You are on page 1of 2

ACETILENO Concluso

Observou-se que ao colocar permanganato de potssio no tubo de ensaio contendo acetileno a colorao mudou de violeta para um precipitado marrom, devido a reduo no NOX de mangans +7 para mangans +4, havendo tambm formao de precipitado de hidrxido de potssio. Observou-se pela reao de acetileno e nitrato de prata amoniacal a formao de precipitado porque alcinos cidos comcertos ons de metais pesados (como os ons de prata) formam alcinetos insolveis. A formao de um precipitado constitui por conseqncia, uma indicao da existncia de hidrognio em ligao com carbono participante em ligao tripla.

a) Quais os processos de obteno do acetileno? R: O acetileno pode ser produzido por meio da reao de carbureto de clcio com gua, ou por pirlise de vrios hidrocarbonetos. b) Cite algumas aplicaes do acetileno. R: Devido a sua queima extremamente exotrmica, usado em larga escala na solda autognica, no corte de metais por maarico, na fabricao de objetos de vidro e em diversos processos que requeiram altas temperaturas. Dentre suas aplicaes na indstria qumica como matria-prima, encontra-se a sntese de centenas de compostos, dentre os quais os mais destacados so o etileno, o etanol, diversos compostos organoclorados, especialmente solventes como o clorofrmio e o cido actico. utilizado tambm na produo de borracha sinttica e polmeros. c) Por que a chama do acetileno brilhante e fuliginosa? R: Pois na reao do acetileno com oxignio ocorre uma combusto incompleta. d) Escreva as reaes da produo do acetileno a partir do carbonato de clcio. CaCO3CO2 + CaO CaO+3CCaC2+CO2 CaC2 + 2 H2O C2H2 + Ca(OH)2 e) Na mistura do acetileno com o permanganato houve reduo do sal e conseqente oxidao do acetileno. Explique. R: Sim, isto se observa pela mudana de cor obtida pela mistura ao final da reao, sendo o permanganato um agente oxidante, e portanto o etino sofre oxidao. f) Pesquise a respeito da oxidao branda eenrgica doa alcinos. A oxidao branda ocorre em meio bsico ou neutro, j a oxidao enrgica ocorre em meio cido. g) Qual a diferena entre um Alcino verdadeiro e um falso Alcino? R: O Alcino verdadeiro constitudo por uma tripla ligao entre dois carbonos ligados

a dois hidrognios ( H-CC-H), e um Alcino falso constitudo por uma tripla ligao entre dois carbonos ligados a grupos R (R-CC-R). h) Qual ser o produto da oxidao enrgica , em meio cido, de um Alcino falso e de um Alcino verdadeiro? R: R: Oxidao enrgica - A oxidao enrgica dos alquinos por permanganato segue uma reao semelhante oxidao enrgica dos alquenos. Carbonos primrios do CO2 e H2O, secundrios do cidos carboxlicos e tercirios, cetonas. Oxidao por KMnO4 Oxidao branda- Nessa reao, a tripla ligao no chega a se romper, e aos carbonos so adicionados oxignios. Os produtos dependem dos tipos de carbono iniciais. Geralmente resulta um aldedo ou uma funo mista, como n exemplo abaixoum catoaldedo:

You might also like