You are on page 1of 9

Angico-vermelho

Nome cientfico: Parapiptadenia rigida (Benth.) Brennan Sinonmia popular: Angico-rosa, angico-verdadeiro, angicodo- anhado, paric!. Sinonmia cientfica: Acacia angico "art. #amlia: $eguminosae Partes usadas: %asca, goma Princpio ativo: &anino ('()) na casca. Propriedade terap*utica: Adstringente, e+pectorante, antidiarreico, antiss,ptico, antihemorr!gica. -ndica./o terap*utica: &osse, ron0uite, gripe.

1so medicinal
A casca cont,m elevado teor de tanino, na medicina popular , usada como um t2nico de sa or amargo.

3rigem
4egi5es meridionais da Am,rica do Sul (sul do Brasil, Argentina, Paraguai e norte do 1ruguai).

6escri./o
Planta perene, ar 7rea, alta (89 a :( m). &ronco grosso, normamente inclinado, curto, casca grossa, marrom-escuraacin;entada, copa corim iforme, ramifica./o dicot2mica irregular. #olhas icompostas, alternas, ipinadas, paripenadas com : a < pares de pinas. #ololos s,sseis, levemente falcados com a nervura pr7+ima ao ordo superior. #olhas decduas, verde-escruro-intenso. #olhas pe0uenas, ranco-amareladas, actinomorfas, hermafroditas. %!lice campanulado e levemente dentado. %orola com as p,talas unidas at, a metade. =stames em

n>mero de '9 com filetes acima da corola. 3v!rio su s,ssil, pluriovulado. -nfloresc*ncias em espigas longas e densas de cor amarelada. #lorescimento em novem ro-de;em ro. #rutos em forma de vagens planas, lineares, mem ran!ceas, comprimidas, articuladas com '8 a 89 cm 0ue a rem li erando as sementes. Sementes s/o compridas, mem ranosas, pe0uenas, numerosas, discoidais, corrugadas, escuras e rilhantes.

3corr*ncia
"atas de galeria ?unto aos cursos de !gua e nascentes, nas florestas pouco densas ou como esp,cie pioneira agressiva nas regi5es de origem@ e como planta de som ra em par0ues e pra.as em v!rios =stados do Brasil.

%ultivo
Variedades. N/o se conhece. 6eve-se selecionar as matri;es para formar um cultivar variado e de oa 0ualidade. As !rvores devem ser adultas, sadias, em formadas, oas produtoras de sementes e adaptadas ao meio. Clima. A encontrado nativo em todo o 4io Brande do Sul como planta de mata. A planta de su - os0ue, n/o se desenvolvendo em a pleno sol. Nas condi.5es de lu; natural cresce lentamente e se esgalha cedo, dando um tronco curto. A resistente ao frio. Solos. Profundos e planos, f,rteis e >midos, com alto teor de mat,ria orgCnica como os solos de aluvi/o de v!r;eas de eira de rios e arroios. Nos solos rasos das condi.5es de campo as mudas n/o se desenvolvem. Nos solos secos e po res seu desenvolvimento , lento. Propagao. A feita por sementes em um viveiro de som rite ou local de meia som ra natural. Semeia-se em em alagens individuais (saco pl!stico), 8 a : sementes a ' cm de profundidade, numa oa mistura de terra. 6ei+ar antes 8D horas de molho para facilitar a germina./o 0ue se dar! em '9-'( dias. 6ei+a-se : meses no viveiro para 0ue atin?am 8(-:9 cm. Plantio. A feito nos locais de mato, em picadas, clareiras, ou eira som reada do mato, ou so esp,cies som readoras

(leucena, guandu, etc.) para 0ue atin?am um om tamanho ao a rigo da lu;. =m cultivos puros pode ser plantada a : + : m entre as som readoras e poder/o ser raleadas para < + < m 0uando crescidas. 1ma oa ,poca , no outono ou no fim do inverno. Tratos culturais. %onstam de ro.agens e capinas em coroa, replantes e regas at, o EpegamentoF das mudas. =m cultivos ao ar livre as mudas devem ser tutoradas e amarradas ao tutor. Adu a.5es complementares de adu o orgCnico apressar/o o crescimento. Pragas e doenas. As pragas mais importantes s/o as formigas cortadeiras e o serrador 0ue serra galhos de at, '9 cm de diCmetro. N/o se conhece a ocorr*ncia de doen.as na esp,cie na fase adulta. Colheita. A feita nos ramos grossos das !rvores adultas, ou se?a, depois do (o ou <o ano pois essa esp,cie nativa tem um crescimento inicial lento. A retirada a casca destes ramos e postos a secar para o uso como fitoter!pico.

3utros usos
A madeira , densa e resistente a elementos da nature;a, sendo empregada na constru./o, carpintaria, vigas para poste, postes e lenha. A madeira n/o , afetada por insetos, inclusive cupins, podendo durar at, 89 anos sem pintura.

4efer*ncias

%AS&43, $. 3.@ %G="A$=, H. ". Plantas Medicinais, Aromticas e Condimentares !escrio e Cultivo. $ivraria e =ditora Agropecu!ria, Bua a (4S). 'II(. &he Plant $ist -magens: #lora4S (#ot7grafo "!rcioHerdi), Prefeitura "unicipal de 4io do Sul

You might also like