You are on page 1of 3

PROVO CONSTITUCIONAL II (Questo 1) Com relao eficcia e aplicabilidade das normas constitucional, responda o seguinte: o art.

. 5, XIII, da Constituio Federal de 1988 garante a liberdade do exerccio de qualquer ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes que a lei estabelecer Isso significa que: a) Trata-se de norma de eficcia limitada, porque aplicao do dispositivo na sua totalidade depende de norma regulamentadora. b) Eventual regulamentao do legislador somente pode ampliar a liberdade do exerccio de profisso. c) exemplo de norma de eficcia contida, j que autoriza o legislador a limitar a liberdade consagrada no dispositivo. d) Enquanto no houver regulamentao do legislador, o direito no poder ser exercido.

(Questo 2) A respeito dos direitos fundamentais, analise as assertivas e, depois, marque com V (verdadeiro) ou F (falso): (F) podem ser revogados apenas por emenda constitucional. (F) estrangeiros em visita ao Brasil no possuem os direitos fundamentais reconhecidos. (F) s podem se considerados aqueles que constam expressamente do texto constitucional. (F) podem ser abolidos alguns deles do Texto Constitucional, exceto o direito de liberdade. (V) podem ter sua eficcia restringida ou limitada pelo legislador.

(Questo 3) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas assertivas abaixo: (V) os direitos fundamentais so dotados de historicidade, ou seja, no surgiram todos ao mesmo tempo. ( ) os direitos fundamentais que representam poderes de agir ( ou no agir), que impem uma absteno ao Estado, so os atinentes liberdade. (V) os chamados direitos fundamentais de segunda gerao caracterizam-se por representarem poderes de exigir do Estado uma prestao, um fazer.

(V) os direitos fundamentais da chamada terceira gerao so os que dizem com os bens que no pertencem a ningum, individualmente, mas a todos os seres humanos, com o direito ao meio ambiente. (F) os chamados direitos fundamentais de primeira gerao so os atinentes igualdade, como direito sade.

(Questo 4) Marque a assertiva CORRETA: a) O direito vida (art. 5, caput) absoluto, isto , no existe hiptese de eliminao da vida que seja contemplada pelo ordenamento jurdico ptrio. b) A liberdade de manifestao do pensamento (art. 5, IV e V) permite inclusive o anonimato das notcias ou informaes expressadas. c) A ideia de que no cabe ao Estado impor crenas religiosas ou concepes filosficas ao indivduo (por exemplo, obrigar a frequentar um culto religioso) o que d suporte terico chamada objeo de conscincia (art. 5, VIII). d) O princpio da legalidade (art. 5, II ) surgiu no direito brasileiro com a CF 88.

(Questo 5) A liberdade de crena assegurada na Constituio Federal, art. 5, VL. Todavia, se a pessoa for declaradamente descrente (ateu), pode ter a seguinte consequncia: a) privado de seus direitos sociais. b) privado do status de cidado e dos direitos dele decorrentes. c) Tem seus direitos e garantias individuais suspensos, a menos que preste servio social alternativo. d) No podem ser privado de nenhum direito fundamental.

(Questo 6) Podem ser considerados brasileiros natos: a) Somente os nascidos no Brasil, porque a regra que aqui vigora a do jus soli. b) Os nascidos na Bolvia, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, depois de 18 anos, pela nacionalidade brasileira. c) Os originrios de pases de lngua portuguesa que aqui residirem por um ano ininterrupto e que tenham idoneidade moral.

d) Os nascidos na Bolvia, filho de pai e me bolivianos que estejam a servio do Brasil.

(Questo 7) Marque a assertiva correta: a) O brasileiro nato pode ser extraditado. b) Somente brasileiro nato pode ser juiz federal. c) O brasileiro que vive nos Estados Unidos e que, para exercer direitos civis (p.ex. herana) tenha que naturalizar americano, no perde a nacionalidade brasileira. d) Tendo em vista que o brasil adota a regra de jus soli, aquele nascido no estrangeiro, mesmo que seu pai ou me seja brasileira, nunca poder ser brasileiro nato, somente naturalidade.

(Questo 8) Escolha uma das questes abaixo e disserte a respeito (no verso dessa folha)

You might also like