You are on page 1of 3

Administrao da Produo e Operaes Prof.

Ron Rinston Amaury Mendes

Aulas 1 e 2 02 e 03/08/04

Administrao da Produo e Operaes Eu sei que no vou acertar o futuro; alis, eu seu que vou errar sobre o futuro. Mas eu no quero ser eliminado pelo futuro".
Peter L. Bernstein Livro: Desafio aos Deuses

A formao do administrador deve visar prepar-lo para o ambiente mercadol ico de forma a !ue saiba buscar e proporcionar seu aprimoramento e crescimento e tamb"m da empresa em !ue atua. A Administrao da Produo est li ada # ess$ncia da vida empresarial% uma ve& !ue estuda e fomenta o ato de criao de produtos e servios. 'omo definir a APO(

Diz respeito quelas atividades orientadas para a produ o de um bem f!sico ou presta o de um servi o."
Daniel Augusto Moreira

Ou% tamb"m% com um pouco mais de ri or)

#dministra o da $rodu o e %pera &es ' o campo de estudo dos conceitos e t'cnicas aplicveis tomada de decis&es na fun o de $rodu o (empresas industriais) ou %pera &es (empresas de servi os)."
Produo) *oltada para as atividades industriais% de manufatura. Operaes) refere-se #s atividades desenvolvidas em empresas de servios.

+istino entre Produtos e ,ervios Caracterstica Produto 0sto!ues Padroni&ao dos insumos /nflu$ncia da mo-de-obra Padroni&ao dos produtos Indstrias -.sico 'omuns 'omum M"dia1Pe!uena 'omum Empresas de Servi s /ntan .vel /mposs.veis +if.cil 2rande +if.cil

+esafio da Administrao da Produo) Refle3o)


Em 2020 (previso), nos E A, !" #os tra$al%a#ores estaro pro#u&in#o to#os os pro#utos f'si(os (tang'veis), in(lusive agroneg)(ios e *+" #a popula,o ativa estarenvolvi#a na presta,o #e servi,os ($ens intang'veis). .n#e esto lo(ali&a#as as mel%ores oportuni#a#es #e tra$al%o/

Administrao da Produo e Operaes Prof. Ron Rinston Amaury Mendes

4evar o administrador a e3trair das m!uinas% dos m"todos e dos sistemas% a maior produtividade poss.vel considerando as restries !uantitativas e !ualitativas " um dos principais ob5etivos da APO. 6 evidente o aumento do n7mero de empresas prestadoras de servio em comparao #s de transformao de bens. -ocar somente na produo ou no 8c9o de fbrica: seria um anacronismo. A Administrao da Produo tamb"m " responsvel diretamente por) 0ntender os ob5etivos estrat" icos da produo; +esenvolver uma estrat" ia de produo; +esen9ar produtos% servios e processos de produo; Plane5ar e controlar a produo; Mel9orar continuamente o desempen9o da produo.

Modelo <sico de =ransformao)


Recursos de entrada a serem transformados) !ateriais In" rma#es $ecurs s de C nsumid res %% 'input( Instala#es &ess al , Recursos de entrada +e transformao)

Sadas de Entrada )rans" rma*

%%

&r cess de e Servi s

%%

&r dut s %% '+utput(

C nsumid res

Recursos a serem transformados >inputs?)


Materiais) as operaes !ue processam materiais podem tamb"m transformar suas propriedades f.sicas >como forma% composio ou caracter.sticas?. 03.) mudana de locali&ao% mudana de posse% estoca em de produtos. /nformaes) transformam suas propriedades informativas. 03.) contadores% empresas de pes!uisa de mercado e analistas financeiros. 'onsumidores) al uns processos mudam suas propriedades f.sicas e outras operam sob a prestao de servios. 03.) @ospital% sales de bele&a% faculdades.

Recursos de transformao >outputs?)


/nstalaes) pr"dios% e!uipamentos% terreno e tecnolo ia do processo de produo Pessoal) os !ue operam% mant$m% plane5am e administram a produo.

Outputs do processo de transformao)


0m eral% a maioria das operaes produ& tanto produtos como servios. Aesse sentido% " importante salientar !ue as or ani&aes produ&em% a todo instante% bens e servios

Administrao da Produo e Operaes Prof. Ron Rinston Amaury Mendes

internos e e3ternos. ,endo assim% todas as suas partes so operaes. ,uas diferenas so vistas de vrias formas) =an ibilidade) em eral% os bens f.sicos so tan .veis. Pode-se tocar um aparel9o de televiso. B os servios% eralmente% so intan .veis. Ao se pode tocar uma aula de APO. 0stocabilidade) 0m funo de sua tan ibilidade% os bens tamb"m so estocveis% pelo menos por al um tempo aps sua produo. 0ntretanto% os servios so no estocveis. 2raas aos esto!ues% as ind7strias esto mais adaptadas # variao de demanda. =ransportabilidade) bens podem ser transportveis en!uanto os servios no. ,imultaneidade) Os bens f.sicos so !uase sempre produ&idos antes de o consumidor receb$-los% como '+s% por e3emplo. B o servio da venda ocorre simultaneamente com seu consumo. 'ontato com o consumidor) em eral% os consumidores t$m bai3o contato com as operaes !ue produ&em os bens. 'ompra-se um carro mas no se v$ como foi produ&ido. B os servios e3i em um contato maior por causa da simultaneidade de seu consumo e produo. Cualidade) Ao vendo o processo de produo dos bens% eralmente so 5ul ados os produtos com base nos prprios bens. -atores como capacidade% aspecto% rendimento e outros nos a5udam a comprar um computador% uma televiso e diversos outros bens. B os servios% o consumidor !ue muitas ve&es participa diretamente da operao% no 5ul a apenas seu resultado% mas tamb"m aspectos de sua produo.

You might also like