You are on page 1of 46

Campus de Angicos

Curso: Bacharelado em Cincia e Tecnologia

Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade


Professoras: Raimundo Fernandes de Brito

Crise Ambiental
Angicos / RN

2011

http://myecospace.blogspot.com/2010/08/asseis-grandes-crises-ambientais.html

At recentemente, pensava-se que a atividade do homem causava mudanas ambientais locais, no mximo regionais. Hoje se reconhece que os efeitos da atividade humana sobre a Terra so de tal envergadura que envolvem todos ns. Estamos todos em um experimento planetrio no planejado.
2

Terra nave me !
Condies da Nave
gua, alimento suficiente para manter os passageiros. Ar,

VELOCIDADE

100 mil Km/h

RECURSOS LIMITADOS Energia e Matria

ESPAO LIMITADO Populao e resduos


3

AUMENTO POPULACIONAL

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS

CRESCIMENTO DA POLUIO

Do equilbrio entre esses trs elementos (Populao, Recursos Naturais e Poluio) depender o nvel de qualidade de vida no planeta.

POPULAO MUNDIAL 2,5 bilhes de passageiros (1950) 6 bilhes de passageiros (2000) Crescimento de 1,13% ao ano 74 milhes de passageiros todo ano
5

Populao Mundial Atual:

6,8 bilhes

Entre 2000 e 2100, mais de 90% do crescimento populacional acontecer nos pases em desenvolvimento.

Misria Humana
7

Maior consumo de bens


8

Escassez dos Recursos Naturais

Pegada hdrica
So considerados Recursos Naturais tudo aquilo que necessrio ao homem e que se encontra na natureza.
9

Alterao indesejvel provocada


pelas atividades e as intervenes humanas nas caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa causar prejuzo sade, sobrevivncia ou s atividades dos

seres humanos e outras espcies ou


ainda deteriorar materiais.
10

POLUIO Poluio qualquer fator que altera o aspecto do sistema original; seja gua, ar, solo, etc. Alterao das caractersticas da gua por quaisquer aes ou interferncia, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem. CONTAMINAO A contaminao quando tem fatores patognicos ou qumicos que alteram estas caractersticas. Refere-se transmisso de substncias ou microorganismos nocivos sade pela gua.
Exemplo: a gua do rio pode estar poluda por slidos em suspenso (barrenta) e pode no estar contaminada.
11

CONTROLE DA POPULAO

RECICLAGEM E RESO DOS RECURSOS NATURAIS

CONTROLE DA POLUIO
12

13

14

Impacto Ambiental
Resoluo 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causado por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: 1) a sade, a segurana e o bem estar da populao; 2) as atividades sociais e econmicas; 3) a biota;

4) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente;


5) a qualidade dos recursos ambientais.
15

Os impactos ambientais podem ser causados por uma ao humana que implique:
Supresso de certos elementos do ambiente
(supresso de componentes do ecossistema, como a vegetao, destruio completa de habitats (p.e., aterramento de mangues), destruio de componentes fsicos da paisagem (p.e., escavaes), de referncias fsicas memria (p.e., locais sagrados, como cemitrios, ponto de encontro de membros de uma comunidade), de elementos ou componentes valorizados do ambiente (p.e., cavernas, paisagens notveis).

Insero de certos elementos no ambiente

(introduo de uma espcie extica, introduo de componentes construdos (p.e., barragens, rodovias, edifcios, reas urbanizadas).

Sobrecarga (introduo de fatores de estresse alm da capacidade de suporte do meio, gerando desequilbrio)
(qualquer poluente, introduo de uma espcie extica (p.e., coelhos na Austrlia), reduo do habitat ou da disponibilidade de recursos para uma dada espcie (p.e., impactos dos elefantes na frica contempornea), aumento da demanda por bens e servios pblicos (p.e., sade, educao).
16

Impacto positivo ou benfico: quando a ao resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Impacto negativo ou adverso: quando a ao resulta em um dano qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Impacto direto: resultado da simples ao causa e efeito. Impacto indireto: resultante de uma reao secundria, ou quando parte de uma cadeia de reaes. Impacto local: quando a ao afeta o prprio stio e suas imediaes. Impacto regional: quando a ao se faz sentir alm das imediaes do stio. Impacto estratgico: quando a ao tem relevncia no mbito 17 regional e nacional.

Impacto a mdio e longo prazo: quando os efeitos da ao so verificados posteriormente. Impacto temporrio: quando o feito da ao tem durao determinada. Impacto permanente: quando o impacto no pode ser revertido. Impacto cclico: quando os efeitos se manifestam em intervalos de tempo determinados. Impacto reversvel: quando cessada a ao, o ambiente volta sua forma original.

18

Queimadas; Desmatamentos; Agrotxicos; Plantio em encostas; Pisoteio do gado; Lixiviao; Desertificao; Eroso.

19

Ilhas de Calor; Resduos Slidos; Inverso Trmica; Poluio Visual; Poluio Sonora.

20

Alguns problemas ambientais

Diminuio da biodiversidade

21

Total de genes, espcies e ecossistemas de uma regio. Biodiversidade gentica refere-se variao dos genes dentro das espcies. Diversidade de espcies refere-se variedade de espcies existentes dentro de uma regio. Diversidade de ecossistemas refere-se variedade de ecossistemas de uma dada regio.

Pases com maior biodiversidade de espcies:

Brasil (1/5 da biodiversidade mundial) Colmbia (Amrica do Sul) Mxico (Amrica do Norte) Indonsia (sia) Equador (Amrica do Sul) Madagascar (ilha da frica)
22

Perda e fragmentao dos habitats; Introduo de espcies e doenas exticas;

Explorao excessiva de espcies de plantas


e animais; Monocultivo (agroindstria, reflorestamento); Contaminao do solo, gua, ar;

Mudanas Climticas.

Desmatamento

23

Alguns problemas ambientais

Eroso

24

a destruio do solo e das rochas e seu transporte em geral feito pela gua da chuva, pelo vento ou ainda pela ao do gelo.

Desmatamento

Sobrepastagem

Atividades agrcolas inadequadas

25

Eroso algumas consequncias

Vooroca rural e urbana

Assoreamento

Vooroca - Escavao mais ou menos profunda, que ocorre geralmente em terreno arenoso, originada pela eroso. formada devido a ao da eroso superficial ou mais freqentemente, pela ao combinada da eroso superficial e da eroso subterrnea. Pode alcanar profundidades de vrias dezenas de metros e extenso de centenas de metros. Assoreamento - Obstruo de um rio, canal, esturio ou qualquer corpo dgua, pelo acmulo de substncias minerais (areia, argila, etc) ou orgnicas, como o lodo, provocando a reduo de sua profundidade e da velocidade de sua correnteza.
26

(*) 1. Terreno com explorao florestal. 2. Terreno cultivado em curva de nvel e outras prticas conservacionistas. 3. Rios e audes livres de assoreamento. 4. Culturas com prticas conservacionistas. 5. Desenvolvimento de comunidades agrcolas. 6. reas de pastagens protegidas contra a eroso. 7. reas de pastagens protegidas. 8. Inundaes controladas e reas agrcolas reaproveitadas 27

"a degradao da terra nas regies ridas, semi-ridas e sub-midas secas, resultante de vrios fatores, entre eles as variaes climticas e as atividades humanas. (Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao) As atividades agropecurias insustentveis so responsveis pelos principais processos: salinizao de solos por irrigao; sobre-pastoreio; uso intensivo e insustentvel dos recursos hdricos por procedimentos no adaptados s condies ambientais; manejo inadequado na agropecuria e crescimento demogrfico e consequente demanda de energia e recursos naturais.

Olarias na regio e utilizao da madeira

28

A desertificao atinge 41% da superfcie emersa do planeta


As reas afetadas pelo fenmeno abrigam mais de 2,6 bilhes de pessoas (42% da populao mundial) Cerca de 22% da produo mundial de alimentos so oriundos de reas susceptveis a desertificao

A ONU 17 de Junho Combate Desertificao

29

Desertificao
No Brasil, as reas suscetveis desertificao so encontradas no NE brasileiro e no norte de Minas Gerais. Situam-se nesta regio suscetvel 1201municpios rea de 1.130.790, 53km, 62,8% no clima semirido e 37,2% em clima submidos secos. So quatro os ncleos de desertificao intensa: Gilbus (PI), Irauuba (CE), Serid (RN) e Cabrob (PE).

Programa de Ao Nacional de combate Desertificao e Mitigao dos Efeitos da Seca (PAN) coordenao da Secretaria de Recursos Hdricos do Ministrio do Meio Ambiente envolve poderes pblicos e a sociedade civil para definir diretrizes e aes para combater e prevenir a desertificao no pas. Em 2008 - Comisso Nacional de Combate Desertificao (coordenada pelo MMA).

30

Alguns problemas ambientais

Inverso Trmica

31

O ar quente (menos denso e mais leve), tende a subir e o ar frio (mais denso e pesado), tende a descer. Em condies normais, portanto, o ar quente, fruto da ao dos raios solares no solo, sobe para dar lugar ao ar frio. Nesse movimento, os poluentes, que so mais quentes e menos densos que o ar, sobem ainda mais e se dispersam. No entanto, em grandes cidades, ao final da tarde de um dia de inverno, os raios solares tornam-se mais difusos, assim o solo da cidade se resfria rapidamente, e conseqentemente, o ar prximo ao solo tambm. Aquele ar quente que ainda est na atmosfera continua a subir, mas o ar frio prximo ao solo, por ser mais denso e pesado, fica parado. Assim, os poluentes, que normalmente so "levados" pelo ar quente, acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera.

32

Esse fenmeno climtico ocorre principalmente nos grande centros urbanos, regies onde o nvel de poluio muito elevado; Ocorre mais no inverno, quando as chuvas so mais raras; Afeta diretamente a sade das pessoas, principalmente crianas, provocando doenas respiratrias, cansao entre outros problemas de sade.
33

Alguns problemas ambientais

Ilhas de Calor

34

Ilhas de calor o nome que se d a um fenmeno climtico que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanizao. Nestas cidades, a temperatura mdia costuma ser mais elevada do que nas regies rurais prximas. H variaes at de 10C. As ilhas de calor urbanas so fenmenos microclimticos favorveis ao aumento da temperatura no inverno nas cidades de latitudes mdias, mas provocam muito desconforto nas cidades de clima tropical e quente. Principais causas: efeitos da poluio do ar (GEEs), fontes antrpicas de calor (queima de combustiveis fsseis, ar-condicionados), mudanas no balano de radiao (aprisonamento da radiao solar e infravermelha pelos cnions urbanos), Efeito da reduo das reas verdes, Uso de materiais muito absorvedores da radiao solar (de baixa refletividade)

35

Alguns problemas ambientais

Chuva cida

36

A chuva cida, ou com mais propriedade deposio cida, a designao dada chuva, ou qualquer outra forma de precipitao atmosfrica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociao do dixido de carbono (CO2) atmosfrico dissolvido na gua precipitada. H2O (l) + 2CO2 (g) H2CO3(aq)

Na ausncia de qualquer contaminante atmosfrico, a gua precipitada pela chuva levemente cida, sendo de esperar um pH de aproximadamente 5,2 a 20 C. O limite para se considerar a precipitao como cida em geral um pH inferior a 4,5 (a 20 C).

37

38

Efeitos da precipitao cida sobre uma floresta de conferas (Erzgebirge, Alemanha).

39

Alguns problemas ambientais

Escassez de gua

40

Fonte: UNESCO, Seeking Alpha. http://netodays.blogspot.com/2008/03/escassez-da-gua-potvel.html

As regies de colorao escura so as mais ricas, mais abundantes em gua doce: Brasil, Canad, Rssia e Nigria. As regies de colorao mais clara so as regies que sofrem com o stress hdrico, condio pela qual fornecem menos de 1.000 m3 de gua/ano/habitante, valor mnimo de referncia para atender as necessidades humanas bsicas.

Fonte: http://www.solidarites.org 41

O que causa a reduo das fontes?

Poluio (dejetos, resduos txicos, metais


pesados e eroso no solo)

Alta demanda (desenvolvimento econmico,


urbanizao, uso excessivo e desperdcio)

42

43

Canalizao - efluentes

Lagoa de chorume

Corpo hdrico eutrofizado

Contaminao por matadouro

Chorume de cemitrio (Necrochorume) 44

Demanda de gua

Agricultura (irrigao)

Produo de Energia Diluio de despejos industriais e domsticos

Recreao

Abastecimento Humano

Dessedentao de Animais Abastecimento Industrial Preservao da fauna e da flora - manuteno de ecossistema equilibrado -

Navegao

45

Populao sem acesso a gua potvel

46

You might also like