You are on page 1of 3

Inatividade Arts. 212 e 213; 217 e 218.

Disponibilidade

1. Disponibilidade: Arts. 212 e 213


Disponibilidade

Proventos proporcionais ao tempo de servio No gera vacncia Retorno ao servio ativo - aproveitamento

2. Aposentadoria Arts. 40 da CF; 217 e 218 do D. 2479/79

Professora Raquel Tinoco

Professora Raquel Tinoco

Disponibilidade
Art. 212 - Extinto o cargo, ou declarada sua desnecessidade, por ato do Poder Executivo, ser o funcionrio, se estvel, colocado em disponibilidade. Art. 213 - O funcionrio em disponibilidade poder ser aposentado. Art. 41, 3 da CF: Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

1 - O funcionrio em disponibilidade perceber provento proporcional ao tempo de servio e poder ser aproveitado em cargo de natureza e vencimento compatveis com os do anteriormente ocupado. 2 - Restabelecido o cargo, ainda que modificada a sua denominao, poder nele ser aproveitado o funcionrio posto em disponibilidade, quando de sua extino ou da declarao da sua desnecessidade, ressalvado o direito de optar por outro cargo em que j tenha sido aproveitado.
Professora Raquel Tinoco 3

Professora Raquel Tinoco

Aposentadoria Cargos efetivos da Administrao Direta, autarquias e fundaes Carter Aposentadoria Gera vacncia Retorno - Reverso Compulsria Unio Estados Distrito Federal Municpios contributivo solidrio 70 anos Proventos proporcionais Por invalidez Proventos proporcionais, salvo acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei. Por idade Prov. Prop. Voluntria 10 anos (SP) 05 anos no cargo H Por tempo de contribuio Por idade Prov. Prop. M Por tempo de contribuio 65 anos de idade 60 anos de idade 35 anos de contribuio 60 anos de idade 55 anos de idade 30 anos de contribuio
5

Aposentadoria: Art. 9
Art. 40 da CF: 1: Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio;

III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies:
Professora Raquel Tinoco 6

Professora Raquel Tinoco

a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se

Fixao dos Proventos


Art. 40, 3 da CF: Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia de que tratam este artigo e o art. 201, na forma da lei. Art. 40, 2 da CF: Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso.

homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. () 5 - Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em relao ao disposto no 1, III, "a", para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio.

Professora Raquel Tinoco

Professora Raquel Tinoco

Critrios diferenciados
Art. 40, 4 da CF : vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: I portadores de deficincia; II que exeram atividades de risco; III cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 47, de 2005)

Base contributiva
Art. 40, 18. da CF: Incidir contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos. (Includo pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) (...) 20. A contribuio prevista no 18 deste artigo incidir apenas sobre as parcelas de proventos de aposentadoria e de penso que superem o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 desta Constituio, quando o beneficirio, na forma da lei, for portador de doena incapacitante. (Includo pela Emenda Constitucional n 47, de 2005)
Professora Raquel Tinoco 10

Professora Raquel Tinoco

Decreto 2479/79: Art. 217 - Ser aposentado o funcionrio que for considerado invlido para o servio e no puder ser readaptado, conforme o previsto no artigo 57. Art. 218 - A aposentadoria por invalidez ser sempre precedida de licena por perodo no inferior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo quando ocorrer a hiptese prevista no artigo 112.

Professora Raquel Tinoco

11

You might also like