You are on page 1of 2

Resumo de Geografia 2 teste: Rio: Grande curso de gua doce que corre por um leito em direo ao mar; Leito:

ito: Espao que pode ser ocupado pelas guas de um rio. Caudal: Volume de gua registado numa dada seo de um rio. Regime: Variao do caudal ao longo do ano. Este depende do relevo e da natureza dos solos, do clima, da vegetao e da aco do homem.

Zonas do rio: Nascente- Sesso inicial do curso de gua, correspondente nascente; Jusante- Sesso final do curso de gua, corresponde foz; Bacia hidrogrfica- Superfcie de terreno drenado por uma rede hidrogrfica. Rede hidrogrfica- Conjunto formado por um curso de gua principal e todos os seus afluentes. Dinmica de uma bacia hidrogrfica: Perfil longitudinal- a linha que une os pontos do fundo do leito de um rio, de montante at jusante. Perfil transversal- a linha que une as duas margens de um rio passando pelo fundo do leito; Ao erosiva dos rios: Curso superior: um toro do rio que corresponde s regies mais elevadas e onde o declive do terreno grande pelo que a velocidade das guas enorme. Como consequncia formam-se vales profundos e estreitos, designados por vales em V fechado. Ao de desgaste do fundo do leito. Curso mdio: O declive mais suave do que no curso superior e as irregularidades so menores. Assim, a velocidade das guas abranda, formando vales suaves e amplos designados por vales em V aberto. Ao de transporte. Curso inferior: O rio corre em reas mais ou menor planas, de fraco declive, onde a velocidade das guas reduzida. Nesta seco o vale bastante largo e baixo, denominando-se por vale em V em caleira. Ao de sedimentao dos materiais que do origem a plancies aluviais. Curso de um rio Fase de eroso Ao erosiva Tipo de vale Superior Juventude Desgaste Vale em V fechado Mdio Maturidade Transporte Vale em V aberto Inferior Velhice Acumulao Vale em caleira Tipos de vale Vale em V fechado- Vale estreito, profundo, junto nascente- curso superior de um rio; Vale em V aberto- Vale profundo, aberto e onde o relevo pouco acidentado e a velocidade das guas menor- curso mdio de um rio. Vale em caleira aluvial-Vale pouco profundo, em regies mais planas, o rio diminui a sua velocidade e acumula mais detritos-curos inferior de um rio. Gesto dos cursos hdricos: Para fazer um maior armazenamento de gua foram criadas as barragens: Uso das bacias hidrogrficas pelo Cosntruo de barragens Homem Vantagens Desvantagens Rega da agricultura Permitem o armazenamento e Provocam grandes alteraes abastecimento de gua s nas paisagens populaes Utilizao na indstrias Produo de energia hdrica; Modificam a configurao da rede hirdrogrfica

Abastecimento domstico

Regularizam os caudais Extrao mineira

Geram desequilbrios ecossistema

do

Processos de eroso do litoral: Em termos gerais, a eroso litoral significa desgaste, transporte e acumulao dos materiais rochosos e das areias, ao longo da costa. Os principais protagonistas da eroso litoral so: ondas, rochas e areia. Arriba: Havendo desgaste da parte inferior da arriba, esta acaba por perder a sua base de sustentao, o que contribui para o desmoronamento da parte superior. D-se o recuo da arriba e, no seu lugar, ficam blocos resultantes do seu desmoronamento, formando uma superfcie pedregosa, a que se d o nome de plataforma de abraso. Esta plataforma vai-se alargando continuamente e acaba por se estender para o mar, formando uma plataforma de acumulao . As ondas acabam por atingir a arriba com cada vez menos intensidade e , apartir de uma determinada altura, deixam mesmo de ter capacidade de a atingir, originando as designadas arribas fssies ou arribas mortas.

Correntes martimas- So grandes deslocaes de gua em pleno oceano provocadas pelo vento ou por diferenas de temperatura e salinidade das guas. Ondas- So movimentos ondulatrios superficiais da gua, normalmente provocados pelo vento.

Tipos de costa: Costa baixa e arenosa- praia; Costa alta e escarpada- arriba; Porque que o litoral e a costa so to diversificados? Porque as rochas tm durezas diferentes; Porque estamos a assistir a alteraes climticas; Porque a aco erosiva do mar pode ser mais ou menos intensa; Acidentes da costa portuguesa: Tombolo de Peniche; Lido de Faro; Esturios do Sado e do tejo; Laguna de Aveiro; Concha de S. Martinho do Porto;

You might also like