You are on page 1of 5

1.

ITBI Imposto sobre a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio.

2. COMPETNCIA

A Constituio Federal de 1988 estabelece no art. 156, inc. II, ser dos Municpios a competncia para instituir o ITBI.
Art. 156. Compete aos Municpios instituir imposto sobre: II transmisses inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio.

O ITBI de competncia do Municpio da situao do bem, conforme o atual inciso II e 2, II, ambos do art. 156 da CF. Da se afirmar que o superado art. 35 do CTN, ao prever, na esteira da Constituio Federal anterior, a figura do ITBI estadual, apresenta-se atualmente derrogado. Sabe-se que o tal ITBI estadual foi dividido em dois impostos da atualidade o ITBI municipal e o ITCMD estadual (Imposto sobre Transmisso Causa Mortis e Doao) , uma vez que o imposto como ideado no CTN no mais existe. Desde a promulgao da Constituio de 1988, houve uma bipartio da competncia: a transmisso, quando decorrente de evento causa mortis ou no oneroso entre pessoas, de bens mveis ou imveis, ficousob a competncia dos Estados e do Distrito Federal, dando ensejo ao atual ITCMD estadual; por outro lado, a transmisso inter vivos e de carter oneroso de bens imveis passou a ser exclusividade da competncia dos Municpios, abrindo-se para o ITBI municipal. Portanto, a atual Carta Magna desmembrou o vetusto ITBI estadual, deixando com os Estados e Distrito Federal to somente a parte relativa transmisso causa mortis e por doao (art. 155, I) e, com os Municpios, o restante (art. 156, II).

3. FUNO

O Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis - ITBI - tem a funo predominante Fiscal. Sendo sujeito aos Princpios da Legalidade, Anterioridade e da Noventena.

4. HIPTESES DE INCIDNCIA DO TRIBUTO (FATO GERADOR)

fato gerador do ITBI a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso (e no gratuito), de bens imveis (e no mveis), por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos sua aquisio (art. 156, II da CF e art. 35 do CTN). No direito brasileiro, a transmisso da propriedade imobiliria ocorre mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis, de forma que, antes do registro, o alienante continua na condio de dono do imvel (CC art. 1.245, pargrafo nico). Apesar de a legislao da maioria dos Municpios brasileiros exigirem o pagamento do tributo no momento do registro da escritura no cartrio de notas, antes, portanto, do registro no Cartrio de Imveis, firme a jurisprudncia do STJ no sentido da impossibilidade da cobrana do tributo antes deste segundo registro. Os elementos espacial e territorial do fato gerador do ITBI so assim entendidos: a) Elemento espacial: o territrio do Municpio da situao do bem (art. 156, II e 2, II, da CF); b) Elemento temporal: o momento da transmisso patrimonial ou da cesso de direitos (art. 156, II, da CF; art. 35 do CTN).

I. Casos Especiais de Incidncia do Tributo A propriedade adquirida por usucapio no gera a incidncia de ITBI, j que somente os modos derivados de aquisio de propriedade tm interesse para o Fisco, quanto tributao. O ITBI dever incidir nos casos de responsabilidade por sucesso imobiliria, descritos no pargrafo nico do art. 130 do CTN, quando h a arrematao do bem imvel em hasta pblica, exsurgindo a sub-rogao sobre o respectivo preo. Diferentemente, ser o desdobramento do fenmeno no caso da arrematao judicial fora do contexto da hasta pblica. Nesse caso, ela passa a apresentar, semelhana da usucapio, natureza de aquisio

originria, porquanto indica, de um lado, a perda da propriedade, por parte de uma pessoa, e a aquisio daquela, por parte de outra, sem que ocorra uma verdadeira transmisso de propriedade. Quando h diviso de patrimnio pela metade, por ocasio da partilha em dissoluo de sociedade conjugal, no incide o imposto, porque ter havido to somente partilha dos bens. Todavia, se, por convenincia dos envolvidos, um deles ficar com uma parte do patrimnio imobilirio que corresponda a mais da metade do que lhe caberia, haver ntida transmisso de propriedade.

5. BASE CLCULO

base de clculo do ITBI o valor venal dos bens imveis transmitidos ou direitos reais cedidos (art. 38 do CTN). Vale dizer que a base de clculo ser o valor de mercado (ou preo de venda, vista, em condies normais de mercado), sendo irrelevante o preo de venda constante da escritura. Em caso de discordncia do Fisco, a base de clculo o tal valor venal, real, do negcio pode ser contestada pelo Fisco, na forma doarbitramento (art. 148 do CTN). Com efeito, muitos autores entendem que o lanamento na espcie por declarao, cabendo ao Fisco, aps feita esta, aceitar ou no o valor declarado ou simplesmente aceit-lo num primeiro momento, cabendo-lhe o direito de exercitar lanamentos suplementares

6. ALQUOTA

As alquotas do ITBI so proporcionais, estabelecidas em lei municipal, incidindo em percentagem nica sobre as bases de clculo. Com relao a progressividade das alquotas, inexistindo previso constitucional, possvel afirmar que o ITBI no um imposto progressivo para a variao de alquotas.

7. LANAMENTO

O ITBI lanado por declarao, uma vez que, semelhana do ITCMD estadual, a autoridade administrativa constitui o crdito tributrio com base em informaes prestadas pelo prprio sujeito passivo ou por terceiro. Eventuais omisses do sujeito passivo no dever de prestar informaes podem ensejar, respeitado o prazo decadencial, o lanamento de ofcio do tributo devido.

8. PREVISES LEGAIS DO TRIBUTO Estabelecido nos arts. 35 a 42 do CTN e art. 156, II da CF.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. 5 ed.So Paulo: Mtodo, 2011. BRASIL, Constituio 1988. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Disponvel em <http://pdh.co/4HU> Acesso em: 17 de novembro de 2.013. ________. Lei n 5.172 de 1.966. Dispe sobre o Sistema Tributrio Nacional e institui normas gerais de direito tributrio aplicveis Unio, Estados e Municpios. Pulicada no DOU de 27/10/1.966. HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributrio. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2011. SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio. 4 Ed. So Pualo: Saraiva, 2012. ________. Direito Tributrio. 12 Ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

INSTITUTO APHONSIANO DE INSINO SUPERIOR FACULDADE DE DIREITO DIREITO FINANCEIRO 8 PERODO

ITBI IMPOSTO SOBRE TRANSMISSO DE BENS IMVEIS

ACADMICOS: FERNANDA VITORINO HONORATO GUILHERME LEITE JORGE PAULO RAMIEZ DE FREITAS PEREITA RODRIGO BUENO SOARES SHERLOMA PROF: LUIZ HENRIQUE BORGES

TRINDADE/GO 22/11/2013

You might also like