You are on page 1of 16

EXERCCIOS DE DIREITO PENAL MILITAR

EXERCCIOS SOBRE APLICAO DA LEI PENAL MILITAR C 1 (CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados Especficos) - Julgue os itens a seguir, relativos ao direito penal militar. Em relao ao tempo do crime, o Cdigo Penal Militar adotou a teoria da atividade.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=2&in=&an=&cg=&es=&md=2&di =203&ss=7057&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&bt=Filtrar

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados Especficos) - Julgue os itens a seguir, relativos ao direito penal militar. A lei penal militar excepcional ou temporria possui disciplinamento diverso do contido no Cdigo Penal (CP) comum, uma vez que preconiza, de forma expressa, a ultratividade da norma e impe a incidncia da retroatividade da lei penal mais benigna.

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados Especficos) - Julgue os itens a seguir, relativos ao direito penal militar. No Cdigo Penal Militar, para efeitos de incidncia da norma penal castrense, consideram-se como extenso do territrio nacional as aeronaves e os navios brasileiros, onde quer que se encontrem, sob comando militar ou militarmente utilizados ou ocupados por ordem legal de autoridade competente, ainda que de propriedade privada. tambm aplicvel a lei penal militar ao crime praticado a bordo de aeronaves ou navios estrangeiros, desde que em lugar sujeito administrao militar, e o crime atente contra as instituies militares.

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Julgue os itens a seguir, acerca das condutas definidas como crimes militares e dos seus efeitos. A prescrio da ao penal militar, de regra, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, possuindo natureza jurdica de causa extintiva da punibilidade. Entretanto, no crime de desero, o sistema do CPM configura duas hipteses para a questo da prescrio, ora aplicando a norma geral, ora estabelecendo norma especial, previstas igualmente no estatuto castrense.

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Com relao ao direito penal militar, julgue os itens de 06 a 10 luz do Cdigo Penal Militar (CPM).

Considere que um militar em atividade se ausente de sua unidade por perodo superior a quinze dias, sem a devida autorizao, sendo que, no decorrer de sua ausncia, lei nova, mais severa e redefinindo o crime de desero, entre em vigor. Nessa situao, ser aplicada a lei referente ao momento da conduta de se ausentar sem autorizao, porquanto o CPM determina o tempo do crime de acordo com a teoria da atividade. C 6 (CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Com relao ao direito penal militar, julgue os itens de 06 a 10 luz do Cdigo Penal Militar (CPM). Se, no distrito da culpa de militar condenado, por crime militar, ao cumprimento de pena privativa de liberdade de oito anos de recluso, no houver penitenciria militar, a execuo da pena dever ocorrer em estabelecimento civil comum, ficando a sua execuo a cargo do juzo de execues penais, sob a gide da legislao penal comum.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?ad=&an=&ar=&at=&bt=Filtrar&cd=&cg= &di=203&ds=&dt=&es=&in=&mc=&md=2&nc=&ni=&nr=&og=2&page=2&pp=&pv=&rc= &ri=&rs=&sc=&ss=7057&te=&tg=

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens a seguir, relativos aplicao da lei penal militar e a crime militar. O civil que pratica o crime de furto de quantia em dinheiro pertencente a instituio militar comete, de acordo com a legislao penal militar, crime militar.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens a seguir, relativos aplicao da lei penal militar e a crime militar. De acordo com a legislao penal militar, em tempo de paz, so considerados crimes comuns e so julgados pelo tribunal do jri os crimes dolosos contra a vida cometidos por militar contra civil.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens a seguir, relativos aplicao da lei penal militar e a crime militar. De acordo com a legislao penal militar, os crimes culposos contra a vida, em tempo de paz, praticados por militar em servio so considerados crimes militares.

10

(CESPE - 2010 - DPU - Defensor Pblico) - Considere que, em conluio, um servidor pblico civil lotado nas foras armadas e um militar em servio tenham-se recusado a obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matria de servio. Nessa situao, somente o militar sujeito ativo do delito de insubordinao, que considerado crime propriamente militar, o que exclui o civil, mesmo na qualidade de coautor. (CESPE - 2010 - DPU - Defensor Pblico) - Diversamente do direito penal comum, o direito penal militar consagrou a teoria da ubiquidade, ao

11

considerar como tempo do crime tanto o momento da ao ou omisso do agente quanto o momento em que se produziu o resultado.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?ad=&an=&ar=&at=&bt=Filtrar&cd=&cg= &di=203&ds=&dt=&es=&in=&mc=&md=2&nc=&ni=&nr=&og=2&page=3&pp=&pv=&rc= &ri=&rs=&sc=&ss=7057&te=&tg=

12

(CESPE - 2010 - DPU - Defensor Pblico) - No que concerne ao direito penal militar e a seus critrios de aplicao, julgue os itens a seguir. Considere que um militar, no exerccio da funo e dentro de unidade militar, tenha praticado crime de abuso de autoridade, em detrimento de um civil. Nessa situao, classifica-se a sua conduta como crime propriamente militar, porquanto constitui violao de dever funcional havida em recinto sob administrao militar.

EXERCCIOS SOBRE DO CRIME

1 E

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Julgue os itens a seguir, relativos aos crimes militares em tempo de paz. O CPM, assim como o CP, no tipifica o crime de dano culposo.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=2&in=&an=&cg=&es=&md=2&di =203&ss=7433&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&bt=Filtrar

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens a seguir, relativos aplicao da lei penal militar e a crime militar. A legislao penal militar admite o uso, em situao especial, de meios violentos por parte do comandante para compelir os subalternos a executar servios e manobras urgentes, para evitar o desnimo, a desordem ou o saque.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens a seguir, relativos aplicao da lei penal militar e a crime militar. O Cdigo Penal Militar (CPM), ao estabelecer a relao de causalidade no crime, adotou o princpio da equivalncia dos antecedentes causais, ou da conditio sine qua non, o qual se contrape teoria monista adotada pelo mesmo cdigo quanto ao concurso de pessoas.

EXERCCIOS SOBRE IMPUTABILIDADE PENAL

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Com relao ao direito penal militar, julgue os itens de 06 a 10 luz do Cdigo Penal Militar (CPM). Um adolescente com dezessete anos de idade que, convocado ao servio militar, aps ser incorporado, praticar conduta definida no CPM como crime de insubordinao praticado contra superior ser alcanvel pela lei penal militar, a qual adotou, para os menores de dezoito e maiores de dezesseis anos de idade, o sistema biopsicolgico, em que o reconhecimento da imputabilidade fica condicionado ao seu desenvolvimento psquico.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=2&in=&an=&cg=&es=&md=2&di =203&ss=7434&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&bt=Filtrar

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens seguintes, referentes imputabilidade penal e ao concurso de agentes no direito penal militar. inimputvel o agente que pratica o fato criminoso sem capacidade de entendimento e sem determinao, em razo de doena mental, desenvolvimento mental incompleto ou retardado.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens seguintes, referentes imputabilidade penal e ao concurso de agentes no direito penal militar. A embriaguez patolgica recebe o mesmo tratamento que a embriaguez voluntria ou culposa no CPM, segundo o qual ambas isentam de pena o agente, por no possuir este conscincia no momento da prtica do crime.

EXERCCIOS SOBRE CONCURSO DE AGENTES

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados Especficos) - Ainda com relao ao direito penal militar, julgue os seguintes itens. Considerando-se que, em relao ao concurso de agentes, o CPM possui disciplinamento singular, entendendo o cabea como o lder na prtica de determinados crimes, correto afirmar que, havendo participao de oficiais em crime militar, ainda que de menor importncia, para todos os efeitos penais, eles devem ser considerados como cabeas.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=2&in=&an=&cg=&es=&md=2&di =203&ss=7435&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&bt=Filtrar

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens seguintes, referentes imputabilidade penal e ao concurso de agentes no direito penal militar. O CPM, ao adotar o princpio da participao de menor importncia, estabeleceu uma exceo teoria monista do concurso de agentes.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens seguintes, referentes imputabilidade penal e ao concurso de agentes no direito penal militar. O CPM estabelece que no se comunicam as condies ou circunstncias de carter pessoal, exceto quando elementares do crime, o que significa dizer que responde por crime comum a pessoa civil que, juntamente com um militar, cometa, por exemplo, crime de peculato tipificado no CPM.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens seguintes, referentes imputabilidade penal e ao concurso de agentes no direito penal militar. O CPM, ao estabelecer que aquele que, de qualquer modo, concorrer para o crime incidir nas penas a este cominadas, adotou, em matria de concurso de agentes, a teoria monista.

EXERCCIOS SOBRE PENAS PRINCIPAIS E ACESSRIAS

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens. A pena acessria de excluso das Foras Armadas prevista no CPM ser obrigatoriamente aplicada praa cuja condenao pena privativa de liberdade for superior a dois anos.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=2&in=&an=&cg=&es=&md=2&di =203&ss=7436&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&bt=Filtrar

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Com relao ao direito penal militar, julgue os itens de 06 a 10 luz do Cdigo Penal Militar (CPM). Nos termos das disposies gerais do CPM, cabvel para os crimes militares a cominao das penas privativas de liberdade, restritivas de direitos e de multa, conforme tambm prev o Cdigo Penal comum.

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Com relao ao direito penal militar, julgue os itens de 06 a 10 luz do Cdigo Penal Militar (CPM). Considere que deciso do conselho de justia substitua a pena privativa de liberdade imposta na sentena condenatria por tratamento ambulatorial, no obstante o ru ter permanecido preso por sessenta dias e cumprido integralmente a pena anteriormente fixada. Nessa situao, incabvel a deciso do conselho de justia, mesmo diante de incontestvel demonstrao da periculosidade do ru.

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria - Especficos) Com relao ao direito penal militar, julgue os itens de 06 a 10 luz do Cdigo Penal Militar (CPM). Se, no distrito da culpa de militar condenado, por crime militar, ao cumprimento de pena privativa de liberdade de oito anos de recluso, no houver penitenciria militar, a execuo da pena dever ocorrer em estabelecimento civil comum, ficando a sua execuo a cargo do juzo de execues penais, sob a gide da legislao penal comum.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens que se seguem, relativos a penas, medidas de segurana e extino da punibilidade no direito penal militar. De acordo com a legislao penal militar, a condenao da praa e a do civil a pena privativa de liberdade superior a dois anos implicam, respectivamente, a excluso do militar das Foras Armadas e a perda da funo pblica do civil.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens que se seguem, relativos a penas, medidas de segurana e extino da punibilidade no direito penal militar. No direito penal militar, as penas principais so: morte, recluso, deteno, priso, impedimento, reforma e suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo.

(CESPE - 2010 - DPU - Defensor Pblico) - Julgue os itens que se seguem acerca do direito penal militar e do direito processual penal militar. O CPM dispe sobre hipteses de crimes militares, prprios e imprprios, e sobre infraes disciplinares militares. Entre as sanes penais, est expressa a possibilidade de se aplicar a pena de multa nos casos de delitos de natureza patrimonial ou de infrao penal que cause prejuzos financeiros administrao militar.

(FUMARC - 2011 - PM-MG - Oficial da Polcia Militar) - O CPM prev, dentre outras, as seguintes penas acessrias, marque a alternativa CORRETA. a) Perda de posto e patente, Transferncia Compulsria e Suspenso dos Direitos Polticos. b) Indignidade para o Ofcialato, Incompatibilidade com o Ofcialato e Inabilitao para o exerccio de funo pblica. c) Reforma Administrativa, Perda de posto e patente e Inabilitao para o exerccio de funo pblica. d) Incompatibilidade para com o Ofcialato, Exao e Perda da Funo Pblica.

EXERCCIOS SOBRE AO PENAL

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens. No CPM, h crimes em que se procede somente mediante representao.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=&in=&an=&cg=&es=&md= &di=203&ss=8284&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&b t=Filtrar

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados Especficos) - Ainda com relao ao direito penal militar, julgue os seguintes itens. No sistema penal militar, a ao penal deve ser, via de regra, pblica incondicionada, salvo em relao a determinados crimes, previstos de forma expressa e excepcional, que impem a observncia da requisio ministerial; admite-se, ainda, a ao penal privada subsidiria da pblica.

EXERCCIOS SOBRE EXTINO DA PUNIBILIDADE

(CESPE - 2011 - CBM-DF - Oficial Bombeiro Militar Complementar Direito) - Julgue os prximos itens, relativos a institutos diversos de direito penal militar. No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extinguir a punibilidade quando o desertor atingir a idade de quarenta e cinco anos, e, se oficial, a de sessenta. Essa regra aplica-se apenas aos desertores foragidos.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=&in=&an=&cg=&es=&md=

&di=203&ss=7438&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&b t=Filtrar

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados Especficos) - Ainda com relao ao direito penal militar, julgue os seguintes itens. As causas extintivas de punibilidade, previstas na parte geral do CPM, incluem a reabilitao, o ressarcimento do dano no peculato culposo e o perdo judicial.

(CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria Especficos) - Julgue os itens a seguir, acerca das condutas definidas como crimes militares e dos seus efeitos. A prescrio da ao penal militar, de regra, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, possuindo natureza jurdica de causa extintiva da punibilidade. Entretanto, no crime de desero, o sistema do CPM configura duas hipteses para a questo da prescrio, ora aplicando a norma geral, ora estabelecendo norma especial, previstas igualmente no estatuto castrense.

(CESPE - 2004 - STM - Analista Judicirio - rea Judiciria) - Julgue os itens que se seguem, relativos a penas, medidas de segurana e extino da punibilidade no direito penal militar. A extino da punibilidade d-se, entre outras causas, pela prescrio, a qual, no curso da ao penal, interrompida pela instaurao do processo, pela sentena condenatria recorrvel e pela prtica de outro crime pelo acusado.

EXERCCIOS SOBRE CRIMES MILITARES EM TEMPO DE PAZ

(VUNESP - 2011 - TJM-SP - Escrevente Tcnico Judicirio) - Sobre os crimes militares em tempo de paz, assinale a alternativa correta. a) Todos os crimes dolosos contra a vida sero da competncia justia comum. b) Os crimes dolosos contra a vida, cometidos contra civil, sero competncia da justia comum. c) Os crimes dolosos contra a vida, cometidos contra militar, sero competncia da justia comum. d) Os crimes dolosos contra a vida, cometidos contra civil, sero competncia da justia militar. e) Todos os crimes dolosos contra a vida sero da competncia justia militar. da da da da da

http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=&in=&an=&cg=&es=&md= &di=203&ss=7478&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&b t=Filtrar

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Julgue os itens a seguir, relativos aos crimes militares em tempo de paz. O CPM, igualmente legislao penal comum, tipifica os crimes contra a paz pblica, especialmente o crime de quadrilha ou bando.

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Julgue os itens a seguir, relativos aos crimes militares em tempo de paz. O crime militar de corrupo passiva no tipifica a conduta de solicitar para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, nem a conduta de aceitar promessa de tal vantagem.

(CESPE - 2010 - MPE-ES - Promotor de Justia) - Juca, sargento da polcia militar, presidente da associao dos sargentos da polcia militar de um dos estados da Federao, adentrou as dependncias de um dos batalhes de polcia da capital desse estado, local diverso daquele em que exerce suas funes policiais, e distribuiu aos colegas texto associativo, firmado por ele, em que tecia duras e infundadas crticas de cunho depreciativo a algumas decises do comandante do batalho, atinentes disciplina militar e ao rigoroso servio daquela unidade policial militar. Alm disso, ocupou, sem a devida autorizao, por mais de dois minutos, o sistema de comunicao do referido batalho com a leitura do texto associativo, convocando os colegas para reunio preparatria de campanha remuneratria, com indicativo de greve e discusso dos atos disciplinares apontados como ilegais e abusivos. Com base no direito penal militar e considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta.

a) O comparecimento de policiais armados reunio convocada pela associao, nos termos da situao hipottica em tela, ser suficiente para caracterizar a conduta como crime militar de revolta, por ser delito formal. b) A nica infrao penal militar cometida pelo sargento Juca na situao em apreo foi a conduta de convocar reunio ilcita, cuja sano penal poder ser desclassificada para transgresso disciplinar. c) Na situao descrita, Juca no praticou crime militar, uma vez que o livre exerccio da atividade associativa encontra-se assegurado na CF, bem como a garantia da manifestao do pensamento e a liberdade de expresso, sendo vedado, apenas, o anonimato. d) As condutas praticadas pelo sargento Juca amoldam-se aos tipos penais militares de reunio ilcita, crtica indevida, aliciao para motim ou revolta e incitamento desobedincia, indisciplina e prtica de crime. e) Os militares que atenderem convocao do sargento Juca cometero crime militar pela participao em reunio ilcita. Na assembleia, caso haja deliberao pela greve, com prtica de atos que se ajustem figura tpica de motim, a norma penal militar exige, para caracterizao desse tipo de infrao, que haja participao de, pelo menos, quatro militares.

EXERCCIOS SOBRE CRIMES CONTRA A AUTORIDADE OU DISCIPLINA MILITAR

(FUMARC - 2011 - PM-MG - Oficial da Polcia Militar) - O Cdigo Penal Militar incorpora dentre as figuras tpicas, alguns delitos inimaginveis na legislao comum. Em verdade, o rigor da hierarquia e da disciplina predispe que o policial militar tenha comportamentos irrepreensveis em relao instituio e em relao aos seus superiores, pares e subordinados. Analise as afirmativas abaixo: I. Os crimes de Motim e Revolta se diferenciam se diferenciam em dois aspectos. No Motim os militares que se renem decididamente no portam armas, enquanto na Revolta, por serem utilizadas armas de fogo, a pena aumentada em at um tero para os cabeas ou lderes; II. As penas aplicveis aos crimes de Motim e Revolta so aumentadas em at um tero se resultarem leso corporal grave e em at dois teros se resultarem morte; III. O disciplina militar determina que a violncia praticada contra o Comandante considerada mais grave do que praticada contra outro superior qualquer. Assinale a alternativa CORRETA. a) Apenas a afirmativa III est correta. b) Apenas a afirmativa II est correta. c) As afirmativas I, II e III esto incorretas. d) As afirmativas I, II e III esto corretas.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=&in=&an=&cg=&es=&md =&di=203&ss=7528&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=& bt=Filtrar

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Julgue os itens a seguir, relativos aos crimes militares em tempo de paz. O crime de recusa de obedincia (art. 163 do CPM) espcie do gnero insubordinao.

EXERCCIOS SOBRE CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO MILITAR C 1 (CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens. No peculato culposo, a reparao do dano, antes da sentena irrecorrvel, acarreta a extino da punibilidade do agente, tanto no CP como no CPM.
http://questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=&og=&in=&an=&cg=&es=&md= &di=203&ss=8944&ni=&ar=&at=&cd=&pv=&tg=&mc=&rs=&rc=&ri=&pp=5&dt=&b t=Filtrar

(CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico) - Julgue os itens a seguir, relativos aos crimes militares em tempo de paz. O crime militar de corrupo passiva no tipifica a conduta de solicitar para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, nem a conduta de aceitar promessa de tal vantagem.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

() () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () -

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

() () () () () () () () () () () () () () () () () -

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

() () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () () -

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

() () () () () () () () () () () () () () () () -

You might also like