You are on page 1of 23

Lngua Portuguesa e Matemtica 9 Ano Ensino Fundamental

Nome do(a) Aluno(a):


___________________________________________________________________

Turma: ________Turno: _________

Nome da Escola:
___________________________________________________________________

Avaliao 6 SAEP/2013

Palmas-TO/2013

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

Prefeitura Municipal de Palmas Secretaria Municipal da Educao

Prezado aluno(a): Para que a Secretaria Municipal da Educao de Palmas possa melhorar o ensino, precisamos saber um pouco mais sobre voc. Por isso, estamos lhe entregando um Caderno de Avaliao que contm questes de Lngua Portuguesa e Matemtica. A finalidade desta avaliao melhorar o ensino de sua escola. Antes de dar suas respostas, leia as instrues abaixo.

9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


INSTRUES GERAIS
Voc est recebendo um Caderno de Avaliao de Lngua Portuguesa e Matemtica e um Carto de Respostas. Comece escrevendo seu nome completo, nome da escola, turma e turno. Leia com ateno antes de responder e marque suas respostas neste caderno. Cada questo contm uma NICA resposta correta. Faa um X na opo que voc escolher como certa. 03 Em Pedro saiu cedo de casa. Ele levou seu gato e seu pssaro ao veterinrio, a palavra Ele est substituindo (A) gato. (B) carro. (C) pssaro. (D) Pedro.

Procure no deixar questo sem resposta. Voc ter 25 minutos para responder cada bloco. Aguarde sempre o aviso do aplicador para comear o bloco seguinte. Quando for autorizado pelo aplicador, transcreva suas respostas para o Carto de Respostas, utilizando caneta de tinta azul ou preta. Exemplo: se, na questo 1, voc escolheu a letra A, marque sua resposta desta maneira:

O Carto de Respostas no poder ser devolvido em branco, nem dever ser rabiscado, amassado, alterado ou rasurado. Em caso de dvidas ou engano, solicite ajuda ao aplicador.

VIRE A PGINA SOMENTE QUANDO O APLICADOR AUTORIZAR. VOC TER 25 MINUTOS PARA RESPONDER AO BLOCO 1.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

BLOCO 1 LNGUA PORTUGUESA

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

BLOCO 01 LNGUA PORTUGUESA

GOLFINHO PEDE SOCORRO A MERGULHADOR PARA SE LIVRAR DE LINHA DE PESCA Comportamento um exemplo da inteligncia do animal, diz especialista. At mesmo os pesquisadores se surpreenderam com o que aconteceu entre um golfinho e um mergulhador. O golfinho no estava nos melhores dias. Nadava com dificuldade e se movia devagar. At que ele encontrou um grupo que fotografa raias. Meio carente, ele girou o corpo na direo da luz. O mergulhador percebe logo que uma linha de pesca sai da boca do golfinho e d vrias voltas no corpo do bicho. E pior: um anzol est fincado na nadadeira esquerda. O golfinho chegou e se virou: parece pedir ajuda. O mergulhador tenta romper a linha com a mo, mas no d certo. Ele saca, ento, uma tesoura e chama o golfinho de volta. As mos tremem de nervoso, mas o golfinho fica ali, paradinho. [...] "Eu estava com a tesoura perto dos olhos dele, e ele estava confiante. O golfinho sabia que eu s queria ajudar", disse o mergulhador. Foi cortando, foi cortando... A linha aos poucos foi se soltando. Eram uns trs metros, segundo o mergulhador. [...] "Golfinhos selvagens no se aproximam de pessoas. Foi especial ele ter feito isso", ressalta Keller. " realmente um evento muito raro. Esse comportamento um exemplo da inteligncia do golfinho. Ele tinha um problema, detectou possveis solues e, o mais importante, visualizou a funo que um mergulhador poderia ter diante de uma situao", diz Alexandre Azevedo. Inteligente e paciente. Depois de dois minutos e meio de espera, o golfinho estava livre do anzol e voltou a balanar a cauda pelas guas do Pacfico. Keller j encontrou o amigo de novo. Duas semanas atrs, um golfinho com as mesmas marcas na pele foi na direo dele, deu trs voltas fazendo a maior festa. Ele pensou: "S pode ser ele". "Eu no falo a lngua dos golfinhos, mas foi legal poder dizer E a, tudo bem?", conta o mergulhador. Para Keller, quem mergulha tem que estar disposto a libertar os animais e, assim, salvar o planeta, um golfinho de cada vez.
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/06/golfinho-pede-socorro-mergulhador-para-se-livrar-de-linha de-pesca.html - ltimo Acesso em 12/06/2013.

10

15

20

25

QUESTO 01 (SAEP 2013) O trecho que revela uma opinio sobre o fato: ... Duas semanas atrs, um golfinho com as mesmas marcas na pele foi na direo dele, deu trs voltas fazendo a maior festa (l. 23), : (A) S pode ser ele. (B) E ai, tudo bem? (C) ...parece pedir ajuda. (D) ...ele girou o corpo na direo da luz. QUESTO 02 (SAEP 2013) O trecho que contm uma opinio (A) E ai, tudo bem? (B) ...parece pedir ajuda. (C) Foi cortando, foi cortando... (D) Nadava com dificuldade e se movia devagar.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

Revista de Divulgao Cientfica para Crianas - CHC/ Ano 26 / N 246/ Junho de 2013.

QUESTO 03 (SAEP 2013) De acordo com o texto, os animais que erguem as penas quando se sentem ameaados so (A) os sapos. (B) os gatos. (C) as aves. (D) as hienas. QUESTO 04 (SAEP 2013) O trecho que evidencia a linguagem informal (A) ... as demais espcies preferem caar suas presas para com-las fresquinhas. (B) Tanatose o nome que cientistas do para essa reao extrema ao medo... (C) Ao tirarmos o feijo do saco para prepar-lo... (D) C entre ns, a tanatose algo muito arriscado, no mesmo? QUESTO 05 (SAEP 2013) No texto, a expresso O predador nhac!, significa que o predador (A) finge de morto. (B) brinca de morto. (C) come depressa, sem muito esforo. (D) come devagar, com muito esforo.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

Morrer ridculo A morte, por si s, uma piada pronta. Voc combinou de jantar com a namorada, est em pleno tratamento dentrio, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartrio, colocar gasolina no carro e, no meio da tarde, morre. Como assim? E os e-mails que voc ainda no abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que voc prometeu dar tardinha para um cliente? No sei de onde tiraram esta ideia: MORRER!!! A troco? Voc passou mais de dez anos da sua vida dentro de um colgio estudando frmulas qumicas que no serviriam pra nada, mas se manteve l, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educao fsica, quase perdeu o flego, mas no desistiu. Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dvidas quanto profisso escolhida, mas era hora de decidir, ento decidiu, e mais uma vez foi em frente... De uma hora pra outra, tudo isso termina numa coliso na freeway, numa artria entupida, num disparo feito por um delinquente que gostou de seu tnis. Qual ? Morrer um chiste*. Obriga voc a sair no melhor da festa sem se despedir de ningum, sem ter danado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua msica preferida. Voc deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha mida no varal, e penduradas tambm algumas contas. Os outros vo ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que voc deixou durante uma vida inteira. Logo voc, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu. Que pegadinha macabra: voc sai sem tomar caf e talvez no almoce, caminha por uma rua e talvez no chegue prxima esquina, comea a falar e talvez no conclua o que pretende dizer. No faz exames mdicos, fuma dois maos por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e morre num sbado de manh! Isso para ser levado a srio? Tendo mais de cem anos de idade, v l, o sono eterno pode ser bem-vindo. J no h mesmo muito a fazer, o corpo no acompanha a mente, e a mente tambm j rateia, sem falar que h quase nada guardado nas gavetas. Ok, hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo? Morrer cedo uma transgresso, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer um exagero. E, como se sabe, o exagero a matria-prima das piadas. S que esta no tem graa. Por isso viva tudo que h para viver. No se apegue s coisas pequenas e inteis da vida... Perdoe... Sempre!!! Adiar... Adiar... Adiar... Ser sempre o melhor dos caminhos? * Chiste: expresso que provoca riso; graa, pilhria.
BIAL, Pedro. Morrer ridculo. Disponvel em:<www.alashary.org/cronicas_de_pedro_bial_pedro_bial>. Acesso em: 12 jan. 2012. Pedro Bial nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1958.

QUESTO 06 (SAEP 2013) O texto trata da morte (A) repentina. (B) esperada. (C) planejada. (D) programada.
6

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

QUESTO 07 (SAEP 2013) No trecho ... Voc deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha mida no varal, e penduradas tambm algumas contas., a expresso destacada indica (A) que as contas esto penduradas em um varal. (B) que as contas so guardadas em um varal. (C) que as contas foram pagas na data de vencimento. (D) que as contas no foram pagas at a data de vencimento.

QUESTO 08 (SAEP 2013) Na tirinha, o desejo do sapo era (A) no aparecer nenhuma mosquinha. (B) aparecer uma mosca para ele comer. (C) aparecer uma mosca para ele brincar. (D) aparecer uma mosca para lhe fazer companhia.

QUESTO 09 (SAEP 2013) No poema, a repetio da expresso vai devagar refora a ideia de (A) alegria. (B) agitao. (C) monotonia. (D) empolgao.
7

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

QUESTO 10 (SAEP 2013) Em cidade do interior, muito comum as pessoas ficarem em suas casas observando o que acontece nas ruas. O trecho do poema que refora essa ideia (A) ...as janelas olham. (B) Casas entre bananeiras. (C) Um homem vai devagar. (D) Eta vida besta, meu Deus.

QUESTO 11 (SAEP 2013) O uso de letras maisculas no terceiro quadrinho indica que Calvin est (A) chorando. (B) vibrando. (C) torcendo. (D) gritando.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

BLOCO 2 LNGUA PORTUGUESA

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

BLOCO 02 LNGUA PORTUGUESA

Revista de Divulgao Cientfica para Crianas - CHC/ Ano 26 / N 246/ Junho de 2013.

QUESTO 01 (SAEP 2013) Alguns vrus so mutantes porque (A) ocorrem erros na sua multiplicao. (B) ocorrem xitos na sua multiplicao. (C) os novos vrus sempre so iguaizinhos ao vrus de origem. (D) eles no precisam de outras clulas para se multiplicarem. QUESTO 02 (SAEP 2013) A finalidade do texto (A) divertir. (B) informar. (C) descrever. (D) denunciar.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

10

Regio do Jalapo ameaada por soja rica em vertebrados Na queda-de-brao entre a conservao da biodiversidade do cerrado e o avano das monoculturas, o resultado de uma expedio cientfica feita no Jalapo (TO) d novos argumentos aos defensores da fauna e da flora. A viagem pela estao ecolgica Serra Geral do Tocantins catalogou 14 novas espcies de vertebrados. So oito de peixes, trs de rpteis --incluindo um lagarto sem patas--, uma de anfbio, uma de mamfero e uma de ave. Os cientistas tambm mostraram que alguns grupos zoolgicos s existem naquela regio do pas. "Isso ocorre com os peixes. Em nmeros de espcies, podemos dizer que a rea at pobre, mas os representantes desse grupo esto praticamente restritos ao local", explica o bilogo Cristiano Nogueira, da ONG CI (Conservao Internacional). Ele um dos 26 pesquisadores que estiveram na Serra Geral no incio do ano. Cientistas de instituies como a USP (Universidade de So Paulo) e a Universidade Federal do Tocantins tambm participaram da expedio cientfica. Ao todo, existem na estao 440 espcies de vertebrados j identificadas pelos pesquisadores. "Temos agora um conhecimento relevante da regio. A estao est ainda bem preservada, mas isso no significa que no existam ameaas no local", afirma Nogueira. Segundo o bilogo, um dos problemas a soja. "A estao pega os Estados do Tocantins e da Bahia. E, neste ltimo, j existe uma presso feita pela monocultura."
EDUARDO GERAQUE, Folha de S.Paulo.

QUESTO 03 (SAEP 2013) No texto, o argumento utilizado para mostrar a necessidade da conservao da biodiversidade do cerrado (A) Segundo o bilogo, um dos problemas a soja. (B) "A estao pega os Estados do Tocantins e da Bahia. (C) Ele um dos 26 pesquisadores que estiveram na Serra Geral no incio do ano. (D) Os cientistas tambm mostraram que alguns grupos zoolgicos s existem naquela regio do pas. QUESTO 04 (SAEP 2013) O texto trata (A) do sistema de plantio e explorao do solo no Jalapo. (B) dos pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins. (C) da descoberta de novas espcies de vertebrados no Jalapo. (D) do lagarto sem patas encontrado na Serra Geral do Tocantins. QUESTO 05 (SAEP 2013) No trecho Cientistas de instituies como a USP (Universidade de So Paulo) e a Universidade Federal do Tocantins tambm participaram da expedio cientfica..., o uso de parnteses serve para (A) empregar grias. (B) isolar uma palavra. (C) fazer um comentrio. (D) explicar o significado de uma sigla.

Leia com ateno e lembre-se de marcar apenas uma alternativa.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

11

Recado ao senhor 903 Vizinho Quem fala aqui o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua prpria visita pessoal devia ser meia-noite e a sua veemente reclamao verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razo. O regulamento do prdio explcito e, se no o fosse, o senhor teria ainda ao seu lado a Lei e a Polcia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e impossvel repousar no 903 quando h vozes, passos e msicas no 1003. (...) Peo-lhe desculpas e prometo silncio. Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse porta do outro e dissesse: Vizinho, so trs horas da manh e ouvi msica em tua casa. Aqui estou. E o outro respondesse: Entra, vizinho, e come de meu po e bebe de meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida curta e a lua bela
BRAGA, Rubem. Recado ao senhor 903. In: ANDRADE, Carlos Drummond de et alii. Para gostar de ler. Crnicas. So Paulo: tica, 1975.

QUESTO 06 (SAEP 2013) No texto todos os vizinhos so identificados por um nmero. Esse recurso utilizado para (A) facilitar o contato entre os moradores das grandes cidades. (B) facilitar a entrega de correspondncias nos prdios, onde h muitos apartamentos. (C) criticar desumanizao na cidade grande onde as pessoas so apenas nmeros. (D) elogiar desumanizao na cidade grande onde as pessoas so apenas nmeros. QUESTO 07 (SAEP 2013) Na expresso a vida curta, a palavra que poderia substituir o termo curta (A) breve. (B) longa. (C) demorada. (D) prolongada.

QUESTO 08 (SAEP 2013) O que provoca humor na tirinha (A) o uso do adjetivo importantssima. (B) a ambiguidade da palavra macaco. (C) o desespero do menino Maluquinho. (D) a solidariedade da personagem Carolina.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

12

QUESTO 09 (SAEP 2013) No quadrinho, a cena principal se desenrola em (A) uma rua. (B) um circo. (C) um parque. (D) uma garagem. FACEBOOK O VILO DO BOLETIM, DIZ ESTUDO Na ltima semana, foi publicado um estudo feito na Holanda que sugere uma relao entre o uso do Facebook e um pior desempenho dos alunos na escola. Apesar de ser uma pesquisa inicial, feita com cerca de 200 jovens, ela traz consideraes interessantes. Segundo o estudo, jovens que ficam conectados a redes sociais tm notas 20% piores do que aqueles que no permanecem conectados. Qual seria a causa? Quem usa internet sabe que comum ter vrias janelas e canais de comunicao abertos ao mesmo tempo. Assim, enquanto faz pesquisas escolares e estuda, o jovem tambm conversa com amigos, posta mensagens e fotos, checa o que seus amigos escrevem, baixa msica e v filmes.[...] Muito j se disse sobre a capacidade dessa gerao de ter uma ateno flutuante, ou seja, poder fazer vrias coisas ao mesmo tempo, sem prejuzo da qualidade com que executa as atividades. Vamos combinar que isso difcil de acreditar, no ? H um limite para isso! Alm do que, quem passa horas conectado s redes sociais acaba tendo menos tempo para estudar. Alis, esse foi outro resultado da pesquisa. Talvez tudo isso aponte para uma constatao bvia: para focar sua ateno na hora de estudar, talvez seja uma boa ideia ficar offline das redes sociais. Da mesma maneira que bom desligar a TV na hora de ler um livro, certo? [...]
Jairo Bouer. Folha de S.Paulo, So Paulo, 13 set. 2010.Folhateen, p. 5. (Fragmento). Folhapress.

QUESTO 10 (SAEP 2013) No texto, o argumento utilizado para mostrar que o Facebook o vilo do boletim (A) Apesar de ser uma pesquisa inicial, feita com cerca de 200 jovens, ela traz consideraes interessantes. (B) Segundo o estudo, jovens que ficam conectados a redes sociais tm notas 20% piores do que aqueles que no permanecem conectados. (C) Quem usa internet sabe que comum ter vrias janelas e canais de comunicao abertos ao mesmo tempo. (D) Muito j se disse sobre a capacidade dessa gerao de ter uma ateno flutuante, ou seja, poder fazer vrias coisas ao mesmo tempo.

Texto I A princesa e o sapo Era uma vez, em um pas muito distante, uma linda princesa, muito meiga. Certo dia estava ela a sonhar com o prncipe que a levaria a um castelo de ouro, quando eis que surge um sapo desesperado a lhe dizer: Linda princesa, eu j fui um prncipe muito bonito. Uma bruxa m lanou-me um encanto e me transformou neste sapo asqueroso. Um beijo teu, no entanto, h de me transformar de novo num belo prncipe; a vamos nos casar e constituir um lar feliz no meu lindo castelo, todo enfeitado de ouro. A princesa sorriu, chegou-se para perto do sapo e beijou-o. Imediatamente o bicho asqueroso transformou-se: um belssimo prncipe surgiu-lhe frente. Casaram-se e foram felizes para sempre.
Will Eisner

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

13

Texto II Conto de fadas para mulheres do sculo XXI Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecolgicas, se deparou com uma r. Ento, a r pulou para o seu colo e disse: Linda princesa, eu j fui um prncipe muito bonito. Mas uma bruxa m lanou-me um encanto e eu transformei-me nesta r asquerosa. Um beijo teu, no entanto, h de me transformar de novo num belo prncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha me poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveramos felizes para sempre E ento, naquela noite, enquanto saboreava pernas de r saut e, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava...Nem morta!
Lus Fernando Verssimo

QUESTO 11 (SAEP 2013) Ao compararmos os dois textos correto afirmar que (A) somente o texto I fala do amor como um ideal de vida. (B) somente o texto II fala do amor como um ideal de vida. (C) os dois textos tratam do amor como um ideal de vida. (D) nenhum dos textos trata do amor como um ideal de vida.

14
SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

BLOCO 3 MATEMTICA

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

15

BLOCO 03 - MATEMTICA Questo 01 (SAEP 2013) A figura abaixo mostra a estrutura de metal que sustenta o telhado de uma residncia. Devido presena da caixa dgua, as peas so cortadas com dois metros de comprimento e colocadas a meia distncia das extremidades A e C da laje. Assim, ABD um tringulo retngulo de catetos com trs metros e dois metros. O comprimento da pea de metal com extremidades em A e B aproximadamente de (A) 3 metros. (B) 3,6 metros. (C) 4,6 metros. (D) 2,7 metros. Questo 02 (SAEP 2013) Ludovico tinha R$1620,00 depositados em uma conta bancria. Em uma semana ele fez os seguintes saques: no domingo sacou R$ 880,00; na tera R$ 780,00 e na sexta R$ 444,00. O saldo na conta de Ludovico aps estes saques igual a (A) 384 (B) - 384 (C) - 494 (D) - 484 Questo 03 (SAEP 2013) Uma mquina fotogrfica custava R$ 600,00. No dia das mes, esta mquina foi vendida com um desconto de 10% e, logo depois, sobre o novo preo sofreu um aumento de 10%. Questo 04 (SAEP 2013) Voc sabia? No ano de 1916, as Olimpadas deveriam ocorrer na Alemanha, porm, em funo da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olmpicos foram cancelados. Em funo da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olmpicos de 1940 e 1944 tambm foram cancelados. XIV Olimpada, foram os Jogos Olmpicos realizados pela segunda vez em Londres - aps doze anos de interrupo devido II Guerra Mundial. As edies voltaram a ocorrer a partir de 1948.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos

O seu preo atual, em reais, (A) 694,00. (B) 594,00. (C) 484,00. (D) 494,00.

A expresso algbrica que representa a regularidade das realizaes das Olimpadas no mundo ps-guerra Ar = 1948 + 4 (N 1), sendo Ar o ano de realizao e N o nmero de edio. O ano que corresponde a realizao da 18 Olimpadas ps-guerra (A) 2016. (B) 2014. (C) 2020. (D) 2024.
16

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

Questo 05 (SAEP 2013) Em uma fbrica so produzidas 5 peas a cada 40 segundos. A tabela a seguir mostra a quantidade de peas que so produzidas em termo da quantidade de segundos. 40 80 120 160 200 Tempo (segundos ) Quantidade de peas produzidas 5 10 15 20 25

Depois de 10 minutos a quantidade de peas produzidas (A) 75 (B) 85 (C) 65 (D) 95 Questo 06 (SAEP 2013) Na figura abaixo temos uma rvore que mede 6m de altura. Ser fixada uma escada a 2m de sua base para que um homem possa podar os seus galhos. O menor comprimento que esta escada dever ter (A) (B) (C) (D)2 m m m

Questo 07 (SAEP 2013) A representao fracionria do nmero racional 1,25 (A) (B) (C) (D)

Questo 08 (SAEP 2013) O custo mdio da comida na cidade de Palmas representado pela figura abaixo

A relao entre as grandezas preo e peso (A) so diretamente proporcionais. (B) so inversamente proporcionais. (C) uma diretamente proporcional ao quadrado da outra. (D) uma inversamente proporcional ao quadrado da outra.
17

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

Questo 09 (SAEP 2013) Calcular o valor numrico de (A) -1 (B) 1 (C) -3 (D) 2 Questo 10 (SAEP 2013) Uma pesquisa coletou opinies de homens e mulheres sobre a preferncia de canais de televiso. Os dados esto resumidos na tabela abaixo. , para m = - 2 e n = - 1

O grfico que melhor representa os dados da tabela : (A) (B)

(C)

(D)

Questo 11 (SAEP 2013) Em uma concessionria em Palmas h oferta de carro zero quilmetro com o valor final R$ 31.948,00 . Veja o anncio abaixo:

Um cliente que adquirir o automvel nessas condies pagar o carro em (A) 44 meses. (B) 48 meses. (C) 52 meses. (D) 56 meses.
SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

18

BLOCO 4 MATEMTICA

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

19

BLOCO 04 - MATEMTICA Questo 01 (SAEP 2013) Para cercar o curral de sua fazenda com fios de arame, Godofredo contratou um profissional. A quantidade de arame que Godofredo deve comprar para realizar esse trabalho foi representada, em metros, pela expresso:

(20

+ 10

)m

Nessas condies, Godofredo comprar aproximadamente (A) 77,40 m de fio. (B) 80,10 m de fio. (C) 78,90 m de fio. (D) 79,80 m de fio. Questo 02 (SAEP 2013)
A Serra das Traras (ou Serra das Palmas) uma serra localizada entre os municpios brasileiros de Paran, no Tocantins, e Cavalcante, em Gois que possui uma altitude aproximada de 1.340m.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_das_Trairas

A viagem de finalistas da turma do Pedro foi Serra das Traras. Uma das atividades da viagem foi uma caminhada, subindo a serra. Para facilitar a subida, a caminhada foi dividida em 3 percursos da seguinte forma: 1 Percurso metade da caminhada

2 Percurso 3 Percurso

da caminhada da caminhada em metros (C) 670m. (D) 502,5m.

O percurso representado pela expresso (A) 1680m. (B) 167,5m.

Questo 03 (SAEP 2013) Observe a reta numrica

A letra K est assinalando o nmero 0,18. O nmero que a letra M est marcando (A) 0,4 (B) 1,8 (C) 0,33 (D) 0,08

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

20

Questo 04 (SAEP 2013) A Escola Municipal Jorge Amado realiza todos os anos uma gincana cultural com suas turmas. As turmas so representadas pelas letras A, B, C, e D. Os resultados obtidos foram os seguintes:

A ordem crescente das turmas (A) C < A< B< D (B) C< A < D < B (C) D < B < C < A (D) C < B < A < D Questo 05 (SAEP 2013) Observe a tabela abaixo.

(I)

( II )

( III )

( IV )

A frao de suco em um refresco feito com 2 partes de suco e 3 de gua A frao (A) I

Divida 2 refrigerantes entre 5 crianas

So duas bolas em cada um dos cinco pacotes.

So cinco livros para dois alunos.

pode ser usada para representar a situao: (B) II (C) III (D) IV

Questo 06 (SAEP 2013) A expresso que corresponde ao permetro do polgono abaixo : (A) P= 4a + 2b + 2c (B) P= 4a + 3b + 3c (C) P= 3a + 2b + 3c (D) P= 5a + 2b + 2c

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

21

Questo 07 (SAEP 2013) Quatro amigos: Rafael, Simone, Josefa e Jonas saram juntos para comer uma pizza. Rafael comeu da pizza, Simone

Josefa

, Jonas

. Os amigos que comeram a mesma

quantidade de pizza so: (A) Rafael e Jonas (B) Rafael e Simone (C) Josefa e Simone (D) Josefa e Jonas Questo 08 (SAEP 2013) Um campeonato de futebol foi disputado em turno e returno, num total de 42 jogos. O nmero de jogos pode ser calculado pela frmula matemtica J = n2 n, onde J o nmero de jogos e n a quantidade de times. A quantidade de times que participaram deste campeonato foi (A) 5 times. (B) 6 times. (C) 7 times. (D) 8 times. Questo 09 (SAEP 2013) Os eixos das coordenadas dividem o plano em quatro regies chamadas de quadrantes, e numeradas como indica a figura abaixo. A coordenada (-10 , 9) est localizada no (A) 1 quadrante. (B) 2 quadrante. (C) 3 quadrante. (D) 4 quadrante.

Questo 10 (SAEP 2013) O chapu de festa de aniversrio de criana em forma de cone. Sabendo-se que o dimetro do chapu de 20cm e a altura 15cm, o volume desse chapu de (A) 250 cm3 (B) 350 cm3 (C) 450 cm3 (D) 500 cm3
Sugesto: o volume do cone um tero da rea da base vezes a altura.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

22

Questo 11 (SAEP 2013) Na casa do Sr. Joo tem uma caixa dgua, onde as medidas internas tem formato de paraleleppedo retangular, cujas medidas so: 1,4m; 1,0m ; 0,8m. Em um ms ele consumiu 7,84m3 de gua. A quantidade de vezes que a caixa dgua encheu no ms foi (A) 3 vezes. (B) 5 vezes. (C) 7 vezes. (D) 9 vezes.

SAEP Sistema de Avaliao Educacional de Palmas (TO) Avaliao 6 Setembro/2013

23

You might also like