You are on page 1of 15

AGROECOLOGIA, DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTVEL E EDUCAO AMBIENTAL NA ESCOLA DO CAMPO

Roberto da Rosa Fernandes IFRS roberto_fernandes.sol@hotmail.com Andressa Aparecida da Silva IFRS andriiisilva@hotmail.com, Marcelo Guerra IFRS marceloguerra91@hotmail.com1 PIBID/Capes Eixo 3: Soberania alimentar, agroecologia e educao ambiental (debate terico, experincias prticas).

Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar o conhecimento sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel dos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert. Tal atividade faz parte do projeto financiado pela Capes atravs do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID, que objetiva a introduo de acadmicos de licenciatura em Cincias Agrcolas na prtica docente. A partir desta pesquisa sero desenvolvidas atividades nas escolas conveniadas com o objetivo de auxiliar na compreenso dos conceitos de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel, bem como promover a Educao Ambiental junto aos discentes. Para a obteno dos dados os acadmicos aplicaram aos discentes das sries finais do ensino fundamental um questionrio semiestruturado contendo questes abertas e fechadas sobre os temas de pesquisa. Os resultados dos questionamentos foram tabulados, eles sero utilizados no decorrer do projeto dos bolsistas do PIBID. Tambm foi possvel observar as dvidas mais frequentes sobre os temas Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel, bem como a necessidade de intensificarmos o conhecimento sobre os temas junto aos discentes desta escola, necessidades estas, que sero trabalhadas no decorrer do projeto. Palavras-Chave: Agroecologia Sustentabilidade - Docncia - Educao Ambiental

Introduo Com o grande avano da agricultura e, cada vez mais, a aplicao de tecnologias de ponta que aumentam gradativamente a produo em larga escala, deixou-se de lado a preocupao com a qualidade dos alimentos produzidos para preocupar-se apenas com a quantidade dos mesmos. Na tentativa de amenizar esse quadro e pensando na melhoria da qualidade de vida dos consumidores de produtos oriundos da agricultura, em uma
Demais co-autores: Raul Cecchin-(IFRS)- raucecchin@hotmail.com, Luiz Augusto Batista Carneti (IFRS)- luizcarneti@hotmail.com, Jussara Sartori-(IFRS)- jusartori03@gmail.com, Taira Dione Pegoraro (IFRS)- tai.pegoraro@hotmail.com, Joselaine dos Santos -(IFRS)- pretadossantos@hotmail.com,- Todos Bolsistas do Projeto do PIBID e Acadmicos de Licenciatura em Cincias Agrcolas e contriburam igualmente para este artigo.
1

sociedade mais justa, com uma agricultura que interage com o ambiente e economicamente vivel, surgem, recentemente, os temas Agroecologia, Agricultura Sustentvel e Desenvolvimento Rural Sustentvel. Nesse sentido, o presente trabalho tem por finalidade quantificar o nvel de conhecimento de uma parcela da sociedade sobre os temas em discusso. Para tanto, tomaremos como amostra a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert, que se localiza na estrada geral do Distrito Luiz Englert, no municpio de SertoRS, considerada como escola do campo. A instituio de ensino conta com 16 professores, 6 funcionrios, sendo 4 estaduais e 2 cedidos pelo municpio, e uma orientadora educacional. Atende alunos da educao infantil de 1 ao 5 ano na parte da tarde, custeados pelo municpio, e pela manh atende as turmas de 5 a 8 srie, custeados pelo estado, totalizando 87 alunos assistidos pela instituio. No projeto da escola consta como objetivo criar conscincia ecolgica atravs de Educao Ambiental, atualmente a escola desenvolve um projeto de horta escolar, medicinal e jardinagem. As atividades relacionadas ao projeto so desenvolvidas em turno inverso com alunos de 5 a 8 srie em tardes especficas. Na visita realizada a essa horta, detectou-se que o espao utilizado para tais atividades pequeno e encontra-se um pouco descuidado. Diante disso, foram constatadas inmeras necessidades de adaptao e melhorias nas condies de plantio, manuteno e estrutura. O questionrio (ANEXO 1) elaborado pelos bolsistas do curso de Licenciatura em Cincias Agrcolas do IFRS - Cmpus Serto, responsveis pelo sub-projeto Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel, financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID/Capes, foi respondido por 33 alunos das sries finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert, cuja anlise das respostas sero aqui discutidas e interpretadas. No entanto, inicialmente julgamos necessrio apresentar alguns conceitos tericos sobre os temas presentes no questionrio aplicado.

Desenvolvimento Rural Sustentvel

Cada vez mais hoje tem-se discutido sobre o tema sustentabilidade, alis, este foi o assunto na RIO + 20 Conferncia da Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, ocorrida em nosso pas em junho de 2012 no Rio de Janeiro, com os temas: A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentvel e da Erradicao da Pobreza; Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Sustentvel.

De acordo com a RIO +20, desenvolvimento sustentvel o modelo que prev integrao entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, a noo de que o crescimento econmico deve levar em considerao a incluso social e a proteo ambiental. J Fernndez e Garcia (2001) observam que condio essencial para uma agricultura sustentvel a existncia de um ser humano evoludo, cuja atitude em relao natureza seja de coexistncia e no de explorao." (p. 17). A necessidade destas atitudes de coexistncia e no de explorao se evidenciam ao analisarmos a forma como a agricultura moderna vem se desenvolvendo na atualidade, a qual tem demonstrado insustentabilidade, pois existem reas to degradadas nas quais no mais possvel continuar com a atividade agrcola, havendo em alguns locais at a desertificao. Altieri considera o conceito de sustentabilidade controverso e intil, pois ele acredita que a agricultura afetada pela evoluo dos sistemas socioeconmicos e naturais, isto , o desenvolvimento agrcola resulta da complexa interao de muitos fatores. (2004, p. 16). possvel perceber que os conceitos de Desenvolvimento Rural Sustentvel e de Agroecologia esto intimamente interligados. O que podemos compreender que o futuro da humanidade como conhecemos depender da forma como trataremos desses temas, importantssimo que as geraes atuais alterem sua forma de agricultura e de desenvolvimento para no comprometer a sobrevivncia das geraes futuras.

Agroecologia

A Agroecologia uma cincia que fornece os princpios ecolgicos bsicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensveis, socialmente justos e economicamente viveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentvel. Trata-se de uma cincia que norteia a transio do processo de agricultura moderna para um processo de agricultura ecolgica e sustentvel. Para Altieri (2002, p.26) a Agroecologia representa uma abordagem agrcola que incorpora cuidados especiais relativos ao ambiente, assim como aos problemas sociais, enfocando no somente a produo, mas tambm a sustentabilidade ecolgica do sistema de produo.

Costabeber e Caporal apontam o quanto a Agroecologia tem sido positiva, "pois nos faz lembrar estilos de agricultura menos agressivos ao meio ambiente, que promovem a incluso social e proporcionam melhores condies econmicas aos agricultores (2004, p.36). Baseado em tais ideias, percebe-se que no basta uma mudana na agricultura em si, mas sim em todos os ramos que a cercam, englobando tcnicas agrcolas, mas tambm questes humanas, sociais e culturais. Considerando que a Agricultura Sustentvel um dos principais ramos da Agroecologia, torna-se menos impactante para a sociedade partir para esta forma de produo e, posteriormente, evoluir para a Agroecologia. A necessidade de obtermos alimentos e bens de consumo para a populao humana to importante quanto preservarmos os recursos para que as prximas geraes tambm se sustentem. Segundo Gliessman (2005), a Agricultura Sustentvel no tem efeitos negativos no ambiente uma vez que: preserva e recompe a fertilidade; utiliza a gua de maneira consciente; depende, principalmente, de recursos de dentro do ecossistema; trabalha para valorizar e conservar a diversidade biolgica e garante igualdade de acesso a prticas, conhecimento e tecnologias agrcolas adequadas. Identificamos que Gliessman evidencia claramente a Sustentabilidade na agricultura, considerando a conscincia na utilizao dos recursos naturais dos ecossistemas produtivos preservando a diversidade biolgica, e com a adequao da tecnologia a sustentabilidade. Pois a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentvel necessitam de mais tecnologias e envolvem mais fatores que a agricultura chamada moderna. Por essa razo a Educao e conscientizao da populao e principalmente dos jovens se faz to necessria.

Educao Ambiental: a necessidade da Sensibilizao

A Educao Ambiental surge como a resposta s dificuldades atuais relacionadas problemtica ambiental, ela se faz necessria, porm no resolver os problemas da civilizao sozinha. importante destacar a necessidade de sensibilizao da populao com relao mudana comportamental que atualmente se faz necessria a tudo que diz respeito sociedade atual, a seus padres de consumo e bem-estar. Nesse sentido, o papel do docente que atuar na Educao Ambiental desafiador, uma vez que os padres de consumo almejados pela sociedade, no condizem com o que o planeta tem a oferecer, e nem com o Desenvolvimento Rural Sustentvel.

A educao ambiental, segundo Carvalho, acaba sendo a resposta encontrada para os problemas ambientais, de extenso e gravidade crescentes, que
levaram a humanidade a repensar suas aes e seu modo de vida, calcados em uma relao com a natureza depredatria e insustentvel. Considerando a contribuio que o campo educativo pode dar para a alterao dessa situao, nas ltimas dcadas espalharam-se pelo pas e pelo mundo discusses e propostas a respeito da Educao Ambiental. As premissas bsicas para esse trabalho destacam a necessidade de que ele no se reduza dimenso de conhecimentos, mas envolva tambm a dos valores e da participao poltica (CARVALHO, 2000).

Dentre as reas da educao, nenhuma tem uma convocao to urgente e to intensamente globalizadora quanto Educao Ambiental. Por ser nica em seu perfil integrador entre as diversas reas do conhecimento que assume esse carter, pois trabalha com as possibilidades de desastres decorrentes da falta de conscincia da sociedade, que no soube aliar sustentabilidade ao desenvolvimento na economia e na agricultura, como se os recursos fossem inesgotveis, passveis de explorao infinita.

Metodologia

Para a coleta dos dados foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert, onde foram entrevistados 33 membros do corpo discente da escola, que responderam a um questionrio (ANEXO I) semiestruturado com questes abertas e fechadas, no qual no havia necessidade de identificao, sobre os temas Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel. Aps a aplicao do questionrio, foi realizada a interpretao e anlise dos mesmos, tabulando-se os dados coletados com o auxlio dos recursos do Microsoft Office Excel que gerou grficos e tabelas, os quais sero apresentados e analisados a seguir. Essa anlise nos possibilitou considerar os conhecimentos prvios dos discentes, o que eles entendem por Agroecologia e por Desenvolvimento Rural Sustentvel, mas tambm adequar as atividades prticas do projeto realidade e necessidades dos alunos, bem como da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert.

Resultados e Discusses

Aps a aplicao do questionrio aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert e a tabulao dos dados, partimos para a anlise e discusso dos resultados. Na primeira questo aberta que objetivava analisar o conhecimento dos discentes a respeito do tema Agroecologia, 42%, ou seja, a maioria dos discentes, no respondeu ou alegou no saber nada sobre o assunto. Apenas 17% estabeleceram em suas respostas uma associao do tema com a ideia de agricultura alternativa e familiar, 16% disseram tratar-se de uma agricultura preocupada com o meio ambiente e 15% acreditam ser uma agricultura sem uso de agrotxicos e um nmero bastante reduzido, apenas 3%, usaram os termos agricultura sustentvel e agricultura ecolgica em suas respostas, como se pode observar no grfico a seguir:

GRFICO 01

Os discentes, quando questionados sobre o entendimento que possuem a respeito do tema desenvolvimento rural sustentvel, em sua grande maioria, 60% do total, alegaram no saber do que se tratava ou no responderam. Apenas 21% associaram com produo orgnica, 8% responderam que seria a lavoura como local de produo, 7% vinculou o termo sustentabilidade com sustento familiar e 4% responderam tratar-se de uma produo sem agresso ao meio ambiente.

GRFICO 02

Mesmo se tratando de uma questo aberta, as respostas aos dois primeiros questionamentos (Grfico 01 e 02) foram bastante homogneas, o que possibilitou uma tabulao por agrupamento de termos relacionados aos conceitos em questo. A partir destas respostas foi possvel identificar que a maior parte dos discentes questionados no compreendem corretamente os conceitos de Desenvolvimento Rural Sustentvel nem de Agroecologia. Porm, como os prprios termos Agroecologia e Agricultura Sustentvel sugerem, parte do corpo discente conseguiu associar os temas preocupao ambiental, agricultura orgnica/ ecolgica, agricultura familiar e sustentvel. interessante analisar atravs destas respostas que existem muitas dvidas sobre os significados dos conceitos, pois a maior parte das respostas aproximou-se do correto, mesmo no apresentando a resposta completa. A anlise dos dados torna-se mais precisa nas questes fechadas, como as que seguem:

GRFICO 3

Se os conceitos no so conhecidos ou internalizados, a experincia concreta e as aes prticas demonstram fazer parte da vida familiar, pois 75% dos discentes questionados disseram aproveitar produtos nativos para o consumo de suas famlias. Considerando a regio pesquisada, provavelmente esto entre os produtos nativos a extrao da lenha, a pesca, frutas silvestres e a erva mate, comumente encontradas na localidade pesquisada.

GRFICO 04

O mesmo ocorre com o Grfico 4, pois 85% dos discentes alegaram ter hora em casa. Esse um fator positivo, pois alm de trazer economia familiar, fazer uso de hortas em casa a garantia de consumir hortalias sem uso de agroqumicos. Alm disso, isso nos garante mais agilidade nas prticas de educao ambiental, pois os mesmos j apresentam uma relao mais estreita com a natureza, tornando-os capazes de compreender questes relativas ao cultivo da terra, o que hoje, em funo das grandes cidades, cada vez mais difcil de encontrarmos. Essa vivncia fator de suma importncia para a construo de uma conscincia ambiental que busca respeitar e preservar a natureza, ou mesmo, como apontava Fernndez e Garcia (2001), a existncia de um ser humano evoludo. Nesse sentido, a educao ambiental de fato atingida quando
O conhecimento e a ao participativa na produo e no consumo principalmente de hortalias fonte de vitaminas e sais minerais despertam nos alunos mudanas em seu comportamento alimentar, atingindo toda a famlia. Essa relao direta com os alimentos tambm contribui para que o comportamento alimentar das crianas seja voltado para produtos mais naturais e saudveis, oferecendo um contra ponto ostensiva propaganda de alimentos

industrializados e do tipo fast-food. Prticas de manejo adequado do solo, reciclagem de produtos por meio da compostagem e trabalho em equipe tambm so exercitados na implantao de hortas (TURANO, 1990 apud MORGADO, 2008)

O Grfico a seguir mostra que a grande maioria, apesar de no compreender corretamente os conceitos de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel, considera que a produo agroecolgica pode ser um meio de gerao de renda para a agricultura familiar, pois 96% responderam afirmativamente essa questo. Com isso, percebemos que os discentes valorizam e tm ideia da importncia desses temas para a melhor qualidade de vida de suas famlias, porm de acordo com os dados do GRFICO 1 e 2, falta-lhes conhecimento terico e tcnico na rea para que possam desenvolver tais atividades como complemento da renda familiar.

GRFICO 05

GRFICO 06

10

Com a leitura do Grfico 6, constata-se que o costume de utilizar plantas medicinais no tratamento de doenas nas famlias, ocorre em 70% dos entrevistados. Como tambm pde-se verificar que quase 100% dos mesmos consideram importante cultivar hortalias para o prprio consumo, vemos que apesar do pouco conhecimento terico, as famlias preservam prticas culturais relacionadas ao cultivo da terra que remetem ao conhecimento dos antepassados e de que a falta de conhecimento terico (reforada pelos GRFICOS 3, 4, e 6) no os impede de utilizar tais prticas no seu cotidiano familiar. Seguindo a linha de raciocnio desenvolvida at aqui, novamente a falta de conhecimento comprovada, pois a maior parte do corpo discente acredita que os produtos orgnicos tm sua principal diferenciao pelo local em que so comercializados, e menos da metade dos alunos demonstra conhecimento correto a respeito da questo, pois a certificao que confere status aos produtos agroecolgicos. No momento em que tiveram que associar afirmativas relacionando-as aos temas da Agroecologia e do Desenvolvimento Rural Sustentvel, o resultado no foi muito diferente, como podemos observar no quadro a seguir:

Assinale os que esto relacionados Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel:


Prope mudanas profundas nos sistemas e formas de produo Desenvolvimento socioeconmico autossustentado e sem esgotar os recursos naturais existentes Uso de fertilizantes qumicos Produo de acordo com as leis e as dinmicas que regem os ecossistemas Resgate dos saberes indgenas e camponeses Proposta alternativa voltada para a agricultura familiar Sistema de produo voltado monocultura Uso de plantas defensivas para controle de pragas Produo mais voltada para o atendimento de nichos de mercado Uso de mquinas e implementos agrcolas de alta tecnologia Produo com uso de agrotxicos

Marcaram 15 14 9 11 7 28 2 18 5 10 3 45,45% 42,42% 27,27% 33,33% 21,21% 84,84% 6,06% 54,54% 15,15% 30,30% 9,09%

No Marcaram 18 19 24 22 26 5 31 15 28 23 30 54,54% 57,57% 72,72% 66,66% 78,78% 15,15% 93,93% 45,45% 84,84% 69,69% 90,90%

11

Sistemas de produes agroflorestais O uso de alimentos orgnicos contribui para uma melhor qualidade de vida A agrossilvicultura uma alternativa para o desenvolvimento florestal sustentvel e obteno de renda com a associao de culturas Alm de verduras, legumes e frutas o modelo orgnico tambm pode ser adaptado a carnes e laticnios. Utilizao de adubao orgnica O uso de agrotxicos no oferece riscos tanto ao produtor quanto ao consumidor

13 23

39,39% 69,69%

20 10

60,60% 30,30%

11

33,33%

22

66,66%

14 23 3

42,42% 69,69% 9,09%

19 10 30

57,57% 30,30% 90,90%


QUADRO 1

No QUADRO 1, observa-se que mesmo nas questes fechadas os alunos se confundiram no momento identificar as afirmativas que correspondem ou no aos temas discutidos, e parece-nos que muitos seguiram os paradigmas sociais que dizem respeito agricultura convencional para responderem s questes propostas. Assim, fica evidente que eles ainda no possuem conhecimento suficiente para conseguir diferenciar os conceitos. Conforme identificado por Costabeber e Caporal, cada vez mais evidente

uma profunda confuso no uso do termo Agroecologia, gerando interpretaes conceituais que, em muitos casos, prejudicam o entendimento da Agroecologia como cincia que estabelece as bases para a construo de estilos de agriculturas sustentveis e de estratgias de Desenvolvimento Rural Sustentvel. No raro, tem-se confundido a Agroecologia com um modelo de agricultura, com a adoo de determinadas prticas ou tecnologias agrcolas e at com a oferta de produtos limpos ou ecolgicos, em oposio queles caractersticos dos pacotes tecnolgicos da Revoluo Verde. Exemplificando, cada vez mais comum ouvirmos frases equivocadas do tipo: existe mercado para a Agroecologia; a Agroecologia produz tanto quanto a agricultura convencional; a Agroecologia menos rentvel que a agricultura convencional; a Agroecologia um novo modelo tecnolgico. (2004, p.36).

A confuso citada foi tambm identificada nesta pesquisa, pois nas respostas evidencia-se que parte dos discentes no conseguiu chegar ao conceito correto, o que at certo ponto j era esperado. Muitas pessoas, at mesmo profissionais da agricultura, e docentes que no trabalham diretamente com Agroecologia, comumente se equivocam ao tentar diferenciar Agroecologia de prticas ecolgicas de produo agrcola.

12

Concluso

Diante dos conceitos apresentados e da anlise das respostas dos questionrios, observou-se que os temas de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel ainda so pouco conhecidos da populao geral, j que nossa amostra analisou respostas de discentes de uma escola do campo. Tomando como parcela da sociedade o corpo discente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eng Luiz Englert, considerada Escola do Campo, verifica-se a necessidade de aprofundar a prtica da Educao Ambiental junto aos discentes, bem como, o trabalho com conceitos para que possam aprimorar as prticas que j vm desenvolvendo em suas casas. Essa pequena amostra possibilitou que os bolsistas do PIBID e acadmicos do Curso de Licenciatura em Cincias Agrcolas percebam a responsabilidade que tem em suas mos como futuros professores, que trabalharo na construo de uma sociedade mais consciente e melhor preparada. No podemos, portanto, desconsiderar o que as constantes transformaes da atualidade esto protagonizando, preciso ter a conscincia de que o trabalho de um educador deve ser incansvel na busca de um mundo melhor, no apenas para seus alunos, mas para toda a sociedade, pois eles sero agentes ativos nesse processo de desenvolvimento da sociedade e conscientizao de um futuro mais sustentvel.

Referncias: ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinmica produtiva da agricultura sustentvel. 4 Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases cientficas para uma agricultura sustentvel. Guaba. Agropecuria, 2002. CARVALHO, L.M. Educao Ambiental e Formao de Professores. Braslia: COEA MEC, 2000. COSTABEBER, J. A.; CAPORAL, F. R, Agroecologia: Alguns conceitos e princpios. Disponvel em: <http://www.agroeco.org/socla/archivospdf/AgroecologiaConceitos%20e%20princpios1.pdf> Acesso em: 11 Set 2012. COSTABEBER, J. A.; CAPORAL, F. R. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentvel: perspectivas para uma nova Extenso Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel, v.1, n.1, p.36, 2000.

13

FERNNDEZ, Xavier S.; GARCIA, Dolores D. Desenvolvimento rural sustentvel: uma perspectiva agroecolgica. Porto Alegre: Editora v.2, n.2 abr./jun. 2001.(pg. 1726) GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecolgicos em agricultura sustentvel. 3 Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. Ministrio da Educao. Registro de Projetos de Educao Ambiental na Escola. MEC, 2001. MORGADO, F.S; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educao ambiental e alimentar: experincia do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianpolis. Revista eletrnica de extenso, Santa Catarina, n. 6, 2008.

14

ANEXO 1 - QUESTIONRIO
MINISTRIO DA EDUCAO COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAO BSICA PRESENCIAL DEB

EDITAL N 001/2011/CAPES/IFRS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAO DOCNCIA - PIBID QUESTIONRIO SUB-PROJETO PIBID EM LICENCIATURA EM CINCIAS AGRCOLAS 1. Instituio de Ensino em que voc estuda ( ) Escola Estadual Tcnica Agrcola Desidrio Finamor ( ) Escola Estadual de Ensino Fundamental do Engenheiro Luiz Englert 2. Srie que est cursando ____________________________ ( ) Curso Tcnico em Agropecuria ( ) Ensino Fundamental 3. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 4. Idade: _____ anos 5. Reside: ( ) zona rural ( ) zona urbana 6. Voc sabe o que Agroecologia? ( ) Sim ( ) No 7.O que voc acredita ser Agroecologia? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________ 8. O que voc entende por Desenvolvimento Rural Sustentvel? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ ______________________________________________ 9. Voc acredita que a produo agroecolgica pode ser um meio de gerao de renda para a agricultura familiar? ( ) Sim ( ) No 10. Sua famlia aproveita produtos nativos para o consumo? ( ) Sim ( ) No

15

11. Em sua famlia existe o costume de usar plantas medicinais no tratamento de doenas? ( ) Sim ( )No 12. Voc tem horta em sua casa? ( ) Sim ( ) No 13. Voc acha interessante que as famlias cultivem hortalias para seu prprio consumo? ( ) Sim ( ) No 14. O que diferencia um produto de base orgnica de um produto de base convencional? ( ) a certificao ( ) a aparncia ( ) o local de comercializao 15. Dos itens a seguir, assinale os que esto relacionados Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel: ( ) prope mudanas profundas nos sistemas e formas de produo ( ) desenvolvimento socioeconmico autossustentado e sem esgotar os recursos naturais existentes ( ) uso de fertilizantes qumicos ( ) produo de acordo com as leis e as dinmicas que regem os ecossistemas ( ) resgate de saberes indgenas e camponeses ( ) proposta alternativa voltada para a agricultura familiar ( ) sistema de produo voltado monocultura ( ) uso de plantas defensivas para controle de pragas ( ) produo mais voltada para o atendimento de nichos de mercado ( ) uso de mquinas e implementos agrcolas de alta tecnologia ( ) produo com uso de agrotxicos ( ) sistemas de produes agroflorestais ( ) o uso de alimentos orgnicos contribui para uma melhor qualidade de vida ( ) a agrossilvicultura uma alternativa para o desenvolvimento florestal sustentvel e obteno de renda com a associao de culturas. ( ) alm de verduras, legumes e frutas o modelo orgnico tambm pode ser adaptado a carnes e laticnios ( ) utilizao de adubao orgnica ( ) o uso de agrotxicos no oferece riscos tanto ao produtor quanto ao consumidor

You might also like