You are on page 1of 3

Como Viver um Estilo de Vida Missional Na Prtica

Quem tem lido meu blog ou me conhece pessoalmente sabe que estou completamente comprometido e conectado com a reflexo e prtica missional e tenho refletido e escrito sobre isso sempre que possvel e um tema que tem aquecido meu corao e continuamente ardendo dentro de mim. Fui muito missional na prtica mesmo sem saber o que a palavra significava nos primeiros anos de converso como evangelista urbano no bairro que morava. Depois no seminrio, mesmo vibrando com a academia, a igreja onde atuava exigia uma postura missional. Continuo professando pela graa mediante a f a mesma Teologia bblica-reformada que motivou o incio na blogsfera. E hoje milito pela relao Teologia e Misso buscando sempre cumprir a grande comisso de Jesus (pressuposto do que ser missional) como discpulo dele e professando Jesus, o Pai, a humanidade e a redeno como revelado nas Escrituras. Quando o mundo ocidental era influenciado pelo cristianismo, misses significava levar o Evangelho para outros paises geralmente pagos (e ainda significa e tem a sua urgncia e lugar). A medida em que a ps-modernidade vai tomando corpo no Brasil, as geraes X e Y so desconfiadas da religio institucional embora ansiosas pela espiritualidade ps -moderna sem trabalhar com categorias absolutas em sua epistemologia (como saber ou como ter conhecimento). Hoje urgente a necessidade de ensinar que todo cristo um missionrio e se no o , um inpostor (Charles Spurgeon). A sua vizinhana um campo missionrio e no somente o missionrio pago e profissional que atua na agncia ou na junta denominacional. Como estou fomentando a reflexo e prtica missional preciso escrever, sem presuno, como podemos ser missionais no nosso estilo de vida. 1 Entenda que como discpulo de Jesus, a sua vida uma misso e voc um missionrio. Independente se faz parte de alguma agncia ou junta missionria ou no, se tempo integral no servio cristo ou no, se antigo na frequncia a igreja ou recm-convertido, voc um agente da misso na histria da redeno.

2 Enfatize mais o que Deus est fazendo na histria em seu contexto local e priorize o Reino de Deus do que seus problemas pessoais e seus dramas existenciais (no estou dizendo que suas dores no so importantes ou minimizando o seu sofrimento). Claro que precisamos de consolo e encorajamento, mas quero fomentar nesse ponto a prioridade do avano do Reino de Deus na histria atravs da sua vida e da sua igreja local. Ore, atue, se engaje na misso de Deus em redimir todas as coisas, inclusive ns pecadores, atravs da obra de Cristo na cruz. 3 Invista tempo com pessoas no-crists (casa, vizinhana, trabalho, clubes, shopping, etc.). Se conecte com vidas que no conhecem Jesus e procurem aplicar o Evangelho em suas vidas. Ame e sirva essas pessoas. No fique enclausurado no gueto da subcultura evanglica mas interaja com as pessoas no -crists ao seu redor. 4 Participe ativamente da vida de seu contexto local (bairro, cidade, distrito). Viva a vida no seu local. Seja fregus e seja assduo nos locais (academia, restaurante, padaria, shopping, locais de estudos, cafeterias). 5 Antes de evangelizar a pessoa, seja amiga dela. 6 Conhea a cultura do seu local e se relacione com ela (nem fugindo totalmente nem abraando-a totalmente). Biblicamente, a cultura est sob efeito da queda e por isso tem aspectos pecaminosos porm reflete a imagem e a criatividade de Deus. Nem tudo pode ser rejeitado nem abraado apriori. Cristo redime a cultura (Col. 1:20; 2:20). 7 Olhe para fora de sua igreja e ajude seu pastor a fazer o mesmo. As vezes, cristos ficam viciados em estrutura de igreja e de forma religiosa acaba se detendo mais nos problemas internos esquecendo a misso da igreja em glorificar a Deus e adora-Lo servindo a comunidade local.

O que Deus est fazendo com a nossa famlia


Contar experincia pessoal um terreno perigoso. Minha motivao abenoar voc que est gastando tempo lendo essa postagem fomentando a vida em misso. Tudo o que Deus est fazendo conosco pela Sua graa e para a Sua glria. S quero testemunhar o que Deus tem feito em nossa vida. Eu e minha esposa, nascidos e criados no Rio de Janeiro capital servimos o Senhor em uma pequena cidade na ensolarada Regio dos Lagos a mais ou menos 100 km da capital. Ns equilibramos nossa dedicao a igreja com lazer. Vamos ao cinema, cafeteria e a praia (em cidades prximas aonde moramos). Ali nos conectamos com pessoas e buscamos fazer amizade com elas. Tambm participamos de encontros esportivos na cidade onde moramos. Eu fao um curso na cidade. Isso tem gerado um imenso privilgio de apresentar e compartilhar o Evangelho. Claro que h muito o que fazer e nem sempre somos bem sucedidos. Mas confiamos no Senhor (1 Co 15:58). Fazemos isso mesmo eu sendo pastor em tempo integral e atuando na igreja. Que Deus levante seus servos em uma postura missional e transforme essa gerao consumidora (da religio) em autnticos missionrios em seus contextos locais.

Postado originalmente por nosso conselheiro acadmico, o pastor e professor Juan de Paula.

You might also like