You are on page 1of 3

CONTROLE DE LEITURA 15 - JOHN RAWLS - A JUSTIA COMO EQUIDADE Gabriela Ramos Sarmet dos Santos

O autor inicia o texto descrevendo o papel da justia na cooperao social, explicando, com isso, a estrutura bsica da sociedade. A ideia de justia como equidade seria uma teoria que generaliza e leva ao nvel mais alto de abstrao o conceito do contrato social, sendo o pacto social substitudo por princpios da justia, numa sociedade ideal. Para defender essa tese, o autor trata das concepes clssicas de justia - a utilitria e a intuicionista - considerando as diferenas entre elas. Justia como equidade seria, portanto, a interseo dos diferentes princpios de justia. Por essa interseo ser um ideal, ele formula essa teoria e, para ilustr-la, usa-se de uma situao hipottica. O papel da justia O papel das concepes de justia especificar os direitos e deveres bsicos e determinar as partes distributivas apropriadas. Porm, a maneira como uma concepo faz isso necessariamente afeta os problemas de eficincia, coordenao e estabilidade na sociedade. preciso, portanto, levar em considerao os diferentes conceitos de justia existentes a fim de que um no se sobressaia a outro, pois isso pode tender a acontecer mesmo em condies iguais, pelo fato de, em alguns casos, as consequncias de um conceito serem mais desejveis que de outro. Para essa anlise, preciso levar em considerao que a justia a virtude mais importante das instituies sociais. Vale considerar que, segundo o autor, o conceito ideal de justia seria alcanado quando h um esquema de cooperao estvel junto a uma coeso entre os planos dos indivduos, pois assim a sociedade seria conduzida consecuo de fins sociais conjuntos e coerentes com a justia. Nesse sentido, a ausncia de um consenso sobre o que justo ou injusto, a desconfiana e o ressentimento, e a suspeita e a hostilidade so consideradas prejudiciais a essa coeso social. O objeto da justia O objeto da justia social a estrutura bsica da sociedade, ou seja, a maneira pela qual as instituies sociais distribuem direitos e deveres fundamentais e determinam as divises de vantagens provenientes da cooperao social. Segundo o autor, os princpios de justia social devem ser aplicados, primeiramente, na desigualdade existente nessa estrutura, como pelo fato das instituies favorecerem

certos pontos de partida mais que outros, seja pela condio social, poltica ou econmica de alguns em detrimento de outros. Assim, a justia de um sistema social depende essencialmente de como se atribuem no s os direitos e deveres, mas as oportunidades econmicas e condies sociais que existem nos vrios setores da sociedade. Apesar disso, o autor destaca que deve se ter em mente que a concepo de justia para a estrutura bsica tem valor intrnseco, no devendo ser descartada, portanto, apesar de seus princpios no serem favorveis em todos os casos. Assim, o autor conclui que as diferentes concepes da justia decorrem da existncia de diferentes noes de sociedade (realidades) junto de vises que tambm podem ser divergentes quanto aos conceitos das necessidades e oportunidades naturais da vida humana. Nesse sentido, ele destaca que cada conceito de justia se define pela atuao de seus princpios na atribuio de direitos e deveres e na definio da diviso apropriada de vantagens sociais. Tais direitos, na concepo do autor, muitas vezes derivam de instituies sociais e das expectativas legtimas que elas originam. O autor defende que um ideal social est ligado a uma viso do modo como os objetivos e propsitos da cooperao social devem ser entendidos. A ideia principal da teoria da justia O autor tem como objetivo apresentar uma concepo da justia que generaliza e leva a um plano superior de abstrao a conhecida teoria do contrato social como se l em Locke, Rosseau e Kant. Para esse ideal ele considera que so os princpios da justia (a interseo) que devem ser o objeto do consenso original da estrutura bsica da sociedade. Sob essa perspectiva, os homens seriam iguais, livres e, portanto, racionais; por buscarem o bem comum. Desse modo, essa forma de considerar os princpios da justia que o autor chama de justia como equidade. Nessa forma, o autor diz que nesse ideal os princpios da ignorncia so escolhidos sob um vu de ignorncia, ou seja, sem favorecer nenhuma condio particular; racionais e desinteressadas. Sendo assim, os princpios sero resultado de um consenso ou ajuste equitativo, deixando de lado aqueles aspectos do mundo social que parecem arbitrrios de um ponto de vista moral. Ele faz isso porque diz que s depois da escolha de uma concepo de justia que deve regular todas as subsequentes crticas e reformas das instituies, seja na elaborao de leis ticas ou morais. Apesar disso, reconhece que nenhuma sociedade os homens cooperam voluntariamente, pois os homens se encontram ao nascer em uma posio particular na sociedade e a natureza dessa posio afeta substancialmente suas perspectivas de vida.

Alm disso, o autor destaca que se h um consenso numa situao de igualdade, deve se questionar se o princpio da utilidade seria reconhecido nesse consenso sobre os princpios de justia. Isso porque, para ele, esse princpio parece incompatvel com a concepo de cooperao social entre iguais para a vantagem mtua, pois a utilidade varia de pessoa para pessoa, parecendo inconsistente a ideia de reciprocidade implcita na noo de uma sociedade bem-ordenada. A posio original e sua justificativa Nesse momento, o autor associa a questo da justia teoria da escolha racional. A natureza do problema da escolha vem de como decidir qual seria a escolha definitiva apropriada. Assim, parece razovel supor que as partes na posio original so iguais, todas com os mesmos direitos. A finalidade dessas condies representar a igualdade entre os seres humanos, esses como pessoas ticas e com senso de justia. Nesse sentido, pode-se chegar ao chamado equilbrio de justia, no qual nossos princpios e opinies coincidem ao mesmo tempo que sabemos com quais princpios nossos julgamentos se conformam e conhecemos as premissas das quais derivam.

You might also like