You are on page 1of 25

Hino: A ns descei, Divina Luz. Estrib.: /: A ns descei, Divina Luz!:/ - /: Em nossas almas acendei - O amor, o amor de Jesus.:/ 1.

Sem Vs, Esprito Divino, / Cegos, s podemos errar /: E, do mais triste desatino :/ No mais profundo abismo, / Sem fim, sem fim penar. 2. O negro inferno nos faz atroz guerra, / Contra ns arma o mundo sedutor; / Tudo para ns perigo nesta terra, / Sois Vs, sois Vs, nosso Libertador! V. Enviai o vosso Esprito e tudo ser criado. R. E renovareis a face da terra. ORAES INICIAIS Oremos. Deus, que ensinais os coraes dos vossos fiis com a luz do Esprito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Esprito, compreendamos o que reto e gozemos sempre de sua consolao. Por Cristo Nosso Senhor. Amm. V. Orvalhai do alto, cus, e as nuvens chovam o Justo. R. Abra-se a terra e germine o Salvador. Oremos. Despertai-nos, Senhor, o corao para prepararmos o caminho do Vosso Filho, a fim de que, purificados por sua vinda, sejamos dignos de servir-vos. Vs, que, sendo Deus, viveis e reinais, com Deus Pai, na unidade do Esprito Santo, por todos os sculos. Amm. ORAES FINAIS 1. Eterno Pai, eu vos ofereo para vossa honra e glria e para minha salvao, os sofrimentos da Santssima Virgem e de So Jos na longa e penosa jornada de Nazar a Belm, e a angstia de seus coraes por no acharem onde hospedar-se, quando se aproximava o nascimento do Redentor do mundo. Glria ao Pai. 2. Eterno Pai, eu vos ofereo para vossa honra e glria e para minha salvao, o prespio em que Jesus Cristo nasceu, as palhinhas que Lhe serviram de bero, o frio que sofreu, as mantilhas em que foi envolvido, as lgrimas que derramou e os seus termos gemidos. Glria ao Pai.

3. Eterno Pai, eu vos ofereo para Vossa honra e glria e para minha salvao, a humildade, mortificao, pacincia, caridade e todas as virtudes de Jesus Menino e vos agradeo, amo e bendigo constantemente por este inefvel mistrio da Encarnao do Verbo Divino. Glria ao Pai.

1 - Dia: A Famlia

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. I, 5-15): "No tempo de Herodes, rei da Judia, houve um sacerdote, chamado Zacarias, pertencente classe de Abias. Sua esposa, descendente de Aaro, chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, caminhando irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. No tinham filhos, porque Isabel era estril e ambos se achavam em idade avanada. Quando, certa vez, Zacarias desempenhava suas funes sacerdotais, diante de Deus, na ordem de sua classe, coube-lhe por sorte, segundo o costume estabelecido para as funes sagradas, entrar no templo do Senhor para oferecer incenso. hora do incenso, enquanto toda a multido do povo se encontrava do lado de fora, rezando, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de p, direita do altar do incenso. Ao v-lo, Zacarias perturbou-se e encheu-se de temor. Mas o anjo lhe disse: No tenhas receio, Zacarias. Tua orao foi ouvida. Isabel, tua esposa, te dar um filho, a quem pors o nome de Joo. Encher teu corao de prazer e de jbilo e muitos se alegraro com seu nascimento, pois ser grande diante do Senhor. II - Temas para reflexo Zacarias e Isabel constituam uma famlia de justos, tementes a Deus, obedientes a seus mandamentos (v. 6), rezavam (v. 13) e, embora no tivessem, desejavam ardentemente ter filhos. (vv. 7 e 13).
3

Reflitamos sobre a grandeza da famlia crist: a) Diante de Deus: Santa: 1. Porque Deus seu autor e modelou-a sobre o mistrio da sua vida divina. 2. Porque Deus faz da famlia o teatro da sua mais alta manifestao ao mundo visvel: a alma imortal de cada homem. 3. Porque espelha o mistrio da unio de Cristo com a Igreja (Ef. 5). 4. Porque Jesus a santificou: com seu nascimento em Belm; com a sua presena em Nazar; em Can; com a sua Redeno, elevando o matrimnio dignidade de sacramento; com seus preceitos, restaurando-a no plano primitivo. 5. Porque a famlia um templo onde Deus se compraz ser glorificado: - na vida de f que nela se vive, - nas virtudes que nela se praticam, -nas oraes que nela se rezam. Atentam ao alicerce natural da famlia: 1. Os que impedem a procriao dos filhos. Frustram o fim primrio do matrimnio. o triunfo do egosmo que receia enfrentar riscos e sacrifcios. 2. Os que matam o feto no ventre materno ou causam o aborto. Trata-se de homicdio que Deus punir (Gen. 4,10). 3. Os que traem a fidelidade conjugal. injustia, desonra, tmulo do amor. 4. Os divorcistas, que pretendem dissolver o que Deus uniu (Mt. 19,6). b) Em ordem sociedade. A famlia o princpio da sociedade: 1. a famlia que fornece os membros sociedade. 2. Na sua base, o Estado compe-se de famlias. 3. A sociedade espelha o vulto da famlia: sadia, se a famlia for sadia; corrupta, se a famlia for corrupta. Ill - Orao do dia V. Iluminai-nos, Senhor, com o exemplo de vossa famlia. R. E dirigi nossos passos no caminho da paz. Oremos. Senhor Jesus Cristo que, por vossa submisso a Maria e Jos, consagrastes a vida domstica pela prtica de inefveis virtudes, fazei que, auxiliados pelos dois, sejamos instrudos com os exemplos de vossa Santa Famlia e cheguemos a participar da eterna felicidade. IV-Prticas sugeridas: - Que os membros da famlia se preparem para o Natal mediante uma boa confisso.
4

- Conseguir que um casal unido s civilmente ou amasiado se prepare para receber o matrimnio. - Visitar uma famlia necessitada e ver o que pode fazer em seu favor. V- Canto final: Jesus, Maria, So Jos 1. Jesus, Maria, S. Jos, - Pobres tambm aos olhos do mundo! - O Trindade de Nazar! - Digna do respeito mais profundo! Estrib.: Cantemos-lhe louvor, - Juremos-lhe amor - Na dor ou na alegria. Soldados de Jesus, - Marchemos sob a cruz - Com So Jos e Maria! 2. Jesus, Maria, S. Jos, - Protegei-nos na dor da vida! - Conforto sois da nossa f, - Na lida e guerra mais renhida. 3. Jesus, Maria, S. Jos, - Tentando-nos do mundo o gozo, - Queremos ter em Nazar, - Vitria contra o mar raivoso.

2 - Dia: So Joo Batista

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. III, 3-9): "E (Joo) percorreu todo o vale do rio Jordo, pregando um batismo de penitncia, para a remisso dos pecados, conforme est escrito no livro das profecias do profeta Isaas: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale ser cheio, todo monte e colina ser nivelado, os caminhos tortuosos sero retificados; os speros, aplanados; e toda criatura ver a salvao de Deus. E Joo dizia s multides que vinham para serem balizadas por ele: "Raa de vboras, quem vos ensinou que escapareis da clera que se aproxima? Fazei, portanto, dignos frutos de penitncia, e no comeceis a dizer: Temos por pai Abrao, porque eu vos declaro que Deus pode destas pedras suscitar filhos de Abrao. O machado j est posto raiz das rvores. Toda rvore que no produzir bom fruto ser cortada e lanada ao fogo." II - Temas para reflexo Joo Batista um dos personagens que dominam a Liturgia do Advento. Foi o Precursor quem preparou o caminho de Jesus para a grande manifestao pblica. Foi ele quem lembrou aos homens como deveriam preparar-se para receb-lo: "todo monte e colina ser nivelado, os caminhos tortuosos sero retificados." Por isso, durante o Advento a figura austera do Batista aparece por trs vezes para nos preparar para o Natal. a) Primeira disposio para a festa do Natal: renunciar ao pecado. Se os valem, ou sejam as nossas deficincias, podem ser cheias pelo amor, os montes e colinas, ou sejam, as vs pretenses do orgulho, devero ser
6

abatidas pela humildade. Um corao cheio de amor prprio e de soberba, no pode estar cheio de Deus e nele ficar muito pouco lugar para o doce Menino de Belm. b) Segunda disposio para a festa do Natal: o pecado. So necessrias duas coisas para expiar o pecado: o esprito de penitncia (verdadeiro arrependimento de ter ofendido a Deus, dor sobrenatural, produzida pelo Esprito Santo e fundada nos motivos da f, dor universal que abranja todas as nossas culpas sem exceo) e as obras de penitncia (aceitar voluntariamente, por esprito de expiao, todas as tribulaes que nos sobrevierem; mortificar nossa vontade, nossos desejos, os nossos gostos, o nosso gnio, privar-nos de alguns pequenos gozos, que importam muito pouco sade, no recusar graa nenhum dos sacrifcios que nos pede). III - Orao do dia V. a voz que clama no deserto: Preparai a via do Senhor. R. Aplanai os seus caminhos. Oremos. Despertai, Senhor, o vosso poder e vinde; socorrei-nos com grande fora, para que a graa do vosso perdo, apresse o que os nossos pecados retardam. IV - Prticas sugeridas: - Fazer uma mortificao dos sentidos era honra do Menino Jesus. - Perdoar, se houver alguma inimizade. V - Canto final: Quando vir 1. Quando vir, Senhor, o dia - Quando vir o Salvador, - Pondo-se termo profecia - Que nos promete um Redentor! Estrib.: Rorate, caeli, desuper - Et nubes pluant Justum! 2. Dia que fora prometido - To firmemente aos nossos pais; - Dia em que o mal ser banido, - Dia de hosanas triunfais! 3. Quando felizes O veremos Refulgentssimo nascer - Com seus revrberos supremos - Hostes no inferno estarrecer. 4. Filha de reis, Virgem pura, - Eis a celeste saudao: - s a escolhida criatura, - Me da celeste promisso.

3 - Dia: Herodes

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. I, 5-15): "Jesus nasceu em Belm da Juda, no tempo do rei Herodes. Vieram ento do Oriente a Jerusalm uns Magos, perguntando: Onde est o rei dos Judeus que. acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorLo. Ouvindo isto, turbou-se o rei Herodes e com ele toda a cidade de Jerusalm. Reuniu todos os prncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde devia nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belm da Judia, porque est escrito pelo profeta: E (Tu Belm, terra de Jud, no s de modo algum menor entre as cidades de Jud, porque de ti sair um chefe que apascentar Israel, meu povo. Herodes chamou secretamente os Magos e deles se informou, com exatido, do tempo em que apareceu a estrela. E mandando-os a Belm, disse: Ide e informai-vos cuidadosamente a respeito do Menino e quando o encontrardes, comunicai-me para que eu tambm v ador-Lo. " II - Temas para reflexo Infelizmente, pode-se fazer um mau Natal. O Evangelho conservou a recordao de ms participaes ao grandioso acontecimento histrico. So atitudes tpicas que se renovam na histria. a) O Natal dos perseguidores de Cristo. 1. Herodes recebeu claro anncio do nascimento de Jesus. a) Os Reis lhe falaram da estrela reveladora. b) Os pontfices precisaram que devia nascer em Belm. c) Em vez de comover-se e rejubilar-se com o anncio, "perturbou-se".
8

d) Com a sua astcia e mentira procurou transformar os Reis em seus involuntrios: "Avisai- me, para que eu lambem v ador-Lo ". e) Ao invs de ir ador-Lo, enviou seus soldados para assassin-Lo. 2. Tambm o Natal de hoje encontra ainda no mundo perseguidores de Cristo. O cristianismo continua tendo seus mrtires. As armas so sempre as mesmas: mentira, calnia, violncia. Mudam s vezes os mtodos: hoje recorre-se aos progressos da cincia, e chega-se at a corromper as crianas, para que Ele no ocupe seus coraes inocentes. E ainda h muitos que matam a Jesus em si: as festas de Natal servem para tomar parte em diverses pecaminosas. Natal de pecadores. b) Natal dos indiferentes 1. O anncio do nascimento de Jesus difundiu-se largamente. Entretanto, no lemos que manjedoura do Divino Infante haja acorrido muita gente. 2. O Natal que se aproxima deixa, exteriormente, poucos indiferentes. H um clima natalcio que se apodera de todos. Mas tudo isso significa que a humanidade viva intensamente o mistrio do Natal? No. No se pensa na festa espiritual. Assim, o natal passa e nada renova. O maior acontecimento da histria, a vinda de Deus entre ns, cai no vazio. III - Orao do dia V. Vinde, Senhor, e no tardeis. R. Perdoai ao vosso povo os seus pecados. Oremos. Verbo Divino, autor e Rei dos sculos, verdadeiro Filho de Deus e de Maria, anunciado pelos profetas, esperado pelos patriarcas e desejado pelos povos, que quisestes nascer nas trevas da noite para ser a luz dos homens e lhes servir de caminho, verdade e vida; fazei, que ns, abominando a impiedade do mundo, aprendamos de Vs a viver a justa e piedosamente, e, confiados na esperana da glria bem-aventurada, renunciemos a ns mesmos e todos nos consagremos a Vs. IV - Prticas sugeridas: - Visitar Jesus Sacramentado, numa igreja. - Entronizar a imagem do Menino Jesus numa sala e honr-la. V - Canto final: Bendito o Menino de Belm Estrib.: Bendito e louvado seja - O Menino de Belm, - Que veio remir o mundo - Para o nosso eterno bem. 1. dulcssimo Jesus, - Amor da Virgem Maria, - Enchei-nos os coraes De pura e santa alegria.

09

2. Nosso amado Deus Menino - To louvado neste dia; - Fazei que o vosso exemplo Seja sempre o nosso guia. 3. E como adorado fostes - No prespio de Belm, - Assim todos Vos adorem - Para todo o sempre. Amm.

10

4 - Dia: Os Anjos

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. II, 8-13): "Havia na mesma regio pastores que viviam nos campos e durante a noite faziam guarda a seu rebanho. Apareceu-lhes um anjo do Senhor e a glria do Senhor brilhou em redor deles. Tomaram-se de grande medo, mas o anjo lhes disse: No vos amedontreis. A notcia que vos trago uma grande alegria para todo o povo: Nasceu-vos hoje na cidade de Davi o Salvador que o Cristo Senhor. Eis o sinal que vos dou: encontrareis um menino envolvido em faixas e colocado em um prespio. No mesmo instante, apareceu junto ao anjo grande multido de outros anjos do exrcito celeste, louvando a Deus dizendo: Glria a Deus nas alturas e na terra paz aos homens de boa vontade. II - Temas para reflexo Natal, mistrio da alegria. 1. Os anjos que do o anncio na noite misteriosa O apresentam assim: Anuncio-vos uma grande alegria. Em toda a parte onde aparece o menino, desprende-se uma vaga de alegria: a) no mistrio do Natal, cantam os anjos. b) na Visitao, canta a Virgem: Magnificat! c) Zacarias canta o "Benedictus". d) na Apresentao ao templo, cantar o velho Simeo: "Nunc dimmitis!" E diante de si tem uma nica realidade: a morte. 2. As condies externas de vida no mudaram; mudaram as atitudes ntimas dos homens. A humanidade possui a Deus, fonte da verdadeira alegria. a) Jesus no nos tira do quadro habitual da nossa vida: os pastores voltaro para seus campos, para sua vida dura; os magos, se bem que por caminho
11

diferente, voltaro s suas regies para retomarem a vida anterior; o velho Simeo continuar aguardando a morte. O quadro permanece idntico. S mudou a atitude do esprito e a luz com que alma contempla as coisas. b) Uma vez introduzido Deus na:conscincia, Ele, que fundamento e fonte da alegria, faz com que a encontremos em tudo, f-la jorrar das coisas pequenas como das grandes. At da dor. III - Orao do dia V. Glria a Deus nas alturas. R. Paz na terra aos homens de boa vontade. Oremos. Deus, que fizestes brilhar a noite santssima do Natal com o claro da verdadeira luz, concedei-nos que, aps termos conhecido na terra essa luz misteriosa, gozemos tambm das suas alegrias no cu. IV - Prticas sugeridas: - Fazer uma boa leitura (Histria Sagrada, Vida dos Santos). - Visitar um doente ou uma pessoa aflita. V-Canto final: Vinde, cristos 1. Vinde, cristos, vinde porfia, - Cantai um hino de louvor, - Hino de paz e de alegria - Que os anjos cantam ao Senhor: Estrib.: /: Gloria in excelsis Deo!:/ 2. Foi nesta (numa) noite venturosa - Em que nasceu o Salvador, Que os anjos com voz amorosa, - Deram ao cu este clamor: 3. Vamos juntar-nos aos pastores - Vamos com eles a Belm; - Vamos correndo pressurosos! O Salvador enfim nos vem.

12

5 - Dia: Os Pastores

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. II, 15-20): "Quando os anjos se retiraram de perto deles e voltaram para o cu, disseram os pastores uns aos outros: "Vamos at Belm e vejamos que isto que aconteceu e que o Senhor nos fez conhecer''. Foram s pressas e encontraram Maria, Jos e o Menino deitado na manjedoura. Logo que O viram, deram a conhecer o que lhes fora anunciado a respeito deste Menino. E todos os que ouviram se admiravam das coisas que lhes diziam os pastores. Maria, porm, conservava todas estas palavras, meditando-as em seu corao. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus, por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme o que lhes fora anunciado. II - Temas para reflexo Os primeiros visitantes de Jesus no prespio so os humildes pastores. 1. Por que Jesus os chamou? a) porque eram pobres. Nosso Senhor quer mostrar quo pouco preza as riquezas e grandezas terrenas, que no so muitas vezes seno o preo das injustias e das baixezas, o alimento da ambio, o parto da cobia, o triunfo da soberba; e quanto lhes prefere a pobreza, como mais favorvel humildade, moderao dos desejos, mansido, a todas as virtudes. b) porque so almas simples e retas. c) porque so homens laboriosos (Deus odeia os ociosos que desperdiam o tempo) e aplicados aos deveres de seu estado: Deus quer que cada um cumpra na terra a misso que lhe coube por sorte.

13

2. Como chamou os pastores? Cerca-os de refulgente luz, que lhes infunde religioso temor e profundo respeito. Ao temor sucede a alegria. 3. Correspondncia dos pastores ao chamamento do Salvador: a) Respondem com prontido: Vamos at Belm! E foram "s pressas". b) Logo que chegam, entram no prespio e encontram Maria, Jos e o Menino. Como encontrar Jesus sem Maria?! Adoram-nO cheios de f, admiram o mistrio, oferecem seus singelos presentes... c) Depois de prestados estes obsquios, retiram-se cheios de santa alegria, glorificando e louvando a Deus por tudo o que viram e ouviram. Ill - Orao do dia V. A quem vistes pastores? Anunciai-nos, quem apareceu sobre a terra? R. Vimos uma Criana recm-nascida e os coros dos Anjos louvando o Senhor. Oremos. Verbo Divino, Deus grande, Deus imenso, Senhor dos senhores, Dominador absoluto do Universo, que por nosso amor quisestes nascer Menino, envolto em pobres andrajos, sem teto, num prespio em meio de vis animais, e sofrer males infindos, fazei que ns, renunciando ao mundo, aos seus bens enganadores e aos seus prazeres, abracemos a humildade, a pobreza de esprito e a mortificao de ns mesmos. IV - Prticas sugeridas: - Dar alimentos, roupas ou calados aos pobres ou entreg-los a uma instituio de caridade. V Canto final: Depressa acordai. 1. Depressa acordai, - Pastores e olhai: - Da noite longeva - Findou rdua treva, - Um anjo anuncia- Futuro sem ai! 2. Ouvi-o dizer: - No h que temer! - Eu tragoalegria: - P'ra santa anistia Deus Filho bondoso - Veio aparecer. 3. Depressa correi - Ao ver vosso Rei! - Numbero de palha - A Me o agasalha. Chegando prostrai-vos - E culto rendei.

14

6 - Dia: Os Magos

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Mateus (Mt. II, 9-12): "Depois de ouvir o rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os precedia, at que parou ao chegar sobre o lugar onde estava o Menino. Ao verem novamente a estrela, ficaram possudos de grandssima alegria, e entrando na casa viram o Menino com Maria, sua Me. Prostraramse e O adoraram. Abriram seus tesouros e ofereceram-lhe como presentes: incenso, ouro e mirra. Avisados em sonho para que no tornassem a Herodes, voltaram a seus pas por outro caminho. " II - Temas para reflexo Jesus no quer excluir ningum do seu plano de salvao. H lugar para os pobres e h lugar para os ricos. No fomenta a luta de classes. Veio para unir a humanidade numa s famlia que tem Deus como Pai, e para estabelecer o reino do amor, no do dio. 1. Valorizando a pobreza e manifestando as suas divinas preferncias por ela, o Divino Salvador poderia dar a impresso de ter vindo instaurar a era de uma nova revoluo social: os ricos amaldioados por Deus no novo reino; os pobres abenoados. E, no Evangelho, no faltam trechos que poderiam induzir a pensar assim se fossem mal interpretados. 2. Mas Jesus dissipa essa impresso desfavorvel desde a gruta: chama milagrosamente para ador-Lo um grupo de poderosos e ricos que depem a seus ps magnficos presentes. Aceitando esses presentes preciosos, Jesus no os manda despojarem de suas riquezas. Admite-os em seu reino,
15

ensinando novos caminhos por onde tero que andar. 3. Portanto, pobreza e riqueza tributam igual homenagem a Jesus no prespio. Cristo no faz delas duas bandeiras de guerra para uma luta de classes. Sobre o plano da justia estendida mais: alta significao, lana uma ponte que as une: a da caridade. III - Orao do dia V. Vimos a sua estrela no Oriente. R. E viemos, com presentes, adorar o Senhor. Oremos. Deus que, atravs de uma estrela revelastes o vosso Unignito aos gentios, concedei nos que, j vos conhecendo pela f, sejamo levados a contemplar tambm o esplendor da vossa beleza. IV- Prticas sugeridas: - Fazer, entre os membros da famlia, uma coleta em benefcio da Igreja. V- Cantofinal: Fiis acorramos 1. Fiis, acorramos - Ledos, triunfantes, - Corramos contentes - At Belm! Vede nascido - Vosso Rei eterno! Estrib.: Oh! Vinde, adoremos, - Oh! Vinde, adoremos - Oh! Vinde adoremos, - A Nosso Senhor! 2. Deixadas as lides, - Cleres pastores, - Modestos, acorrem - Ao Rei do cu! - Ns, igualmente, - Cheios de alegria: 3. De Deus Filho Eterno, - Ns O adoraremos, - Velado na carne - De pecador! - Deus pequenino - Dorme em manjedoura:

16

7 - Dia: So Jos

l - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. II, 1-5): "Foi promulgado naqueles dias um decreto de Csar Augusto, ordenando que se fizesse o recenseamento do mundo inteiro. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, no tempo em que Cirino governava a Sria. Iam todos recensear-se, cada um em sua cidade. Tambm Jos subiu da cidade de Nazar na Galilia para a cidade de Davi, chamada Belm, na Judia, porque era da casa e da famlia de Davi. Veio para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que se encontrava grvida." II - Temas para reflexo S. Jos, modelo do chefe de famlia: a) No trabalho: Padroeiro da Igreja Universal, pai adotivo de Jesus, vivendo to prximo do Verbo Encarnado, desenvolveu no silncio e na vida oculta o humilde trabalho de carpinteiro e, dia aps dia, ganhou o po para sua famlia. Mas trabalhava com alegria por Jesus e pela Virgem Santa. A sua atividade chegava fisicamente at Deus e a sua Me. b) Na dor: A dor no poupou a Sagrada Famlia. A Virgem aceita a sua misso de Me e pronuncia o seu "Fiat". Jos ignora a anunciao. No compreende. O Mistrio o assusta: no pode duvidar de Maria; resolve sacrificar-se abandonando-a: sofrimento atroz! Mas Deus intervm, esclarece; a alegria volta. No Natal: no ter uma casa acolhedora para receber Jesus! Ter que refugiar-se numa gruta! Mas o essencial que Jesus nasa: todos os sacrifcios so aceitveis. c) No amor: S. Jos amou a Virgem como sua verdadeira Esposa e a Jesus como Deus. Esse amor purssimo lhe fez suportar com alegria todos os
17

sacrifcios e as renncias mais duras; abandonar a ptria, a casa para salvar a vida de Jesus, ir ao encontro das humilhaes duma terra estrangeira, onde o imigrante era olhado com desconfiana e suspeita. Uni trabalho duro e pesado... Mas, por e com Jesus e Maria, nada pesava. III - Orao do dia V. Fazei, S. Jos, que transcorramos a vida serr pecar. R. E defendei-nos sempre com vossa proteo. Oremos. Fazei, Senhor, sejamos socorrido pelos mritos do Esposo de vossa Me Santssima que obtenhamos, por sua intercesso o que noss fracas foras no podem alcanar. IV - Prticas sugeridas: - Estudar o catecismo ou dar uma aula de catecismo. V - Canto final: Casto esposo de Maria 1. Casto esposo de Maria, - Vos agrade nosso canto,- De noss'alma doce encanto, - Denoss'alma sois o amor! Estrib.: Pai querido, ao vosso trono - Nossa crena nos conduz! - /: Concedei-nos que morramos - Entre os braos de Jesus! :/ 2. Sois feliz, pois, com Maria - Vs sofrestes amargura! - A vs, cheio de ternura, - Deus confia o Redentor! 3. O primeiro amvel riso - De Jesus, vs contemplastes - E nos braos O apertastes, - Enlevado em santo amor!

18

8 - Dia: Nossa Senhora

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Lucas (Lc. II, 6-7): "Aconteceu que, estando eles l, completaram-se os dias em que Ela devia dar luz. Deu luz seu filho primognito, envolveu-o em faixas e o reclinou numa manjedoura, porque no havia lugar para ds na hospedaria. " II - Temas para reflexo A exaltao da maternidade de Maria no prespio: 1. O mistrio da Maternidade de Maria realiza- se em Nazar, quando Ela pronuncia o seu "Fiat". Mas permanece um segredo para todos. Pelo menos no comeo. Depois, Deus mesmo se incumbir de revel-lo a Isabel, primeiro, a S. Jos, depois. O mundo deve ignor-lo. 2. Foi o Natal que alargou o conhecimento da grandeza de Maria. Breve parntese de luz toldada depois por mais de trinta anos de vida oculta. Mas, contemplando hoje o Divino Infante entre seus braos, ns podemos saborear toda essa beleza. 3. Maria a verdadeira Mae de Deus. Mesmo se a Cristo deu apenas a carne, quem a assume o Verbo. O filho que dela nasce Pessoa Divina. E as relaes se criam entre as pessoas. Portanto, Ela verdadeira Me de Deus. a) O povo cristo mostrou-se ufano., ciumento desse ttulo de Maria Santssima. E carregou em triunfo os padres do Conclio de Efeso (431) que o defenderam contra a heresia de Nestrio. b) Assim ns a vemos proporcionar a Jesus todos os seus desvelos que uma me dedica ao seu filhinho, os carinhos, os sculos, os cuidados, que constituem o encanto de uma me. Mas nEla o afeto potenciado pela plenitude da graa.
19

c) ampliado at ao infinito sobretudo pela viso e conhecimento que Ela possui da grandeza de seu Filho. Uma me - diz uma grande alma - que, depois de ter amamentado o seu pequenino, exultante lhe diz: Meu Filho!... Mas imediatamente depois, o ergue como em cima de um altar, ajoelha-se e O adora, dizendo: Meu Deus! III - Orao do dia V. A Virgem gerou o Rei, cujo nome eterno. R. Unindo as alegrias da maternidade com glria da virgindade. Oremos. Deus que, pela virgindade fecunda de Maria, destes ao gnero humano o prmio da eterna salvao: fazei que sintamos a intercesso dAquela pela qual nos veio o autor da vida, Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus, convosco vive e reina, em unio com o Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos. Amm. IV- Prticas sugeridas: - Rezar o tero e fazer um obsquio em honra de Nossa Senhora. V - Canto final: A flor Anunciada 1. A flor anunciada - Nasceu-nos de Jess! - Nenhuma celebrada - J foi como esta o ! Brotou num s boto, - Que trouxe ao mundo inteiro - A paz e a salvao. 2. A flor s tu, Maria, - Me santa de Jesus, - A luz que ao cu nos guia, - A sempiterna Luz! A perenal manso - Deleita-se ao encanto - Da rosa e do Boto. 3. Jesus, da minha vida- Vs sois a salvao! - E da alma redimida - Vs sois o galardo. - Por vossa Me sem par, - Fazei que todos vamos - Ao cu vos contemplar!

20

9 - Dia: O Menino Jesus

I - Leitura do Santo Evangelho segundo S. Joo (3o. 1,1-5.14): "No princpio j existia o Verboso Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus. Ele estava em Deus no princpio dos tempos. Por Ele foram feitas todas as coisas e nada do que existe foi feito sem Ele. Estava nEle a vida e a vida era a luz dos homens. E a luz brilhou nas trevas e as trevas no a compreenderam (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade. E ns contemplamos sua glria, glria prpria do Filho Unignito do Pai. " II - Temas para reflexo Trplice Natal de Jesus que se comemora neste dia: - Natal eterno do Verbo divino no seio do Pai; - Natal de Jesus na histria, nasceu da Virgem Me; - Natal mstico nas conscincias. a) O Natal eterno: o mistrio profundssimo de Deus, o da sua riqueza infinita e da sua infinita atividade intima: o Verbo gerado desde toda a eternidade pelo Pai. "O Senhor me disse: Tu s meu Filho; hoje (o eterno presente de Deus) eu te gerei." (SI. 2, 8) Sem a revelao deste mistrio no poderamos compreender o mistrio de nossa salvao, em que Deus mesmo intervm. Por isso, o discpulo do Amor inicia seu Evangelho cantando a gerao eterna do Verbo. E ele tambm o primeiro a coligar os dois Natais, o eterno e o histrico, com o mstico: "O Verbo se fez carne"; "deu aos homens o poder de se tomarem filhos de Deus. " b) O Natal de Cristo na Histria: nasceu de Maria Virgem. Entre a gruta de Belm e o cu, h uma troca de afirmaes estupendas. O
21

Pai do cu proclama: "s meu Filho; hoje eu te gerei." Maria, da terra responde: "s meu filho; hoje eu te gerei." No Batismo e no Tabor, o Pai confirma que no se trata de duas Pessoas diferentes, mas de uma mesma pessoa: sobre o Filho de Maria far ressoar esta voz: "Este meu Filho dileto... escutai-O. " c) Natal mstico de Jesus nas almas: 1. o grande mistrio que se renova incessantemente. E o Natal sempre em ato: a) nas crianas que so balizadas; b) nos pecadores que se convertem. 2. Jesus Cristo a vida da humanidade: a) na alma dos justos que caminham para os cumes da perfeio; b) na Igreja, Corpo Mstico de Jesus, que unifica e santifica as almas dos remidos. 3. Jesus no mistrio eucarstico a tomar posse das almas e uni-las da maneira mais ntima com Ele. III - Orao do dia V. O Verbo de Deus se fez carne R. E habitou entre ns. Oremos. Concedei-nos, Deus onipotente, que o novo Nascimento de Vosso Unignito, segundo a carne, nos liberte a ns todos, a quem a antiga escravido mantm presos sob o jugo do pecado. IV-Prticas sugeridas: - Santificar a festa do natal (assistncia Santa Missa, reza do tero, obras de misericrdia). V- Canto final: Noite feliz 1. Noite feliz! Noite feliz! - O Senhor, Deus de amor, - Pobrezinho nasceu em Belm! - Eis na lapa Jesus, nosso Bem! - /: Dorme em paz, Jesus!:/ 2. Noite feliz! Noite feliz! - Jesus, Deus da luz, - Quo afvel teu corao, - Que quiseste nascer nosso irmo - /: E a ns todos salvar!:/ 3. Noite feliz! Noite feliz! - Eis que, no ar, vm cantar - Aos pastores os anjos dos cus, - Anunciando a chegada de Deus, - /: De Jesus Salvador!:/

22

ndice Oraes iniciais....................................................................................... 1 Oraes finais............................................................................................ 1 1 Dia............................................................................................................... 3 2 Dia................................................................................................. .............. 6 3 Dia................................................................................................................ 8 4 Dia.................................................................................. .............. ............ 11 5 Dia.................................................................................................... 13 6 Dia................................................................................................... 15 7 Dia.................................................................................................. 17 8 Dia.................................................................................................. 19 9 Dia.................................................................................................. 21

" doce Verbo encarnado, amabilssimo Menino Jesus, eis-me finalmente aos Vossos ps: deixai-me contemplarVos, permiti que eu me sacie da Vossa beleza, da Vossa bondade, da Vossa imensa caridade. O Vosso infinito amor apresenta-se vivo e palpitante, neste terno Menino que me sorri e me estende os Seus bracinhos e este Menino sois Vs mesmo, meu Deus!"

ADMINISTRAO APOSTLICA PESSOAL SO JOO MARIA VIANNEY. Igreja Nossa Senhora do Perptuo Socorro e So Judas Tadeu

Rua Taubat, n 12, Rodilndia, Nova Iguau-RJ.

You might also like