You are on page 1of 17

Conhecer para Vencer

COLECO

APRENDER
sobre o

cancro
volume 1

AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos elementos da Direco da Sociedade Portuguesa de Oncologia pela dedicao prestada na realizao deste manual de apoio s pessoas que, de alguma forma, tm que enfrentar a realidade do cancro. As nossas palavras de reconhecimento vo, igualmente, para quem torna este projecto possvel, apoiando financeiramente esta edio: a Sanofi Aventis e a Roche Farmacutica que, desta forma, prestam um contributo inestimvel na promoo da Qualidade de Vida do doente oncolgico.

INTRODUO

Coleco Conhecer para Vencer


O cancro representa uma experincia dramtica na vida de qualquer pessoa. Numa perspectiva de promover um dilogo aberto e sincero com o pblico em geral, e de fornecer mais informaes sobre este tema, origem de tantos medos e tabus na nossa sociedade, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o patrocnio dos laboratrios Sanofi Aventis e Roche Farmacutica, desenvolveu a coleco Conhecer para Vencer, composta por quatro publicaes. Aprender sobre o Cancro a primeira. Dirigido s pessoas com cancro e seus familiares, bem como a todos quantos se interessam por este assunto, este manual visa proporcionar uma melhor compreenso desta doena, e ajudar a desmitificar alguns conceitos. Segue-se-lhe A Pessoa com Cancro, que tem por objectivo ajudar o indivduo na tomada das decises mais adequadas e a lidar melhor com as alteraes fsicas, psicolgicas e sociais que ocorrem no decurso da doena. Do reconhecimento do quanto pode ser difcil comunicar e partilhar sentimentos, surge a terceira publicao Falar sobre Cancro , cuja finalidade incentivar a comunicao entre os doentes, os seus familiares, amigos e equipa de oncologia. O Cancro em Diferentes Idades o ltimo destes manuais, onde se destacam as necessidades especficas das pessoas com cancro em diferentes faixas etrias. O nosso objectivo que esta iniciativa ajude a promover a Qualidade de Vida do doente oncolgico e a de todos os que com ele se relacionam.

Helena Gervsio (Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia)

APRENDER
sobre o

cancro


NDICE
Pg. 9 1. O QUE O CANCRO . Tumores benignos vs tumores malignos . Tipos  mais comuns de cancro . Estadio  do cancro 2. AS CAUSAS DO CANCRO . Factores  de risco

Pg. 13

Pg. 15

3. SINAIS E SINTOMAS

Pg. 17

4. PREVENO

Pg. 19

5. COMO SE TRATA . Cirurgia   do Cancro . Quimioterapia  . Radioterapia   . Teraputica  hormonal ou Hormonoterapia . Teraputica  biolgica ou Imunoterapia . Teraputica   alvo 6. RECIDIVA DO CANCRO

Pg. 25

Pg. 27

7. CUIDADOS PALIATIVOS . Servio  de Cuidados Paliativos

1.
O QUE O CANCRO
Cancro ou tumor maligno o termo mdico utilizado para denominar um vasto conjunto de doenas caracterizadas por um crescimento anormal e descontrolado das clulas e que, na maioria das vezes, formam uma massa chamada tumor. No entanto, alguns cancros, como os que ocorrem no sangue, no formam massas tumorais. Na Unio Europeia registaram-se mais de 2 milhes de casos de cancro no ano de 2006, tendo esta doena provocado mais de 1 milho de mortes no mesmo perodo. Entre a populao portuguesa, os tumores malignos, assim como as doenas do aparelho circulatrio so as principais causas de morte.

Tumores benignos vs tumores malignos


A diferena entre estes dois tipos de tumores est no facto dos tumores malignos poderem invadir e destruir os tecidos e rgos vizinhos, espalhando-se para outras partes do corpo. A este processo de disseminao do tumor maligno d-se o nome de metastizao. Os tumores benignos podem crescer em volume, mas no metastizam.

Tipos mais comuns de cancro


Na Unio Europeia, o cancro da mama , de longe, o tipo de cancro mais frequentemente diagnosticado nas mulheres, seguindo-se o cancro colorectal e o do tero. Nos homens europeus, o cancro da prstata o tipo de cancro diagnosticado com maior frequncia, seguindo-se o cancro do pulmo e o do colorectal. Dados de 2006 revelam que os tipos de cancro que mais mortes provocam na Europa so o cancro do pulmo no sexo masculino (cerca de 171 900 mortes), e o cancro da mama no sexo feminino (cerca de 85 300 mortes). O cancro colorectal a segunda maior causa de morte por cancro em ambos os sexos.

Estadio do cancro
O estadio ou estado do cancro um sistema mdico de classificao dos tumores, consoante a extenso e disseminao do mesmo pelo organismo. apenas uma forma de organizar a informao acerca do cancro, para tornar mais fcil aos mdicos avaliar as opes de tratamento e o prognstico (previso do risco evolutivo da doena). Os cancros em estadio mais baixo so, frequentemente, associados a melhor prognstico.

10

11

AS CAUSAS DO CANCRO

2.

Hoje em dia, os mdicos sabem que h uma relao entre o aparecimento do cancro e a gentica do indivduo. Os genes so a unidade bsica da hereditariedade, ou seja, contm informao que passa de pais para filhos. So eles que regulam o que acontece no corpo, tal como a cor dos olhos e o tipo sanguneo. Por vrias razes, os genes podem sofrer alteraes designadas por mutaes genticas. Acredita-se que o cancro aparece quando vrios genes de um grupo de clulas sofrem mutaes. Se essa mutao ocorrer nas clulas reprodutivas (espermatozides no homem e ovcitos na mulher), ser transmitida de pais para filhos. Esse tipo de cancro conhecido por cancro familiar, pois pode, desta forma, ocorrer em vrios indivduos da mesma famlia. Estas mutaes podem tambm ser provocadas por factores externos ao corpo, como o tabaco, vrus, exposio excessiva aos raios ultravioleta ou substncias qumicas e, neste caso, chamam-se mutaes adquiridas. Algumas pessoas podem ter mais mutaes herdadas que outras; no entanto, podem simplesmente ser mais propensas a desenvolver cancro.

Factores de risco
Um factor de risco algo que aumenta a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver uma doena. No entanto, apesar de poderem influenciar, no se sabe ao certo de que forma provocam a doena. O envelhecimento um factor de risco reconhecido para a generalidade dos cancros. Factores como a etnia do indivduo (ou raa), dieta alimentar, obesidade e a falta de actividade fsica podem, tambm, influenciar o desenvolvimento do cancro. Fumar , por exemplo, um factor de risco no desenvolvimento de cancro do pulmo, bexiga, cabea e pescoo. Indivduos que possuem familiares prximos com cancro, especialmente numa idade jovem, podem ter um risco mais elevado de desenvolver a doena. Por exemplo, uma mulher cuja me ou irm tenha tido cancro da mama, tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver este cancro do que outra mulher que no tenha a mesma histria familiar.

12

13

3.
SINAIS E SINTOMAS
Muitas vezes, o cancro no manifesta quaisquer sinais ou sintomas at que esteja num estadio avanado de evoluo, por isso importante conhecer o seu prprio corpo e estar atento s modificaes que ocorram. Os sete sinais de alerta para o cancro so: Modificao da cor, dimenso ou ulcerao de verruga ou sinal; Alterao dos hbitos intestinais ou urinrios; Rouquido ou tosse persistente; Dificuldade em engolir ou m digesto permanente; Feridas que no cicatrizam; Hemorragia ou corrimento anormal pelos orifcios naturais; Ndulos ou rigidez persistente na mama ou em outra parte do corpo.

14

15

PREVENO

4.

Ao evitar factores de risco como fumar, hbitos alimentares errados, exposio prolongada ao sol e pelo contrrio, adquirir hbitos de vida saudveis (como exerccio fsico regular, alimentao rica em fibras, etc.) pode reduzir-se fortemente o risco de desenvolver certos tipos de cancro; mas, infelizmente, nem todos os cancros podem ser evitados. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticado, maior a probabilidade de cura. Por esta razo, to importante vigiar alteraes no seu corpo, como realizar regularmente o auto-exame da mama, testculos e pele. O seu mdico pode, tambm, aconselhar a realizao de exames regulares de rastreio, tais como: mamografia, pesquisa de sangue oculto nas fezes, exame ginecolgico com citologia (Papanicolau), toque rectal, anlises ao sangue, entre outros. Para determinar quais os testes mais apropriados para cada pessoa, o mdico ter em conta a idade, a histria familiar de cancro, a etnia e outros possveis factores de risco existentes.

16

17

COMO SE TRATA

5.

O tratamento do cancro depende do tamanho, tipo e localizao do tumor, se houve disseminao para outras partes do corpo (metstases) e, igualmente, da idade e do estado de sade da pessoa. O tratamento pode actuar numa rea especfica (teraputica local) ou em todo o corpo (teraputica sistmica). A cirurgia e a radioterapia so tratamentos locais e visam remover ou destruir as clulas do tumor, existentes numa parte especfica do corpo. A teraputica sistmica , normalmente, administrada na corrente sangunea e tem como finalidade destruir ou desacelerar o crescimento das clulas cancergenas que possam ter metastizado para alm do tumor original. A quimioterapia, a teraputica hormonal e a teraputica biolgica (imunoterapia) so tratamentos sistmicos. A escolha do tratamento feita caso a caso, baseada na experincia da equipa de oncologia, tendo sempre em considerao uma anlise real dos riscos e benefcios que cada um implica.

Cirurgia do cancro
A cirurgia , para muitos tipos de cancro, o tratamento inicial e envolve a remoo (total ou parcial) do tumor. Atravs da cirurgia consegue-se, tambm, confirmar o diagnstico, determinar at onde o cancro avanou e aliviar alguns sintomas que a pessoa possa estar a sentir como, por exemplo, obstruo intestinal.

Quais so os riscos?
A cirurgia do cancro, tal como qualquer outra cirurgia, envolve sempre alguns riscos que dependem, principalmente, do local onde a interveno realizada e do estado de sade da pessoa. Pode causar alguma dor e desconforto; no entanto, actualmente, existem meios e medicamentos eficazes para aliviar esses sintomas.

18

19

Quimioterapia
A quimioterapia consiste na administrao de frmacos, por ingesto ou directamente na corrente sangunea, que destroem as clulas cancergenas, interferindo com os processos de crescimento e diviso das mesmas. Esses frmacos evitam tambm que o cancro se dissemine para outras partes do corpo, mas podem afectar no s as clulas cancergenas como tambm as clulas saudveis. A quimioterapia pode ter objectivos distintos consoante o estadio do cancro:

Efeitos adversos
Ao interferir com as clulas saudveis do organismo, a quimioterapia pode levar ao aparecimento de sintomas indesejveis como cansao, nuseas (enjoos), vmitos e diarreia. Dependendo do frmaco utilizado, algumas pessoas podem sentir formigueiros ou dormncias nos braos e pernas, apresentar queda de cabelo (alopcia) e lceras na boca, perder o apetite e desenvolver uma averso ao cheiro ou paladar da comida. Pode provocar, igualmente, anemia (diminuio dos glbulos vermelhos do sangue) e infeces mais frequentes (por diminuio dos glbulos brancos que so as clulas sanguneas que protegem o organismo das infeces). Felizmente, hoje existem frmacos que provocam menos efeitos adversos, alm de se encontrarem disponveis medicamentos eficazes que ajudam a aliviar esses efeitos.

Quimioterapia adjuvante
administrada depois de um tratamento com intuito curativo (ex.: quimioterapia aps cirurgia ou radioterapia). O seu objectivo evitar a possvel disseminao de micrometstases, atravs da destruio de quaisquer clulas tumorais ainda existentes, permitindo eliminar a probabilidade de doena residual;

Quimioterapia neo-adjuvante
administrada antes da cirurgia ou radioterapia. Tem como objectivo diminuir o tamanho do tumor, para tornar possvel a cirurgia ou para permitir uma maior remoo de massa tumoral; permite reduzir a carga tumoral, ou seja, o nmero de clulas tumorais existentes;

Radioterapia
A radioterapia um tipo de tratamento do cancro em que se utiliza radiao para destruir as clulas cancergenas. considerado um tratamento local, visto ser, geralmente, aplicado apenas na regio do corpo onde o tumor se encontra. A radiao pode ser aplicada a partir do exterior do corpo (radioterapia externa), sendo direccionada apenas para o local onde se encontra o tumor, ou atravs de pequenos implantes que contm o material radioactivo (radioterapia interna ou braquiterapia) aplicados na zona do tumor.

Quimioterapia paliativa
administrada quando o tumor j est numa fase avanada, com metastizao noutros locais que no apenas o tumor de origem. O seu objectivo tratar e aliviar a sintomatologia do cancro, no apresentando intuito curativo.

20

21

Efeitos adversos
importante referir que a radioterapia no torna as pessoas radioactivas. Tal como a quimioterapia, tambm pode afectar clulas saudveis do organismo, o que, por conseguinte, poder conduzir ao aparecimento de efeitos adversos como cansao, inchaos, irritao da pele, perda de cabelo e outros sintomas, dependendo do local onde aplicada. Esses efeitos, normalmente, desaparecem com o fim do tratamento. No entanto, a radioterapia externa pode ter efeitos adversos a longo prazo, dependendo do local onde a radiao aplicada: infertilidade (se aplicada sobre ou prximo dos rgos genitais), problemas cardacos ou pulmonares (se aplicada no peito), problemas gastrointestinais (se aplicada na barriga), problemas de tiride e neurolgicos (se aplicada no pescoo ou cabea). Pode provocar tambm osteoporose (diminuio de clcio nos ossos). Pessoas que receberam radiao no peito apresentam maior risco de desenvolver cancro da mama e do pulmo. Visto que a radioterapia externa pode provocar estes efeitos adversos a longo prazo, as informaes relativas ao esquema de tratamento efectuado (inclundo dosagens e local onde a radiao foi aplicada), devem ser guardadas e includas na histria mdica do doente, principalmente se se tratar de crianas e jovens.

Teraputica biolgica ou Imunoterapia


Tambm conhecida por terapia biolgica, a imunoterapia consiste na utilizao de substncias que estimulam os mecanismos de defesa do prprio organismo (sistema imunitrio) a combater o cancro. Muitos trabalhos de investigao cientfica tm vindo a ser realizados nesta rea, trazendo grandes esperanas para o futuro da luta contra o cancro, como por exemplo, o desenvolvimento de vacinas e anticorpos monoclonais. Os efeitos secundrios geralmente relacionados com estes tratamentos incluem sintomas do tipo gripal (febre, nuseas, constipao, dores musculares, etc.).

Anticorpos monoclonais
So substncias produzidas artificialmente em laboratrio, que se ligam s clulas cancergenas, atacando-as e no permitindo que cresam.

Vacinas
Este tratamento consiste em treinar o sistema imunitrio a reconhecer as clulas cancergenas e a atac-las.

Teraputica hormonal ou Hormonoterapia


Vrios tipos de cancro do aparelho reprodutor, como alguns cancros da mama e da prstata, desenvolvem-se na presena de substncias produzidas pelo prprio organismo, denominadas hormonas. A teraputica hormonal consiste na alterao da quantidade destas hormonas no organismo, para assim, diminuir a probabilidade deste tumores crescerem e se propagarem.

Teraputica alvo
Este termo genrico designa os frmacos que detectam e destroem selectivamente as clulas cancergenas, preservando, desta forma, as clulas saudveis. A maior parte destes tratamentos ainda se encontra em fase experimental, sendo normalmente utilizados em associao com outros tratamentos no combate a determinados tipos de cancro. Parece permitir uma maior qualidade de vida ao doente, por se pensar que provoca menos efeitos secundrios do que a quimioterapia tradicional.

22

23

6.
RECIDIVA DO CANCRO
O objectivo final de qualquer tratamento do cancro remover ou destruir todas as clulas cancergenas que existam no corpo. A ausncia temporria ou permanente de doena cancergena significa que o cancro entrou em remisso. A recidiva acontece sempre que o cancro volta a aparecer aps um perodo de remisso.

Porque acontece
O cancro por vezes reaparece devido permanncia de clulas cancergenas adormecidas no corpo e que no foram eliminadas pelos diferentes tratamentos. Ao longo do tempo, estas clulas adormecidas podem multiplicar-se e voltar a desenvolver o cancro. Dependendo do tipo de cancro, este processo pode demorar algumas semanas ou mesmo anos aps o cancro original (ou cancro primrio) ter sido tratado. A recidiva pode ocorrer no mesmo local ou noutra parte do corpo. Apesar de no ser verdade para todos os tipos de cancro, a maior parte apresenta um padro de recidiva previsvel, o que permite aos mdicos realizar controlos peridicos de forma a executar uma deteco rpida, caso esta ocorra.

24

25

7.
CUIDADOS PALIATIVOS
Os cuidados paliativos so os cuidados activos globais prestados por uma equipa multidisciplinar ao doente e sua famlia, quando a doena j no responde ao tratamento curativo e a expectativa de vida relativamente curta. Respondem s necessidades fsicas, psicolgicas, sociais e espirituais e estendem-se, se necessrio, ao suporte do luto.

Servio de Cuidados Paliativos


O Servio de Cuidados Paliativos (SCP) desenvolve um programa de assistncia a pessoas com cancro em estadio avanado e com um prognstico limitado, em que a prioridade na assistncia a promoo da qualidade de vida. Neste sentido, so proporcionados os cuidados necessrios para atender as necessidades fsicas e psicossociais do doente e famlia.

Princpios
O SCP baseia-se nos seguintes princpios:  Qualidade de Vida Manter a qualidade de vida sem antecipar ou adiar a morte;  Doente como pessoa Considerar e assistir o doente como um todo individual, com necessidades fsicas, psicossociais e espirituais;  Doente e famlia como unidade alvo da assistncia Tratar o doente e sua famlia como um todo;

26

27

 Apoio e conforto Reconhecer o direito do doente e da famlia a receberem apoio e respeito em todo o momento;  Autonomia pessoal Reconhecer o direito aos doentes de tomarem decises baseadas no conhecimento e compreenso da sua situao, sendo estas respeitadas; C  obertura contnua Promover a cobertura de cuidados 24 horas por dia, todos os dias da semana; C  ontinuidade assistencial Complementar atravs de outros servios do hospital, ou de outros hospitais, cuidados primrios e servios comunitrios; E  quipa multidisciplinar Desenvolver a sua actividade atravs de uma equipa multidisciplinar, atendendo s necessidades do doente, de forma global.

28

29

NOTAS PESSOAIS
FICHA TCNICA
COLECO CONHECER PARA VENCER VOL. 1. APRENDER SOBRE O CANCRO VOL. 2. A PESSOA COM CANCRO VOL. 3. FALAR SOBRE CANCRO VOL. 4.  O CANCRO EM DIFERENTES IDADES PROPRIEDADE SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA AUTOR DR TERESA CARVALHO CONSELHO CIENTFICO DR. ANTNIO RIBEIRO DR HELENA GERVSIO DR MARGARIDA DAMASCENO DR ONDINA CAMPOS DR. RICARDO DA LUZ DR. SRGIO BARROSO COORDENAO, EDIO E PROJECTO GRFICO

PATROCNIO

TIRAGEM 5.000 EXEMPLARES DISTRIBUIO GRATUITA DISPONVEIS EM www.sponcologia.pt LINKS DE INTERESSE www.infocancro.com www.quimioterapiaoral.org www.roche.pt/her2 www.gicd.pt

30

31

VOLUME 1 APRENDER SOBRE O CANCRO

VOLUME 2 A PESSOA COM CANCRO

VOLUME 3 FALAR SOBRE CANCRO

VOLUME 4 O CANCRO EM DIFERENTES IDADES

EDIO Outubro 2007

10012967

You might also like