You are on page 1of 2

Gounet, Thomas. Fordismo e Toyotismo na Civilizao do Automvel. O Toyotismo.

dupla origem: tornar as empresas japonesas to competitivas quanto as americanas e a necessidade de aplicar o fordismo de acordo com as condies do Japo. Mtodos de Produo: 1. produo pu ada pela demanda e crescimento pelo flu o. !. limitao do n"mero de operaes em uma f#$rica a %& transporte& produo& estocagem e controle de qualidade. 'ora a produo( todas as outras so redu)idas ao m*nimo( pois no agregam valor. +. fle i$ili)ao do aparato produtivo e fle i$ili)ao da organi)ao do tra$al,o. %. -an$an como meio de organi)ar o estoque e a produo. .. /ma mesma lin,a de montagem deve servir para diversos produtos. 0. terceiri)ao de processos no essenciais. A flexibilidade dos trabalhadores. e ige mais do tra$al,ador do que o fordismo. relao equipe1m#quina ao invs do ,omem1m#quina& gerenciamento $2 stress& a to2ota mantm um m*nimo de oper#rios contratados. 3aso a demanda su$a( ou os tra$al,adores fa)em ,oras e tras ou so contratados tempor#rios. polival4ncia do oper#rio para tra$al,ar em equipe( mas sem uma correo dos sal#rios. 5s empresas japonesas precisaram que$rar os sindicatos para conseguirem impor seu modelo. 6sindicato7casa na nissan& emprego quase pleno na to2ota8. ais !rodutivos. se adaptam mel,or as crises( devido a fle i$ilidade da produo e ao $ai o n*vel de estoques. adaptam7se mel,or 9s mudanas tecnol:gicas. ; to2otismo permite que se ten,a mais fle i$ilidade na introduo de novas tecnologias. Mas a tecnologia no e plica a produtividade. < prefer*vel tra$al,ar com m#quinas simples e confi#veis. 7 resposta a crise do fordismo nos anos =>. ?m lugar do tra$al,o desqualificado( o oper#rio levado a polival4ncia( em ve) da lin,a individuali)ada( ele integra uma equipe. @o lugar da produo em massa para descon,ecidos( tra$al,a um elemento para satisfa)er a equipe que vem logo a sua. A !resso sobre os "on"orrentes. A General otors e o !ro#eto $aturn.

engano so$re a produo japonesa. ?mprego de solues caras e ineficientes. projeto Aaturn: se inspira no mtodo de produo japonesa& aposta na tecnologia e se associa ao sindicato. as solues encontradas no impedem que a BM perca mercado. 5 f#$rica mais produtiva era a @ummi( em parceria com a to2ota. desco$re7se que os ro$Cs so pouco confi#veis( pouco fle *veis( muito dispendiosos e requerem uma mo de o$ra mais qualificada que preciso formar. a$andono da soluo tecnol:gica na Aaturn e criao de um sistema de controle de qualidade. Duatro etapas: ignora o perigo& confunde as solues& entende que o pro$lema est# na organi)ao da produo& adapta o to2otismo as particularidades dos ?ua. %ma an&lise marxista. a mais7valia pode ser consumida pela pr:pria $urguesia ou investida na f#$rica para gerar um novo ciclo.

a acumulao importante pois significa crescimento cada ve) maior. ?sse o o$jetivo de uma empresa. 5 e trao da mais7valia a $ase da acumulao. quando no so l*deres( a mais7valia no suficiente para continuar o c*rculo virtuoso. ?las precisam ento: E Fuscar 'undos em organismos financeiros ou na $olsa. Mas isso fica cada ve) mais dif*cil. E adquirir novas empresas por incorporao ou fuso e aproveitar uma racionali)ao de produo ou a renta$ilidade dessa empresa. ?stratgia e ige recursos e no garantida. E aumentar a mais7valia na produo que elas controlam por meio do aumento da e plorao dos tra$al,adores( da imposio de preos mais $ai os aos su$contratados( e automati)ar7se. Mas essas solues tem limites: presses so$re fornecedores e oper#rios tem limites e no podem aumentar de uma ,ora para a outra a produo. E imitar o sistema dos l*deres. modelo de civili)ao do autom:vel: acumulaes individuais que se atropelam umas as outras para aca$ar se confrontando e distri$uindo7se. 5 $usca individual por acumulao causa uma tend4ncia a queda da ta a de lucro( que causado porque os investimentos so cada ve) maiores com retornos cada ve) menores. Gsso causaria o fim do capitalismo. $urla7se essa queda transformando a organi)ao da produo( fa)endo o capital girar mais depressa e redu)indo o capital investido. 5 "nica sa*da para conseguir competir copiar os modos de produo ou se orientar a nic,os especiais. o pro$lema desco$rir o sistema de tra$al,o e que ele insepar#vel do conte to institucional e sociopol*tico. ? tem que se criar esse conte to. atrao de mo7de7o$ra a partir do aumento do sal#rio. Mas esse aumento tem como o$jetivo a concorr4ncia. no ,# esperana de progresso social nas mos do patronato. o just in time aumenta a carga de tra$al,o( introdu)indo a fle i$ili)ao da jornada em n*vel m# imo. Gntensificao do tra$al,o. 5 polival4ncia aumenta a responsa$ilidade do tra$al,ador sem aumentar proporcionalmente a remunerao. 5umenta a precari)ao( j# que recorre muito mais a su$contratao. ? depois de dar $enef*cios aos tra$al,adores e coopt#7los( esses $enef*cios dei am de ser v#lidos. Observa'es Finais. penetrao do novo mtodo de produo em outros setores. ; sistema s: favorece a minoria de acionistas e diretores e no os tra$al,adores. aumenta a estratificao social( pois somente os oper#rios das f#$ricas principais go)am das $enesses desse sistema( criando uma Haristocracia oper#riaI. ? por fim ao papel dos sindicatos nesse processo. Jeve ele se juntar aos interesses da empresaK

You might also like