You are on page 1of 7

Os conhecimentos apreendidos sero de fundamental importncia para a reflexo terica envolvendo a compreenso necessria de que o direito, para ser

entendido e estudado enquanto fenmeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relaes de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicao dos casos concretos, a saber: Caso Concreto 1 Tema: Extino da personalidade da pessoa natural. Morte presumida. Famlia no admite morte de engenheiro desaparecido no Iraque 12 de maro de 2006 - 19:26 Globo online O governo brasileiro estaria negociando para trazer o corpo e teria conseguido que os seqestradores baixassem o pedido de resgate de US$ 1 milho para US$ 150 mil. Rio de Janeiro - Mesmo com a notcia de que o governo brasileiro negocia sigilosamente a repatriao dos restos mortais do engenheiro Joo Jos Vasconcellos Jnior, seqestrado no Iraque no incio de 2005, integrantes de sua famlia ainda no aceitam oficialmente a hiptese de que ele tenha sido assassinado. "At hoje no foi comprovado que ele est morto", disse o filho do engenheiro, Rodrigo Vasconcellos, na tarde de hoje, ao Estado. No prximo domingo, vo se completar 14 meses desde que o engenheiro brasileiro Joo Jos Vasconcellos Jnior foi levado por levado por homens armados. Funcionrio da Construtora Norberto Odebrecht, Vasconcellos Jnior foi seqestrado quando estava a servio no Iraque - na verdade, se dirigia para o aeroporto, para deixar o pas. De acordo com reportagem da revista Isto desta semana, ele teria sido morto em 21 de janeiro de 2005, dois dias aps ter sido levado. "Temos essa informao (de que seu pai fora morto) desde o quinto dia de seqestro, mas enquanto no me provarem que ele est morto... Eu tenho que aguardar a comprovao de alguma coisa, seja o que for", disse Rodrigo. A partir da leitura do caso real acima, responda justificadamente: a) Apesar de no ter sido encontrado o corpo do engenheiro, possvel a declarao de sua morte? Justifique, citando osdispositivos legais pertinentes.

Sim, atravs da justificao de bito a morte presumida sem declarao de ausncia quando h a certeza de que o indivduo de fato faleceu. O fim da personalidade, a determinao da lavratura do registro de bito. Ajuza-se a nulidade do registro de bito fazendo-se comprovar que o morto o vivo logo voltando a promover todos seus atos da vida civil.
Caso Concreto 2: Tema: Comorincia Leia a notcia a seguir e aps responda ao que se pede. A revista poca n 379 de 22 de agosto de 2005 traz uma reportagem cujo ttulo : Os rfos de Alcntara pedem justia. No texto relembrada a histria da morte por carbonizao de 21 profissionais civis do Centro Tcnico Aeroespacial, em virtude do incndio no foguete VLS-1 (Veculo Lanador de Satlites n 1), em 22 de agosto de 2003, no municpio de Alcntara, Maranho. Responda justificadamente. No caso em tela supondo-se que todos os corpos desapareceram em razo das altas temperaturas a que foram submetidos, pode-se dizer que ocorreu o fenmeno jurdico da comorincia? Qual a relevncia do instituto? Caso sua resposta seja c) E se o indivduo voltar, depois de declarada sua morte? b) Quais as conseqncias da declarao da morte presumida?

afirmativa, JUSTIFIQUE. Caso seja negativa, aponte o fenmeno jurdico que ocorreu e EXPLIQUE-O.

Sim caso de comorincia uma vez que os dois foram mortes e no h como se precisar quem morreu primeiro. No h nenhuma consequncia no que diz respeito a herana pois os mortos no so da mesma famlia.
Caso Concreto 3 Tema: Natimorto e Nascituro A partir da hiptese tratada no acrdo a seguir, responda, justificadamente, s questes. Responsabilidade Civil. Casa de Sade. Feto natimorto. Sentena que concluiu, com base no laudo pericial, que a morte do nascituro aguardado pelos Autores ocorreu devido negligncia dos prepostos da R durante o atendimento de parto feito Primeira Autora, restando inatacada nesta parte, uma vez que a apelao da R visou to somente a reduo do valor da indenizao pelo dano moral. Indenizao pelo dano moral fixada em 100 (cem) salriosmnimos para cada genitor, valor que se afigura demasiado reduzido, tendo em vista tratar-se de morte de nascituro no final da gravidez, quando a expectativa dos pais pelo futuro nascimento j atingira o grau mximo, tomando mais elevada a dor pela perda. Majorao para o total de 400 (quatrocentos) salrios mnimos, sendo 150 (cento e cinqenta) para o pai e 250 (duzentos e cinqenta), para a me, levando-se em conta, com relao a esta, alm da dor pela perda do filho, o seu sofrimento durante o trabalho de parto, que se estendeu alm do necessrio, conforme descrito no laudo pericial. Improcedncia de pedido de pensionamento porque o laudo pericial demonstra que a morte do feto se deu antes do nascimento, no se aplicando assim a Smula n 491 do STF. Conhecimento e provimento parcial da apelao dos Autores julgando-se prejudicada a da R. (Apelao Cvel Processo n 2001.001.21933 - Des. Mario Robert Mannheimer - Julgamento: 05/04/2005 16 Cmara Cvel). Pergunta-se: a)O nascituro tem personalidade? b)O feto natimorto da autora adquiriu personalidade?

No. Faz a certido de natimorto


c) Quais as conseqncias jurdicas do nascimento de um beb vivo que em seguida falece e de um beb nascido morto?

O bebe nasce e adquiri capacidade(registro de nascimento) e depois vir a perder com sua morte(registro de bito)
QUESTES OBJETIVAS: (respostas justificadas) 1- Assinale a opo correta: I - O relativamente incapaz casado passa a ser maior de idade. II - nulo o ato jurdico praticado por pessoa relativamente incapaz. III- O pai reconhecido judicialmente como prdigo, fica afastado do poder familiar. IV- O esquizofrnico, que alterna momentos de lucidez e insanidade, considerado relativamente incapaz. V- O idoso, de 80 anos, apesar de estar em pleno gozo de suas faculdades mentais, necessita de assistncia para a prtica dos atos da vida civil. a) Apenas o item I est certo. b) Apenas os itens I e III esto certos. c) Apenas os itens IV e V esto certos. d) Todos os itens esto certos.

e) Todos os itens esto errados.


2- Esta questo contm duas afirmaes. Assinale o item correto. Ao nascer com vida, adquire-se capacidade de fato PORQUE

A capacidade de direito somente se adquire com a ocorrncia das hipteses do art. 5 CC, ou seja, quando se pode exercer plenamente o direito. (A) se as duas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) se as duas so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) se a primeira falsa e a segunda verdadeira. (D) se a primeira verdadeira e a segunda falsa

(E) se as duas so falsas.

Caso Concreto 4 Tema: Pessoa jurdica: conceito, formao e extino. Maria Paula do Nascimento, viva, aposentada, foi procurada por um velho amigo Luiz Augusto de Mello. Aps uma longa conversa, Luiz Augusto pediu que Maria Paula fosse fiadora num contrato de locao no residencial. Maria Paula, acreditou na boa-f do amigo e assinou o contrato sem a leitura do mesmo. Depois de anos, foi surpreendida com uma pendncia na declarao de seu Imposto de Renda e descobriu que o contrato que assinou no era de locao e sim contrato constituio de sociedade. Maria Paula o contrata como advogado(a) para defender seus interesses e retir-la da sociedade. Elabore os argumentos de defesa de Maria Paula, levando em considerao os requisitos para constituio da pessoa jurdica.

H uma hiptese de dolo


Caso Concreto 5 Tema: Pessoa jurdica: Desconsiderao da personalidade jurdica. A empresa PrestalexLtda, prestadora de servio de vigilncia, foi despejada da sua sede, por falta de pagamento de alugueres. Com efeito, parou de exercer suas atividades. Diversos credores tentaram receber seus crditos, sem lograr xito. No curso de um dos processos ajuizados por uma empresa credora WYZ Ltda, foi constatado que um dos scios da PrestalexLtda transferiu sua parte da sociedade para o porteiro de seu prdio, alm de contrair de m-f diversas dvidas em nome da empresa. A sociedade no possui ativo para pagar nenhum dbito. Pergunta-se: a) A sociedade est legalmente extinta? b) Qual soluo jurdica para os credores receberem seus crditos? Caso Concreto 6 Tema: Domiclio Civil. Maria estabeleceu residncia com nimo definitivo em Belo Horizonte MG. scia-gerente de uma pessoa jurdica com sede em Vitria ES. Ocorre que Maria ateou fogo e matou seu marido Joo, aps flagr-lo, em So Paulo SP, com uma amante, e hoje est condenada e cumpre sua pena em um presdio de So Paulo - SP. Responda de forma fundamentada: a)Qual a finalidade da fixao dos domiclios da pessoa natural e da pessoa jurdica?

Tem por objetivo identificar o local em que a pessoa fsica ou jurdica puder ser encontrada em relao a situaes jurdicas que se forem criadas.
b)Analisando os artigos de lei abaixo, diga onde a amante poderia propor ao de compensao por danos morais sofridos (por ter presenciado a brutal morte do ex-amante) em face de Maria? Cdigo Civil Art. 76. Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. Cdigo de Processo Civil

Art. 94. A ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis sero propostas, em regra, no foro do domiclio do ru.

So Paulo
QUESTES OBJETIVAS : (Respostas justificadas) Pode-se afirmar que a diferena entre associao e fundao reside no fato de que: a) a associao no tem finalidade lucrativa e a fundao sim; b) a associao refere-se unio de bens e a fundao de pessoas; c) a associao tem fins lucrativos e a fundao no; d) no h diferena entre associao e fundao;

e) a associao refere-se unio de pessoas e a fundao de bens.


2- Considera-se como domiclio civil da pessoa natural que no tem residncia habitual, por empregar a vida em viagens, sem ponto central de negcios: a) o ltimo local onde morou continuamente por dois anos; b) a residncia de seus pais;

c) o lugar onde for encontrada;


d) o local onde realizou seus estudos; e) a residncia do parente mais prximo, se no tem pais. Caso Concreto 7 Tema: Classificao dos Bens. Por se tratar de bem de natureza durvel, Milena afirma que uma geladeira somente poder ser considerada bem inconsumvel; afinal, sofrer, quando muito, desgaste natural pelo uso. A afirmao de Milena correta? Uma geladeira somente poder ser considerada um bem inconsumvel? Justifique suas respostas. Caso Concreto 8 Tema: Classificao dos Bens. No site de leiles e-Bay Motors foi leiloado no dia 09 de outubro de 2005 um automvel LanciaAstura, exemplar nico, fabricado especialmente para o ditador italiano Benito Mussolini, em 1939, com desenho do ateli Pininfarina. O lance inicial era de quinhentos mil euros, ou cerca de um milho e trezentos mil reais. A arrecadao foi doada ao Hospital Infantil de Toronto, no Canad. Levando em considerao a classificao dos bens, estabelea a natureza jurdica do automvel objeto do leilo ? JUSTIFIQUE sua resposta.

Bem mvel, consumvel(destinado a alienao), infungvel(no pode-se trocar), principal, e indivisvel(no tem como fracionar)

Caso Concreto 9 Tema: Bens Pblicos. A Administrao Pblica do Estado de So Paulo resolveu alienar um prdio onde funciona a sede de uma empresa de iluminao do estado, para saldar dvidas contradas frente a algumas empresas contratadas para fazerem obras de reforma em dois hospitais e cinco escolas, estabelecidos no interior do estado. Com base no caso proposto, admissvel a alienao do imvel em questo perante nosso ordenamento jurdico? Justifique sua resposta QUESTES OBJETIVAS: (respostas justificadas) 1) (Concurso pblico para o cargo de Delegado de Polcia Civil do Mato Grosso do Sul - 2006) A Autoridade Policial que se v na atribuio de tipificar uma ocorrncia apresentada durante o planto, identifica-a como

sendo crime de dano, no entanto deve considerar a priori se trata ou no de crime contra o patrimnio pblico que qualifica aquele delito. Para tanto deve ter conhecimento inequvoco acerca da distino entre os bens elencados na legislao civil. Considerando a afirmao acima e ainda a correta definio dos Bens prevista no Cdigo Civil, assinale a alternativaincorreta. a) Consideram-se bens mveis, os suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia, sem alterao dasubstncia ou da destinao econmico-social e aqueles considerados pblicos, se danificados dolosamente tipificam aquelaqualificadora. b) Consideram-se bens pblicos de uso especial os prdios locados, que se destinam a estabelecer rgos pblicos equalquer dano, desde que doloso tipifica aquela qualificadora. c) As praas e ruas so consideradas bens pblicos de uso comum do povo e qualquer dano, desde que doloso tipificaaquela qualificadora.

d) Os materiais empregados para a construo de uma escola municipal enquanto no forem empregados, so consideradosbens imveis e qualquer dano, desde que doloso tipifica aquela qualificadora.
e) So classificados com bens pblicos os dominicais que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico,como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma dessas entidades e qualquer dano, desde que doloso tipifica aquelaqualificadora.

2) Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso , justificando a(s )falsa (s): a)( F) O patrimnio corresponde a todos os bens mveis e imveis de uma pessoa. b)( F) Os frutos, como bens acessrios, s podem ser naturais. c)( F) O possuidor de m-f tem direito s benfeitorias necessrias. d)(V ) Mesmo demonstrado o interesse pblico, os bens privados no podem ser desapropriados por particular. e)(F ) Os bens imveis s podem ser adquiridos por escritura pblica registrada no cartrio de Imveis, enquanto os mveis o so pela efetiva tradio (efetiva entrega da coisa). Caso Concreto 10 Tema: Fatos Jurdicos em Sentido Estrito, Atos Jurdicos e Negcios Jurdicos. Leia o acrdo a seguir e responda, justificadamente, ao que se pede. Negatria de paternidade c/c anulao de registro de nascimento. Reconhecimento voluntrio e consciente mesmo diante das dvidas acerca da paternidade. Arrependimento invivel. Equiparao adoo. Desprovimento do recurso. Comprovado pelo conjunto probatrio produzido que o autor efetuou o registro de nascimento do ru, voluntria e conscientemente, com plena compreenso da situao ftica e dos efeitos do seu ato, apesar das evidncias de que ele no era o seu filho biolgico, invivel se mostra que o arrependimento quase quatro anos aps o nascimento do demandado tenha o condo de excluir do assentamento do infante o nome do pai (o autor), bem como de seus avs paternos. A situao desse modo materializada, em que pese o exame de DNA, assemelha-se adoo, criando o parentesco civil, da porque improcedente o pedido do autor de ver excluda do registro de nascimento do ru a paternidade que ele declarou espontaneamente. (Processo n2005.001.40278 - Apelao Cvel - Des. Antnio Eduardo F. Duarte - Julgamento: 04/04/2006 - Terceira Cmara Cvel TJ/RJ). Pergunta-se: a)O acrdo menciona dois institutos do direito civil, o reconhecimento de paternidade neste caso equiparado adoo. Deacordo com a diviso dos fatos, atos e negcios jurdicos as hipteses enquadram-se em qual categoria? Justifique.Ato jurdico Estricto Sensu b)Estabelea as principais diferenas entre fatos jurdicos em sentido estrito, atos jurdicos e negcios jurdicos.

Caso Concreto 11 Tema:Negcio jurdico. Requisitos de validade. Joaquim, simplrio lavrador, celebrou com Geraldo, seu vizinho, contrato de compra e venda de algumas glebas de terras, pagando em dinheiro, mediante um simples recibo de quitao. No cuidou, entretanto, de lavrar o ato em instrumento pblico, nem muito menos, lev-lo a registro, na forma da legislao em vigor (art. 1245 C.C.). Pergunta-se: O negcio existe? Em caso afirmativo, tem validade? Justifique.

O negcio jurdico existe mas invlido pois se o imvel superar os 30 salrios mnimos necessita-se de escritura pblica.
Caso Concreto 12 Tema:Negcio jurdico. Requisitos de validade. Julia e Gustavo celebraram pacto antenupcial por escritura particular, determinando como forma de regime de bens, a comunho total e, em seguida se casam. Neste caso, est correto afirmarmos que foram atendidos todos os requisitos de validade do negcio jurdico? Justifique.

No, o pacto antinupcial tem que ser feito por escritura pblica na forma de AD substanciam e tem como consequncia a nulidade.
QUESTES OBJETIVAS (respostas justificadas): 1) Assinale o item correto, justificando-o: I- Os fatos naturais, em razo de serem provenientes de foras da natureza, no possuem repercusso no mundo jurdico. II- Apenas os atos lcitos conduzem vontade pretendida pelo agente. III- O negcio jurdico para ser vlido h de ser, necessariamente, bilateral. IV- Fato Humano sinnimo de Ato. a) I, II e IV corretas. b) II, III e IV corretas. c) todas corretas.

d) II e IV corretas.
e) I, III e IV esto corretas. 2- (Concurso pblico para o cargo de Delegado de Polcia Civil do Mato Grosso do Sul 2006). Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete: a) Ato falho.

b) Ato ilcito.
c) Ato imprprio. d) Ato decisrio. e) Ato legal. Caso Concreto 13 Tema: Posies jurdicas passivas: dever jurdico, sujeio, obrigao e nus. Gilberto Barbieri estabeleceu relao jurdica de direito processual com o INSS, pretendendo reviso do valor dos proventos de sua aposentadoria por tempo de servio, que reputa defasados. Dentre os diversos requerimentos feitos, consta o de a autarquia previdenciria ser compelida a apresentar ao juzo cpia integral do processo administrativo concessor do benefcio. Indaga-se: A partir da anlise do seguinte dispositivo legal, cabvel tal pedido? Cdigo de Processo Civil Art. 333. O nus da prova incumbe: Iao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito;

... Caso Concreto Tema: Posio jurdica ativa: direito potestativo. Claudete, proprietria de imvel que est locado a Francismar, almejando obter recursos, vende o bem a Jeferson. O locatrio quando tem cincia do fato, faz contato com a, at ento, locadora, questionando sua conduta, e esta diz que satisfao no lhe deve, posto que, na qualidade de proprietria, tem liberdade de destinar seu bem como melhor entender. A partir da anlise do dispositivo legal abaixo, pergunta-se: Qual a natureza jurdica do direito de Francismar com relao preferncia para a aquisio do imvel locado? Lei n 8245/91 Lei do Inquilinato Art. 27. No caso de venda, promessa de venda, cesso ou promessa de cesso de direitos ou dao em pagamento, o locatrio tem preferncia para adquirir o imvel locado, em igualdade de condies com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negcio mediante notificao judicial, extrajudicial ou outro meio de cincia inequvoca.

Tem o direito potestativo de exercer seu direito sem haver qualquer contestao em relao ao mesmo.
QUESTES OBJETIVAS:(respostas justificadas) 1. Lucas ajuizou ao com pedido de indenizao em face de Maria, pelos danos causados ao seu carro em um acidente de trnsito. Para represent-lo durante o referido processo escolheu o advogado Clvis Coutinho, para quem estabeleceu uma procurao com os poderes especficos necessrios atuao deste profissional. O direito de Lucas de desconstituir o seu advogado, revogando a procurao outorgada, : a) Direito subjetivo. b) Direito potestativo constitutivo. c) Direito potestativo extintivo. d) Direito potestativo modificativo. e) Expectativa de direito. 2) Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso, justificando as afirmativas falsas: a) Assim como o dever jurdico uma consequncia do direito subjetivo, a sujeio o do direito potestativo. (V) b) A sujeio, ao contrrio do dever jurdico, pode ser infringida;(F) c)O poder do cnjuge de requerer o divrcio direto, depois de preenchidos os requisitos legais, exemplo de exerccio de umdireito potestativo.(V) d)A sujeio a incidncia de determinados efeitos na esfera jurdica de certa pessoa pela simples manifestao da vontade de outra.(V) e)Ao falarmos de direito subjetivo, estamos nos referindo sempre ao lado passivo da relao jurdica e portanto, ao chamadosujeito passivo. Quando mencionamos o dever jurdico e a sujeio, estamos tratando do lado ativo da relao jurdica, osujeito ativo .(F)

You might also like