You are on page 1of 5

PROJETO HORTA E ALIMENTAO SADAVEL

Pblico Alvo Destinado a alunos de Educao Infantil Durao: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, no tem hora ou tempo de durao que possa ser pr-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta possvel imaginar, que a cada ano, novas turmas daro continuidade ao projeto. Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianas de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidado deste planeta. Objetivos Especficos: _ Despertar o interesse das crianas para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinao; _ Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; _ Conscientizar da importncia de estar saboreando um alimento saudvel e nutritivo; _ Degustao do alimento semeado, cultivado e colhido; _ Criar, na escola, uma rea verde produtiva pela qual, todos se sintam responsveis; _ Estimular os alunos a construrem seu prprio conhecimento no contexto interdisciplinar; _ Contextualizar os contedos aos problemas da vida urbana; _ Construir a noo de que o equilbrio do ambiente fundamental para a sustentao da vida em nosso planeta. Avaliao: Observao peridica com registros do interesse das crianas. Justificativa: Um nmero crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianas com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espao externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relaes humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexo sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de ns, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mgica, a prtica diria do cuidado regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas um exerccio de pacincia e perseverana at que a natureza nos brinde com a transformao de pequenas sementes em verduras e legumes viosos e coloridos. Hortas escolares so instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes contedos curriculares de forma

significativa e contextualizada e promover vivncias que resgatam valores. Valores to bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : Um pequeno jardim, uma horta, um pedao de terra, um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currculo escolar. Ao constru-lo e cultiv-lo podemos aprender muitas coisas. As crianas o encaram como fonte de tantos mistrios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivncia, os valores da pacincia, da perseverana, da criatividade, da adaptao, da transformao, da renovao. Introduo: As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar no s constituem timo exerccio fsico como representam uma forma de aprendizado saudvel e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleo das espcies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manuteno da horta e na superviso dos trabalhos.. Resultados previstos: _ Maior integrao do corpo docente; _ Melhora no nvel de socializao do aluno; _ Desenvolvimento das habilidades especficas do aluno; _ Melhora do nvel de higiene do ambiente escolar; _ Conscientizao da necessidade de conservao dos recursos naturais. As turmas envolvidas no projeto podero realizar pesquisas sobre: _ O solo, o clima e os alimentos; _ Os alimentos e o seu valor nutricional; _ A importncia do solo na reproduo de alimentos; _ Os cuidados com a preparao do solo; _ Alimentos e seu valor nutricional; _ Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenham os alimentos cultivados na horta; Para implantar o projeto na sua escola, voc vai precisar de: _ Um terreno para desenvolver a horta. _ Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade. _ Recursos como adubos, sementes e ferramentas necessrias ao cultivo de hortalias.( pazinhas, rastelos e regadores apropriados para crianas)

As vantagens de ter uma horta em sua escola: _ Fornece vitaminas e minerais importantes sade dos alunos. _ Permite a colaborao dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles. _ Estimula o interesse das crianas pelos temas desenvolvidos com a horta. Procedimentos: O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, pode ser escolhida uma verdura para ser cultivada. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as sementes, importante que o professor procure envolv-los em uma atividade ldica que desencadeie a questo do cultivo. 1 etapa: _ Visitao

horta:

Reconhecimento do espao em que ser feito o plantio. Nesta etapa, os professores devem aproveitar para conversar com os alunos, abordando questes como o que uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela. _ Explorao do espao da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que sero utilizados para a semeadura ,como manusear, com segurana, o rastelo , a p, o regador .

Preparao da terra:
_ Depois de uma aula sobre plantio, os alunos comeam a preparar a terra afofando-a, desmanchando os torres que se formam e molhando-a. 2 etapa: _ Apresentao do que ser plantado (explicar s crianas as caractersticas e o valor nutricional do alimento e para que servem as vitaminas que esto contidas nele,a experimentao da verdura , conhecer o gosto do alimento para tanto, deve ser preparado algo para degustao. 3 etapa: _ Plantio ( Os alunos devero ser "apresentados" semente que ser plantada. Em seguida, fazem as covas para colocao da semente. Depois da plantao, os professores devem combinar com a turma o espao de tempo em que ser feita a rega e a limpeza dos canteiros.) 4 etapa: _ Acompanhamento da plantao. ( a poca de crescimento da plantao,observao do crescimento da semente, limpeza e rega dos canteiros. ". 5 etapa: _ Colheita _ Experimentao ( A fase final do projeto deve ser encarada como uma festa onde todas as turmas se renem para comer o que plantaram.

. A vivncia deste projeto uma experincia muito rica para os alunos, instiga a curiosidade deles e introduz noes de Cincias Naturais desde a Educao Infantil. Tempo para transplante: Alface e chicria: assim que apresentar de quatro a seis folhas; Couve, repolho e cebolinha: 30 dias poca de colheita: Rabanete: 35 dias; Alface, chicria, almeiro e rcula: 40 dias; Espinafre: 60 dias; Salsa: 70 dias; Beterraba e cenoura: 90 dias. Rega: um dos principais momentos do cultivo de uma horta. Sem a rega, impossvel o bom desenvolvimento de qualquer planta. Ela deve ser feita de manh bem cedo. No caso de dias muito quentes, regue tambm no final da tarde. Em regies de clima mais ameno, uma rega ao dia suficiente. O solo do canteiro ou a terra da sementeira deve receber gua de maneira uniforme, at que infiltre abaixo das sementes ou razes, sempre tomando cuidado para no encharcar a terra. Colheita: feita de duas maneiras: arranco e corte. Para alface, chicria, mostarda, beterraba, cenoura e rabanete, basta arrancar. Salsa, cebolinha e rcula devem ser cortadas trs dedos acima do solo Se a salsa e a cebolinha forem cortadas corretamente, podero ser colhidas muitas vezes. Rcula e almeiro, no entanto, podem ser colhidos, no mximo, sete vezes. O almeiro deve ser cortado rente ao solo. No caso do espinafre, deve-se cortar apenas os ramos maiores. Para a couve, retire as folhas maiores com cuidado para no danificar os brotos centrais. Tanto o espinafre quanto a couve podem ser colhidos diversas vezes. Controle de pragas e doenas: Para evitar o aparecimento de pragas e doenas, alguns cuidados devem ser tomados. O ideal no cultivar uma nica hortalia no canteiro, pois cada planta retira um tipo de nutriente do solo e atrai um diferente tipo de praga. Nas bordas dos canteiros, cultive salsa, cebolinha e coentro. Eles funcionam como repelentes para alguns bichinhos acostumados a atacar as hortalias. Numa metade, cultive alface. Na outra, beterraba. Esse procedimento ajuda a equilibrar a retirada das vitaminas do solo e confunde os bichinhos que atacam as plantas pelo cheiro, cor e forma das folhas. O cultivo de ervas medicinais, como melissa, capim-cidreira, poejo, hortel, menta e boldo ao redor da horta, tambm muito eficaz para espantar algumas pragas. A erva-doce atrai para si o pulgo que costuma atacar a couve. Se houver poucas plantas de couve na horta, pode-se fazer a lavagem das folhas retirando todos os pulges. Se no resolver, o ideal aplicar a calda de fumo.

PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS NECESSITAREMOS TOUCA FORNO ELTRICO LIQUIDIFICADOR BATEDEIRA ( OBSERVAO ENQUANTO AS CRIANAS ESPERAM E TRABALHAM COM A HORTA SER TRABALHADO OUTRAS RECEITAS) . BIBLIOGRAFIA: _ ACHARAM, Y.M. - As Plantas que Curam. Vol. I - 1 edio - Ed. Li Bra. So Paulo. _ COSTA, R. - Notas de Fitoterapia. - 2 edio - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural Ervas e Temperos. Ed. Abril - So Paulo, 1991. _ PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenas. Ed. Nobel - So Paulo, 1988. _ TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Sade. Ed. Tecnoprint S.A. Rio de Janeiro, 1983.

You might also like