You are on page 1of 3

E ELABORAO SOBRE O REAL Pierre Kaufmann afirma que segundo a formulao freudiana de 1924 " real no o que encontrado,

, mas o que que reencontrado" (1996, p.445), assim, "esse real se definir como o impossvel" (Ibidem). Roland Chemama acredita que o real para Lacan "aquilo que, para o sujeito, sujeit expulso da realidade pela interveno do simblico" simblico (1995, p.182), ou seja, " aquilo que no pode ser simbolizado totalmente na palavra ou na escrita e, por consequncia, no cessa de no se escrever" (Ibidem). O real destitudo de racionalidade e no faz concordncia com a realidade, aquilo que no pode ser dito, aquilo que escapa. O real aquilo que resiste a simbolizao, o impossvel, impossvel entretanto ntretanto o real imperativo sobre a verdade e no engana. O real o resto inassimilvel, o gozo, aquilo que no serve para nada. Jacques-Alain Alain Miller no texto "O " real no sculo XXI" realiza uma investigao sobre a combinao entre o capitalismo e cincia modificando a natureza e afirma que "o que e resta do desvanecimento da natureza o que chamamos de real, quer dizer, um resto, desordenado por estrutura" estrutura (2012, p.15) e acrescenta que:
Na psicanlise, no h saber no real. O saber uma elucubrao sobre o real desprovido de todo saber suposto. Pelo menos, foi o que Lacan inventou como o real, a ponto de se perguntar se esse no era seu sintoma, se essa no era a pedra angular que o fazia faz manter a coerncia de seu ensino. O real como sem lei parece impensvel. uma ideia-limite ideia que, primeiramente, quer dizer er que o real sem lei natural (MILLER, 2012, p.15) natural.

Miller acredita que na n transferncia, o sujeito suposto saber busca interpretar o real e a partir dai constitui-se constitui um saber sobre o real. Miller afirma que o real desprovido de sentido, no corresponde a nenhum querer-dizer, querer , sendo que o sentido lhe escapa e h doao de sentido atravs da elucubrao da fantasia. Ento Miller afirma que:
O real entendido desse modo no um cosmos, no um mundo, nem uma ordem, um pedao, um fragmento assistemtico separado do saber ficcional que se produz a partir desse encontro. Esse encontro de 'lalngua' com o corpo no corresponde a nenhuma lei prvia, contingente e sempre perverso. Esse encontro e suas consequncias so o que resta vivaz como sonho, pois se traduz por um desvio do gozo com relao ao que deveria ser. (MILLER, 2012, p.16) p.1

No seminrio 11 Lacan define o que seria o real afirmando que o "real aqui o que retorna sempre ao mesmo lugar - a esse lugar onde o sujeito, na medida em que ele cogita, onde a res cogitans, no o encontra" (LACAN, 1964/1998, 1998, p.52). Bruce Fink busca explicar o que o real para Lacan e afirma que:
[...] o real o que sempre volta ao mesmo lugar: o nmero ou letra excludas. Volta ao mesmo lugar onde o sujeito, na medida em que pensa, a res cogitans ou coisa pensante, no o encontra - isto , no cruza seu caminho, j que ele est radicalmente excludo ali. Logo, a repetio envolve o "impossvel de pensar" e o "impossvel de dizer". dizer" (FINK, FINK, 1997, p.241)
1

Bruce Fink, continuando sua explicao sobre o que seria o real para Lacan introduz o conceito da tiqu iqu, do autmaton e sua relao com o real, e afirma que:
O real aqui o nvel da causalidade, o nvel daquilo que interrompe o funcionamento tranquilo do autmaton, da seriao automtica, sujeita lei regular dos significantes do sujeito no inconsciente. inconscie Ao passo que os pensamentos do analisando esto destinados a perder sempre o alvo do real, conseguindo apenas circular ou gravitar em torno dele, a interpretao analtica pode atingir a causa, levando o analisando a um encontro com o real: tiqu. O encontro ncontro com o real no est situado no nvel do pensamento, mas no nvel onde a "fala oracular" produz no-senso, no senso, aquilo que no pode ser pensamento. pensamento (Ibid. Ibid., p.241-242)

Ento para finalizarmos e no concluir, nenhum nhum significante poder representar o objeto a para preencher o vazio, a falta, a fenda do sujeito. . Lacan atribuiu esse lugar dessa fenda ao real. na cadeia de significantes que ocorre a tentativa de encontrar o objeto excludo, e assim sempre encontramos o novo na impossibilidade impossibilidade de encontrar o mesmo. Assim repetimos sempre o novo, sendo que o objeto a o motor da cadeia do significante. Esse objeto est na dimenso do real, do indizvel, sendo por isso que repetimos o que impossvel de ser simbolizado e recordado. record

Nome: Geraldo Natanael de Lima Data: 19/05/13


1

Mrcio Peter de Souza Leite no texto Os diferentes sentidos do termo Letra em Lacan esclarece qual a diferena entre entre a Letra e o signo para Lacan e afirma que: "Diz Lacan: 'A Letra esta essncia do significante que a distingue do signo' signo , porque signo uma significao para algum e a Letra a essncia do significante e no significa nada para ningum, a Letra no tem t significado algum e tambm no tem um outro que a signifique. Se algum a significar ela no ser a Letra, mas signo". (LEITE, LEITE, 1998, p.02)

BIBLIOGRAFIA CHEMAMA, Roland. Dicionrio de Psicanlise Larousse. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. FINK, Bruce. Prefcio e A causa real da repetio. In: FELDSTEIN, Richard (org.) Para ler o Seminrio 11 de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. KAUFMANN, Pierre. Dicionrio enciclopdico de psicanlise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 11: Os quatros conceitos fundamentais da psicanlise (1964). 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. LEITE, Mrcio Peter de Souza. Os diferentes sentidos do termo Letra em Lacan traduo e adaptao do texto Del matema a la mathesis universalis y retorno retorn a la Letra de J.B. Ritvo. . A Letra, 1998, p.73. Disponvel em: <http://www.marciopeter.com.br/links/e http://www.marciopeter.com.br/links/ensino/letra/6_aula.pdf>. >. Acesso em: 24 out. 2012. MILLER, Jacques-Alain. O real no sculo XXI. XXI Belo Horizonte: EBP, Opo O Lacaniana n 63, 2012.

You might also like