You are on page 1of 4

Direito das obrigaes Contrato Art. 1.535.

. Presentes os contraentes, em pessoa ou por procurador especial, juntamente com as testemunhas e o oficial do registro, o presidente do ato, ouvida aos nubentes a afirmao de que pretendem casar por livre e espontnea vontade, declarar efetuado o casamento, nestes termos: De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados. Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boaf. Unidade 1 Parte Introdutria 1. Teoria geral dos contratos 1.1. Concepo histrica - Roma (Clssica dividida em teocntrica que acreditava em Deuses e cosmolgica que acredita no poder da natureza). - Idade media (Sunt Servana: Contrato entre as partes devem ser cumpridos. Perodo individualista, ou seja, sua prpria vontade, sociedade estamental dividida em Nobreza, Clero e Povo baseado em costumes, direito cannico, direito brbaro e direito romano, tnhamos tambm os comerciantes que se localizavam nas corporaes de ofcios criaram as grandes feiras passando a ser chamados de burgos tendo o contrato como meio de vida, tinham dinheiro, mas sem status logo sem autonomia politica). - Perodo Moderno (1789 Revoluo Francesa liberdade, igualdade e fraternidade influenciando no nosso direito tendo parte mais importante a propriedade sendo de direito patriarcal de oficio a igualdade no existia). - Perodo contemporneo

1.2. Natureza jurdica do contrato: um instituto da teoria geral do direito, ele um negocio jurdico. Natureza bilateral com exercia sinalagmatica prestao de uma das partes responsvel pela criao de uma prestao da outra parte. 1.3. Definies: Contrato um acordo de vontades com fim de criar, modificar, ou extinguir direitos. 1.4. Os contratos no cdigo civil 2002 1.5. Distribuies terminologias relevantes a) Contrato b) Prembulo: a parte inicial do contrato onde se destaca as partes contratantes, o objeto, e algumas vezes no sempre vem justificativa (Motivo) do contrato. c) Contexto: diz sobre os pactos dos contratos, vem trazendo normas reguladoras da vida das partes. d) Conveno: resultado do acordo entre as partes. A f influenciava o direito. Direito nada mais que politica escrita ou falada.

O contrato lei. Inicio - Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. (Fato, valor e norma). Art. 421 ao 426 Se encontra a teoria geral dos contratos. So normas de carter publico com finalidade maior utilizar o contrato como instrumento de justia social. Impondo s partes deveres de colaborao. Princpios que fundamentam as clusulas gerais do contrato: 1. Eticidade: 2. Socialidade: 3. Operabilidade: Funo social do contrato: uma clausula aberta. O contedo da norma preenchido pelo magistrado. A luz da analise do caso concreto devendo ser analisado por dois aspectos intrnseco e extrnseco. Contrato tem funo social. Funo social do contrato e boa f objetiva. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato, sendo vantajoso individual e na coletividade, sendo assim as duas partes precisam de benefcios sem atingir a coletividade. O poder judicirio preenche todos os preceitos da funo social. 1.6 Forma do contrato e prova do contrato: Art. 104 e 107.

Forma e prova do contrato: Modo em que se materializa o contrato; Surgimento: Art.107 da liberdade das formas. Art. 107. A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir. A forma de contrato expressa que se divide em escrita e verbal OBS: Mmica (Gestos) A forma de contrato tcita. Art. 111. O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa. Art. 539. O doador pode fixar prazo ao donatrio, para declarar se aceita ou no a liberalidade. Desde que o donatrio, ciente do prazo, no faa, dentro dele, a declarao, entenderse que aceitou, se a doao no for sujeita a encargo. A forma pode ser contratual, legal ou livre: Art. 1.227. Os direitos reais sobre imveis constitudos, ou transmitidos por atos entre vivos, s se adquirem com o registro no Cartrio de Registro de Imveis dos referidos ttulos (arts. 1.245 a 1.247), salvo os casos expressos neste Cdigo. Requisitos subjetivos: a) Capacidade genrica: aptido para praticar ato civil. (Assistncia e representao). b) Capacidade especifica: so requisitos necessrios para a pratica de determinado contrato, portanto alm da capacidade geral necessrio a existncia de um requisito a mais. Art. 496. anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. (Apesar de doutrinariamente poder se afirmar que a capacidade espenica do artigo recai sobre a pessoa, o que se quer afirma a necessidade da existncia de legitimao especifica). c) Consentimento: Requisito especial existente nos contratos e abrange trs aspectos: 1. Sobre a existncia e natureza do contrato; 2. Consentimento quanto ao objeto; (104 CC). A) Licitude do objeto; B) Possibilidade fsica ou jurdica. (166 CC). 3. Determinao do objeto.

Requisitos Formais Princpios aplicados aos contratos: a. Autonomia da vontade; 1. Liberdade; 2. Liberdade contratual; 3. Liberdade da existncia do contrato; 4. Quem se quer contratar; 5. Clausulas. Dirigismo estatal nos contratos. b. Relatividade; c. Consensualssimo; Princpios Miguel Reale: 1. Operabilidade; 2. Socialidade; 3. Eticidade. Trs Funes da Boa f objetiva: A. Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa f e os usos do lugar de sua celebrao. (Interpretao Norma escudo). B. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exercelo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boaf ou pelos bons costumes. (Controle) C. Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa f. (Integrao) Clausula geral presente em todos os contratos. Ordem pblica. (Dirigismo estatal). Relao com os princpios de Eticidade, Socialidade, Operabilidade, e Segurana jurdica nas relaes. Violao positiva do contrato: a. Responsabilidade objetiva. b. Enunciado 24 da I jornada de direito civil do S.T.J.

You might also like