You are on page 1of 20

A CONSTITUIO DE ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL PARA BIBLIOTECAS ESCOLARES: A ESCOLA COMO MERCADO E AS ESCOLHAS EDITORIAIS SILVA, Bruna Lidiane

Marques da UFMG brunalidiane@gmail.com MORAIS, Elaine Maria da Cunha UFMG elainemariamorais@hotmail.com GT-07: Educao de Crianas de 0 a 6 anos

Resumo Este trabalho, resultado parcial de um programa de pesquisa mais amplo Catlogos de publicaes para criana: distribuio, recepo e uso no contexto escolar, tem como objeto os primeiros acervos de literatura destinados ao pblico infantil no contexto do PNBE/2008 Programa Nacional de Biblioteca da Escola SEB/MEC. Dentre as noventa e nove editoras que inscreveram ttulos para a Educao Infantil, 36 delas tiveram livros selecionados para compor um dos trs acervos, de vinte livros cada. A discusso sobre os possveis critrios de escolha adotados, problematizam as relaes entre a escola e o mercado editorial do pas. Alm disso, possvel identificar, ainda que preliminarmente, com que concepes de literatura e de infncia os editores operam.

Palavras-chave: Literatura Infantil; leitura escolar; polticas pblicas e escolhas editoriais

Que a literatura infantil nasceu comprometida com a educao em detrimento da arte, eis a tese fundamental que ainda desafia inmeros pesquisadores brasileiros comprometidos com esse campo de estudos. A literatura infantil caracteriza-se, essencialmente, pelo pblico a que se destina e, por essa razo, tem sido historicamente contestada, em seu estatuto esttico e artstico. Mas, para que nossas reflexes possam dar conta das condies e das possibilidades do seu uso pela escola preciso suspender, temporariamente, nossas inquietaes acadmicas e mergulhar nas prticas escolares da sala de aula, onde o uso de textos denominados literatura infantil massivo e irreversvel. O que no significa que todo texto seja reconhecido como literatura infantil, ou reflita o que se requer do texto que se denomina literatura para crianas.

GPELL - Grupo de Pesquisa do Letramento Literrio/Ceale/FaE/UFMG - Programa de Ps Graduao em Educao - Orientadora: Prof. Dra. Aparecida Paiva.

Esta posio se explica facilmente. Se a literatura infantil se relaciona to intimamente, para no dizer se identifica, com a escola, a sua produo e o seu uso nos colocam uma questo fundamental: o seu estatuto literrio. Para muitos estudiosos, a literatura infantil, discurso em geral didatizado e moralizante, o lugar prprio do ensino e da aprendizagem; e, como tal desprovida esteticamente dos atributos prprios do texto literrio. E se o seu uso tem uma histria marcadamente escolar, no h como conferir-lhe estatuto de literatura. Da a polmica que j conferiu, e ainda confere, a essa produo, diferentes denominaes: literatura infantil, literatura para crianas, literatura infanto-juvenil, entre outras. O que no significa, de modo algum, a resoluo do problema; ela , ao contrrio, uma produo sempre colocada sob suspeita quando os crivos estticos so postos em operao. Nosso objetivo, portanto, analisar essa produo e sua destinao educativa, tentando superar os obstculos tericos advindos de posturas reducionistas e promovendo, na medida do possvel, o desaparecimento dos preconceitos que cercam a produo para crianas, o que torna possvel, em nosso ponto de vista, o progressivo acesso ao seu estatuto literrio. Esse estatuto possui especificidades, uma lgica que escapa elaborao do que classicamente convencionamos denominar literatura, da a sempre de adjetivao dessa produo. A literatura infantil , portanto, uma literatura que tematiza a questo esttica da literatura em geral, propondo chaves de leitura prprias a essa produo.

Pretendemos partir dessa problemtica para analisar a importante deciso do MEC que, pela primeira vez, incluiu no edital do PNBE/2008 Programa Nacional de Biblioteca da Escola ( programa iniciado em 1997) a constituio de acervos para o segmento Educao Infantil. Assim, um dos objetivos deste texto justamente refletir sobre o processo de constituio desses acervos, especificamente a resposta das editoras a esse edital, por meio da inscrio de ttulos que julgaram ser adequados a esse pblico. O que pretendemos, enfim, discutir essa produo, a partir das escolhas editoriais, problematizando seus possveis critrios de seleo.

Este texto dividido em quatro partes. A primeira parte, introdutria, Literatura Infantil: definies e limites, expe panoramicamente um pouco da histria da constituio dessa rea e conceitos de infncia, leitura literria, escolarizao da literatura e letramento literrio. A segunda parte, PNBE: dados histricos do Programa e da edio de 2008, contextualiza rapidamente o programa e apresenta dados da edio de 2008 relativos ao segmento Educao Infantil. A terceira parte, Livros selecionados: as determinaes do edital e as apostas

editoriais, discute o papel do editor e as escolhas por ele realizadas. A quarta e ltima parte, Que criana, qual literatura?, apresenta algumas possibilidades de desdobramentos a cerca das relaes entre mercado editorial e mercado escolar e as concepes de criana a elas subjacentes.

1. Literatura infantil: definies e limites A formao inicial do leitor em nossa sociedade se d, sobretudo, atravs do texto literrio. Muitas crianas tm contato com a leitura de fico desde o incio da vida e esse contato se intensifica com a entrada na escola. A formao do leitor literrio se apresenta como uma das grandes preocupaes dos professores, tanto de portugus quanto daqueles que iro mediar os contatos dos alunos com os livros de literatura nos primeiros anos de escolaridade. Atualmente, o acesso das crianas ao livro de literatura infantil permitido pelo aumento da oferta editorial desse gnero e, tambm, por possuir um forte vnculo com a escola.

Vrios pesquisadores tm buscado conceituar a produo literria destinada infncia. Destacamos algumas questes presentes no debate atual: Ser esse um gnero especfico da literatura? Que caractersticas essa literatura possui para ser determinada como infantil? Que relaes estabelece com a escola e com a formao da criana? Segundo Zilberman,
(...) os primeiros livros para crianas foram produzidos ao final do sculo XVII e durante o sculo XVIII. Antes disso, no se escrevia para elas, porque no existia a infncia. Hoje, a afirmao pode surpreender; todavia, a concepo de uma faixa etria diferenciada, com interesses prprios e necessitando de uma formao especfica, s aconteceu em meio Idade Moderna (Zilberman, 2003, p. 15).

De acordo com Gouvea (2003), a concepo moderna de infncia fruto de um longo processo histrico que culminou na percepo da criana como distinta psquica, cognitiva e afetivamente do adulto. Conforme afirma a autora, a construo da idia da especificidade da infncia diretamente relacionada constituio da escola moderna, espao privilegiado de aprendizagem e preparao para o mundo adulto (Gouvea, 2003, p. 14). Uma cultura infantil foi sendo criada ao longo da histria da cultura ocidental, quando a criana assumiu um lugar diferenciado do adulto. Gouvea afirma que
(...) tal cultura historicamente elaborada formada a partir de um repertrio de produes culturais jogos, brincadeiras, msicas, histrias que expressam a especificidade do olhar infantil, olhar este construdo atravs do processo histrico de diferenciao do adulto (Gouvea, 2003, p. 18).

A expanso da literatura infantil deve-se a sua associao ao novo modelo de escola que surgiu com a burguesia ascendente dos sculos XVIII e XIX. Naquele momento, a literatura era tida como um instrumento da pedagogia, por se vincular a ela e ajud-la a atingir seus objetivos. Zilberman (2003), ao analisar, a produo literria daquela poca, constata que os primeiros livros para a infncia foram escritos por educadores e pedagogos e possuam um forte objetivo educativo. Como lembra Zilberman (2003), essas especificidades podem causar grandes prejuzos literatura infantil que no aceita como arte, por ter uma finalidade pragmtica; e a presena do objetivo didtico faz com que ela participe de uma atividade comprometida com a dominao da criana (p. 16).

Ainda segundo Zilberman (2003), quando se procura uma construo propriamente literria no texto produzido para a criana, podem ser encontrados os benefcios que a histria traz ao leitor. Esse gnero possui uma peculiaridade artstica por no conhecer fronteiras. De acordo com a autora,
(...) o livro infantil desconhece um tema especfico, no determinado por uma forma (seja verso ou prosa, novela ou conto) e, ainda, escorrega livremente da realidade para o maravilhoso. Alm disso, incorpora ao texto a ilustrao e admite modalidades prprias, como o conto de fadas ou a histria com animais (Zilberman, 2003, p. 47).

Dar um estatuto literrio literatura infantil um impasse com o qual se defrontam muitos pesquisadores da rea. Parece que esse gnero j adquiriu em seu nascimento um pecado original, o de ter nascido comprometido com a educao, em detrimento da arte (Aguiar, 1999, p. 243). De modo que, atribuir literatura infantil um carter educativo e formador, no um processo recente. A transmisso de valores e de ideologias est presente nos textos destinados a criana por sua prpria condio de produo, afinal, existe uma relao assimtrica entre o emissor (adulto) e o receptor (criana). Como existe uma tendncia de a gerao mais velha instruir a mais jovem, o escritor, muitas vezes, imprime um esprito didtico nos livros para as crianas. No entanto, essa assimetria, em decorrncia da supremacia da produo adulta sobre a recepo infantil, precisa ser superada para que haja uma plena realizao literria. Para isso, necessrio que o escritor compreenda a peculiaridade da criana e se engaje num exerccio de adaptao.

Para Zilberman, a literatura infantil poder atingir seu valor esttico se:
(...) reproduzir, nas obras transmitidas s crianas, as particularidades da criao artstica, que visa interpretao da existncia que conduza o ser humano a uma compreenso mais ampla e eficaz de seu universo, qualquer que seja sua idade ou

situao intelectual, emotiva e social. Assim, somente quando a meta se torna o exerccio com a palavra, que o texto para a infncia atinge seu sentido autntico, qual seja, como escreve Kurt Werner Peukert, a expanso da dimenso de entendimento da criana e, por extenso de todo e qualquer indivduo (Zilberman, 2003, p. 69).

Portanto, a literatura infantil, quando possui as particularidades da criao artstica, pode proporcionar, sim, um ensinamento criana, uma ampliao de sua viso de mundo e um refinamento na compreenso de suas vivncias. importante que os autores literrios estejam cientes de que as crianas so seres ativos na construo de um universo infantil e existe uma especificidade infantil na busca da compreenso do mundo.

Quando pensamos em literatura infantil, importante refletirmos sobre seu processo de produo e sobre seu estatuto de arte literria, mas no podemos deixar de discutir, tambm, a apropriao que a escola faz desse gnero literrio. Ou seja, preciso conhecer e analisar o processo de didatizao e escolarizao pelo qual passam as obras quando chegam escola. Nesse sentido, iremos abordar o processo de letramento que se faz via textos literrios, o que chamaremos aqui de letramento literrio.

Soares (1999), ao discorrer sobre a escolarizao adequada da literatura, ressalta o papel da escola em conduzir eficazmente o aluno s prticas de leitura literria que ocorrem no contexto social. Atualmente, as discusses sobre a formao do leitor so permeadas pelo conceito de letramento. De acordo com esse conceito, para se formar o leitor, no basta adquirir a tecnologia do ler e escrever, ou seja, no suficiente apreender a tcnica da codificao e da decodificao que so atribudos procedimentos atribudos ao processo de alfabetizao. necessrio acrescentar aprendizagem e ao domnio da tecnologia o letramento, que o resultado da ao de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condio que adquire um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita (Soares, 2000, p. 18).

Segundo Soares (2000), h diferentes tipos e nveis de letramento, dependendo das necessidades, das demandas do indivduo e de seu meio, do contexto social e cultural (Soares, 2000, p. 48-49). A autora (2004) ressalta que a escola seleciona prticas de letramento social e as transforma em prticas de letramento a ensinar as quais se transformaro em prticas de letramento ensinadas e, finalmente, resultariam em prticas de letramento adquiridas, ou seja,

(...) prticas de letramento a ensinar so aquelas que, entre as numerosas que ocorrem nos eventos sociais de letramento, a escola seleciona para torn-las objetos de ensino, incorporadas aos currculos, aos programas, aos objetos pedaggicos, concretizadas em manuais didticos; prticas de letramento ensinadas so aquelas que ocorrem na instncia real da sala de aula, pela traduo dos dispositivos curriculares e programticos e das propostas dos manuais didticos em aes docentes, desenvolvidas em eventos de letramento que, por mais que tentem reproduzir os eventos sociais reais, so sempre artificiais e didaticamente padronizados; prticas de letramento adquiridas so aquelas, de que, entre as ensinadas, os alunos efetivamente se apropriam e levam consigo para a vida fora da escola (Soares, 2004, p. 107-108).

A escola tem se constitudo, cada vez mais, como a principal instituio responsvel por promover o contato dos alunos com os livros e de contribuir para que se tornem leitores autnomos e capazes de fazer leituras voluntrias. Por isso, toda vez que se identifica em crianas ou adultos uma dificuldade no uso da escrita ou um desinteresse pela leitura, atribudo escola o fracasso no desenvolvimento de habilidades de usos social da leitura e da escrita e na promoo de atitudes positivas em relao leitura (Soares, 2004, p. 89). Seguindo o raciocnio desenvolvido pela autora, observamos um paradoxo: as prticas de letramento literrio esto entre as inmeras prticas de letramento que existem, porm a despeito de serem pouco demandadas e ofertadas socialmente, so valorizadas culturalmente como componente essencial de formao (Soares, 2004). Tal valorizao est refletida, por exemplo, no fato de o texto literrio ser considerado imprescindvel para o ensino de lngua portuguesa.

Existe, atualmente, nas escolas uma discusso sobre o lugar que a literatura deve ocupar, j que vivemos em uma sociedade onde existe uma multiplicidade de textos, uma presena marcante de imagens e uma variedade cultural. O foco da discusso que a formao do leitor deve acontecer atravs do acesso aos vrios gneros textuais. Contudo, o que vrios pesquisadores vm demonstrando, sobretudo, em estudos sobre o livro didtico, que as atividades que acompanham os textos literrios englobam habilidades que so exigidas durante a leitura e para produo ativa e propositiva de sentidos de qualquer gnero textual1. De modo que a especificidade do texto literrio e os recursos mobilizados pelo autor, de modo geral, no so explorados. Alm disso, Cosson (2006) ressalta que no ensino fundamental, a literatura tem um sentido to extenso que engloba qualquer texto escrito que apresente parentesco com fico ou poesia (p.21). O autor ainda afirma, que a linguagem e a temtica

Ver Martins, 2004, p. 139 e Rodrigues, 2006, p. 65.

precisam ser compatveis com os interesses da criana, do professor e da escola, bem como, precisam ser curtos, contemporneos e divertidos. Um outro fator relacionado a escolarizao da literatura, que tambm destacamos, a presena de atividades em livros didticos e nas fichas de leitura que possuem o objetivo de identificao e classificao dos dados e servem apenas como confirmao da leitura feita pelos alunos. (Cosson, 2006).

Segundo Cosson (2006), o que estamos vendo que a literatura no est sendo ensinada para garantir a funo essencial de construir e reconstruir a palavra que nos humaniza (p. 23). Nesse sentido, Paiva e Maciel ressaltam que, (...) por um lado, precisamos dar acesso, escolarizar o texto literrio, democratiz-lo no espao escolar, s vezes nico possvel na vida de muitas de nossas crianas, e, por outro, precisamos preservar suas especificidades de linguagem artstica (Paiva; Maciel, 2005, p. 120).

2. O Programa Nacional de Biblioteca da Escola O Programa Nacional de Biblioteca da Escola PNBE foi institudo em 1997 e tem como objetivo principal democratizar o acesso a obras de literatura infanto-juvenis brasileiras e estrangeiras e a materiais e pesquisas de referncia a professores e alunos das escolas pblicas brasileiras. O Programa executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE em parceria com a Secretaria de Educao Bsica do Ministrio da Educao SEB/MEC.

Ao longo da histria do Programa, a distribuio dos livros de literatura tem sido realizada por meio de diferentes aes: em 1998, 1999 e 2000, os acervos foram enviados para as bibliotecas escolares; em 2001, 2002 e 2003, o objetivo era que os alunos tivessem acesso direto a colees para uso pessoal e tambm levassem obras representativas da literatura para seus familiares por isso essas edies do Programa ficaram conhecidas como Literatura em Minha Casa.

A partir de 2005, aps inmeras discusses coordenadas pela SEB/MEC, o PNBE retomou a distribuio de livros de literatura para as bibliotecas escolares, com foco, naquele ano, nas bibliotecas de escolas pblicas de 1 4 sries do Ensino Fundamental. Tal ao significou a retomada da valorizao da biblioteca como espao promotor da universalizao do

conhecimento e, tambm, da universalizao do acesso a acervos pelo coletivo da escola. Em

2007, dando prosseguimento a essa ao, foram distribudos livros de literatura para as escolas pblicas de 5 8 sries. Em 2008, as escolas das sries/anos iniciais do Ensino Fundamental e instituies de Educao Infantil sero contempladas.

Para que se tenha uma idia da magnitude desse Programa, apresentamos a seguir uma tabela com os principais dados estatsticos do PNBE. Nele possvel observar a quantidade de acervos, obras e colees que foram distribudos no perodo de 1998 a 2006. possvel observar, tambm, o volume de recursos que foram investidos.

Tabela 1

Os dados apresentados na tabela 1 permitem levantar a hiptese de que os ttulos inscritos, ano a ano, nas edies desse programa, expressam as tendncias da produo editorial brasileira para a criana.

No PNBE/2008, segmento Educao Infantil (nosso recorte para esta anlise) foram inscritos 6572 ttulos de 993 editoras. Desse universo foram selecionados 60 ttulos para compor trs acervos distintos, de 20 ttulos cada, ttulos esses pertencentes a 36 editoras. Nessa edio do Programa, o recurso previsto, conforme dados divulgados pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao R$11.140.563,20, para atender 5.065.686 alunos matriculados em 85.179 instituies de Educao Infantil de todo o territrio nacional. A distribuio dos acervos obedece seguinte norma publicada no edital do PNBE/2008: escolas consideradas de pequeno porte, at 150 alunos, recebem um acervo com 20 ttulos; escolas que tenham entre 151 e 300 alunos recebem dois acervos e aquelas com mais de 301 alunos, trs acervos.

3. Livros selecionados: as determinaes do edital e as apostas editoriais O processo de seleo dos livros para compor os acervos de literatura do PNBE/2008 destinados aos alunos da Educao Infantil e das sries/anos iniciais do Ensino Fundamental exigiu uma srie de procedimentos. A triagem consistiu, inicialmente, na anlise de todas as obras inscritas. Aquelas que no atenderam s exigncias contidas no Edital do PNBE/20084 foram automaticamente excludas. As editoras puderam participar do processo de avaliao e seleo, inscrevendo obras de literatura voltadas para alunos da Educao Infantil e das sries/anos iniciais do Ensino Fundamental em trs categorias bsicas, prosa, verso e Imagem e Quadrinhos. Essas categorias apresentavam o seguinte detalhamento: textos em verso poemas, quadras, parlendas, cantigas, travalnguas, adivinhas; textos em prosa pequenas histrias, novelas, contos, crnicas, textos de dramaturgia, memrias, biografias; livros de imagens e livros de histrias em quadrinhos, dentre os quais estariam includas obras clssicas da literatura universal, artisticamente adaptadas ao pblico da Educao Infantil e das sries/anos iniciais do Ensino Fundamental (item 4.3 do Edital PNBE/2008). Cada obra
Por razes ticas no nomearemos nenhum dos ttulos inscritos, a exceo dos 60 selecionados para comporem os acervos destinados Educao Infantil, cuja relao foi divulgada no site do MEC www.mec.gov.br 3 Estamos designando, aqui, por editoras, todos os selos que inscreveram ttulos, independente dos grupos editoriais dos quais algumas delas fazem parte. 4 Ver Edital de convocao para inscrio de obras de literatura no processo de avaliao e seleo para o Programa Nacional Biblioteca da Escola www.mec.gov.br
2

10

poderia ser inscrita para apenas um dos segmentos de ensino, contemplados nessa edio do programa e os editores deveriam indicar, previamente, a categoria a qual o livro estava concorrendo. Finalmente, as editoras poderiam inscrever at vinte obras, sendo no mximo doze obras por segmento.

O grfico a seguir apresenta a quantidade de ttulos inscritos em cada categoria e, portanto, as possibilidades de escolha no interior de cada uma delas:

AGRUPAMENTOS
1 0% 25% 65%

LIVROS 364 144 59 467

% 65% 25% 10% 100%

PROSA VERSO I/Q

PROSA

VERSO

I/Q
TOTAL GERAL

Os nmeros evidenciam que a quantidade de ttulos em prosa inscritos pelas editoras muito superior de inscritos nas duas outras categorias, o que permite supor que a produo de livros para a Educao Infantil vem privilegiando, de forma significativa, a prosa.

Sob determinado aspecto, essa predominncia da prosa entre os livros inscritos positiva: fundamental que a criana, na etapa da Educao Infantil - quando est comeando a se inserir, de forma sistemtica, no mundo da escrita -, vivencie com freqncia e intensidade o texto em prosa, para que - alm de imergir no mundo do imaginrio e da fantasia dos contos e narrativas, e tambm no mundo da informao -, v construindo o conceito de sistema alfabtico e o conhecimento dos usos e funes da escrita. Entretanto, surpreende a inscrio de nmero to pequeno de livros de imagem que muito atraem crianas ainda no alfabetizadas, ou ainda em processo inicial de alfabetizao. Tais livros so importantes para proporcionar o prazer de manusear e ler individualmente os livros (enquanto a leitura do livro em prosa quase sempre demanda a mediao de um adulto); para propiciar o conhecimento das convenes do ato de leitura (entre outros, a identificao da capa de um livro, da direo do movimento de passar pginas, da postura correta para ler, do modo

11

adequado de segurar o livro); para desenvolver conceitos e operaes cognitivas que so fundamentais tambm para a leitura verbal (como os conceitos de ttulo, autor, a identificao das relaes entre uma imagem e outra, a percepo da estrutura da narrativa). Seria de esperar, tambm, um nmero maior de inscries de livros em verso, j que poesia, parlendas, travalnguas, cantigas tm um papel importante na Educao Infantil, pois propiciam, talvez mais que a prosa, nesta etapa da formao de leitores ,o desenvolvimento da recepo esttica e da percepo literria. Alm disso, esses gneros enfatizam o aspecto sonoro da lngua, fundamental para o desenvolvimento da conscincia fonolgica que a habilidade de refletir conscientemente sobre os sons da fala, indispensvel aprendizagem do sistema de escrita.

Apesar do desequilbrio no nmero de livros inscritos em cada categoria, na seleo de livros para compor os trs acervos destinados Educao Infantil, foram includos, em cada acervo, livros das trs categorias prosa, verso e imagem mesmo havendo, pelo j exposto, mais alternativas de escolha na categoria prosa razo de serem os livros em prosa mais numerosos nos acervos. Alm de organiz-los com diferentes categorias de livros e diferentes gneros de textos, os acervos foram constitudos obedecendo, tambm, o critrio de qualidade dos ttulos: a qualidade textual, que se revela nos aspectos ticos, estticos e literrios, na estruturao narrativa, potica ou imagtica, numa escolha vocabular que no s respeite, mas tambm amplie o repertrio lingstico de crianas na faixa etria correspondente Educao Infantil; a qualidade temtica, que se manifesta na diversidade e adequao dos temas, no atendimento aos interesses das crianas, aos diferentes contextos sociais e culturais em que vivem e ao nvel dos conhecimentos prvios que possuem; a qualidade grfica, que se traduz na excelncia de um projeto grfico capaz de motivar e enriquecer a interao do leitor com o livro: qualidade esttica das ilustraes, articulao entre texto e ilustraes, uso de recursos grficos adequados a crianas na etapa inicial de insero no mundo da escrita. Foi ainda critrio para constituio dos acervos a seleo, entre as obras consideradas de qualidade, aquelas que representassem diferentes nveis de dificuldade, de modo a atender a crianas em diferentes nveis de compreenso dos usos e funes da escrita e de aprendizagem da lngua escrita, possibilitando formas diferenciadas de interao com o livro: a leitura autnoma pela criana (de livros s de imagens, de livros em que a imagem predomina sobre o texto, reduzido este a poucas palavras), e a leitura mediada pelo professor. Do grande nmero de livros inscritos, do desequilbrio na distribuio desses livros pelas trs categorias a serem contempladas prosa, verso e imagem , dos diversos critrios a serem obedecidos, enfim,

12

desse universo de possibilidades, foi necessrio selecionar apenas sessenta ttulos e distribulos em trs acervos de vinte livros.

A partir dessas determinaes, as editoras fizeram suas escolhas, apostando nas obras que consideravam ter maiores chances de serem selecionadas para compor os acervos. Pela produo selecionada possvel perceber, concepes de literatura que permeiam o trabalho dessas editoras e, tambm, de certa forma, pistas da linha editorial de cada uma delas.

Ao final do texto, sero apresentadas trs tabelas com os livros selecionados por categoria que nos permitiram tecer comentrios mais verticalizados sobre o acervo.

Constata-se, assim, que foram 34 ttulos selecionados, portanto 56,7%, na categoria prosa, 17 (28,3%) na categoria verso e 9 (15%) na categoria imagem e histria em quadrinho, o que guarda, em certa medida, proporcionalidade quanto ao total geral de inscritos por categoria e, a necessidade de representao das mesmas em todos os acervos. Do mesmo modo,

possvel observar, tambm, uma proporcionalidade de ttulos selecionados por editora. A exceo da Editora Ediouro ( composta por trs selos: Ediouro, Agir e Nova Fronteira ), com cinco ttulos selecionados e das editoras Saraiva ( composta por dois selos: Saraiva e Formato) e Record ( composta de dois selos: Record e Best Seller ) com quatro ttulos cada, as demais tiveram de um a trs ttulos selecionados. Se considerarmos as noventa e nove editoras inscritas inicialmente possvel verificar que 37% delas tiveram livros selecionados.

Alm disso, nota-se uma tendncia das editoras em apostar em ttulos j consagrados, o que resultou na constituio do acervo por ttulos que apresentam relativa disperso quanto ao ano de publicao, com variaes entre 1980 (a publicao mais antiga) a 2007, sendo que 31,6% dos livros selecionados foi publicado at 2000; diferentemente do caso das tradues, que respondem por 18% do acervo, que foram publicadas entre 2005 e 2007. Essas duas variveis - ttulos brasileiros consagrados e a produo estrangeira recente possibilitam reflexes sobre as apostas editoriais e, em ltima instncia, indicam tendncias da produo editorial brasileira para o pblico infantil. Quanto aos escritores, podemos destacar trs autores consagrados: Ana Maria Machado, Eva Furnari e Bartolomeu Campos Queirs, com trs ttulos selecionados cada um, portanto, presena garantida nos trs acervos. Por outro lado, autores mais jovens, igualmente reconhecidos pela crtica e de grande aceitao pelos leitores, tiveram obras selecionadas. o caso, por exemplo, de Lo Cunha, Mariana Massarini e Guto

13

Lins. Finalmente, ainda na questo da autoria, importante destacar que trinta e um ttulos dos sessenta que compem os trs acervos, foram escritos e ilustrados pela mesma pessoa, o que nos leva a sugerir ser esta uma caracterstica marcante na produo literria para criana.

Quanto s temticas, vinte e seis ttulos, portanto 43,3% do acervo, falam de bichos. So narrativas em prosa e em verso que procuram aproximar a criana de bichos de toda a espcie, que convivem com ela ou que ocupam lugar fundamental no imaginrio infantil. Ainda no terreno da fantasia, treze ttulos estimulam as crianas a fazerem um pacto ficcional com a leitura, onde tudo inveno, mas envolve as crianas como se fosse verdade. Elas podem ir alm do entendimento do texto, passando a admir-lo, emocionando-se com ele e identificando-se com o que ele traz, partilhando vivncia das personagens. Assim, pode haver um dilogo rico e diversificado entre literatura e realidade. Elementos fictcios se misturam a elementos do mundo scio-cultural das crianas. Vontade, imaginao e criao conjugam-se nessa temtica. Mas precisamente porque a imaginao s se constri com materiais extrados da realidade, que a criana, para nutrir a sua imaginao e aplic-la s suas tarefas, aos seus horizontes, deve crescer num ambiente rico de impulsos e de estmulos, portanto, de leituras desse tipo.

Considerando a presena dos livros de imagem entre os selecionados, podemos constatar que foi levada em conta a necessidade de o aluno fazer uma experincia significativa de leitura autnoma. Os livros de imagem criam a oportunidade para o leitor iniciante ter sua prpria opinio acerca da histria. Esse tipo de texto, ainda, visa promover uma alfabetizao esttica e um letramento visual. As imagens constroem sentidos e criam um percurso de leitura no livro, o cdigo pictrico importante. A presena desse tipo de produo nos acervos um convite participao criativa na leitura, interao ldica com as ilustraes, possibilitando a ampliao das referncias estticas e culturais. Se observarmos tambm o ano de publicao dessas obras, veremos que a maioria delas so recentes, demonstrando um novo olhar da produo editorial para essa categoria.

Os poemas demonstram ser uma aposta significativa do PNBE/2008 para a Educao Infantil. Eles correspondem a 41,2 % do total de livros da categoria versos. Como fala Jos Paes em seu poema Convite, Poesia/ brincar com palavras. Logo, o poema est associado ao ldico, ao jogo, caractersticas marcantes aos leitores dessa faixa etria. A permanncia desse tipo de produo entre os selecionados traduz a inteno de escolher obras que trabalhem com

14

a subjetividade, os sentimentos, as emoes, seguindo as predisposies do prprio edital do Programa. Com as obras dessa categoria, as crianas podero aprender que a linguagem pode ser usada de maneira rica e criativa.

Em quantidade menor que os poemas, esto os livros que exploram trava-lnguas, parlendas, trocadilhos e adivinhas. Porm, assemelham-se aos poemas no brincar com a palavra. Apesar dessas tipologias de texto fazerem parte do universo da oralidade e, portanto, j estarem disseminadas na cultura popular, aparecem aqui com uma roupagem nova, dando base aos textos de Um avio e uma viola, Enrosca ou desenrosca?, Gato no mato, Quem adivinha, No confunda e Travadinhas. As parlendas, sendo um conjunto de palavras com pouco ou nenhum nexo, de carter ldico, muito usadas em rimas infantis, tm versos curtos e ritmo fcil e cumprem a funo de divertir, ajudar na memorizao, compor uma brincadeira. O trava-lngua corresponde a uma espcie de jogo verbal que impe s crianas o desafio de reproduzi-los, oralmente, sem errar, o que requer ateno, ritmo e agilidade oral. O contedo dbio e tambm desafiador das adivinhas provoca o interesse das crianas. Sua forma ldica de enigmas populares, na qual a enunciao da idia ou fato est envolta numa alegoria a fim de dificultar a descoberta, leva o leitor a pensar, refletir, usar sua criatividade e imaginao. As adivinhas, no raro, se apresentam em forma metrificada, o que facilita a sua decorao e sua transmisso. necessrio destacar a importncia desses tipos de texto na alfabetizao, pois a manipulao das palavras, a desconstruo e a construo de outras novas o trabalho com as rimas, aliteraes, slabas e fonemas pode ser um bom caminho para o trabalho ortogrfico futuro. Ela, ainda, capaz de construir e reconstruir significados. Neste sentido, incorporar os saberes de origem popular a literatura uma necessidade cada vez mais premente, na medida em que, contemporaneamente, h uma estreita relao entre a valorao da experincia de vida de cada indivduo com o processo de ensino-aprendizagem e a democratizao do saber. Especialmente se tomarmos como referncia a cultura brasileira e sua multiplicidade de manifestaes artsticas e culturais.

Finalmente, as histrias tradicionais so resgatadas neste acervo nas obras que fazem referncia aos contos. So elas: O rei da bigodeira, A bela borboleta, Que bicho mordeu?, Os corvos de Pearblissom e Uma histria atrapalhada. Como os prprios ttulos sugerem, os autores buscaram integrar os contos a novos e diferentes espaos sociais e simblicos. O carter moralizador, prprio do gnero, no esto destacados nessas produes. O que podemos perceber a presena do elemento fantstico que contraria fortemente as leis

15

do mundo real. So novas narrativas que buscam dialogar com matrizes textuais da atualidade. Muitos valores presentes nos contos podem ser discutidos e comparados com os valores presentes em nossa poca, em nossa sociedade. E justamente isso que essas novas produes vm oferecer para as crianas: a oportunidade de perceber que uma leitura crtica de um conto respeita o dilogo com o presente, com os valores, conhecimento do mundo, de quem est lendo. preciso levar isso em conta e estar aberto para as possveis interpretaes que os autores fazem dos contos tradicionais.

Portanto, como previa o edital, a presena das trs categorias: prosa, verso e imagem em cada um dos trs acervos se faz imprescindvel de modo que propiciem s crianas a vivncia de diferentes gneros e a possibilidade de desenvolver conceitos, conhecimentos e habilidades peculiares a cada um deles. A interlocuo com outras tipologias, diferentes da prosa, uma forma de incentivar o mercado editorial a eleger novas escolhas para sua produo.

4. Que criana, qual literatura? J mencionamos, no incio deste texto, a importante e necessria deciso do MEC de incluir no PNBE/2008, acervos de literatura destinados Educao Infantil. Essa deciso obrigou as editoras interessadas em participar dessa edio a promoverem uma seleo interna nos ttulos disponveis em seus catlogos, classificando-os quanto a dois pblicos distintos: crianas matriculadas na Educao Infantil (zero a seis anos, dependendo da adeso ao Ensino Fundamental de nove anos) e crianas a partir de seis/sete anos matriculadas nas sries iniciais do Ensino Fundamental, j que essa edio previu, tambm, a constituio de acervos para as sries/anos iniciais desse segmento. A seleo, portanto, desses trs primeiros acervos para a Educao Infantil apesar do nmero irrisrio de ttulos dever atender, como j foi dito, 5.065.686 crianas matriculadas em 85.179 instituies de Educao Infantil espalhadas por todo o territrio nacional. Se considerarmos, ainda, o dado tambm j mencionado, de que o governo previu gastos, nessa edio do Programa, da ordem de R$11.140.563,20, de se supor que o mercado editorial se organizar para as futuras edies do Programa, tomando como referncia esses primeiros ttulos selecionados.

Essa a razo pela qual devemos nos debruar sobre duas questes fundamentais que orientam/orientaro essa poltica. A primeira delas: at que ponto possvel construir um consenso sobre a qual criana se est referindo? preciso ficar claro que no se trata

16

simplesmente das conceituaes de crianas descritas nos manuais de psicologia e de pedagogia que apresentam, muitas vezes, distines genricas e idealizadas, sem os matizes impressos pelo contexto socioeconmico. Trata-se de crianas corporificadas em distintas realidades, afetadas por cotidianos e condies de vida os mais diversos. Portanto, estamos nos referindo quela criana que tem acesso aos meios de produo cultural, em nosso caso, ao livro. Com isso, queremos colocar em pauta a discusso de que diferentes estratos sociais definem um tipo de infncia e de criana e que essas definies esto profundamente marcadas pelas circunstncias apontadas.

Somente a partir dessa perspectiva possvel pensar a segunda questo: de qual literatura estamos falando? Em termos gerais, sem a pretenso de exaustividade estamos nos referindo a uma literatura que leve em conta algumas caractersticas passveis de generalizaes; uma literatura que leve em conta que, as crianas, desde os primeiros anos de vida, so sujeitos ativos; que interagem com o mundo produzindo significados; que so cidads, portadoras de direitos e deveres; que, em funo das inter-relaes entre aspectos biolgicos e culturais, apresentam especificidades no seu desenvolvimento; que so provenientes de contextos scioculturais diferentes; que possuem experincias diferenciadas de contatos com a leitura e a escrita e que, portanto, precisam se aproximar de diferentes realidades que possam promover a ampliao de suas experincias de leitura; que interagem no mundo por meio de mltiplas linguagens e que tm o brincar como sua principal atividade. Enfim, uma literatura que permita inmeras interaes, que envolva sentimentos, valores, emoes, ludicidade entre tantos outros aspectos.

Desse modo, um dos papis mais importantes a serem assumidos por todos governo, editoras, escolas, famlias, repensar constantemente suas responsabilidades com a infncia, no apenas como mantenedores, produtores e transmissores mas, sobretudo, como mediadores de culturas.

17

Tabela 2

18

Tabela 3

19

Tabela 4

20

Referncias Bibliogrficas

AGUIAR, Vera Teixeira de. (2006) Leitura Literria e Escola. In: Org. de EVANGELISTA, COSSON, Rildo. Letramento literrio: teoria e prtica. So Paulo: Contexto. EVANGELISTA, Aracy Alves Martins. et al. (Orgs.). (1999) A escolarizao da leitura literria: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autntica. (Coleo Literatura e Educao). GOUVEA, Maria Cristina Soares de. (2003) Infncia, sociedade e cultura. In: CARVALHO, Alysson. et al. Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: Editora UFMG. PAIVA, Aparecida. et al (Orgs.). (2003) No fim do sculo: a diversidade O jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica. (Coleo Literatura e Educao). PAIVA, Aparecida. (2003) Literatura e Letramento: espaos, suportes e interfaces. O jogo do livro. Belo Horizonte: Autntica/CEALE/FaE/UFMG. (Coleo Linguagem e Educao). PAIVA, Aparecida. (2004) Democratizando a leitura: pesquisas e prticas. Belo Horizonte: Autntica/CEALE/FaE/UFMG. (Coleo Linguagem e Educao). PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca. (2005) Discursos da paixo: a leitura literria no processo de formao do professor das sries iniciais. In: PAIVA, Aparecida. et al. (Orgs.) Leituras literrias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autntica. PAULINO, Graa (org.). (1997) O jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Dimenso. RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida. (2006) A literatura no livro didtico de lngua portuguesa: a escolarizao da leitura literria. Dissertao de mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. SOARES, Magda Becker. (1999) A escolarizao da Literatura Infantil e Juvenil. In: de EVANGELISTA, Aracy, et al. (Orgs.). A Escolarizao da Literatura: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autntica. SOARES, Magda Becker. (2000) Letramento: um tema em trs gneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica. SOARES, Magda Becker. (2004) Letramento e escolarizao. In: RIBEIRO, Vera Masago (Org.). Letramento no Brasil: reflexes a partir do INAF 2001. 2. ed. So Paulo: Global. ZILBERMAN, Regina. (2003) A literatura infantil na escola. 11 ed. So Paulo: Global.

You might also like