You are on page 1of 9

Nome: Geraldo Natanael de Lima Data: 28/04/13

SINTOMA E SINTHOMA

1- INTRODUO Realizamos uma pesquisa sobre o que sintoma e sinthoma na psicanlise, sendo que utilizaremos mos as obras de Freud e Lacan como fontes fundamentais do nosso trabalho.

2- SINTOMA SEGUNDO FREUD Freud na a Conferncia XXXI sobre A disseco da realidade psquica (1932) afirmou que a psicanlise comeou o seu trabalho com os sintomas, que era dentre os contedos da mente o mais estranho ao ego e acrescenta que os "sintomas so derivados do reprimido, so, por assim dizer, seus representantes perante o ego" (FREUD, 1923/1987, p.75). Olga S Ferreira em O sintoma em Freud, afirma que Freud

inicialmente acreditava que o sintoma:

[...] ..] seria um substituto de experincias sexuais infantis traumticas vividas pelo paciente, que foram suprimidas da conscincia; teriam assim um sentido, e este sentido seria sexual. Alcanado pela revivescncia ou pela rememorao. (FERREIRA, 2011, p.44). Freud no texto Minhas teses sobre o papel da sexualidade na etiologia das neuroses [1905] , aps sua hiptese inicial de trauma infantil, constatou nas suas observaes clnicas que as experincias de seduo seduo no necessariamente ocorriam. ocorr Ento Freud afirma que:

[...] naquele tempo, no era capaz de estabelecer com segurana a distino entre as iluses de memria dos histricos sobre sua infncia e os vestgios de eventos reais. Desde ento, aprendi a decifrar muitas fantasias de seduo como tentativas tentativa de rechaar lembranas da atividade sexual do prprio indivduo (masturbao infantil). (FREUD, 1905/1987, p.258)

Com essa observao, Freud apresenta o termo de "fantasia", adotado como um conceito de grande importncia na teoria psicanaltica. Freud constata que juntamente "com a suposta frequncia da seduo na infncia, caiu tambm por terra a nfase exagerada das influncias acidentais sobre a sexualidade" " (FREUD, 1905/1987, p.258/259). Ento Freud nos explica que:

Assim, o indivduo neurtico sexualmente maduro geralmente trazia consigo, da infncia, uma dose de "recalcamento sexual" que se exteriorizava ante as exigncias da vida real, e as psicanlises de histricos mostraram que seu adoecimento era consequncia do conflito entre a libido e o recalcamento sexual, e que seus sintomas tinham o valor de compromissos entre as duas correntes anmicas. (FREUD, 1905/1987, p.260) Freud ento afirma que os "sintomas revelam-se revelam se como representaes 'convertidas' de fantasias que tm por contedo uma situao situao sexual" (FREUD, 1905/1987, p.261). Freud vai mais longe e afirma que "os os sintomas representam a atividade sexual do doente (na totalidade ou em parte) oriunda das fontes das pulses parciais normais ou perversas da sexualidade." sexualidade. (FREUD, 1905/1987, p.261) .261) Olga S Ferreira afirmou que o sintoma para Freud a partir desse momento passa a ter um sentido, pois aproximado do smbolo e passa a juntamente com a fantasia a ter um tratamento lingustico. lingustico Assim, Ferreira afirma que:

Mantendo sua concepo de que seria o sintoma uma mensagem cifrada, ele deveria no mais ser simplesmente traduzido sob uma lgica simblica universal, mas interpretado como um significante, cujo sentido, particular, deveria ser construdo a partir das associaes verbais do paciente. pac (FERREIRA, 2011, p.46). Freud no texto Dois verbetes de enciclopdia (1923) nos esclarece que o sintoma uma "formao conciliatria" conciliatria entre o recalcado que est no inconsciente e se esfora para a realizao dos desejos e o ego consciente que desaprovador desaprovador e repressivo. Os sintomas juntamente com os sonhos buscam satisfazer parcialmente ao id e ao ego, estabelecendo uma "formao de compromisso". Assim Freud afirma que:

No obstante, o sintoma no pode escapar inteiramente s foras repressivas do ego, tendo assim de submeter-se se a modificaes e deslocamentos - exatamente como acontece com os sonhos atravs dos quais sua caracterstica de satisfao sexual se torna irreconhecvel. Consequentemente, os sintomas tm a natureza de conciliaes entre re os instintos sexuais reprimidos e os instintos repressores do ego; representam uma realizao de desejo para ambas as partes do conflito simultaneamente, uma realizao porm incompleta para cada uma delas. (FREUD, 1923/1987, p.299) Seguindo os passos da pesquisa de Olga Ferreira, ela busca realizar uma diferenciao entre sintoma e a ansiedade e afirma que a "ansiedade seria assim o sinal de uma luta contra a satisfao de um impulso instintual. A ansiedade, sim, uma produo do ego, um sinal de alerta alerta contra um impulso do id, diferente do sintoma, que seria uma formao conciliatria entre o id e o ego". (FERREIRA, 2011, p.51). p. Assim a "ansiedade ansiedade um afeto que funciona como sinal de perigo, enquanto o sintoma, fruto de transcries, ies, deslocamentos e 'disfarces', uma operao simblica, simblica uma mensagem cifrada, uma formao de compromisso" (Ibidem). Freud que observa que a formao do sintoma protege o sujeito da irrupo da ansiedade. Podemos constatar nas palavras de Freud que:

[...] toda inibio inibio que o ego impe a si prprio pode ser denominada de sintoma. Visto que remetemos a gerao de ansiedade a uma situao de perigo, preferimos dizer que os sintomas so criados a fim de remover o ego de uma situao de perigo1. (FREUD, 1926/1987, p.168) Freud no texto Inibio, sintoma e ansiedade (1926) nos ajuda a entender a relao do sintoma com o deslocamento e o perigo/medo no o caso Pequeno Hans em que Freud afirma que:

Perigo: medo da castrao (ex. fobia Hans) ou medo da morte (neuroses traumticas). Ver Freud no texto Inibio, sintoma e ansiedade (1926) na pgina 152.

Se 'Litte Hans', estando apaixonado pela me, mostra medo do pai, no devemos ter ter direito algum de dizer que ele tinha uma neurose ou fobia. Sua reao emocional teria sido inteiramente compreensvel. O que a transformou em uma neurose foi apenas uma coisa: a substituio do pai por um cavalo. esse deslocamento, portanto, que tem o direito de ser denominado de sintoma. (FREUD, 1926/1987, p.125) Olga Ferreira realiza uma pesquisa e estabelece na Figura 01, um quadro com um resumo das alteraes que o conceito de sintoma sofreu durante do desenvolvimento da psicanlise, e que mostraremos mostrar a seguir:

FIGURA 01

Para Roland Chemama, o sintoma um "fenmeno subjetivo que constitui, para a psicanlise, no o sinal de uma doena, mas a expresso de um conflito inconsciente" (CHEMAMA, 1995, p.203). Chemama faz um comentrio sobre as observaes de Freud e afirma que:

O sintoma, a princpio concebido como a comemorao de um trauma, ser a seguir, definido mais exatamente como a expresso de uma realizao de desejo e a realizao de um fantasma inconsciente, que serve para realizar tal desejo. Assim, o retorno de uma satisfao sexual h muito tempo recalcada, mas tambm uma formao de compromisso, medida que nele igualmente se exprime o recalcamento. (CHEMAMA, 1995, p.203). 3- SINTHOMA INTHOMA SEGUNDO LACAN Lacan utiliza a palavra "sinthoma" como uma forma arcaica da soletrao da palavra francesa symptme, para redefinir o sintoma psicanaltico. Andra Fernandes no texto Acreditar no sintoma, afirma que na teoria lacaniana, o sintoma diz algo a ser decifrado, sendo que o que h de mais real em cada sujeito suj e no cessa de se escrever, ento ela cita Lacan que afirmou no seminrio seminrio Livro 24 (indito) que "'O O sintoma real. a nica coisa verdadeiramente real, que conserva um sentido no real. por essa razo que a psicanlise pode, se existe a chance, intervir simbolicamente' no real" (F FERNANDES apud LACAN, 2011, p.207). Ento Fernandes nos explica que:

Numa conferncia na Universidade de Yale, o tratamento dado ao sintoma e ao saber evocado no percurso de uma anlise. Nessa conferncia, o incio do tratamento descrito como o anali devendo "deixar-se guiar pelos termos verbais". Quanto analista expresso "termos verbais", propomos aproxim-la aproxim do significante fora da cadeia, "fora-sentido", "fora sentido", como um todo s, errtico, do S1(S1(S1(S1//S2))), "que soa em francs essaim, um enxame significante, signi cante, um enxame que zumbe" e "que garante uma unidade de copulao do sujeito com o saber". importante aqui "conceber que o S2 de alngua ele prprio composto de S1", e que "o sujeito no vir no nvel deste S2". assim que Lacan diz que "os efeitos de alngua que j esto l como saber, vo bem mais longe de tudo que o ser falante suscetvel de enunciar"; trata-se, trata se, portanto, de um saber que ultrapassa o sujeito. (FERNANDES, (F , 2011, p.208) Foi assim que Lacan realizou realiz uma a mudana da definio do sintoma como um significante e estabelece o sintoma como algo que no exige interpretao sendo puro gozo e dirigido a ningum. Para Roland Chemama, Lacan defendia que:

"[...] 'o sintoma o efeito do simblico no real'. Em 1975, acrescenta que o sintoma aquilo que as pessoas tm de mais real. No tendo muito a fazer com o imaginrio, o sintoma no uma verdade que dependa da significao. Se ele 'a prpria natureza da realidade humana', em nenhum caso poderia poder o tratamento consistir na erradicao do sintoma, enquanto efeito estrutural do sujeito." (CHEMAMA, 1995, p.203). p.203) Lacan utilizou uma escrita topolgica topolgica do n borromeano, buscando situar, atravs da figurao do real, o ponto do objeto a, ncleo de gozo, situado no cerne do "sinthome". Para Roland Chemama:

Lacan criou o termo "sinthome" para designar o quarto crculo do n borromeu, e para significar significar que o sintoma deve "cair", o que subentendido por sua etimologia, e que o "sinthoma" (antiga grafia francesa de sintoma) aquilo que no cai, mas modifica modifica-se, transforma-se, se, para que continue sendo possvel o gozo, o desejo. (CHEMAMA, 1995, p.203/204). p.203/204). Maria das Graas Leite Villela Dias no artigo Le Sinthome afirma que Lacan acrescenta um elo suplementar (Figura 02) ao n borromeano de trs elos, a qual ele a nominou de le sinthome, definido em sua funo de letra2. Segundo ele, "le sinthome o que permite ao simblico, ao imaginrio e ao real ficarem juntos, graas a dois erros, dois pontos de falha estrutural que se produzem no enlaamento do imaginrio e do simblico: o ponto do lapso, do equvoco fundamental, do no-senso, no senso, onde se localiza o sintoma-metfora; metfora; e o ponto da falta primordial, onde se situa le sinthome, em sua funo de gozo e de suplncia da falta" falta (DIAS, 2006).

Mrcio Peter de Souza Leite no texto Os diferentes sentidos do termo Letra em Lacan esclarece qual a diferena entre a Letra e o signo para Lacan e afirma que: "Diz Lacan: 'A Letra esta essncia do significante que a distingue do signo' signo , porque signo uma significao para algum e a Letra a essncia do significante e no significa nada para ningum, a Letra no tem significado algum e tambm no tem um outro que a signifique. Se algum a significar ela no ser a Letra, mas signo". (LEITE, LEITE, 1998, p.02)

FIGURA 02 Andra Fernandes afirma que Lacan em 1975 realiza uma distino entre "acreditar no sintoma ("y croire") como do campo da neurose e acreditar nele ("le croire"), no campo da psicose" psicose (FERNANDES, 2011, p.211) 1) e acrescenta que "tanto na neurose como na psicose, o analista dever manejar com a crena no sintoma" (Ibidem). Ento Fernandes nos explica que o "psictico "psictico sofre o efeito da cadeia significante rompida, que faz com que a irrupo de um significante significante no real seja incontestvel" incontestvel (Ibidem, p.211/212). De acordo com Lacan, Joyce em sua infncia devido ausncia do nome do Pai conseguiu evitar a psicose utilizando sua arte como sinthoma, sinthoma, como suplncia ( o quarto n, veja na Figura 03 0 em rosa). . O conceito de sinthoma nas suas relaes particulares a criatividade est ligada ao conceito lacaniano "gozo suplementar feminino". Para Lacan, a topologia concebida como uma forma de escrita, com co o objetivo de descobrir aquilo que escapa do Imaginrio. Assim, Joyce se torna um homme santo que, recusando-se recusando se qualquer soluo imaginria, foi capaz de inventar um procedimento de usar a linguagem para organizar o gozo. Chemama ento afirma que:

Cert ertos sintomas tm, como para Joyce, sobre o qual trabalhou Lacan, uma funo de prtese. prtese. Se o imaginrio se esquiva ao cruzamento do simblico e do real, possvel enla-lo enla aos dois ltimos, para "evitar" essa esquiva: o quarto crculo o que fornece a Joyce, Joyce, por exemplo, um eu de substituio, uma prtese, que justamente sua atividade de escritor. (CHEMAMA, 1995, p.203).

Figura 03

Compreendemos assim que o n do sinthoma realiza uma suplncia, uma prtese (veja o sinthoma oma representado pela letra na Figura 04), , ligando um n que ameaa se desfazer. Assim, a funo do sinthoma a amarrao junto ao Real, do Imaginrio e do Simblico. Roland Chemama hemama ento afirma que:

Lacan chega, por meio da hiptese de um n que logo compreenderia quatro termos, ao ao quarto crculo, que tambm definido como sintoma e que est, ao mesmo tempo, relacionado com o complexo de dipo e com o Nome-do-Pai. Nome Pai. (CHEMAMA, 1995, p.203).

Figura 04

Andra Fernandes afirma que na neurose, "o sujeito ujeito acredita no sintoma e isso o impulsiona na direo de uma elaborao, pautada na transferncia" (FERNANDES, 2011, p. 212). Assim, acreditar no sintoma acreditar que ele nos revele e diga algo e que possa fazer sentido. Ento para finalizarmos e no concluir ser que podemos afirmar que o sinthoma tem uma equivalncia com o real e que o objetivo da cura a identificao identifica e a no negao do sinthoma?

BIBLIOGRAFIA CHEMAMA, Roland. Dicionrio de Psicanlise Larousse. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. DIAS, Maria das Graas Leite Villela. Le Sinthome. Rio de Janeiro: gora, 2006. FERNANDES, Andra Hortlio. Acreditar no sintoma in O Sintoma e o mal-estar mal nos discursos. Marcos do Rio Teixeira (org.). Salvador: Associao Cientfica Campo Psicanaltico, 2011. FERREIRA, Olga S. O sintoma em Freud in O Sintoma e o mal-estar estar nos discursos. Marcos do Rio Teixeira (org.). Salvador: Associao Cientfica Campo Psicanaltico, 2011. FREUD, Sigmund. Minhas teses sobre o papel da sexualidade na etiologia das neuroses (1906 [1905]). In: Ed. Standard Brasileira. Vol. VII. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. ( [1932]). In:______. Obras completas. ______. A disseco da realidade psquica (1933 Ed. Standard Brasileira. Vol. ol. XXXI. X 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. ______. Dois verbetes de enciclopdia (1923 [1922]). In:______. Obras completas. Ed. Standard Brasileira. Vol. ol. XVIII. X 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. ______. Inibio, sintoma e ansiedade (1926 [1925]). In:______. Obras completas. Ed. Standard Brasileira. Vol. ol. XX. X 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. LACAN, Jacques. Escritos (1966). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. 1998 _______. O seminrio, livro 20: mais, ainda (1972-1973). (1972 Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1985 LEITE, Mrcio Peter de Souza. Os diferentes sentidos do termo Letra em Lacan traduo e adaptao do texto Del matema a la mathesis universalis y retorno retorn a la Letra de J.B. Ritvo. . A Letra, 1998, p.73. Disponvel em: <http://www.marciopeter.com.br/links/ensino/letra/6_aula.pdf http://www.marciopeter.com.br/links/ensino/letra/6_aula.pdf>. >. Acesso em: 24 out. 2012. NEUTER, Patrick de Neuter. Do sintoma ao sinthoma in Dicionrio de Psicanlise Freud & Lacan. Salvador: galma, 1997.

You might also like