You are on page 1of 15

PROVAS E GABARITOS SOBRE USO DAS GUAS.

VESTIBULAR 2012 (FACID) Observe a imagem abaixo:

Fonte: e-geo.ineti.pt. Acesso em 22/10/2011 A gua constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relao a esse elemento, assinale a alternativa correta. a) A gua do planeta est sendo comprometida pela poluio domstica, industrial e agrcola, e pelos desequilbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo. b) Desvios de gua para projetos de irrigao, construo de hidreltricas, consumo excessivo, desmatamento e poluio tm contribudo para a reduo de conflitos entre usurios. c) A gua tem sido utilizada para a gerao de energia eltrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local. d) O Brasil possui pouca quantidade de gua superficial e subterrnea devido s suas caractersticas geolgicas dominantes. e) A diminuio da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado falta de gua para abastecer as cidades. (UERJ) Acesso das populaes a rede de gua potvel (2002)

Adaptado de: http://energiaverdepr.ning.com. O acesso das populaes a gua potvel um dos indicativos do nvel de desenvolvimento e das condies de vida das sociedades no mundo contemporneo. A associao adequada entre o espao geogrfico e dois fatores que influenciam o percentual de acesso de sua populao a gua potvel est indicada em: a) Austrlia alta renda per capita / regularidade do regime de chuvas b) frica Central elevada mortalidade / insuficincia da bacia hidrogrfica c) Amrica do Norte poltica de incluso social / erradicao de agentes poluentes d) Europa Ocidental estabilidade demogrfica / qualidade dos sistemas de saneamento (PUCSP)

Fonte: Segundo o Relatrio sobre o desenvolvimento humano 2006, PNUD. Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente. So Paulo: Instituto Plis, 2008. p. 81. Considerando as cidades mencionadas, o grfico permite concluir que a) a gua mais barata nas trs cidades localizadas em pases mais desenvolvidos porque elas situam-se em reas de menor escassez hdrica.

b) h grandes diferenas do custo da gua para as populaes comparando-se o fornecedor pblico com o privado, devido natureza distinta de objetivos dos dois setores. c) nas cidades mais ricas, a gua custa menos porque ela provm de sistemas de abastecimento, cuja estrutura e administrao no exigem muitos recursos financeiros. d) nas cidades mais pobres, a inexistncia de sistemas coletivos pblicos obriga o consumo de gua de empresas privadas que, apesar de mais caro, ao menos oferece qualidade melhor. e) nas cidades mais pobres, a privatizao dos servios pblicos encareceu o preo da gua assim como de outros servios essenciais, algo que no aconteceu nas cidades mais ricas. (UPE) O desenho esquemtico a seguir foi utilizado por um professor de Geografia do Ensino Mdio numa determinada turma, para abordar aspectos relacionados ao relevo originado em reas costeiras. O professor apresentou uma sequncia evolutiva do relevo que vai de 1 a 3. Sabendo-se que as reas pontilhadas so sedimentos modernos, basicamente fluviais, concluise que o professor estava explicando mais especificamente a) a formao de restingas metamrficas. b) a gnese de um delta. c) os efeitos de uma transgresso marinha em costas altas. d) as consequncias geomorfolgicas das aes antrpicas em reas litorneas. e) a evoluo de uma falsia viva. (UFRN) A ao intensiva do ser humano sobre o meio, em virtude da ocupao do solo, tanto no espao urbano quanto no rural, altera as condies ambientais originais. Observe as figuras a seguir, que ressaltam a hidrografia como um elemento marcante da paisagem.

a) Suponha que, na rea rural em que se localiza o rio mostrado na figura 1, ocorreram chuvas intensas. Justifique por que o rio, nessa rea, apresenta menor predisposio para transbordar. b) Mencione e explique um problema socioambiental provocado pelo transbordamento de rios em reas urbanas. Respostas: a) O rio, na rea mostrada na figura 1, apresenta menor predisposio para transbordar porque existe vegetao ao longo do seu curso (mata ciliar), o que possibilita a proteo de suas margens contra os processos erosivos e a proteo do seu leito contra o carreamento ou transporte de materiais (lixo, produtos txicos, esgotos, etc.), diminuindo as possibilidades de assoreamento e enchentes. Alm disso, observa-se a no impermeabilizao do solo no entorno (ou a inexistncia de edificaes), o que facilita a infiltrao das guas das chuvas, diminuindo o escoamento superficial para o leito do rio. b) Inundao de reas em que se verifica um baixo grau de permeabilidade em virtude da

concentrao de asfalto e concreto e da reduzida quantidade de reas verdes; Inundao de reas prximas aos rios tendo em vista a dificuldade de escoamento devido ao entupimento de bueiros e galerias pluviais, ocasionados pela grande quantidade de lixo produzido e lanado em locais inadequados; Registro de mortes e/ou perdas materiais (destruio de moradias, danos ao patrimnio pblico ou privado), que se verificam em funo da ocupao desordenada do solo urbano, devido construo de edificaes s margens de rios; Acidentes ou mortes que so ocasionados por inundaes nas vias de circulao situadas s margens dos rios; Dificuldade e/ou impedimento da mobilidade urbana em funo das inundaes em reas prximas aos rios, que provocam congestionamentos no trnsito; Proliferao de doenas que so decorrentes do contato do homem com gua contaminada por lixo, esgotos, entre outros. (FUVEST) Anualmente, as principais bacias hidrogrficas do mundo fazem ingressar nos oceanos dezenas de bilhes de toneladas de partculas slidas removidas das reas continentais, resultantes do trabalho erosivo das guas correntes superficiais. Observe o mapa:

A bacia hidrogrfica Ganges-Brahmaputra, se comparada do Amazonas, produz 3,4 vezes mais sedimentos por unidade de rea, tendo, aproximadamente, 1/4 da rea de drenagem e 18% da vazo mdia da bacia hidrogrfica amaznica. Comparando-se os dados acima apresentados, a posio geogrfica e o uso do solo nessas reas, identifique um fator responsvel pela a) quantidade relativamente baixa da produo anual de sedimentos, por unidade de rea, da bacia hidrogrfica amaznica. Explique; b) elevada produo anual de sedimentos, por unidade de rea, da bacia hidrogrfica GangesBrahmaputra. Explique. Resposta: a) A regio da bacia hidrogrfica do amazonas se localiza em uma rea de baixa concentrao populacional, com poucos centros urbanos, florestas fechadas de difcil acesso e baixa utilizao do solo. Esses fatores implicam em pouca produo de sedimentos.

b) O Ganges-Brahmaputra apresenta ao longo do seu curso e sua foz um maior acmulo de sedimentos promovido pela alta concentrao populacional em suas margens. Porm, com maior utilizao dos solos nas atividades agrcolas de cultivos intermitentes, implicando em maior exposio dos solos aos processos erosivos. (FGV-SP) Observe atentamente o mapa para responder s questes:

Fonte:PanoramaGlobaldaBiodiversidade3. Braslia,SecretariadeBiodiversidadeeFloresta.,2010,p.60 Disponvel em http://www.cbd.int/doc/publications/gbo/gbo3-final-pt.pdf a) O que so zonas mortas marinhas? b) Quais os fatores responsveis pela sua formao? Resoluo: a) So reas ocenicas desprovidas de vida marinha b) O acmulo de fsforo e nitrognio, provenientes de plantaes de gros e poluio de esgotos, estimula o crescimento de algas e de alguns tipos de bactrias, ameaando servios ecossistmicos valiosos em sistemas, tais como lagos e recifes de coral, e afetando a qualidade da gua. Esse acmulo tambm cria "zonas mortas" nos oceanos, geralmente onde grandes rios alcanam o mar. Nessas zonas, algas em decomposio consomem oxignio na gua e deixam vastas reas praticamente desprovidas de vida marinha. O nmero de zonas mortas relatadas vem sendo praticamente duplicado a cada dez anos, desde a dcada de 1960, e em 2010 j havia chegado a mais de 500 (FGV-SP) Leia atentamente o texto a seguir: As Naes Unidas estimam que, at 2025, dois teros da populao mundial sofrero escassez, moderada ou severa, de gua. Essa situao tem sido interpretada como resultante da falta fsica de gua doce para o atendimento da demanda das populaes da Terra. Entretanto, no plano geral, h gua suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenrio de escassez significa que, no ano 2025, apenas um tero da humanidade

dever dispor de dinheiro suficiente para pagar o servio de abastecimento dgua decente, isto , com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da gua. REBOUAS, Aldo. O ambiente brasileiro: 500 anos de explorao. In: RIBEIRO, Wagner Costa. (Org.) Patrimnio Ambiental Brasileiro. So Paulo: Edusp, 2003. pg. 206. Considerando os argumentos do texto, correto afirmar que: a) A crise da gua resulta do elevado crescimento da populao dos pases mais pobres. b) A crise da gua no pode ser enfrentada com as tecnologias disponveis, por isso tende a se aprofundar. c) No cenrio projetado pela ONU, a escassez de gua tender a se agravar devido continuidade do processo de urbanizao. d) Fatores sociais e econmicos desempenham um papel importante no problema da escassez de gua. e) A gua um recurso natural renovvel, portanto, a escassez resulta apenas da distribuio desigual desse recurso pela superfcie da Terra. (UNESP) O Brasil tem a metade de seus municpios com esgotamento sanitrio (52,2%). Dos 14,5 milhes m3 coletados diariamente, so tratados 5,1 milhes m3.

(IBGE. Adaptado.) A partir da anlise da tabela e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que: a) a regio com menor porcentagem de municpios que s coletam esgoto a Norte e a com maior a Sudeste. b) as regies com maior e menor porcentagens de municpios que s coletam esgoto so, respectivamente, a Sul e a Centro-Oeste. c) a pior porcentagem de municpios sem coleta de esgoto a da regio Sudeste, que supera os dados da regio Centro-Oeste. a tabela expressa porcentagens de esgotamento sanitrio excelentes, que se refletem na boa qualidade de nossas guas.

d) as regies Norte e Centro-Oeste, juntas, totalizam valores maiores nas porcentagens de municpios que s coletam esgoto, quando comparadas regio Sudeste. (UNESP) O rtico est na mdia Notcias da regio do rtico levantam dados sobre a cor- rida ao petrleo em suas guas. Naes reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial rtico, enquanto o aquecimento global expe reas antes cobertas por gelo, pois a extenso do gelo martimo no rtico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mdia destacou que os russos instalaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering. (Jessa Gamble. Scientific American Brasil. ed. N. 4, 2009. Kirstin Dow e Thomas E. Downing. O Atlas da Mudana Climtica, 2007. Adaptados.) Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que: a) os direitos aos recursos localizados no assoalho submarino so definidos com a colocao de bandeiras, como no perodo de colonizao das fronteiras. b) as regras que possibilitam reivindicar os recursos dos lei- tos submarinos vm da Conveno da ONU sobre o Direito do Mar. c) h um acordo entre os pases que circulam o rtico Rssia, Canad, Estados Unidos, China e Inglaterra para explorar os recursos marinhos. d) com o degelo do rtico, a navegao e a explorao de minrios no sero beneficiadas e o meio ambiente no sofrer impacto. e) a Conveno da ONU sobre o Direito do Mar possibilita a todas as naes costeiras terem direitos econmicos iguais sobre o rtico. VESTIBULAR 2011 1- (UPE) Observe, atentamente, o desenho esquemtico a seguir, correspondente a uma morfoestrutura observada em rea de relevo submarino, fortemente influenciada pelas

aes tectnicas. O que a seta est indicando: a) Plancie Abissa. b) Talude Continental. c) Plataforma Continental. d)

Delta-Esturio.. e) Dorsal Ocenica. 2- (UNEAL) Alm do mau uso, a demanda por esse recurso tem sido cada vez maior, devido ao crescimento populacional e ampliao de atividades econmicas. Quanto renovao desse importante recurso, no h comprovaes sobre o seu aumento, pelo contrrio, sua escassez em algumas regies do mundo j uma realidade. Portanto, apesar de renovvel, muitos povos sofrem com a sua diminuio e futuramente tero sua sobrevivncia ameaada. A afirmao revela a preocupao com a escassez: a) do petrleo. b) da vegetao. c) da gua.d) do carvo mineral. e) de alimentos. 3- (UPE)H na superfcie ocenica uma corrente que transporta guas quentes e salinas para o nordeste do Atlntico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importncia para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a gua se esfria, mistura-se com as guas mais frias de origem rtica e se torna to densa que acaba afundando... Esse texto est se referindo : a) ContraCorrente Sul-Equatorial. b) Corrente Kuro Sivo. c) Corrente El Nio Atlntico.. d) Corrente do Golfo. e) Corrente Quente do Brasil. 4- (UEPB) Observe o grfico da distribuio da gua doce na superfcie do planeta.

Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxlio do grfico, podemos afirmar: I - A distribuio desigual dos recursos hdricos apenas uma face da problemtica escassez de gua potvel no mundo; o desequilbrio entre sua oferta e demanda passa tambm pela poluio dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populaes pobres terem acesso gua tratada. II - A Amrica do Sul, que sozinha detm quase 1/3 da gua doce do planeta, se configura como rea estratgica. Mas tambm enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdcio e a escassez de abastecimento de gua potvel entre as camadas de suas populaes. III - Os recursos hdricos esto equitativamente bem distribudos por todos os continentes e dentro deles a carncia de acesso a esse bem renovvel se d no por escassez, mas simplesmente por questes polticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de gua doce que poderiam abastecer as populaes e desenvolver a agricultura irrigada sem problema. IV - As estatsticas da distribuio da gua pelo planeta por si no revelam toda a realidade de acesso, ou no, das populaes a esse lquido, tal como ocorre com a sia, que, embora detenha um dos maiores

percentuais da gua doce do planeta, tambm detm a maior populao, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em reas de escassez, onde o acesso gua causa de conflito. . Esto corretas apenas as proposies: a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) I, III e IV . e) II e III. 5- (UNICAMP) Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condies naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda s questes.

a) Como a gua de precipitao pode chegar aos rios ? b) A vertente B densamente urbanizada. Que alteraes na dinmica da gua sero observadas nessa vertente e no rio?Resposta: a) A gua pode chegar ao rio pelo escoamento superficial (enxurrada) ou pode se infiltrar no solo e chegar ao lenol fretico. b) A gua se movimentar de forma mais acelerada pela superfcie, reduzindo a infiltrao e aumentando a velocidade e quantidade de gua que chega ao canal. Haver reduo na quantidade de gua disponvel no lenol fretico, e aumento do volume de gua no canal durante as chuvas e reduo significativa no perodo de seca.

6- (UNESP) O DECLNIO DO MAR ARAL (Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da gua, 2005. Adaptado.)Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquisto e o Uzbequisto, teve uma reduo de 50% de rea e

de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover: a) a indstria pesada. b) o setor tercirio. c) a irrigao de lavouras. d) a zona urbana. e) o complexo industrial. VESTIBULAR 2010 7- (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. A urbanizao promove alteraes no ciclo hidrolgico, por reduzir a infiltrao no solo. O volume de gua que deixa de infiltrar permanece na superfcie, ............... o escoamento superficial. As vazes mximas............... . Com a reduo da infiltrao, ............... o nvel do lenol fretico. a) aumentando aumentam diminui. b) aumentando aumentam aumenta. c) diminuindo diminuem diminui. d) diminuindo aumentam diminui. e) aumentando diminuem aumenta. 8- (UFC) A gua constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relao a esse elemento, assinale a alternativa correta: a) A gua do planeta est sendo comprometida pela poluio domstica, industrial e agrcola, e pelos desequilbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo. b) Desvios de gua para projetos de irrigao, construo de hidreltricas, consumo excessivo, desmatamento e poluio, tm contribudo para a reduo de conflitos entre usurios. c) A gua tem sido utilizada para a gerao de energia eltrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local. d) O Brasil possui pouca quantidade de gua superficial e subterrnea devido s suas caractersticas geolgicas dominantes. e) A diminuio da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado falta de gua para abastecer as cidades.

9- (UERJ) Chama-se gua virtual o volume total de gua gasto na obteno de um determinado bem. Essa denominao deve-se ao fato de, ao final do processo produtivo, a maior parte da gua utilizada no estar contida efetivamente no produto confeccionado. Considere que os pases desenvolvidos apresentam elevado consumo de gua virtual por habitante. Indique dois fatores que explicam esse nvel de consumo, justificando cada um deles.. Resoluo: Dois dos fatores e respectivas justificativas: - nvel elevado de renda / acesso muito maior a bens de consumo e alimentos, produtos que demandam muita gua nos seus processos de produo - grande consumo e produo agrcola per capita / maior

desenvolvimento tcnico dessa atividade, sendo a agricultura o setor que mais consome gua - nvel de industrializao elevado / fabricao de diversos artigos que necessitam de grande volume de gua para serem produzidos. VESTIBULAR 2009 10- (UERJ) A Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econmica exclusiva e plataforma continental. Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites martimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas martimas institudo em 1970 passou a ser de 12 milhas martimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes zona econmica exclusiva.J. M. DE SOUZA Adaptado de www.scielo.br A alterao da legislao brasileira no que se refere aos limites martimos reflete as mudanas na diplomacia externa do pas dos anos 1970 para os anos 1980/1990. As duas diretrizes da poltica externa do Brasil, para cada um desses dois perodos, esto formuladas, respectivamente, em: a) gesto pblica alicerada nas principais demandas populares adoo dos novos princpios mundiais de domnio compartilhado dos recursos naturais . b) exerccio da soberania baseado em decises unilaterais de inspirao nacionalista integrao a sistemas multilaterais de deciso na esfera mundial. c) ao do Estado fundamentada na lgica de alianas da Guerra Fria submisso s resolues dos organismos internacionais manipuladas pelas potncias hegemnicas . d) interveno governamental em defesa dos interesses econmicos externos implantao de uma estratgia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais. 11- (UNIFESP) (Ribeiro, 2008.) De acordo com a tabela, o consumo de gua maior:

a) na agricultura mundial, devido produo de biocombustveis. b) nos domiclios que na agricultura, nos pases de industrializao tardia. c) no setor domiciliar, em pases de renda mdia com altos ndices de urbanizao. d) na indstria que na agricultura, em pases da primeira revoluo industrial. e) na agricultura, em pases com uso intensivo do solo e de renda elevada. 12- (UNIFEI) medida que crescem a populao e as cidades, ocorre tambm uma crescente demanda pela gua, que utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso domstico, nas indstrias, na agricultura e pecuria. Com relao demanda de gua, assinale a alternativa que mostra onde a gua requerida em maior quantidade. a) No uso domstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer. b) Na agricultura, principalmente na irrigao de lavouras. c) Na pecuria, na dessedentao de animais.

d) Na indstria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover mquinas, resfriar peas e gerar energia. VESTIBULAR 2008 13- (UCS/RS) Os oceanos so importantes para o desenvolvimento e a manuteno do nosso planeta. Sobre os oceanos correto afirmar que: a) apresentam circulao interna de correntes quentes e ausncia de correntes frias. b) a regulao do clima que executam ocorre nos perodos de equincio. c) a regulao do clima que executam ocorre nos perodos de solstcio. d) apresentam movimentos de guas chamadas correntes martimas. e) tm sua salinidade determinada pela quantidade de plnctons que possuem. 14- (MACK) Na costa pacfica sul-americana, observamos pases, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plncton, que se prolifera por meio do fenmeno da ressurgncia. Escolha abaixo a alternativa que revele a corrente martima que, nessa regio, responsvel pelo fenmeno citado. a) Corrente do Golfo do Mxico. b) Corrente do Pacfico Norte. c) Corrente de Humboldt. d) Corrente de Falklands. e) Corrente do Pacfico Sul. 15- (ESPM-adap) O sculo XXI assiste a um grande desafio em relao questo da gua no planeta. Observe o grfico da distribuio da gua e as afirmaes abaixo:

I- A maior parte de gua doce se encontram nas geleiras . II-O uso domstico onde se tem o maior consumo mundial da gua, seguido da agricultura.III. A gua doce encontra-se distribuda irregularmente pelo planeta. IV. De toda a gua do planeta, apenas 50% doce. V. Brasil, Rssia e Canad so pases privilegiados quanto s reservas hdricas. Esto corretas: a) I, II e III. b) I II e V. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III e IV. 16- (UNICS) Segundo Tucci (2006), As aes produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar

parte do ciclo abaixo representado, quanto quantidade e qualidade da gua. ... a nvel local as obras hidrulicas atuam sobre os rios, lagos e oceanos; o desmatamento atua sobre o comportamento da bacia hidrogrfica; a urbanizao produz alteraes localizadas nos processos comprometendo e alterando este ciclo.... Assinale a alternativa que identifica este fenmeno essencial existncia da vida no planeta, representado na figura abaixo.

Fonte: TUCCI, C.E.M. (2006). a) Ciclo meteorolgico. b) Ciclo do escoamento das guas superficiais . c) Ciclo da reproduo da vida no planeta . d) Ciclo hidrolgico global . e) Ciclo das guas subterrneas.

17- (FUVEST) Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente. A tragdia de um mar que secou H quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nvel d'gua baixou tanto que hoje, a olho nu, no se v uma gota at a linha do horizonte. Observando-se imagens de satlite, possvel ter uma idia mais clara da dimenso desse processo. Quando, na ento URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de: a) explorar as jazidas minerais do fundo desse mar, houve intensificao de suas altas taxas

de evaporao. b) abastecer o parque industrial na regio sudoeste, houve significativa interferncia no balano hdrico de tal mar. c) corrigir a salinidade de solos para a produo de trigo, houve intensificao das taxas de evaporao do mar de Aral. d) construir hidreltricas em substituio s usinas nucleares, houve intensificao das taxas de evaporao desse mar.e) aproveitar reas desrticas para produo de algodo, houve significativa interferncia no balano hdrico do referido mar. VESTIBULAR 2007 18-(PUCSP) A gua encontra-se neste incio de sculo em condies que exigem srios cuidados. Alm do volume existente desse recurso, importante considerar sua distribuio geogrfica e suas formas de uso para preserv-lo. Tendo como referncia o planeta, pode-se afirmar que: a) o consumo mundial de gua doce maior na agricultura (mais de 70%), mas esse ndice tende a cair, pois a agricultura est se concentrando cada vez mais em reas j midas. b) o maior estoque de gua doce subterrnea, superando o volume de guas em estado slido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razo do derretimento provocado pelo efeito estufa. c) apenas das guas do planeta no de gua salgada, e esse volume insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga aes de dessalinizao das guas ocenicas. d) existe notria desigualdade na distribuio das guas continentais e, nesse aspecto, a Amrica do Sul um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas reas tropicais. e) embora na rea intertropical do planeta haja uma dominncia de climas chuvosos, os estoques de gua doce no so expressivos nessa rea, pois essa tambm uma rea de grande evaporao. 19-(FUVEST) Alm do conceito de Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfolgico, temos tambm o conceito de Plataforma Continental Jurdica. O desenho a seguir mostra um dos critrios possveis para a delimitao da Plataforma Continental Jurdica, no Brasi l.

a) Caracterize a Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfolgico. Justifique sua importncia econmica para o Brasil. b) Discorra sobre a importncia da Plataforma Continental Jurdica, considerando a explorao do subsolo marinho. Resposta: a) A Plataforma Continental corresponde ao primeiro declive do relevo submarino situada entre 0 a 200 metros de profundidade. Sua importncia se deve atividade pesqueira e s

grandes reservas de petrleo e gs natural. b) O prolongamento da Plataforma Continental "Jurdica" brasileira, pleiteado junto ONU, passando de 200 para 350 milhas nuticas da costa, de grande importncia para o pas, pois amplia o seu domnio sobre os recursos do subsolo ocenico e espcies martimas. Fonte : Geografiaparatodos GABARITO 1-B 2-C 3-D 4-B 5-..... 6-C 7-A 8-A 9-...... 10-B 11-D 12-B 13-D 14-C 15-C 16-D 17-E 18-D

You might also like