You are on page 1of 13

CAPUANO, C. de S.

Dossi Revisitando Jos Saramago

Vozes femininas no teatro de Jos Saramago Cludio de S Capuano*

RESUMO Vozes femininas no teatro de Jos Saramago. Este trabalho tem como objetivo iniciar uma reflexo sobre o papel das mulheres nas peas de Jos Saramago. Escolhemos trs personagens, a partir de trs textos: Claudia (de A Noite - 1979); Francisca de Arago (de Que farei com Este Livro - 1980?) - e Pica (de A Segunda Vida de Francisco de Assis - 1987). Eles so bons exemplos do que Saramago pretende fazer, quando trata ficcionalmente figuras femininas. Sua maneira de ver o mundo pode ser encarada como metfora daquilo que realmente deveramos fazer todos os dias, talvez para mudar o nosso modo de vida. As peas so textos menos complexos, mas podemos reconhecer a ironia e a inteligncia de Saramago, como ocorre em seus famosos romances. Palavras-chave: Jos Saramago; Litertura Portuguesa; Teatro ABSTRACT Female voices in Jos Saramagos theater. This paper aims to reflect upon the role of women in Jos Saramagos plays. Three characters were chosen from the following texts, respectively: Claudia (A Noite - 1979), Francisca de Arago (Que farei com este livro? - 1980) and Pica (A segunda de Francisco de Assis - 1987). They are good examples of Saramagos intention when building female figures in fiction. His perspective may be understood as a metaphor for what people should really do in their everyday lives, perhaps to change their way of living. Those plays may be considered less complex texts, but it is possible to recognize Saramagos irony and intelligence in them, as in his famous novels. Key words: Jos Saramago Portuguese Literature Theater

* possui graduao em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Letras (Cincia da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Letras pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente desenvolve pesquisa sobre o teatro de Jos Saramago, tendo finalizado um estgio ps-doutoral sobre o tema, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a superviso da Professora Dra. Carlinda Fragale Pate Nuez. Professor Adjunto I de Literatura Portuguesa no Departamento de Letras e Comunicao Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Lngua Portuguesa, Literatura Brasileira e Afro-brasileira. Suas pesquisas centram-se prioritariamente nas relaes entre Histria e Literatura. Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

11

Vozes femininas no teatro...

Eu sei que existe uma histria que no foi contada. No tenho nenhuma dvida de que teramos uma outra histria se ela fosse escrita pelas mulheres que ficaram enquanto seus maridos iam guerra. Jos Saramago

1. Introduo A presena de personagens femininas nas narrativas saramaguianas , sem dvida, uma marca da criao ficcional do romancista. Pode-se at mesmo afirmar que se trata de uma espcie de chave de leitura de seus livros, j que aponta uma verdadeira lgica interna a evidenciar uma possvel leitura de mundo. O mesmo ocorre na sua produo teatral, com as personagens femininas das cinco peas escritas para encenao (acrescentando-se a Don Giovani ou o dissoluto absolvido). Sejam personagens ficcionais ou figuras resgatadas (e recriadas) de relatos histricos, as mulheres tm, no texto teatral de Jos Saramago, papel decisivo no andamento da ao e no prprio entendimento da matria abordada que se quer do leitor/espectador. Histria, ironia e metfora so frequentes ferramentas na construo dos textos. A leitura das peas primeira vista menos dificultosa, talvez por se tratarem de estruturas dramticas a serem encenadas. No entanto, ao sairmos da superfcie do texto e penetrarmos em camadas menos evidentes, deparamo-nos com um nvel de complexidade comparvel ao dos romances do escritor. No poucas vezes, o produto literrio final capaz de fazer com que o leitor possa, por exemplo, olhar para o passado e rel-lo, luz das provocaes apresentadas no texto / em cena. Selecionamos aqui trs personagens das trs primeiras obras teatrais do autor. Da pea A Noite, temos Cludia, jovem estagiria na redao de um jornal. Em Que farei com este livro?, surge Francisca de Arago, uma dama da rainha, que conduzir os principais acontecimentos, no mbito da pea, em torno da publicao de Os Lusadas. Por fim, em A Segunda Vida de Francisco de Assis, ser a me do protagonista a figura a estabelecer o contraponto entre o poder institudo e uma outra lgica em face de um mundo corrompido pela ganncia, movido pela busca insana pelo lucro a qualquer preo.

2. Histria e jornalismo em A Noite A histria comparece em A noite, pea de 1979, de forma bastante peculiar. Os personagens, todos eles ficcionais (no sentido de no corresponderem a figuras histricas), circulam em um mesmo tempo/espao: a redao de um jornal em uma noite corriqueira de trabalho. Todos trabalham em suas respectivas funes, para que mais uma edio do peridico circule na manh seguinte. A obra no pretende, portanto, retrabalhar um evento histrico em si, mas a princpio representar um ambiente de trabalho como palco de discusses ideolgicas.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

12

CAPUANO, C. de S.

No primeiro ato, tomamos contato com personagens (ou grupos deles), representantes, no microcosmo da Redao, no s de camadas sociais, mas de verdadeiros escaninhos ideolgicos, oprimidos pelo regime totalitrio em vigor no Portugal de ento. Ser no segundo ato que a noite calma se transforma no decisivo momento de virada poltica em Portugal, depois de cerca de meio sculo de salazarismo: a ao da pea se d na noite de 24 para 25 de abril de 1974. Quando a Redao do jornal segue em uma tranquila noite de trabalho, com a edio do jornal praticamente encerrada, chega a notcia de que ganha as ruas um movimento, possivelmente para derrubar o governo. A partir da, j no segundo ato da pea, instala-se na Redao uma luta ideolgica entre os que veem na situao uma possvel luz de liberdade h muito perdida, e a cpula do jornal, que segue obedientemente as orientaes do governo. A questo acrescentar ou no no jornal quase finalizado alguma meno ao movimento que est comeando, sem se saber ainda sequer as tendncias de desfecho: cair o governo ou ser ele capaz de reprimir o movimento? Pensar o momento da Revoluo dos Cravos a partir da produo de discursos literrios parece ter sido uma constante para Jos Saramago no final dos anos 70. Alm da pea A noite, surgida em 1979, o escritor publicou a crnica Papis de Identidade, no ano anterior. Em 1980, o primeiro da srie dos grandes romances consagradores do escritor Levantado do Cho culmina com o momento final do salazarismo. interessante observar a variedade em termos de gneros discursivos utilizados pelo autor para, de alguma forma, escrever sobre o tema: a crnica com cunho ensastico, o drama teatral e o romance. No caso especfico de A Noite, lidar com jornalismo tambm lidar com a histria. Facilmente aceita-se tal afirmativa, se concordarmos com as palavras de Marc Kravetz a esse respeito:
Jornalistas e historiadores participaram conjuntamente num mesmo empreendimento em busca do conhecimento, atravs, como em qualquer bom empreendimento, de uma certa diviso do trabalho. Aos primeiros caberia estudar o presente e as suas incertezas, aos segundos, o passado e as suas zonas de sombra; aos artesos do quotidiano, a febre da actalidade, aos ourives do intemporal, a angstia da perspectiva; aos caadores do acontecimento a colheita dos factos acabada de fazer, aos batedores de arquivos a paciente reconstruo de um mundo desaparecido /.../ (KRAVETZ, 1986, p. 89)

Guardemos a ideia em relao a jornalistas e historiadores... A pea A Noite trabalha com elementos quase totalmente ficcionais. Afirma-se isso, at porque o prprio Jos Saramago apontou, em nota ao texto da pea, elementos autobiogrficos utilizados na composio da pea. De fato, Horcio Costa, em Jos Saramago o perodo formativo, percebe tais aspectos na pea:
Portanto, duas circunstncias, uma de ordem histrica, outra de ordem individual, autobiogrfica, respondem pela escolha do tema. Em A Noite, Saramago d o seu testemunho de intelectual que por dcadas teve que conviver com a represso salazarista, sobre a superao desta pela conjuno das foras que possibilitaram o 25 de abril. (COSTA, 1997, p. 121).

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

13

Vozes femininas no teatro...

Contudo, no nos ateremos a isso, por ser do nosso interesse, no presente trabalho, uma personagem feminina, de presena secundria na ao, mas que possui importante funo na leitura que fazemos do texto. Jovem estagiria na Redao, Cludia uma personagem ficcional (entenda-se aqui a ideia de que ela nem uma figura histrica, nem foi inspirada em algum da vida real). Com poucas, mas contundentes falas, suas intervenes sempre apresentam algo a mais ao espectador. O texto teatral pressupe, na sua prpria estrutura de construo discursiva, uma eventual encenao. Diferentemente de uma narrativa, em que caber ao narrador as devidas contextualizaes, no teatro juntam-se ao texto elementos outros, tais como a interpretao da fala, a caracterizao do ambiente, a presena viva do interlocutor, que muito contribuem para a significao que uma determinada sequncia textual pode assumir. o que nos ensina Wolfgang Iser, ao apresentar o modelo de atos de fala:
/.../ os atos da fala no so simplemente frases, mas sim frases situadas como enunciaes verbais, o que vale dizer que so articuladas a situaes, ou seja, a contextos determinados. Por isso, por seu uso que se constitui o sentido das enunciaes verbais. Os atos da fala so unidades comunicativas da fala, que transformam as frases situadas e, assim, em enunciaes verbais que ganham seu sentido pelo uso. (ISER, 1996, p. 104).

Tendo isso em mente, uma fala a princpio banal, por exemplo, pode ter sua significao bastante amplificada. o que vemos na frase aparentemente solta da estagiria, pela qual registra-se a crtica censura imposta aos meios de comunicao, e passividade dos que compem a redao daquele jornal:
JOSEFINA: /.../ Uma Redaco decente no esta algazarra, quer-se silncio. CLUDIA: E quanto mais silncio melhor. (O tom de quem pensa noutra coisa) (AN, p. 117)1

dessa maneira que Jos Saramago consegue emprestar personagem, secundria na ao da pea, um interessante relevo. Sutilmente, o leitor/espectador, vai percebendo no apenas de que lado a estagiria est, mas tambm sua prpria orientao ideolgica. Ainda de acordo com as ideias de Iser, que as frases do ato da fala sempre sempre dependem de um contexto (1996, p. 105), contexto esse que a situao dramtica do teatro favorece. Assim sendo, uma fala de tal natureza se valoriza, pois o ato da fala nunca idntico mera seqncia de suas frases, mas se estabiliza atravs da referncia a uma situao, assim como por meio de pressupostos produzidos por suas frases (1996, p. 105). Por essas pequenas e grandes nuances aderidas figura de Cludia, percebe-se que ela uma personagem que pode ser lida como uma espcie de metfora viva da necessidade de renovao (juventude) no meio daquela redao, mas tambm da reviso do lugar de onde se fala (lugar outro, da mulher talvez). Sendo jovem e mulher, destemida e inteligente, sua presena aponta

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

14

CAPUANO, C. de S.

subliminarmente a ideia de que falta quele ambiente, at certo ponto metonmia da prpria sociedade acovardada pela represso poltico-ideolgica, espritos jovens e renovadores. Por outro lado, de nada adiantaria renovar os recursos humanos da redao/sociedade, se se continuasse a encarar o jornal/mundo por uma tica conservadora. Esse lugar outro, o da mulher, no apenas enquanto gnero, mas como metfora da voz pouco ouvida, poderia ser talvez um caminho. No gratuitamente sair dela uma das principais crticas s relaes de trabalho estabelecidas na Redao do jornal quela altura. Diz a personagem em conversa com Torres, experiente jornalista inconformado com a passividade de seus colegas de profisso:
CLUDIA: (Desanimada.) A gente sonha, e depois a realidade o que se v, no o que sonhamos. Vim to contente para o jornalismo! s vezes, at me punha a rir sozinha. Pensar que ia escrever nos jornais, e que as pessoas iriam ler-me, iriam pensar no que eu tinha pensado... TORRES: Pensar o que tu tinhas pensado?... CLUDIA: No, no isso, no est a perceber. Eu disse: pensar no que eu tinha pensado. Faz muita diferena. Eu no queria que o leitor fosse pensar como eu, mas sim que ficasse a pensar naquilo que eu tinha pensado. Depois ele l resolveria como havia de pensar. (Sorri de si prpria.) Ingenuidades! (Com desalento.) Agora j sei como as coisas so. Passei para o lado de dentro e no gostei do que vi, no gosto do que vejo. Mas o mais certo que no quererei outra vida que no seja esta. Pode ser que o mundo d uma volta. (AN, p. 130)

Em tempos de censura, de total cerceamento das atitudes e principalmente do pensamento crtico, essa personagem, a mais jovem, que saber se posicionar em relao aos acontecimentos, quando a revoluo comea a tomar a rua:
CLUDIA: Manuel Torres, queres a minha opinio? Queres a opinio de quem acaba de viver um ano nestes ltimos cinco minutos? Deves ir para a rua, saber o que se passa. Esta gente vai enganar-nos. Percebi o que me querias dizer. Sim, a questo o jornal. Vai para a rua, no irs ganhar a revoluo, mas vai para a rua. Sai enquanto ele est ao telefone. TORRES: E tu aguentas-te sozinha com eles? CLUDIA: Hei-de aguentar. E a Oficina ajudar. No estou sozinha. (AN, p. 130)

Cabe aqui retomar a ideia da relao entre o jornalista e o historiador. Se nos lembrarmos das ideias de Marc Kavetz, h pouco citadas, perceberemos que a atividade do jornalista, especialmente aquele que sai a campo em busca da notcia, muito se aproxima de uma perspectiva de trato com a histria, a chamada histria imediata. Aquilo que potencialmente poder ser noticiado e / ou representar um acontecimento determinante de algum processo mais amplo,
Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

15

Vozes femininas no teatro...

por certo ser primeiramente apreendido pela atividade do jornalista. tal papel que a personagem Cludia sugere que Torres assuma. claro que no nos esquecemos aqui das palavras do prprio Lacouture, na abertura de suas reflexes sobre o tema, no texto A histria imediata: Imediata mesmo? Isto , instantnea em sua apreenso, simultnea em sua produo, virgem de qualquer mediador? Imaginar isso praticamente neg-la /.../ (LACOUTURE, 1990, p. 215). No caso especfico do personagem, o imediatismo de sua atividade remete-se ideia de instantaneidade: preciso ir s ruas colher as informaes sobre o movimento que talvez se inicie. No entanto, suas observaes, que determinaro a escrita dos fatos por sua tica, certamente ter as mediaes inerentes aos condicionadores de uma operao historiogrfica, como postulou Michel de Certeau no texto justamente intitulado A operao historiogrfica (CERTEAU, 1982, p. 65-119). No h espao na ao da pea para se chegar at as questes inerentes produo da notcia, j que a ao termina apenas com a deciso do diretor, por presso de Torres e dos funcionrios da oficina, de se noticiar que havia sim um movimento contrrio ao governo tomando as ruas na madrugada de 25 de abril de 1974. o princpio do processo de fixao dos acontecimentos enquanto histria, como, alis, adverte Pierre Nora em relao aos fatos acontecidos: O fato de terem acontecido no os torna histricos. Para que haja acontecimento necessrio que seja conhecido (NORA, 1988, p. 181). Espcie de microcosmo da sociedade, a Redao contm elementos que representam tanto o conformismo diante de dcadas de represso, quanto os que se insurgem como podem. Os primeiros, alis, so bem mais numerosos que os segundos, que encontram respaldo entre os da tipografia. Ali est a camada cujo trabalho o mais pesado, at mesmo braal, e que, na sua eventual paralisao ou ausncia, determinam se o jornal ser ou no materializado. Percebe-se a a ideologia do discurso de Jos Saramago, tentando fixar na pea uma tendncia social. o que afirma Horcio Costa: A Noite pode ser vista, acertadamente, como um exemplo do teatro ideologicamente engajado, j que as suas coordenadas poltico-ideolgicas, bem como a antes referida radicao histrica, esto nela plenamente delineadas. (COSTA, 1997, p. 221) Em A Noite, h uma intelectualidade consciente e politizada, representada por Torres e Cludia, que tem como base a classe operria, na Redao, representada pelos tipgrafos. Por fim, e curiosamente, h a voz aparentemente secundria, a da estagiria Cludia, em dilogo com a experincia do jornalista Torres, a denunciar com sutileza a situao vivida dentro do jornal, e dentro do pas.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

16

CAPUANO, C. de S.

3. Em torno de uma publicao, Cames e Francisca Surgida em 1980, ano do quarto centenrio da morte de Lus de Cames, a pea Que farei com este livro?, certamente a mais importante das cinco incurses de Jos Saramago no teatro, trata, entre outros temas, da dificuldade de se publicar uma obra complexa como Os Lusadas em um Portugal imerso em um ambiente inquisitorial. A ao da pea se d em torno de 1570, quando o poeta, retornado da sia, tenta em vo conseguir publicar a sua pica. Na pea, ser Francisca de Arago figura decisiva nas negociaes em torno da publicao de Os Lusadas. Personagem histrica, adaptada ao, a dama da rainha, D. Catarina de ustria, teria supostamente sido namorada de Cames antes de sua viagem ao oriente. Francisca representa uma espcie de voz de sensatez que guia o Cames-personagem pelos meandros da corte. No mbito da pea, delineiam-se dois grupos. Por um lado, h a cpula do poder. Estariam a as figuras diretamente ligadas ao rei D. Sebastio: os irmos Martim e Lus da Cmara, respectivamente secretrio de Estado e confessor do monarca. Os irmo Cmara representam o poder oficial dos jesutas sobre o reino naquele momento. Do outro lado h o grupo da rainha, que engloba D. Catarina de ustria e o Cardeal D. Henrque, inquisidor-mor, respectivamente a viva e o irmo do rei D. Joo III (av e tio av de D. Sebastio), ao lado dos quais esto os dominicanos, avessos hegemonia jesutica. As questes ideolgicas encontram-se, portanto, muito bem postas na pea, como alis uma constante na obra do autor, como nos alerta o professor Jos Ornelas:
Quando Saramagoreflecte sobre a Histria, nas suas obras, ele sempre faz ver ao leitor que uma ideologia que determina a representao histrica. A palavra ideologia, no sentido que se usa neste ensaio, um processo mediante o qual se criam significados, valores e normas na vida social; tambm se relaciona com as ideias que contribuem para tornar legtimo o poder de um grupo social especfico (ORNELAS, 2007, p. 216)..

O primeiro encontro entre ela e o poeta na pea se d numa cena em que Cames, de joelhos diante do rei, pede ao soberano que sejam ouvidos trechos de seu poema pico (ou mesmo apenas as oitavas a ele dedicadas), no sentido de tentar angariar o apoio real. Do rei Cames no recebe sequer um gesto, ou uma palavra. Francisca, uma das damas da rainha presentes na comitiva real, aps esse momento, em que no vista por Lus Vaz, procura-o e no esconde de ningum, principalmente de Ana de S, me de Cames, seu sentimento pelo poeta e sua inteno de ajud-lo:
ANA DE S: a rainha quem vos manda? Trazeis um recado do pao? Meu filho foi l h dois dias... FRANCISCA DE ARAGO: No trago recado do pao. Sou eu o meu recado. (QFL, p. 41)

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

17

Vozes femininas no teatro...

Da resposta ousada que Francisca d a me de Cames, extramos dois sentidos. Ela portadora dos caminhos que levaro o poeta a conseguir imprimir o livro, e ela tambm um oferecimento de amor ao poeta, o que pode ser entendido na pea como a causa da ressurreio social de Lus de Cames. Francisca de Arago faz o que est a seu alcance para ajudar Cames. atravs dela que possvel perceber mecanismos interessantes que movem as resolues oficiais. Por isso, a dama da rainha pea fundamental para que os obstculos que impedem a publicao do livro sejam aos poucos vencidos. Assim, atravs de caminhos outros, que fogem aos rumos oficiais, que Cames consegue ver sua obra ao menos apreciada por uma autoridade. Uma publicao, apesar de ser assunto da esfera pblica, tem que percorrer o caminho privado dos bastidores do poder para que tenha chance de ser levada em conta. De nada adianta o poeta rogar ao rei em pessoa, pois o que vale so as influncias, que Francisca de Arago, por amor, na pea, pde lhe oferecer. Observa-se na fala de Francisca a paixo nas atitudes, na crena em valores que vo sendo negligenciados naqueles tempos, associando-se a ela a honestidade e a objetividade que as aes deveriam ter para que se conseguisse xito na luta de Cames pela publicao do poema.
FRANCISCA DE ARAGO: E agora, Lus Vaz, basta de falar de amores. Os passados passaram j, os futuros faro mais do que falar. Vou amar-vos outra vez, mas agora tratemos dos vossos negcios. LUS DE CAMES: No esto bem encaminhados... FRANCISCA DE ARAGO: Tero caminho. Copiai-me a vossa obra das navegaes, eu falarei rainha, arranjarei modo de fazer chegar uma palavra ao rei, tenho alguma influncia no pao. Fidalgos haver decerto que se interessaro por vs. A vossa grande navegao terminou, chegastes a bom porto, vereis que tudo ir mudar. LUS DE CAMES: Que nimo tendes. FRANCISCA DE ARAGO: No era eu assim quando me conhecestes? Quem sabe se s no me reconheceis assim? /.../ (QFL, p. 45-46)

O que as aes posteriores e esse dilogo denunciam o descompasso entre o racional, isto , entre o que deveria ser valorizado, o que deveria ser importante para o reino, e o que de fato ocorre na corte. O amor comparece na pea como fora motriz dos acontecimentos, mas sobretudo como algo desmistificado, pois encontro e desencontro a uma s vez. A este respeito conversam as duas mulheres:
ANA DE S: Que nome dissestes?

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

18

CAPUANO, C. de S.

FRANCISCA DE ARAGO: Francisca de Arago. Conheci o vosso filho h muitos anos. ANA DE S: Lembro-me do vosso nome... FRANCISCA DE ARAGO: H filhos que amam tanto suas mes que no podem calar a elas os amores que tm por outras mulheres. Ama-vos assim Lus Vaz? ANA DE S: Se o que dissestes realmente medida de muito amor, vim agora a saber o amor de meu filho. Mas, vs, que lhe quereis, depois de tantos anos? Lus Vaz no aquele moo formoso que partiu para a ndia... FRANCISCA DE ARAGO: Tambm ns j no somos as mulheres que o vimos partir. ANA DE S: Vs sois formosa. Eu sou a me. (QFL, p. 42)

J fizemos, em outra ocasio, consideraes s questes relativas ideia de amor, aos cuidados, que aparecem nos dilogo entre Cames e Francisca, em clara referncia lrica camoniana: A ideia do cuidado remete ao campo semntico primitivo do amor,o que faz do sentimento, segundo as ideia de Jorge de Sena, fora motriz que a tudo move no texto camoniano (CAPUANO, 2007, p. 163). Movida pelo sentimento, mas sobretudo por estar afinada a um pensamento humanista posto em cheque pela Inquisio, a voz de Francisca de Arago o principal fio condutor da ao da pea, alm de ser um elo entre mundos separados por abismos: de um lado a cpula do poder, e os nobres; de outro, o pensamento humanista, com o qual se alinha o poeta.

4. Crtica ao capitalismo desmedido, Francisco de Assis atualizado Surgida em 1987, A segunda vida de Francisco de Assis apresenta-nos uma ao que se d na atualidade, com personagens buscados na histria e na biografia do religioso medieval. Na pea, a ordem Franciscana encontra-se transformada em uma empresa, cujo objetivo, capitalista que , resume-se a uma nica palavra: lucro. Ressurgido sem maiores explicaes, Francisco entra na ao para obviamente ser um contraponto ideologia da companhia, que se desvirtuara radicalmente dos princpios do franciscanismo original. A situao por si s alegrica. Alegoria que, por sinal, tinha muita importncia nas representaes medievais, conforme formula Erich Auerbach: (...) para certos grupos no contexto da espiritualidade medieval, a alegoria significava algo mais real do que significa hoje para ns; na alegoria, as pessoas viam uma realizao concreta do pensamento, um enriquecimento das possibilidades de expresso (Auerbach, 1997, p. 68).

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

19

Vozes femininas no teatro...

A pea marcada por incessantes embates entre Francisco e alguns de seus antigos seguidores, alm de seu pai. Pica, a me de Francisco, desde o incio da ao se coloca como entrave entre ela mesma - e talvez os ideias franciscanos originais - e Elias, o mais prximo seguidor de Francisco. De acordo com a historiografia medieval, a partir de sua morte, Frei Elias passou a agir de forma duvidosa, tendo inclusive mandado destruir a antiga porcincula, local predileto do monge, onde ele prprio quis morrer. Identificado na pea apenas pelo nome, Elias tem em Pica um misto de aliada e rival, numa relao sempre tensa, como demonstra a passagem abaixo:
ELIAS: /.../ Pedro ainda est no gabinete? PICA: Ainda. ELIAS: E tu ests nos teus dias de secura. Custar-te-ia muito ser um pouco mais explcita? PICA: possvel ser ainda mais explcita? Fizeste-me uma pergunta, respondi, que mais querias? (SVFA, p. 170)

O primeiro seguidor de Francisco e sua me no podem ver-se livres um do outro em funo daquilo que os une, mas as divergncias so flagrantes:
ELIAS: /.../ O que quero saber se Pedro ainda est no gabinete. PICA: Eu, Pica, chefe das secretrias desta companhia, informo Elias, presidente dela e delas, que Pedro, seu director-geral e homem de confiana, se encontra no gabinete, onde, como de costume, espera ordens. ELIAS: Se tu no fosses quem s... PICA: Se eu no fosse quem sou, tu no serias o que chegaste a ser. J pensaste que, por esta maneira, tambm sou tua me? E que, portanto, o teu prprio irmo que te olha por cima do meu ombro? ELIAS: Daria muito para ver-me livre de ti, ou dominada. PICA: Serias capaz de expulsar-me? Serias capaz de matar a tua me, irmo do meu filho? (SVFA, p. 171)

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

20

CAPUANO, C. de S.

A me de Francisco tambm, ao lado de Clara e Ins, uma personagem cuja funo mediar as tenses entre o filho retornado e a empresa, na qual ela prpria e o marido trabalham. Isso significa estar entre o prprio filho, de um lado, e Elias e Pedro, seu marido, de outro. Metfora da prpria criao, me humanizada, Pica por um lado, procura mostrar a Elias, com sua insatisfao, o absurdo em que se transformou a causa franciscana, alm denunciar o autoritarismo do discurso masculino. O prprio Francisco, por sinal, aponta a subalternidade feminina, em dilogo ao final da pea:
FRANCISCO: /.../ Mas voltemos s mulheres. Conheces a histria do homem que comprou um co para ter em quem mandar? At hoje as mulheres tm sido o co do homem, sem ofensa. Minha me, por exemplo, aquela que me gerou e pariu, foi o co de meu pai. (SVFA, p. 219)

como se isso fosse mais que simples constatao, um metafrico apelo: se a dico do mundo se modificasse, se se convertesse em voz feminina... No caso da pea, a voz de Pica, enquanto mediadora, procura explicitar para Elias todo o seu autoritarismo desmedido. Igualmente, busca mostrar a Pedro e a Francisco o tom de sua intransigncia, e a Francisco, por fim, sua prpria arrogncia ao trazer para si uma verdade inconteste. Na pea, isso se revela pelo desejo obsessivo de destruir a companhia, para poder louvar a pobreza. A questo que a pobreza, hoje misria, no passvel de louvor. Assim o diz Pedro, o rei dos pobres:
PEDRO: /.../ ao louvares a pobreza, afirmaste a bondade do sofrimento dos pobres. Este o pecado de que nenhuma absolvio te lavar. (SVFA, p. 221)

Por fim, cabe a ela to somente rejeitar o sedutor convite de ocupar na empresa a cadeira que antes cabia o marido, para seguir o filho (que volta a adotar o nome primeiro: Joo), na sua nova cruzada: a luta contra a pobreza. dela a ltima fala na pea:
ELIAS: /.../ Aonde vais? PICA: Vou ajudar Joo a escrever a sua primeira pgina. (SVFA, p. 223)

5. Concluso O discurso ficcional de Jos Saramago, apoiado em discursos outros como o da histria ou mesmo o da histria da escrita dessa mesma histria (dita oficial), seria incuo, se no se propusesse ao exerccio de desestabilizao de ideias institudas. Enquanto procedimento de escrita, sua criao literria, nesses casos, parte da documentao histrica para construir uma

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

21

Vozes femininas no teatro...

fico provocativa, j que permite ao receptor, alm do prazer do contato com a sagacidade dos bons textos literrios, a possibilidade de uma reflexo a respeito do passado, tal como ele nos chega por meio do discurso historiogrfico oficial. Nesse sentido, dois elementos apresentam-se como recursos discursivos mpares de sua escrita: ironia e metfora. A ironia fomenta a reflexo, pois sempre fruto da engenhosidade discursiva que busca representar uma possvel leitura de mundo, avessa obviedade, afeita valorizao do homem sobre todas as coisas. Mais sutil, a metfora comparece nos textos como recurso de significao: o que intraduzvel por palavras, pode ser aludido por metforas. O que a noite, seno a metfora da obscuridade de tempos de represso? No entanto, mais que isso, quando reduzida ao seu sentido mais prprio, as horas entre o anoitecer e o amanhecer remetem s limitaes que um prolongado estado de treva imps ao pas. o momento de fazer vir uma manh de luz, depois de uma prolongada noite. O que o livro, que seria lido por sucessivas geraes, seno a prpria possibilidade de escrita da ptria, a partir das suas prprias leituras? De que vale, por fim, uma segunda vida, se no for para resgatar um entendimento, agora atualizado em um mundo em que as relaes de poder evoluram ao ponto de gerar um abismo entre a dignidade dos humildes e a total falta dela em um mundo de misria? Pelo teatro, possibilidade de experimentao em cenas da vida quotidiana, percebe-se quo irnico pode ser um mundo que retoma historicamente situaes comparveis, num interminvel repetir de vozes incapazes de criticar sua prpria dico. Vozes femininas, muitas vezes anacrnicas, aparecem nesse tipo de teatro, como ndice da necessidade de se refletir, olhando por novos ngulos, sobre antigos problemas.

6. Referncias AUERBACH, Erich. Figura. So Paulo: tica, 1997. CAPUANO, Cludio de S. Tudo que trago so papis: histria, escrita e ironia no teatro de Jos Saramago. Cabo Frio: Ferlagos, 2007. CERTEAU, Michel de. A operao historiogrfica. In: A escrita da histria. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1982. COSTA, Horcio. Jos Saramago, o perodo formativo. Lisboa: Caminho, 1997. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: Uma teoria do efeito esttico. vol. 1. So Paulo: Ed. 34, 1996.

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

22

CAPUANO, C. de S.

KRAVETZ, Marc. Os jornalistas fazem a histria. In: ____ et alii. Histria e nova histria. Lisboa, Teorema, 1986. LACOUTURE, Jean.A histria imediata. In: Le Goff, Jacques. A Histria nova. So Paulo, Martins Fontes, 1990. NORA, Pierre. O retorno do fato. In: NORA, Pierre & LE GOFF, Jacques. Histria: Novos Problemas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988. ORNELAS, Jos N. Articulaes da Histria na obra de Jos Saramago. In MEDEIROS, Paulo de e ORNELAS, Jos N. Da possibilidade do Impossvel: Leituras de Saramago. Utrecht: Portuguese Studies Center, 2007. SARAMAGO, Jos. A noite. In SARAMAGO, Jos. Que farei com este livro? So Paulo: Companhia das Letras, 1998. ____. A segunda vida de Francisco de Assis. In SARAMAGO, Jos. Que farei com este livro? So Paulo: Companhia das Letras, 1998. ____. Que farei com este livro? So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

(Footnotes) 1 A partir daqui, passarei a me refeir s peas pelas siglas NA (A noite), QFL (Que farei com este livro?) e SVFA (A segunda vida de Francisco de Assis). Submisso e aprovao: 2011

Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropdica, v. 33. n 2 julho / dezembro 11-23 2011

23

You might also like