You are on page 1of 4

Aluna: Ozinilda Nacif; Turma: K2NA; Matricula: 1140820.

Engenharia Eltrica 1) Quais razes conduzem as empresas a melhorarem seu desempenho ambiental de produtos e servios? Maior satisfao do cliente. Melhoria da imagem da empresa. Conquista de novos mercados. Reduo dos riscos com penalidades legais e acidentes. Melhoria da administrao da empresa maior controle dos processos organizacionais. Maior permanncia do produto no mercado. Maior facilidade na obteno de financiamentos. Demonstrar a clientes, vizinhos e acionistas a existncia de um sistema ambiental bem estruturado, o qual pode proporcionar vantagens as empresas. 2) Quais os benefcios econmicos e estratgicos da gesto ambiental? Os benefcios econmicos e estratgicos da implantao de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) podem refletir-se tanto em ganhos de mercado 3) O que a norma ISO 14001? Quais suas principais caractersticas? Ela e participativa, ou seja, todos os membros da empresa participam da preveno do meio ambiente. Proativa: seu foco e a ao preventiva e no somente a ao corretiva uma norma de sistema: refora na melhoria continua para a proteo do meio ambiente 4) O que significa um SGA? Qual a sua importncia para uma empresa? Sistema de Gesto Ambiental; Conjunto de procedimentos que iro ajudar a empresa a entender, controlar e diminuir os impactos ambientais de suas atividades, produtos e/ou servios. Est baseado no cumprimento da legislao ambiental vigente e na melhoria contnua do desempenho ambiental da empresa 5) Quais elementos contemplam o SGA previsto pela ISO 14001? Contemplam os aspectos legais, bem como as boas prticas de gesto. 6) Quais os principais objetivos que conduzem as empresas a implementarem o SGA?

Melhoria da reputao e da imagem da organizao. - Exigncias de clientes - Relacionamentos com partes interessadas. - Inovao de processos. 7) O que significa ema EQA? Quais suas principais funes numa empresa? EMAS (Sistema de Eco-gesto e Auditoria da Unio Europeia) Trata-se de uma ferramenta de gesto para as empresas e outras organizaes avaliarem, reportarem e melhorarem o seu desempenho ambiental, e que se traduz na norma EMAS de certificao.EQUIPE DE QUALIDADE AMBIENTAL, Desenvolver palestras e seminrios de conscientizao para o corpo de funcionrios; Desenvolver planos internos de reduo e reciclagem de resduos, responsabilizando-se pela sua operacionalizao; Desenvolver atividades educacionais com a comunidade, visando integrar os conceitos de qualidade de vida e meio ambiente; Elaborar cartilhas locais a respeito de reciclagem e minimizao de resduos 8) Cite cinco medidas de reduo do consumo de gua e energia que podem ser adotadas pelas empresas em sua poltica ambiental? Consumo de gua 1. 2. 3. 4. 5. Otimizao do design dos tanques de gua, Controle do fluxo de gua utilizado, Controlar o fluxo no tipo de lavagem dos materiais da empresa, Controle de vazo de agua. Monitoramento peridico dos hidrmetros;

Consumo de energia 1) 2) 3) 4) 5) Adaptar horrios de funcionamento ao horrio de pico Aproveitar a luz solar. Investir na circulao do ar. Investir no isolamento trmico. Proteger o ar-condicionado do sol.

9) Quais medidas devem ser implementadas pelas empresas para o gerenciamento dos resduos (slidos, lquidos e gasosos) gerados nos seus processos internos? Resduos gasosos e lquidos: A empresa deve promover o estabelecimento de metas visando a minimizao da emisso de

efluentes na gua, ar e solo, bem como estudar mtodos capazes de cumprir com as metas propostas; tratar os remanescentes de acordo com os padres legais presentes e futuros (previsveis). Resduos slidos: conduzir auditorias de resduos; aumentar a reciclagem de papis, latas, plsticos, etc.; reutilizar ou ofertar para reutilizao materiais que no possam ser reciclados; separar/composta resduos; dar destinao final apropriada aos resduos 10) Cite cinco estratgias que devem ser implementadas pelas empresas no seu gerenciamento ambiental e explique cada uma delas. 1. Consenso pblico sem empresas com conscincia ecolgica, no haver consenso entre o povo e a comunidade de negcios; sem esse consenso, a economia de mercado estar politicamente ameaada. 2. Oportunidades de mercado sem administrao com conscincia ecolgica, haver perda de oportunidades em mercados em rpido crescimento. 3. Reduo de riscos sem administrao com conscincia ecolgica, as empresas correm o risco de responsabilizao por danos ambientais, que potencialmente envolvem imensas somas de dinheiro, e de responsabilizao pessoal de diretores, executivos e outros integrantes de seus quadros. 4. Reduo de custos sem administrao com conscincia ecolgica, sero perdidas numerosas oportunidades de reduzir custos. 5. Integridade pessoal sem administrao com conscincia ecolgica, tanto os administradores como os empregados tero a sensao de falta de integridade pessoal, sendo, assim, incapazes de identificar-se totalmente com seu trabalho.

Aluna: Ozinilda Nacif; Turma: K2NA; Matricula: 1140820. Engenharia Eltrica 1. Surgiram vrias certificaes ambientais ao longo dos anos como demostra o artigo, explique cada uma delas.

2. Segundo o artigo quais as vantagens de se implementar a certificao iso14001 Economia devido reduo do consumo de gua, energia e outros insumos; Economia devido reciclagem, venda e aproveitamento de resduos e diminuio de efluentes; Reduo de multas e penalidade por poluio A ISO 14001 contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As empresas passaram a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa, 3. Oque e ISO 14001 A ISO 14001 uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gesto Ambiental 4. Quais setores que mais invertem em certificao O setor automotivo lidera, seguido do setor qumico.

You might also like