You are on page 1of 7

AV2 Trabalho Acadmico de Aprofundamento CURSO: Educao Ambiental DISCIPLINA: Didtica aplicada Educao Ambiental e Ecologia Social ALUNO(A):

): Silvia Kazue Sawada MATRCULA: 49764 Nagai NCLEO REGIONAL: So Paulo DATA: _20__/__03__/__2011__ ATIVIDADE SUGERIDA: Elaborar um plano de aula. Utilize o modelo abaixo e elabore uma atividade de Educao Ambiental em mbito formal.

PLANO DE AULA / DE ATIVIDADE EM E.A.


ALUNO(A): SILVIA KAZUE SAWADA NAGAI_____________________________________________________ MATRCULA: ______49764________ BASE: _SO PAULO_____________________ CIDADE:____SO PAULO______________________ DATA: ___20/03/2011_______________ (Tema central da aula ou da atividade de E.A. Exemplos: lixo, desmatamento, poluio da gua, tratamento de resduos, aquecimento global, biocombustveis, desenvolvimento sustentvel, ecologia, transporte menos poluente etc.).

TEMA

(Esclarecer o que voc pretende de fato com essa aula/atividade pedaggica. Ex: Conscientizar os alunos para a importncia da reciclagem, Estimular OBJETIVO GERAL nos moradores daquela localidade a adoo de prticas sutentveis, Informar aos moradores sobre a importncia do manguezal ou da presevao de determinada rea etc.). (Detalhar os objetivos associados ao objetivo geral. Ex: Para conscientizar os alunos da importncia da OBJETIVOS ESPECFICOS reciclagem so previstos os seguintes objetivos especficos: Coloc-los a par do desafio da reciclagem hoje e quanto o Brasil poderia ganhar com a adoo desta prtica, estimular junto aos mesmos uma anlise crtica dessa realidade) (Discriminar as estratgias deensino previstas na aula/atividade pedaggica. Ex: aula expositiva, passar ESTRATGIAS DE ENSINO filme seguido de debate, dramatizao, elaborao de cartazes, atividades de plantio, oficina de reciclagem etc.) (Como voc pretende avaliar os resultados da RECURSOS aula/atividade efetivada. Ex: prova, anlise de redao, de relatrio etc.) AVALIAO (Como voc pretende avaliar os resultados da aula/atividade efetivada. Ex: prova, anlise de redao, de relatrio etc.) (Cite pelo menos duas obras que do embasamento a sua aula/atividade)

BIBLIOGRAFIA

TEMA-TSUNAMI, TERREMOTO E OBJETIVO GERAL

NO JAPO - CATSTROFE CLIMTICA

Conscientizao das pessoas, para cuidar do planeta. No posso deixar passar em branco com o que aconteceu com os meus conterrneos do Japo, que apesar de toda a sua tecnologia, treinamento da populao, densidade demogrfica alta, ser um dos pases mais ricos do mundo, no suportou os castigos dos desastres naturais, o terremoto com 8,9 da escala Richter, e logo em seguida o tsunami que devastou o nordeste do pas, e ainda para piorar toda a situao catica , tem o risco da radioatividade que teme todo o continente asitico e talvez o planeta. OBJETIVOS ESPECFICOS Hoje, em todas as regies do arquiplago, h barreiras de concreto no mar que reduzem a velocidade das ondas, prdios que balanam para resistir a tremores e um sistema de alarme que emite sinais sonoros, mensagens por radio, TV, internet e celular. Graas a esse sistema, a populao foi avisada sobre o terremoto de sexta-feira dia 11/03/2011 com um minuto de antecedncia. pouco, mas pode ser o suficiente para fazer a diferena entre a vida e a morte. Aliado preveno, o pas tem um sistema de resgate que, na tragdia ,mobilizou instantaneamente mais de 10000 soldados, 300 avies e 40 navios de guerra para o socorro das vtimas. ESTRATGICAS DE ENSINO Engenheiros obtiveram algum sucesso na misso de deter o desastre na usina nuclear atingida pelo tsunami, mas evidncias de pequenos vazamentos de radiao sublinharam os perigos da pior crise nuclear desde Chernobyl 25 anos atrs.

Entenda o acidente nuclear no Japo

Infogrfico mostra acidente nuclear em Fukushima. Clique aqui para v-lo em tamanho maior A crise mltipla e indita custar terceira maior economia do mundo quase 200 bilhes de dlares, o maior esforo de reconstruo do Japo desde a Segunda Guerra Mundial. O acidente tambm afetou centrais nucleares ao redor de todo o mundo.

Como sinal encorajador para os que trabalham em Fukushima, a situao no reator mais crtico, o de nmero 3 - que contm plutnio altamente txico - parece ter se afastado do limite depois que carros de bombeiro o molharam durante horas. Tambm progrediu o trabalho para reativar a eletricidade nas bombas de gua usadas para resfriar o combustvel nuclear superaquecido. "Estamos fazendo progressos... (mas) no devemos ser muito otimistas", disse Hidehiko Nishiyama, vice-diretor da Agncia de Segurana Nuclear do Japo. Os engenheiros conectaram um cabo de fora aos reatores 1 e 2, esperando restabelecer a eletricidade no final deste sbado. Eles tambm esperam chegar aos reatores 3 e 4 em breve para testar o religamento das bombas. O sucesso pode ser uma guinada em uma crise j vista como to grave quanto o acidente de Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979. Seno, medidas drsticas podem ser necessrias, como cobrir a usina de areia e concreto como foi feito em Chernobyl aps o pior desastre com um reator nuclear em 1986. Os sistemas de resfriamento foram reativados nos menos crticos do seis reatores, 5 e 6, usando geradores a diesel. "Parece que a situao se estabilizou em parte, mas ainda muito sria", declarou Bo Stromberg, um analista da Autoridade. RECURSOS Autoridades disseram que muito cedo para saber se a crise nuclear causou a contaminao, mas Edano disse que amostras do ar retiradas da rea mostraram nveis de radiao mais elevados que o normal. Nveis de iodo no espinafre excederam limites de segurana em trs a sete vezes, afirmou uma autoridade. Testes no leite feitos na quarta-feira detectaram pequenas quantidades de iodo-131 e csio-137, este ltimo um elemento que pode causar muitos tipos de cncer. Mas apenas iodo foi detectado na quinta-feira e na sextafeira, segundo um funcionrio do Ministrio da Sade. Aps os anncios, autoridades imediatamente tentaram acalmar um j em pnico pblico, dizendo que as quantidades detectadas foram to pequenas que as pessoas precisariam ingerir quantidades inimaginveis dos alimentos para pr sua sade em risco. O Ministrio da Sade afirmou ainda que nveis de iodo acima do limite seguro foram descobertos na quinta-feira na gua potvel da provncia de Fukushima. Na sexta-feira, os nveis eram a metade do dia anterior; neste sbado, haviam cado ainda mais. Traos de iodo foram encontrados na gua de Tquio na sexta, o primeiro dia desde que o governo ordenou amostragem diria em todo o pas devido a crise nuclear, segundo informou o Ministrio da Educao, Cultura, Esportes, Cincia e Tecnologia.

Um comunicado dizia que as quantidades encontradas no excedem os limites de segurana do governo. Mas testes de gua, que por dcadas foram realizados apenas uma vez por ano, geralmente no apresentavam traos de iodo. Os controles so voluntrios, mas, no caso haja constatao de nveis de contaminao radioativa acima do teto autorizado, os pases do bloco esto obrigados a informar a Bruxelas. A UE importou 9.000 toneladas de frutas e verduras em 2010, alm de alguns tipos de pescado. Especialistas temem as consequncias da contaminao do solo e guas com o material radioativo lanado ao ar pela usina nuclear. O material pode efetivamente contaminar os alimentos, entrando na cadeia alimentar da populao, o que causaria um risco ao longo de semanas e mesmo meses aos japoneses. O leite de vaca especialmente vulnervel, segundo especialistas, caso os animais entrem em contato com o pasto contaminado. O produto muito consumido pelo homem, no s em sua forma natural, mas como ingrediente de vrios alimentos processados. ESTVEL Neste sbado, as autoridades continuam lanando gua para reduzir a temperatura dos reatores de Fukushima Daiichi e conter um vazamento massivo de material

radioativo. Os bombeiros devem lanar 1,260 toneladas de gua no reator. A operao, segundo a agncia de notcias Kyodo, deve durar sete horas. Edano disse que as condies no reator 3 ficaram relativamente estveis depois que bombeiros lanaram 60 toneladas de gua em uma piscina fervente que abriga combustvel nuclear usado. A operao foi realizada pouco depois da 0h (12h de sexta-feira em Braslia), do lado de fora do prdio que abriga o reator. "Ns estamos tentando deixar as coisas sob controle, mas estamos em uma situao imprevisvel ainda", disse Edano.

Membros das Foras de Autodefesa carregam vtima encontrada em carro, mais de uma semana aps tremor

O objetivo primrio impedir qualquer vazamento massivo de materiais radioativos da piscina que abriga o combustvel usado para o ar. O aumento da temperatura da gua desta piscina, normalmente de 40C, faz com que a gua se dissipe e exponha as varetas de combustvel nuclear usado. Sem o lquido, que as isola do exterior, elas ficam ento suscetveis s altas temperaturas e podem derreter. No pior dos cenrios, podem liberar material altamente radioativo. Edano disse ainda que os bombeiros preparam a mesma operao para o reator 4. J nos reatores 5 e 6, as equipes conseguiram manter a temperatura baixa usando apenas um sistema de circulao de gua nas piscinas, j que um dos geradores de emergncia foi restaurado neste sbado. Com o religamento, a temperatura caiu de 68,8C para 67,6C, em quatro horas. O ministro de Defesa, Toshimi Kitazawa, disse separadamente que a temperatura de superfcie nos reatores 1 e 4 estavam a 100C ou menos na manh deste sbado (noite de sexta em Braslia) e que a condio em ambos est mais estvel do que o esperado.

Ele foi instrudo pelo premi Naoto Kan a monitorar os arredores da usina nuclear. J a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co., conseguiu conectar os cabos de energia aos prdios dos reatores 1 e 2. A ideia fazer uma checagem dos equipamentos e ligar os cabos na manh de domingo (noite de sbado em Braslia). A restaurao da energia eltrica crucial para que o sistema de resfriamento, danificado pelo terremoto, volte a ser ligado --o que facilitar a manuteno da temperatura nos reatores.

AVALIAO Apesar de toda a devastao que houve, o pas conta com a solidariedade de todo o mundo. Apesar do perigo do vazamento nuclear, trezentos tcnicos vm lutando dentro de uma zona de risco para salvaguardar a usina Fukushima de seis reatores, desde que foi atingida pelo terremoto e pelo tsunami que at hoje (19/03/2011) consta que morreram pelo menos 7.508 pessoas e deixaram 11.700 desaparecidos no nordeste do pas. A Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA) afirmou que a contaminao de iodo radioativo e que o governo japons interrompeu a venda destes produtos. O leite contaminado foi descoberto a 30 quilmetros da usina, afirmou uma autoridade local. O espinafre foi coletado de seis fazendas localizadas entre 100 quilmetros e 120 quilmetros ao sul dos reatores danificados. A regio rica de fazendas de meles, arroz e pssegos, ento a contaminao pode afetar o suprimento de alimentos para grandes reas do pas. O resultado de tudo isso, que o mundo todo ficou alerta a todas as usinas nucleares, algumas sendo desativadas e outras reavaliando a manuteno e aumentando e trabalhando mais a tecnologia e orientao populao mais intensivo. Com uma anlise profunda da avaliao do risco de acidente nuclear At o Imperador Japons vai a TV pela primeira vez e pede esperana, agradecendo aos envolvidos nas operaes de resgate e ajuda, incluindo alguns governos estrangeiros, e pediu um esforo total de resgate. s vezes sensato afirmar o que bvio. H uma dzia de boas razes pelas quais o desastre nuclear do Japo no deve fazer o mundo temer a energia atmica e uma boa razo pela qual vai. Mas quando usinas nucleares explodem na TV ao vivo, por mais que as causas disso no possam se repetir e por mais controlveis que sejam as conseqncias, todas as promessas do setor de energia atmica e todos os argumentos pr-usinas so varridos numa nuvem assustadora de p de csio. Quando especialistas decidem que preciso inundar reatores no pas mais tecnologicamente avanado do mundo com um fluxo improvisado de lixo marinho, as pessoas vo se indagar se o planejamento de emergncias do setor realmente to bom quanto nos prometem.

Uma catstrofe em algum Estado atrasado poderia ser explicada como tipo de coisa que acontece em pases pouco sofisticados. Mas aconteceu no Japo, que tinha feito todos os preparativos possveis. E os engenheiros no mentem quando dizem que os designs modernos so melhores. A maior parte do lixo nuclear e todos os grandes acidentes, incluindo este, vieram da gerao mais antiga. Se o vazamento se mostrar muito pior do que parece, o Ocidente vai parar de construir usinas nucleares. Se for contido, talvez possamos seguir adiante, com custos de segurana mais altos. De um modo ou de outro, possvel que Fukushima seja o argumento decisivo, o e planeta sentir as conseqncias.

BIBLIOGRAFIA Revista VEJA edio 2208 ano 44 n 11 de 16/03/2011 Folha de So Paulo 12/03/2011, 13/03/2011/, 14/03/2011, 15/03/2011, 16/03/2011, 17/03/2011, 18/03/2011 NHK TV A CABO Site UOL de 12/03/2011/13/03/2011/14/03/2011/15/03/2011/16/03/2011/17/03/2011/, 18/03/2011 Notcias de parentes e amigos sobreviventes que moram no Japo National Geographic TV A CABO WWW.estadao.com.br WWW.oglobo.com.br

You might also like