You are on page 1of 9

Blsamo

Nome cientfico: Cotyledon orbiculata L. Sinonmia cientfica: Cotyledon ambigua Salisb. Famlia: Crassulaceae Partes usadas: Folhas Propriedade teraputica: Vermfugo ndica!"o teraputica: #maciar e remo$er calos duros e $errugas% fur&nculos e inflama!'es de ou$ido% dor de dente% epilepsia.

(utros sin)nimos cientficos


Cotyledon ausana *inter Cotyledon canaliculata +a,er Cotyledon decussata Sims Cotyledon elata -a.. Synonym Cotyledon ergleri *inter / #.+erger Cotyledon mucronata Lam.

Nome em outros idiomas


ngls: pig0s ear #fricano: pla,,ie% plat1ies% $ar,oorblare% $ar,oor% ,outerie

(rigem
2frica do Sul. 3st"o espalhadas por todo o mundo% mas principalmente no hemisf4rio norte e sul da 2frica.

*escri!"o
Crassulaceae 4 uma famlia de plantas herb5ceas% raramente subarbusti$as e geralmente suculentas% arma6enam 5gua nas folhas de$ido ao seu habitat ser tipicamente 7uente e seco% onde a 5gua 4 escassa.

Como todas as plantas da famlia Crassulaceae 8cactos% por e9emplo:% Cotyledon orbiculata tem folhas grossas 7ue podem $ariar do $erde ao cin6a% muitas $e6es com uma linha $ermelha em torno da margem. Cotiledone orbiculata tem cinco $ariedades com base nas diferen!as na folha e forma da flor% cu1a $ariabilidade em tamanho e cor 4 influenciada pelo meio ambiente. #lgumas formas culti$adas receberam nomes como ;chifres de alce;% ;ondas de prata;% ;orelhas de porco;. ( nome do gnero Cotiledone deri$a do grego ,otyledon% cu1o significado 4 ;em forma de copo $a6io; de$ido <s folhas de algumas esp4cies. ( nome da esp4cie orbiculata $em da pala$ra em latim 7ue significa ;crculo redondo;. #s esp4cies denominadas ;orelhas de porco; 8pig0s ear% em ingls: s"o de$idas < forma o$al das folhas $erde=cin6a.

>so medicinal e aspectos culturais


?rata=se de uma planta medicinal conhecida. # parte carnuda da folha 4 aplicada por muitos sul=africanos para amaciar e remo$er calos duros e $errugas. Po$os da linguagem Sotho% tamb4m conhecida como Sesotho ou Sotho do Sul 8lngua bantu falada principalmente na 2frica do Sul e no Lesoto:% usam a folha seca como amuleto de prote!"o para crian!as @rf"s e como brin7uedo. No distrito de Aillo.more 8#S:% a folha a7uecida 4 usada como cataplasma para fur&nculos e inflama!'es% em particular as de ou$ido. 3m seu trabalho% o pes7uisador Van Ay, e colaboradores relatam 7ue uma &nica folha 4 comida como um $ermfugo e 7ue o sumo a7uecido pode ser utili6ado como gotas para dor de dentes ou dor de ou$ido. Belatam tamb4m 7ue o sumo tem sido utili6ado para tratar a epilepsia.

(utros usos
# planta tem r5pido crescimento% 4 indicada para compor 1ardins de in$erno% pois forma um arbusto bai9o e adiciona cor ao ambiente. S"o plantas duras% re7uerem poucos cuidados e a propaga!"o 4 simples% necessitando em alguns casos de uma &nica folha para obter um no$o e9emplar.

Cuidado
#s folhas contm uma substCncia chamada cotyledontoxin 7ue 4 t@9ica para c"es% carneiros% cabras% ca$alos% gado e a$es% causando uma enfermidade conhecida como cotyledonosis.

Beferncias

Cotyledon orbiculata L. Ai,ipedia = Crassulaceae Ai,ipedia = Cotyledon orbiculata ?he Plant List

You might also like