca & empregada para dissipar o calor do canal do fgado! @ue pode levar a irrita)*o dos ol os e afetar estados de -nimo e tamb&m para refrescar o sangue. Portanto & considerada um t'nico /in. Na .uropa recentemente tem1se empregado as fol as da amora negra para estimular a produ)*o de insulina na diabetes.

+osagem indicada

espremer alguns pun ados de amoras! ainda @ue n*o totalmente maduras!recol endo o l@uido em uma tigela. Fa"er boc ec os fre@Aentes com este suco diludo em pouca 2gua. +ecoc)*o: em fogo moderado! ferver BCg de ra"es de amoreira em meio litro de 2gua! at& @ue fi@ue
Dor de dente.

Inflamaes da boca:

redu"ida D metade. +epois de morno! filtrar o l@uido e empreg21lo em boc ec os.

Diurtico. Dei%ar em infus*o! at& amornar! um pun ado de fol as secas de amoreira em um litro de 2gua fervente. Filtrar o l@uido! bebendo1o em calice"in os durante o dia para @ue produ"a efeito diur&tico. Garganta, tosse. >arope: esmagar ao m2%imo algumas amoras negras e recol er o suco em um recipiente de alumnio esmaltado ou de vidro. Adicionar a)3car numa @uantidade @ue ten a o dobro do peso do suco e colocar em fogo brando. Euando esta mistura ad@uirir a consist$ncia de %arope! dei%21la esfriar e guard21la num vidro bem fec ado! conservando1o em local fresco e escuro. Para as inflama),es da garganta! devem1se diluir duas col erin as do %arope em um c2lice de 2gua morna! empregando1a em gargareFos. .m caso de tosse! dissolver uma col erin a do %arope em uma %cara de 2gua @uente e tom21la.

(inapet$ncia). +ecoc)*o: ferver 6Cg de cascas de amoreira branca em meio litro de 2gua. Filtrar o l@uido e ado)21lo! tomando1o em calice"in os meia ora antes das refei),es.
Estmago

(pris*o de ventre). +ecoc)*o (la%ativa): em meio litro de 2gua! ferver 5<g de rai" e casca de amoreira misturadas. Euando o l@uido ficar morno! filtr21lo e ado)21lo com mel. 4eber metade pela man *! em FeFum! e o restante D noite! antes de deitar. Para obter1se um la%ativo de efeito mais r2pido! deve1se aumentar em at& o dobro a @uantidade de casca e rai"! ou seFa GCg das cascas e ra"es misturadas! regulando1se @uantidade de acordo com as rea),es do organismo a este tipo de purgante. Hamb&m os frutos ingeridos frescos e temperados com um pouco de a)3car! especialmente da variedade negra! aFudam no funcionamento do intestino.
Intestinos

(dermatoses! ec"ema! erup),es cut-neas). 0ataplasma: colocar um pun ado de fol as frescas de amoreira! depois de lavadas e en%ugadas! em um
Pele

recipiente com uma ou duas col eres de 2gua! a@uecendo1o at& o l@uido evaporar. .stender as fol as sobre uma ga"e! esmag21las um pouco fa"endo sair todo o l@uido e aplic21las @uentes (mas n*o ferventes) sobre a regi*o afetada. Euando a compressa esfriar! renov21la mais duas ve"es.

colocar um pun ado de fol as frescas de amoreira em meio litro de 2gua fervente. +epois de morno! filtrar o l@uido! beb$1lo em c2lices no decorrer do mesmo dia em @ue foi preparado.
ebre:

Presso sangunea alta. (nfus*o:

BC a :Cg de fol as por litro em infus*o. utili"ando as fol as! 5 %cara B a ; ve"es

Diabetes. (nfus*o:

ao dia.

0ontra1indica),es
N*o se deve consumir o fruto em caso de diarr&ia. N*o se deve administrar as fol as nem ra"es no caso de debilidade ou IfrioI pulmonares. .m caso de d3vida deve1se recorrer ao m&dico.

0uriosidade
A amora & cultivada pelas suas fol as @ue s*o o alimento e%clusivo do bic o da seda. A cultura da amora se estendeu pelo mediterr-neo Funto da @ual se cria o bic o da seda.

You might also like