You are on page 1of 4

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.

: Wander Garcia Data: 09/10/2008 Aula: 3 TEMAS TRATADOS EM SALA 1. Princpios do direito Ambiental - continuao - Princpio da Educao Ambiental: aquele que impe a educao ambiental em todos os nveis de ensino, bem como a conscientizao pblica para a concretizao da proteo do meio ambiente. - Princpio da equidade/solidariedade geracional: impe a proteo do meio ambiente para as presentes e futuras geraes. 2. SISNAMA Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. 2.1 Conceito: o conjunto articulado de rgos e entidades dos entes polticos, responsveis pela proteo do meio ambiente. um sistema federativo. 2.2 Estrutura: a) rgo superior: Consultivo de governo assessorar o presidente da repblica. b) rgo consultivo e deliberativo Conama (rgo federal) Possui 3 competncias: Assessora o CG Expede normas e padres ambientais; Julga recursos e decises do IBAMA; - rgo central M.M.A - rgo executor IBAMA - rgos seccionais executa. Instrumentos da poltica nacional do meio ambiente: so 13 instrumentos descritos no art. 9 da Lei 6.938/81. 3. Licenciamento ambiental 3.1 - Conceito: o procedimento obrigatrio para as atividades que possam causar impacto ambiental. 3.2 - Competncia - Unio para atividades de impacto regional ou nacional. Ex: transposio do rio So Francisco. - Estados e DF para atividades de impacto micro regional. Ex: obra que liga 7 cidades dentro de um mesmo Estado. - Municpios para atividades de impacto local. O municpio tem que ter estrutura e conselho municipal do meio ambiente para fazer licena ambiental. Ex: prdio que se quer construir em lugar com vegetao. 3.3 Licena prvia 1 - fase o projeto. 2 - fase licena prvia: aquela que aprova a localizao e os requisitos para a atividade. 3 - fase licena de instalao: aquela que autoriza as obras/ implantao do empreendimento. 4 - fase licena de operao: permite o funcionamento. Obs.: as licenas ambientais so sempre temporrias. A licena ambiental no gera direito adquirido. 4. EIARIMA Estudo de Impacto Ambiental/ Relatrio de Impacto do Meio Ambiente. EIA engloba o estudo, propriamente dito, e o relatrio que se deve fazer em seguida. EIARIMA: Estudo multidisciplinar para o estudo obrigatrio para as atividades que possam causar significativo impacto ambiental. Demais Caractersticas: O EIA um estudo pblico como regra. Quem indica e paga os membros da equipe multidisciplinar o empreendedor.

-1

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.: Wander Garcia Data: 09/10/2008 Aula: 3 5. Unidades de conservao Conceito: espaos territoriais especialmente protegidos. 5.1 - Espcies: a) unidade de proteo integral: s admite uso indireto da coisa (visitao/proteo); Ex.: Estao ecolgica (ecologia = estudo/pesquisa), Parque Nacional. b) unidade de uso sustentvel: admite uso direto, mas de forma sustentvel. Ex.: Reserva Extrativista (essa reserva utilizada por populaes tradicionais, por exemplo, seringueiros). O Poder Pblico deve adquirir a rea por desapropriao. 5.2 Criao de uma U.C.: a unidade de conservao poder ser criada por decreto ou por lei. 5.3 Desafetar/reduzir: para desafetar ou reduzir uma unidade de conservao s por meio de lei especfica. 6. Responsabilidade Civil Ambiental 6.1 - Modalidades a) Regra geral: objetiva. Para responsabilidade do poluidor: conduta, nexo de causalidade e dano. No importa se a conduta foi dolosa/culposa. Pelos Tribunais, admite-se excludentes de responsabilidade. O dano nuclear, no admite excludentes. b) Exceo: a responsabilidade ser subjetiva quando o poder pblico se omite na fiscalizao. - Quando juiz condena o Poder Pblico e o empreendedor, a responsabilidade solidria. 6.2 - Reparao do dano ambiental: deve ser especfica, reparao in natura (ex.: poluiu, despolua). Se no for possvel, tecnicamente, a reparao do dano, caber indenizao ou compensao ambiental . 7. Responsabilidade penal ambiental Requisitos (cumulativos) para responsabilidade Pessoa Jurdica: - infrao penal: descritas na Lei 9605/98. - deciso de representante legal ou contratual da pessoa jurdica: a infrao deve ter sido cometida por deciso de um representante legal ou contratual. - benefcio ou interesse da pessoa jurdica: a pessoa jurdica deve ter sido beneficiada pela infrao. - Competncia da justia Estadual. - Ser competncia da Justia Federal nos casos do art. 109, CF (interesse da Unio, suas autarquias e suas empresas pblicas).

LEGISLAO SOBRE OS TEMAS Constituio Federal Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; (Regulamento) II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades (Regulamento) dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; (Regulamento) III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; (Regulamento) IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; (Regulamento) V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento)

-2

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.: Wander Garcia Data: 09/10/2008 Aula: 3 VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento) 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. - Lei 9.605/98 Art 9 - So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; VI - a criao de reservas e estaes ecolgicas, reas de proteo ambiental e as de relevante interesse ecolgico, pelo Poder Pblico Federal, Estadual e Municipal; VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente; VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental; IX - as penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental.

QUESTES SOBRE OS TEMAS 1. (OAB/CESPE 2007.2) Acerca do Sistema Nacional de Unidades de Conservao, assinale a opo correta. a) As UCs podem ser criadas por decreto do Poder Executivo, mas somente a lei em sentido formal pode autorizar a desafetao ou a reduo de seus limites. b) A reserva particular do patrimnio natural uma UC que visa conservao da diversidade biolgica, cuja criao depende to-somente da manifestao de vontade do proprietrio perante o rgo ambiental e da subseqente declarao de interesse social para fins de desapropriao da rea. c) Nas unidades de conservao (UCs) de proteo integral, a visitao pblica absolutamente proibida; entretanto a administrao pblica pode autorizar a realizao de pesquisa cientfica em tais unidades. d) A reserva extrativista uma espcie de UC de uso sustentvel de domnio coletivo privado, cuja titularidade cabe a populaes extrativistas tradicionais, assim reconhecidas pelo poder pblico.

-3

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.: Wander Garcia Data: 09/10/2008 Aula: 3 2. (OAB/CESPE 2007.2) Com relao responsabilidade por danos ambientais, assinale a opo correta. a) A responsabilidade civil em matria ambiental de carter objetivo, prescindindo-se, para sua caracterizao, do elemento culpa e do nexo causal entre a conduta e o evento danoso. b) A natureza objetiva da responsabilidade civil por danos ambientais inspira-se em um postulado de eqidade, pois aquele que obtm lucros com uma atividade deve responder por eventuais prejuzos dela resultantes, independentemente de culpa, sendo igualmente irrelevante saber se a atividade danosa lcita ou ilcita. c) A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente, por ser de natureza objetiva, exige a caracterizao de culpa para efeito de obrigao de reparar os prejuzos causados. d) Em razo da necessidade de melhor proteo ao meio ambiente, objetiva a natureza das responsabilidades penal e administrativa por danos causados a esse bem jurdico.

3. (OAB/CESPE 2007.2) Assinale a opo correta no que se refere tutela ambiental penal do meio ambiente. a) Admite-se, na legislao brasileira, em carter excepcional, a responsabilidade penal objetiva da pessoa jurdica por crime ambiental, exigindo-se, para sua caracterizao, a culpabilidade social da empresa. b) Na hiptese de o diretor de uma empresa determinar a seus empregados que utilizem veculos e instrumentos a ela pertencentes, em horrio normal de expediente, para extrarem e transportarem madeira de lei, sem autorizao do rgo ambiental competente, destinada a construo particular daquele dirigente, fica caracterizada a responsabilidade penal da pessoa jurdica e da pessoa fsica. c) Em razo da prtica de crime ambiental, so aplicveis s pessoas jurdicas, de forma isolada ou cumulativa, penas de multa, suspenso total ou parcial de atividades, interdio temporria, proibio de recebimento de subvenes ou subsdios, prestao de servios comunidade, independentemente da obrigao de reparar os prejuzos causados. d) Nos crimes ambientais, a aplicao de pena de multa decorrente de sentena transitada em julgado impede a cominao de multa por infrao administrativa relativamente ao mesmo fato, em razo do princpio do non bis in idem.

GABARITO: 1. A; 2. B; 3. C

-4

You might also like