You are on page 1of 12

ANLISE PARA SUPORTE DA RENOVAO DA SINALIZAO DA ESTRADA DE FERRO CARAJS COM BASE NA GESTO DA CONFIABILIDADE E LCC

Francisco Valdecy Bezerra(2) Climrio Pereira Lima(1)

RESUMO Em face da deciso de Renovao da Sinalizao da EFC (Estrada de Ferro Carajs) da Vale, em comprimento ao Projeto de duplicao de toda a Ferrovia, fezse necessrio a elaborao deste trabalho para responder qual era a confiabilidade do atual Sistema de Sinalizao, seu comportamento de vida, falhas esperadas e tempo timo para reposio, bem como comparar o atual Sistema com outro Sistema de tecnologia diferente e mais moderna. Esperava-se entender qual seria a melhor estratgia, bem como o tempo timo para a renovao da EFC. Aplicouse neste estudo tcnicas da Engenharia de Confiabilidade como LDA (Life Data Analysis), RBD (Reliability Block Diagram), RGA (Reliability Growth Analysis) com o objetivo de mensurar o comportamento de vida, disponibilidade, melhor momento para a reposio, crescimento e analise sistmica da confiabilidade do Sistema de Sinalizao da EFC. Foram usadas tambm tcnicas de LCC (Life Cicle Cost) com objetivo de avaliar qual seria a melhor estratgia de custo de renovao. O atual estudo teve importncia significativa para a tomada de deciso da Renovao da Sinalizao da EFC e foi determinante para elaborao de metas para 2013 e demais anos subseqentes para todos os envolvidos na implantao e reposio dos ptios de

cruzamentos, das Diretorias de Projetos da Logstica Norte, Diretoria de Inovao e Desenvolvimento e Diretoria de Operaes e Logstica Norte, bem como da Sinalizao como um todo. 1- SOBRE A VALE 1.1 Vale no Mundo Com sede no Brasil e presente em mais de 30 pases, a Vale uma empresa global, comprometida com a qualidade de vida e a preservao ambiental das regies em que est inserida. com escritrios, operaes, exploraes e joint ventures espalhados pelos cinco continentes.

Figura 01 Negcio Vale no mundo

(1) Climerio Pereira Lima (Companhia Vale do Rio Doce, Analista de Confiabilidade) (2) Francisco Valdecy Bezerra (Companhia Vale do Rio Doce, Analista Operacional)

ferroviria no Brasil. As linhas percorrem nove estados, passando por cerca de 400 municpios. Suas ferrovias so responsveis pelo transporte de cerca de 16% de toda a carga movimentada por esse meio no Brasil. Hoje, as principais cargas transportadas pelas estradas de ferro da Vale so insumos e produtos siderrgicos, produtos agrcolas, combustveis e materiais de construo e produtos florestais 1.3 EFC
Figura 02 Vale Brasil

1.2 Ferrovias da Vale no Brasil

Figura 03 Ferrovias da Vale no Brasil

A Vale opera em aproximadamente 10 mil quilmetros de malha

A Estrada de Ferro Carajs (EFC) integra o sistema multimodal de logstica da VALE, a maior empresa de logstica e a maior investidora privada em infra-estrutura de logstica do Brasil. A EFC liga o interior do Par ao principal porto martimo da regio Norte, o Porto de Ponta da Madeira, em So Luis, no Maranho. Inaugurada em 1985, a EFC atualmente a ferrovia mais moderna e produtiva do Brasil e uma das melhores do mundo. A ferrovia tem 892 km em linha singela, bitola de 1,60m. Ao longo dos trilhos, os vages da EFC transportam mais de 60 tipos de produtos diferentes, com destaque para o minrio de ferro e mangans, cimento, madeira, combustveis, veculos, produtos siderrgicos e agrcolas, e, principalmente, para a soja produzida no sul do Maranho, Piau, Par e Mato Grosso. A Estrada de Ferro Carajs realiza ainda o transporte de passageiros com eficincia e pontualidade. O trem passa por 22 municpios (19 do Maranho e 3 do Par), beneficiando milhares de famlias por ser, em muitas delas, o nico meio de transporte do qual dispem. Circulando desde 1986, transporta, em mdia, 1.500 passageiros por dia. A ferrovia possui tambm programas voltados para as

comunidades vizinhas a ferrovias como o "Educao nos Trilhos", parceria da Fundao Vale do Rio Doce com o Canal Futura, o "Projeto Olha o Trem", de segurana ferroviria, o "Trem da Cidadania", em parceria com o Governo do Maranho, entre outros programas de sucesso. O investimento crescente na Estrada de Ferro Carajs refora o compromisso da VALE com a logstica de transportes no Brasil. 1.4 Projeto S11D O Corpo S11 tem potencial mineral de 10 bilhes de toneladas de minrio de ferro.

Figura 06 - Escopo S11D - Expanso Estrada de Ferro Carajs

Figura 07 Duplicao da EFC

504 km de duplicaes 629 km de acessos rodovirios 44 OAE's (pontes e viadutos) 226 km de remodelao ferroviria 876 km de linhas de transmisso de energia

2- PREMISSAS
Figura 04 - Escopo S11D

Figura 05 - Escopo S11D Logstica

Capacitar o Sistema Logstico Norte para atendimento da Mina do S11D

Adotaram-se para este trabalho as seguintes premissas: 1. Faz parte deste estudo apenas a sinalizao da Eletroeletrnica da EFC, os demais seguimentos como Bordo, Energia, Automao, Telecom no fizeram parte deste trabalho; 2. Foram estudados os 38 Ptios a Rel da EFC conforme tabela abaixo:

3. LCC (Life Cicle Cost) Custo do Ciclo de Vida. 4- HISTRICO O sistema de sinalizao da EFC foi adquirido em 1983. Trata-se de um sistema descentralizado, baseado em tecnologia fail-safe (falha segura), utilizando comunicao digital (via fibra ptica) composto de: intertravamento a Rels, regies no sinalizadas entre ptios de cruzamento, controladas por contador de eixo. 5- FUNDAMENTAO Este estudo segue uma lgica fundamentada em trs bases, sendo: 5.1 - Anlise do Tempo timo para Overhaul ou troca dos ativos; 5.2 - Custo do Ciclo de Vida gerado pela postergao da substituio do sistema a Rel. . 5.1 Anlise do Tempo timo para Overhaul ou troca dos ativos 5.1.1 Estudo Atual de Confiabilidade dos Ptios a Rel Fazendo estudo da confiabilidade dos Ptios a Rel, o resultado encontrado vai de encontro com o resultado do estudo apresentado pela empresa externa. A diferena encontrada quando se comparam os dois estudos que, no estudo atual os ptios a Rel esto em fase de desgaste acentuado do sistema, representada pelo o Beta maior que 1 (>1), e pela quantidade de falhas esperadas no tempo, dada as condies atuais e o mesmo modus operanti da manuteno para este Sistema, no estudo da empresa externa, a fase de desgaste inicial.

Figura 08 Locaes dos com Tecnologia a Rel

3. Foram estudos os 10 Ptios Micro processados que tiveram informaes de falhas superiores a 1 ano, conforme tabela abaixo:
Locao Locao Locao Locao Locao 05 06 07 08 09 Locao 52 Locao 53 Locao 54 Locao 55 Locao 57

Figura 09 Locaes dos Ptios Micro processados

4. Todos os dados para calculo da confiabilidade foram extrados do Sistema Informatizado de Manuteno (Maximo) no Perodo de 01/01/2009 a 04/06/2012. 5. Para o trabalho do valor de THP (Trem Hora Parado) por eventos de paradas, foram usadas como base as informaes de 2011 do Centro de Controle da Manuteno (CCM). 3- METODOLOGIA Foram usadas para este trabalho duas metodologias da engenharia de confiabilidade e uma de Custos: 1. LDA (Life Data Analysis) Analise de Dados de Vida 2. RGA (Reliability Growth Analysis) Analise do Crescimento da Confiabilidade

Existe uma relao entre as falhas, o valor de Beta e os Custos de Manuteno. O comportamento das falhas tem a seguinte relao com o Beta: Taxa de Falhas Decrescente, Beta < 1 ou Mortalidade Infantil; Taxa de Falhas Constante, Beta = 1 ou Vida til; Taxa de Falhas Crescente, Beta > 1 ou Desgaste. 5.1.1.1 Anlise da Confiabilidade do Sistema a Rel A confiabilidade foi simulada para os tempos de 160, 540, 900, 1260, 1620, 1980 e 2520 dias, onde se verifica que perodo superior a seis dias, a confiabilidade do sistema cai significativamente e a confiabilidade da maioria dos ptios tendem a zero para um perodo prximo a 70 dias, uma vez que todos os equipamentos esto ligados em srie e apresentam pelo menos uma falha antes desse perodo. Apesar da baixa confiabilidade do sistema, a informao mais relevante a quantidade de falhas esperada no tempo, bem como a disponibilidade do sistema.

confiabilidade do Sistema Micro processado superior a do Sistema a Rel para o mesmo tempo requerido. Nas figuras 11 e 12 esto expostas as maiores e menores confiabilidades dos Sistemas a Rel e Micro processado:

Figura 11 - Grfico da Maior Confiabilidade dos Ptios dos Sistemas a Rel e Sistema Micro processado. (Sistema a Rel Ptio 13 e Sistema Micro processado Ptio 07)

Figura 12 - Grfico da Menor Confiabilidade dos Ptios dos Sistemas a Rel e Sistema Micro processado. (Sistema a Rel Ptio 48 e Sistema Micro processado Ptio 54)

5.1.1.2 Anlise da Quantidade de Falhas Esperadas do Sistema a Rel


Figura 10 - Grfico da Confiabilidade dos Sistemas Ptios a Rel e Ptios Micro processados.

Neste grfico verifica-se a superposio das confiabilidades dos dois Sistemas, onde a

Nas simulaes para os tempos de 160, 540, 900, 1260, 1620, 1980 e 2520 dias, verifica-se uma quantidade de falhas esperadas crescente, o que indica um comportamento de vida til em fase

de desgaste para o sistema. Importante salientar que a simulao conta a partir da insero da ultima falha do equipamento que neste caso ser a partir de junho de 2012. As figuras 13,14 e 15 apresentam a quantidade de falhas esperadas do sistema a Rel e sistema Micro processado para o mesmo perodo:

Figura 15 - Tabela da quantidade de falhas esperadas nos sistemas a Rel e Micro processado at 2340 Dias.

5.1.2 Tempo timo de Reposio A equao da figura 16 representa o To (Tempo timo) para a reposio levando em considerao os parmetros de Confiabilidade, *Beta e Lambda, e as informaes dos Custos de Reparo e Custo do Investimento. Beta = Parmetro de forma da distribuio de weibull; parmetro que mais se adqua curva de confiabilidade devido sua versatilidade e, que melhor representa o comportamento da vida til de um equipamento. Lambda = Parmetro de predies da taxa de falhas e o tempo mdio entre elas, geralmente usado em projetos iniciais onde esta taxa no conhecida.

Figura 13 - Quantidade de Falhas Esperadas Acumuladas para um tempo de 2340 dias a partir de junho de 2012 (Ptios a Rel)

Figura 14 - Quantidade de Falhas Esperadas Acumuladas para um tempo de 2340 dias a partir de junho de 2012 (Ptios Micro processados)

Formula:

Figura 16 Equao do Tempo timo de Reposio de ativos.

1. Custo de Reposio do Ativo 2. Custo de Reparo do Sistema 3. Valor de Beta 4. Valor de Lambda
Figura 19 Resumo do Custo por Ptio Micro processados

1. Custo de Reposio dos Ativos Para o valor do investimento para instalao de 01 Ptio Micro processado, foram consideradas as informaes de servios e equipamentos que seriam e no seriam reaproveitados com a duplicao da EFC, sendo assim, conforme evidencia os custos de implantao com reaproveitamento so menores justificando a estratgia adotada. Valores conforme premissas adotadas no descritivo da figura 17, 18 e 19

2. Custo de Reparo do Sistema a Rel Todos os valores de reparo so provenientes do Documento Tcnico 9282 PDMF (Plano Diretor da Manuteno Ferroviria) 2012 a 2021, e refere-se ao orado para o ano de 2012, sendo assim distribudos, conforme figura 20:

Figura 17 - Planilha do valor de reposio individual de cada ptio e custo total do Sistema, com reaproveitamento de equipamentos e servios.

Figura 20 - Planilha do Custo de Reparo para a Sinalizao EFC Orado 2012 Fonte:PDMF 2012 a 2021

Figura 18 - Planilha do valor de reposio individual de cada ptio e custo total do Sistema, sem reaproveitamento de equipamentos e servios.

Considerando que dos 58 Ptios da EFC, 38 deles so de Tecnologia a Rel, seus custos foram apropriados de acordo com a incidncia de falhas tendo como base o ano de 2011, onde no total de 1747 falhas para todo o Sistema de Sinalizao, o sistema a Rel representou 66,34% das falhas (1159 falhas). Nesta lgica os custos de reparo foram apropriados utilizando o percentual de falhas provenientes do sistema a Rel, conforme figura 21:

Figura 21 - Planilha do Custo de Reparo para o Sistema a Rel na EFC Orado 2012 Fonte:PDMF 2012 a 2021.

Clculo do Tempo timo de Reposio. Usou-se a metodologia RGA Reliability Growth Analysis (Anlise do Crescimento da Confiabilidade), onde foram encontrados os valores de Beta e Lambda correspondentes para o Sistema e para todos os 38 ptios, sendo que o Sistema o conjunto de todos e, cada ptio individualmente tem o seu comportamento, onde o Tempo timo (To) individual poder variar de acordo com o comportamento de confiabilidade de cada um deles. Para este calculo usou-se como referencia os dois valores de investimento (com e sem reaproveitamento de equipamento e servios) onde so encontrados dois tempos timos de acordo com o valor de investimento informado nas situaes abaixo: Considerando o valor de investimento de R$ 855.314,14, por ptio totalizando R$ 32.501.937,32 para todos os 38 ptios, o Tempo timo de Reposio para o Sistema a Rel, segundo a anlise de 657 dias a partir de junho de 2012. O que corresponde a 1,82 Anos ou aproximadamente 1 ano e 10 meses, ou ainda Abril de 2014. A figura 22 apresenta o To (Tempo timo) do Sistema a Rel, j aplicando formula da figura 16:

Figura 22 - Calculo do Tempo timo para a reposio dos Ptios a Rel, com reaproveitamento de Servios e Equipamentos.

O Tempo timo de reposio do sistema a Rel de 1 ano e 10 meses, conforme clculo, no pode ser utilizado como justificativa de postergao da substituio para todo o sistema, a partir de 2014, uma vez que existem ptios com To (Tempo timo) de 67 dias contados a partir de Junho de 2012, ou seja, os mesmos deveriam ser trocados antes do prazo limite de 2014. Para efeito de priorizao de substituio, apenas o resultado do estudo de To no deve ser utilizado, sendo complementado pelo estudo de Viabilidade e Valor Presente. 5.3 Custo do Ciclo de Vida anual gerado pela postergao da substituio do sistema a Rel Para este captulo mostra-se a viabilidade do atual cenrio em uso (10 ptios Micro processados e 38 ptios a Rel) em relao ao cenrio futuro onde todos os 38 ptios seriam substitudos. Para todas as anlises o fator variante foi a quantidade de falhas esperadas no tempo, sendo um dos parmetros do estudo. Este estudo considerou como premissa um possvel aumento da taxa de falhas, que poder ocorrer a

partir do momento em que as manutenes preventivas e reformas no possam gerar o aumento de confiabilidade (equipamento to bom quanto antes da falha). O calculo do custo anual baseia-se em trs principais parmetros: 1. Custos gerais: 2. Dados de Confiabilidade 3. Taxa de Desconto. 1.Custos Gerais: Custo do Trem Hora Parado (THP); Custo de Investimento Custo de Manuteno Corretiva; Custo de Manuteno Preventiva; Custo dos Servios da Manuteno; Custo de Melhoria na Manuteno. Fonte: Para os custos gerais, exceto do THP e de Investimento, a fonte o PDMF (Plano Diretor da Manuteno Ferroviria) 2012 a 2021. Para a obteno do calculo do valor THP (Trem Hora Parado) para o Sistema, levou-se em considerao as informaes dos eventos de paradas que eventualmente geraram THP no ano de 2011. Em razo da quantidade de falhas realizadas no mesmo ano, calculada pela mdia ponderada da frequncia dos eventos e a mdia simples do tempo para cada equipamento que compe o Sistema a Rel e Micro processado, multiplicados pelo valor de R$ 20.307,00 (Valor do THP informao da Gesto Econmica DILN de 22/12/2011), onde se verifica o Valor Presente conforme mostrado nas figuras 23 e 24:

Figura 23: Planilha do calculo do THP Sistema a Rel. Fonte dos Valores de THP: Ultima informao da Gesto Econmica DILN de 22/12/2011 sobre o valor THP

Figura 24: - Planilha do calculo do THP Sistema Micro processado. Fonte dos Valores de THP: Ultima informao da Gesto Econmica DILN de 22/12/2011 sobre o valor THP

2 . Dados de Confiabilidade: Dados de Falhas Esperadas no Tempo, calculados a partir dos parmetros da quantidade de falhas e comportamento da LDA (Life Data Analysis) Anlise dos Dados de Vida dos ptios estudados. Os

valores so encontrados na figura 21. A figura 25, representa a taxa de falhas do sistema atual (10 ptios Micro processado + 38 ptios a Rel) em relao ao sistema futuro (10 ptios Micro processado existentes + 38 ptios a Rel substitudos). A taxa de falhas o fator de confiabilidade que ser utilizado como parmetro deste estudo em ambos os cenrios apresentado na seo seguinte deste captulo, ela apresentada na figura abaixo, representando o cenrio atual e proposto:

Figura 25 - Grfico da taxa de falhas Cenrio versus Cenrio 2 (Falhas por ptio)

* Qtd de Falhas / Qtd de Ptios Cenrio 1 = 38 Ptios a Rel + 10 Ptios Micro processados. Cenrio 2 = 48 Ptios Micro processados (10 Atuais + 19 a partir de 2014 + 19 a partir de 2015) . 3. Taxa de Desconto. Considera a taxa de 12% a.a, aplicada convencionalmente pela Vale. Para comparar o custo desta postergao, considera-se a retirada de todo o sistema a Rel at 2014, substituindo por 38 ptios Micro processados. Assim, levantaram-se os custos de manuteno dos ptios Micro processados e a Rel, (incluindo

tambm THP), verificou-se a viabilidade do cenrio 1, atual (10 Ptios Micro processados + 38 Ptios a Rel) versus o cenrio 2, futuro (10 Ptios Micro processados atuais, 19 Ptios substitudos em 2013 e 19 Ptios substitudos em 2014, onde a partir de 2015 todos os 48 ptios seriam de tecnologia Microprocessada. O valor do investimento considera os valores de reaproveitamento dos equipamentos do sistema antigo e os valores de servios, descrio resumida na tabela da figura 19. O THP considerado foi sobre uma taxa de falhas estimada a partir da deteriorao do sistema, para este foi dedicada uma seo neste captulo somente para o calculo do seu Valor Presente. Para os custos foram consideradas as despesas com manuteno preventiva e corretiva, melhorias, materiais e servios, de investimento com e sem reaproveitamento, alm dos custos decorrentes do THP gerado pelas interrupes. Valor do Investimento com Reaproveitamento de Equipamentos e Servios) Para o cenrio 1 O VP continua inalterado para ambas as situaes Para o cenrio 2 O VPL positivo e a soma dos Valores Presente crescem com o tempo. Cenrio 1 Status Atual 10 Ptios Micro processados + 38 Ptios a Rel: O Custo acumulado do cenrio 1 no Valor Presente at final de 2015 de R$ 106.979.046,58; Cenrio 2 10 Ptios Micro processados + 19 substitudo em 2013 + 19 substitudos em 2014: O Custo acumulado do cenrio 2 no Valor Presente at final de 2015 de R$ 64.233.412,92 (J incluso o valor do investimento). Embora considerando a incluso do valor do investimento de R$

32.501.937,32 verifica-se uma diferena em Valor Presente de R$ 42.745.633,67 at 2015 onde ao passar dos anos, a diferena de postergao aumenta a cada ano, pois a taxa de falhas do sistema a Rel cresce a uma proporo maior que a taxa de falhas do sistema Micro processado, conforme as figuras 26 e 27 (Planilha de Valor Presente), totalizando at 2018 um Valor Presente de R$ 57.006.139,82.

agregados ao investimento, o VPL positivo mesmo no perodo do investimento e continua crescente ao longo dos anos, conforme mostra as figuras 28 abaixo:

Figura 28 - Situao 1: Grfico do Valor Presente do Cenrio 1 menos Cenrio 2

Assume-se que os Custos a Rel e Micro processados so agregados. Assume-se que os Custos Micro processados so para 10 Ptios a partir de 2012, 19 a partir de 2014 e 19 a partir de 2015.
Figura 26 - Planilha de Valor Presente Ptios a Rel

Ou seja, se for mantida a premissa de renovao da sinalizao dos ptios a Rel at final de 2014: O VPL ser positivo aps sete anos da substituio dos ptios a Rel, na pior das hipteses; Haver uma economia de R$ 42.745.633,67, a partir de 2015 e de R$ 57.006.139,82 at 2018, conforme mostra a figura 48 acima. 6- Concluso

Figura 27 - Planilha de Valor Presente Situao 1 Ptios Micro processados

Sendo assim, os custos de no manter a premissa de renovao da sinalizao dos ptios a Rel, at final de 2014, aumentaro ao longo dos anos. Considerando que os custos de reaproveitamento no esto

Dada a primeira informao da necessidade de substituio do Sistema desde o ano de 2003, onde se verificou um desgaste do sistema, em consequncia do estado de conservao dos ativos e da alta taxa de falhas destes, e por se prolongar aproximadamente 10 anos aps este estudo.

Dado o estudo atual onde se comprova a recomendao anterior, porem com dados maiores de quantidade de falhas esperadas e com a caracterstica de dados de vida de maior relevncia, ou seja, Curva de Beta sempre maior que 1, podendo a continuao do atual Sistema, em um curto espao de tempo, comprometer significativamente sua confiabilidade, gerando impactos ao sistema de transporte ferrovirio. Dada a obsolescncia dos componentes do Sistema em questo, e da no disponibilidade de peas para reposio. Dado ao crescente aumento do Valor Presente do cenrio atual dos ptios existentes na EFC face ao cenrio proposto de substituio dos ptios a Rel; Dado tambm o cenrio de expanso da EFC que tem apresentado custos adicionais com eventual deciso de se postergar a substituio dos ptios, Recomenda-se a manuteno da premissa de renovao da sinalizao dos Ptios a Rel at final de 2014.

(1) Climrio Pereira Lima Analista de Confiabilidade Companhia Vale do Rio Doce - Vale (2) Francisco Valdecy Bezerra Analista Operacional Companhia Vale do Rio Doce - Vale

You might also like