You are on page 1of 4

TJGO - MANDADO DE SEGURANA

Mandado de segurana. Penso Previdenciria por morte de segurado. Beneficirio. Maioridade. Estudante Universitrio. Segundo o entendimento jurisprudencial dominante, embora a Lei Complementar n 29/2000, vigente data do bito da servidora, limite o pagamento da penso por morte at que seu beneficirio complete 21 (vinte e um) anos de idade, deve o Estado continuar pagando o benefcio at que este atinja a idade de 24 (vinte e quatro) anos, desde que comprovada sua condio de estudante universitrio. Segurana concedida. Mandado de Segurana n 43008728.2012.8.09.0000 (201294300873)

TJMT MANDADO DE SEGURANA 0028105-58.2010.8.11.0000 - 28105 / 2010 MANDADO DE SEGURANA - CANCELAMENTO DO AUXLIO PENSO DE FILHO DE SERVIDOR PBLICO FALECIDO - COMPROVAO DE MATRCULA EM CURSO SUPERIOR - LEI ESTADUAL N 4.491/82 APLICAO DA LEI VIGENTE POCA DO BITO - DIREITO CONTINUIDADE DE RECEBIMENTO DO BENEFCIO - PRINCPIO DA IGUALDADE - DIREITO ADQUIRIDO - ARTIGO 5, INCISO XXXVI, DA CONSTITUIO FEDERAL - SEGURANA CONCEDIDA. O fato gerador para a concesso da penso por morte o bito do segurado instituidor do benefcio, devendo ser aplicada a lei em vigor poca. Com base no texto da Lei Estadual n 4.491/82, legislao vigente poca da ocorrncia do bito, considera-se dependentes do segurado os filhos at 25 (vinte e cinco) anos, que comprovem sua qualidade de estudante. Diante do princpio constitucional de igualdade entre homens e mulheres e do direito educao, h que se conceder a prorrogao da penso ao filho estudante se por ventura a lei instituidora do beneficio traz em seu bojo o limite de 25 (vinte e cinco) anos de idade para os filhos.

TJGO - EMBARGOS DE DECLARAO

Embargos de declarao. Duplo grau de Jurisdio. Mandado de segurana. Penso por Morte. Benefcio. Extenso at os 24 anos de Idade. Estudante universitria. Artigo 5 da lei de Introduo s normas do direito brasileiro. Contradio, omisso ou obscuridade no Configuradas. Efeitos modificativos. Prequestionamento. Conforme entendimento jurisprudencial dominante, ainda que a Lei Complementar n 29/2000

limite em 21 anos a idade do beneficirio para receber penso deixada por servidor pblico falecido, o Estado deve permanecer pagando a penso at que a beneficiria, sem renda prpria, complete 24 anos, vez que restou devidamente comprovada a sua matrcula universitria. 2- Nos embargos de declarao devem ser observados os lindes do art. 535, do CPC. S em situao excepcional, admite-se emprestar-lhe efeito modificativo. 3- de se rejeitar os declaratrios quando se almeja com o recurso, to somente, a rediscusso da matria decidida. No ocorrendo omisso, obscuridade ou contradio, falece utilidade aos embargos. Embargos conhecidos, mas rejeitados pelas partes. Embargos de declarao rejeitados. Embargos de Declarao no Duplo Grau de Jurisdio n 9010813.2011.8.09.0051 (201190901080).

APELAO CIVIL - TJRS

APELAO. PREVIDNCIA PBLICA. AO ORDINRIA. RESTABELECIMENTO DE PAGAMENTO DE PENSO. FILHO ESTUDANTE UNIVERSITRIO. POSSIBILIDADE. I - A Lei Municipal no prev a extenso do benefcio previdencirio ao filho no-invlido at os vinte e quatro anos, enquanto estudante de ensino superior. Todavia, referida extenso, em certa medida, vem prevista em diversas ordens legais; a comear pela Lei 8.112/80 (do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio), que no artigo 197 considera como dependente econmico do servidor, para fins de percepo de salrio famlia, o filho maior at vinte e quatro anos, desde que estudante; tambm o art. 35, pargrafo 1 da Lei 9.250, que trata do Imposto de Renda Pessoa Fsica; no plano estadual, o art. 9, pargrafo 3 da Lei 7.672/82. II - A educao direito de todos e dever tanto do Estado quanto da famlia (CF- art. 205); para alem disso, a Carta Poltica eleva a educao ao nvel dos direitos fundamentais, quando a concebe como direito social (art. 6), imbricado no princpio da dignidade da pessoa humana. Portanto, se dever do Estado, a este cumpre prestaes estatais; se da famlia, por igual cumpre prover. E como a penso previdenciria tem por finalidade suprir a falta do provedor, no demasia, ao contrrio, da lgica que o sistema acuda o dependente at completar vinte e quatro anos, em ordem de concluir sua formao universitria. Afinal, a contribuio previdenciria tem esse propsito, dentre outros. Apelo desprovido. Unnime. (Apelao Cvel N 70035852730, Vigsima Primeira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Genaro Jos Baroni Borges, Julgado em 19/05/2010)

AGRAVO DE INSTRUMENTO TRF 5 REGIO

ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PBLICO FEDERAL. PENSO POR MORTE. MENOR. ESTUDANTE UNIVERSITRIO.

EXTENSO AT 24 (VINTE E QUATRO) ANOS. POSSIBILIDADE. HIPTESE ONDE SE BUSCA PROVIMENTO JUDICIAL QUE GARANTA AO AGRAVANTE, FILHO DE SERVIDOR PBLICO FEDERAL, ORA FALECIDO, DO QUAL ERA DEPENDENTE, A MANUTENO DE BENEFCIO AT OS 24 (VINTE E QUATRO ANOS); SENDO O AGRAVANTE ESTUDANTE UNIVERSITRIO E PRESUMINDO-SE QUE AT A CONCLUSO DE SUA FORMAO PROFISSIONAL ENCONTRARSE-IA SOB A DEPENDNCIA DO DE CUJUS, DE GARANTIR-LHE A PERCEPO DO BENEFCIO AT A IDADE DE 24 (VINTE E QUATRO) ANOS; AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO.

AGRAVO DE INSTRUMENTO TRF 4 REGIO PREVIDENCIRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PENSO POR MORTE. DEPENDENTE MAIOR DE 21 ANOS. ESTUDANTE UNIVERSITRIO. PRORROGAO DO BENEFCIO AT OS 24 ANOS DE IDADE. 1. cabvel a prorrogao do benefcio previdencirio de penso por morte at que o dependente complete 24 anos de idade, na hiptese de ser estudante de curso universitrio. Precedente. 2. Estando regularmente instrudo o agravo de instrumento, possvel o seu julgamento imediato, restando prejudicado o agravo regimental. 3. Agravo de instrumento improvido". (TRF da 4 Regio. AGA 149033/SC. Rel. Des. Federal Nylson Paim de Abreu. DJU 22.10.2003, p. 592).

AGRAVO DE INSTRUMENTO TRF 2 REGIO PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. PRORROGAO AT OS 24 ANOS. ESTUDANTE UNIVERSITRIO. POSSIBILIDADE. AGRAVO DE INSTRUMENTO IMPROVIDO. AGRAVO INTERNO PREJUDICADO. - Agravo de Instrumento interposto em face de deciso que deferiu antecipao de tutela em pedido de prorrogao do pagamento da penso por morte a filho de segurado, estudante universitrio, enquanto perdurar seu curso superior at o limite de 24 anos. - Deciso de parte do relator negando efeito suspensivo ativo ao agravo, objeto de Agravo Interno por parte do INSS. - Cabvel a prorrogao do benefcio previdencirio de penso por morte at que o dependente complete 24 anos de idade, na hiptese de ser estudante de curso universitrio, desde que se dedique aos estudos, com aproveitamento. Precedentes. - Confirmao da deciso agravada e da deciso que indeferiu o efeito suspensivo ativo ao recurso, com improvimento do Agravo de Instrumento, ficando prejudicado o Agravo Interno do INSS. AGT 159455 RJ 2007.02.01.013074-5

AGRAVO DE INSTRUMENTO TJMG AGRAVO DE INSTRUMENTO - PENSO POR MORTE - TUTELA ANTECIPADA - DEPENDENTE MAIOR DE 21 ANOS. ESTUDANTE UNIVERSITRIO. PRORROGAO DO BENEFCIO AT OS 24 ANOS DE IDADE. POSSIBILIDADE. A jurisprudncia vem entendendo de que cabvel a prorrogao do pagamento de penso a dependente que esteja cursando o nvel superior, at que ele complete 24 anos ou conclua o curso universitrio, o que primeiro ocorrer.VV- O princpio da solidariedade, que rege a previdncia social, no se aplica previdncia privada, pois se trata de relao eminentemente contratual. As normas vigentes poca do falecimento do segurado so aquelas que regem a concesso do benefcio ao dependente, no sendo possvel a continuidade do benefcio at o implemento dos vinte e quatro anos de idade se assim no previa o regulamento poca.

AGRAVO DE INTRUMENTO TRF 4 REGIO PREVIDENCIRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PENSO POR MORTE. DEPENDENTE MAIOR DE 21 ANOS. ESTUDANTE UNIVERSITRIO. PRORROGAO DO BENEFCIO AT OS 24 ANOS DE IDADE. 1. cabvel a prorrogao do benefcio previdencirio de penso por morte at que o dependente complete 24 anos de idade, na hiptese de ser estudante de curso universitrio. Precedente. (TRF da 4 Regio. AGA 149033/SC. Rel. Des. Federal Nylson Paim de Abreu. DJU 22.10.2003, p. 592)

You might also like