You are on page 1of 7

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT UMA HISTRIA CENTENRIA

INTRODUO inquestionvel que, do ponto de vista estritamente cientfico o homem foi o iniciador e o continuador de sua Histria, entendida esta como o conjunto de aes transformadoras que geram os fatos sociais delimitadores das vrias pocas e situaes. ais importante, contudo, que tais aes transformadoras, por ele espontaneamente empreendidas, foi a consci!ncia gradativa delas adquirida, firmando"o como agente intencional de sua evolu#o, clara e o$jetivamente tradu%ida, nos &ltimos tempos, pelo surgimento das instituies especficas, representativas e concreti%adoras dos direitos individuais e sociais das diversas parcelas do comple'o humano. (ma anlise retrospectiva na evolu#o histrica dos conceitos so$re as pessoas deficientes mostra, de maneira insofismvel, que, mil!nios antes da teoria dar)iniana so$re a *ele#o +atural das ,spcies, o homem perce$ia as diferenas como prova ca$al de inferioridade, o que, por muitos sculos, manteve as minorias su$missas e acomodadas, convencidas, que tam$m eram, da superioridade intrnseca dos fsica e mentalmente ntegros. +#o o$stante, no fundo dos espritos im$atveis, sempre houve o desejo de $usca de igualdade com o outro, de que resultaram, no sculo passado, as primeiras tentativas para a educa#o das pessoas deficientes, aquelas cujas diferenas eram consideradas mais grave, com danos diretamente proporcionais -s suas capacidades. *urge, nesse conte'to, o franc!s .ouis /raille, que, tendo nascido em 01 de janeiro de 2304 e falecido 15 anos depois, no dia 06 do mesmo, perdeu a vis#o, ainda menino, em virtude de acidente por ele mesmo involuntariamente provocado. 7 ele cou$e, pelo sistema de leitura e escrita, at hoje insu$stituvel e ainda conhecido pela marca de seu so$renome, traar a linha divisria entre a ignor8ncia e o conhecimento pelo acesso - informa#o, para aqueles que n#o mais pudessem depender dos olhos no desenvolvimento de sua intelectualidade. ,, por n#o se poder nem se dever desvincular da histria de .ouis /raille a dos deficientes visuais, introdu%imos, com este pargrafo, a histria do 9nstituto /enjamin :onstant, que, h 215 anos, dedica"se ao ensino de pessoas cegas e de vis#o redu%ida.

ANTECEDENTES ;emonta a agosto de 235< a primeira demonstra#o oficial de interesse pela educa#o das pessoas portadoras de defici!ncia visual em nosso pas, quando o :onselheiro :ornlio =erreira =rana, deputado pela >rovncia da /ahia, apresentou - 7ssem$lia ?eral .egislativa projeto para a cria#o de uma @:adeira de >rofessores de >rimeiras .etras para o ,nsino de :egos e *urdos" udos, nas ,scolas da :orte e das :apitais das >rovncias@, n#o aprovado, por ser fim de mandato e seu ideali%ador n#o ter sido reeleito. 7 segunda tentativa foi iniciada por Aos 7lvares de 7%evedo, jovem cego descendente de famlia a$astada, o qual, ainda menino e a conselho do Br. a'iliano 7ntCnio de .emos, amigo de um tio seu, fora mandado estudar em >aris, no 9nstituto 9mperial dos Aovens :egos, ideali%ado por Dalentin HauE e que tam$m servira de escola a .ouis /raille, onde alis, desenvolveu o *istema /raille. ;egressando da =rana em 23<F, aps ter l permanecido por oito anos, lanou"se - luta pela educa#o de seus compatriotas, ora escrevendo artigos em jornais, ora ministrando aulas particulares dos conhecimentos l adquiridos. =oi na condi#o de professor que se tornou amigo do Br. Aos =rancisco Gavier *igaud, franc!s naturali%ado $rasileiro e mdico da 9mperial :8mara, a cuja filha cega, 7dle arie .ouise *igaud, veio a ensinar o sistema /raille. ,ntusiasmado com o $rilhantismo do jovem e compartindo seu

desejo de fundar no /rasil uma escola para pessoas cegas nos moldes da parisiense, o Br. *igaud apresentou"o ao /ar#o de ;io /onito, pedindo"lhe que o levasse - presena do 9mperador B. >edro 99. ,ste, ao v!"lo escrevendo e lendo em /raille, teria e'clamadoH @ A cegueira no mais uma desgraa@, palavras a que, alis, o Br. *igaud aludiria em seu discurso por ocasi#o da instala#o do 9nstituto. Irientados, ent#o, pelo prprio 9mperador, o Br. *igaud e Aos 7lvares de 7%evedo su$screveram um requerimento e o entregaram, em janeiro de 23<5, ao inistro *ecretrio de ,stado dos +egcios do 9mprio, .ui% >edreira do :outo =erra%, que o apresentou 7ssem$lia ?eral .egislativa em maio daquele ano. 7 proposta propunha a cria#o de uma escola para pessoas cegas, com solicita#o de um oramento anual de 2< contos de ris e previs#o para matrcula de F< alunos. ,m$ora a proposta n#o tenha chegado a ser apreciada, o inistro tinha tal certe%a de sua aprova#o, que, mesmo antes dela, comeou a providenciar, au'iliado pelos conhecimentos de 7%evedo, a vinda, diretamente de >aris, dos materiais escolares indispensveis aos futuros alunos. 7final, em 2F de setem$ro de 23<1, foi criado, pelo Becreto 9mperial +o. 2.1F3, o 9mperial 9nstituto dos eninos :egos, inaugurado 0< dias depois, sem a presena de Jlvares de 7%evedo, que falecera, prematuramente, em 2K de maro daquele ano. * teve tempo de escrever uma o$raH a tradu#o de "Histria dos Meninos Cegos de Paris", da autoria de A. ?uadet.

FUNDAO ,m 2K de setem$ro de 23<1, com a presena do 9mperador, a 9mperatri% e as mais altas autoridades da :orte e do seu primeiro diretor, o Br. *igaud, foi inaugurado o 9mperial 9nstituto dos eninos :egos, em solenidade cujo registro, pu$licado no Aornal do :omrcio do dia su$sequente, a$ai'o transcrevemos, mantendo a ortografia da pocaH "Teve hontem lugar a inaugurao do Instituto dos Meninos Cgos do Bra il! " #ual dign$ro%se assistir &ua Ma'estade o Im(erador e &ua Ma'estade a Im(eratri ) * &r) Conselheiro Pedreira! como Ministro do Im(rio em uma +reve allocuo! allusiva ao o+'ecto! (edio as ordens de &) M) o Im(erador (ara a a+ertura do esta+elecimento! e tendo%as o+tido! declarou inaugurado o Instituto) &eguio%se um interessante discurso do &r) ,r) &igaud! director do instituto e um h-no a &&)MM) cantado (elos meninos cegos) &&)MM) (ercorr.rro de(ois as salas de estudo! re/eitorio! dormitorio e mais de(endencias do edi/icio e retir$ro%se (arecendo satis/eitos) Assistiro a este acto os ministros! alguns conselheiros de estado! senadores! de(utados! e muitas (essoas gradas) 0stivero tam+em (resentes muitas senhoras de distinco) *s meninos a(resent$ro%se '$ vestidos com uni/orme do collegio) A scena da inaugurao /oi tocante e comoveu a muitos cora1es) Toc$ro as +andas de musica do +atalho de /u ileiros! #ue /e a guarda de honra e a dos menores) 2oro nomeados3 Comissario do 4overno (ara Ins(eco do Instituto! o &r) Conselheiro de 0stado 5isconde de A+rantes) ,irector! o &r) ,r) 6os 2rancisco &igaud) Ca(ello! o &r) conego 6oa#uim Caetano 2ernandes Pinheiro) Pro/essor de (rimeiras letras o &r) ,r) Pedro 6os de Almeida) Pro/essor de M7sica 5ocal e Instrumental! o &r) 6) 6) 8odi e 9e(etidor! o &r) Carlos Henri#ue &oares! cego de nascena) * edi/:cio o da antiga resid.ncia do (rimeiro Baro do 9io Bonito! no morro da &a7de! vasto! es(aoso e are'ado! com +oa chacara! (ara recreio dos meninos! e est$ adornado com gosto e sim(licidade".

erece destaque, neste registro, o discurso do Br. *igaud, em que a lem$rana do papel de Aos 7lvares de 7%evedo como precursor do instituto ocupa grande parte do escrito, ficando o restante do valor e a necessidade da educa#o dos cegos e o conseqLente agradecimento ao 9mperador, inclusive com a transcri#o das palavras a$ai'o, que $em delineavam as finalidades da institui#oH @I 9nstituto tem por fim educar meninos cegos e prepar"los segundo sua capacidade individual, para e'erccio de uma arte, de um ofcio, de uma profiss#o li$eral. pois uma casa de educa#o e n#o um asilo, e muito menos um hospcioM uma trplice especialidade, m&sica, tra$alhos, ci!ncia, eis o que constitui sua organi%a#o especial@. NAornal do :omrcio, n&mero F.124, de F0 de setem$ro de 23<1O 7presentando caractersticas prprias da poca, o 9nstituto de ent#o a$erto com 50 vagas, com somente de% delas inteiramente gratuitas, ca$endo aos demais a o$rigatoriedade do pagamento de pens#o.

OS PRIMEIROS DIRETORES 7 gest#o do Br. Aos =rancisco Gavier *igaud, em$ora muito profcua, foi $astante curta, j que veio a morrer em 20 de novem$ro de 23<6. 7inda assim, no 8m$ito interno, estruturou os cursos, dando relevo - alfa$eti%a#o e ao ensino de algumas profisses, ent#o consideradas compatveis com a cegueira. ,'ternamente, cou$e"lhe a rdua tarefa de lutar contra as $arreiras erguidas por aqueles que, movidos por seus preconceitos, viam na educa#o de pessoas cegas uma grande utopia. >romoveu, para tanto, campanhas pu$licitrias sempre acompanhadas de demonstraes p&$licas do aproveitamento de seus alunos. 7ssume a dire#o do 9nstituto, alguns dias depois, o :onselheiro :ludio .ui% da :osta. Bando prosseguimento aos tra$alhos j iniciados e $uscando melhorar o funcionamento da institui#o, iniciou a contrata#o de profissionais que ensinassem aos cegos os ofcios de empalhador de cadeiras, tamanqueiro, torneiro e encadernador, alm de uma mestra em costura, para su$stituir a esposa do Br. *igaud, que muito se dedicara ao 9nstituto e entendia que nem todos os alunos se reali%ariam nas atividades intelectuais, quer pelas limitaes individuais de alguns, quer pela dificuldade de o$ten#o de tra$alho, aumentada pelos preconceitos sociais, ent#o $em maiores. I ensino passou a o$edecer a programas minuciosamente planejados e $em rigorosos. Is alunos do <P. ano j deviam sa$er toda a gramtica portuguesa, sendo capa%es de fa%er verses para o franc!s e conjugar qualquer ver$o nas duas lnguas. 7lm disso, deviam aprender ?eografia, =sica, ?eometria, Jlge$ra e noes genricas de :i!ncias +aturais, estando as alunas e'cludas destas matrias. ,ra crescente o prestgio da institui#o, e aumentava o n&mero dos alunos profissionali%ados como encadernadores, organistas, afinadores de piano e professores Nde >ortugu!s, =ranc!s, &sica ou Histria *agradaO, alguns dos quais aca$aram por empregar"se no prprio 9nstituto como au'iliares de ensino ou repetidores, enquanto outros iam para colgios particulares ou se dedicavam a atividades autCnomas. I fato mais importante de sua gest#o, porm, foi a montagem de uma tipografia para impress#o em pontos salientes, tarefa atri$uda ao dedicado artes#o *r. +icolau Henrique *oares, em 2362. ,ra lanado o alicerce da atual 9mprensa /raille e, j em 2365, pu$licava"se o primeiro livro em alto"relevo no /rasil, a @Histria :ronolgica do 9mperial 9nstituto dos eninos :egos@, escrito pelo prprio :ludio .ui% da :osta, a$rangendo, em tr!s volumes, os fatos das duas primeiras administraes. =inalmente, a guisa de informa#o estatstica, ressalta"se que, at 236F, 10 alunos j haviam sido matriculados como internos no 9nstituto, com as seguintes causas de cegueiraH oftalmia purulentaH 2<M varola ou causas acidentaisH 20M paralisia dos nervos ticos ou amauroseH 4M defeito cong!nito de organi%a#o dos olhosH 6.

I falecimento de :ludio .ui% da :osta, em junho de 2364, ensejou ao Br. /enjamin :onstant /otelho de agalh#es, que, desde 2362, j vinha lecionando matemtica e ci!ncias naturais no educandrio, tornar"se o seu terceiro diretor, cargo $rilhantemente e'ercido at novem$ro de 2334, quando assumiu a pasta do inistrio da ?uerra no /rasil ;ep&$lica. /enjamin :onstant rece$eu o 9nstituto consolidado e organi%ado, porm mal instalado no prdio de n&mero 2FK, da >raa da 7clama#o Nou .argo do *antanaO , para onde se mudara na dcada de 2360. Qquela altura, a demanda por vagas crescia cada ve% mais, inclusive das provncias mais distantes, o que levou a ideali%ar a constru#o de um edifcio de grandes propores, que n#o se cingisse -s necessidades da poca apenas, mas pudesse atender a uma procura que, tudo indicava, seria sempre ascendente. /aseava sua quase certe%a na estimativa feita, por volta de 23K0, em 2F.000 deficientes visuais no pas. B. >edro 99, sempre atento - pro$lemtica da educa#o das pessoas cegas , n#o s aprovou a idia de /enjamin :onstant, como tam$m a amparou de forma concreta, doando ao 9mperial 9nstituto dos eninos :egos um terreno de sua propriedade particular, com rea de 4.<2< metros quadrados, situado na >raia Dermelha Nhoje (rcaO, na 7v. >asteur, 5<0R563. .anou"se, ent#o, /enjamin :onstant ao preparo do projeto de constru#o do que viria a ser o atual prdio do 9nstituto, confiando a medi#o e o arruamento ao h$il engenheiro Br. :arlos 7ra&jo .edo +eves, e ao construtor, *r. Sorquato artins ;i$eiro, os servios necessrios ao lanamento da pedra fundamental, que teve solenidade verificada a F4 de junho de 23KF, e cujo transcrevemos, conservando a ortografia originalH ";o anno do ;ascimento de ;osso &enhor 6esus Christo de mil oitocentos e setenta e dois! #uin#uagesimo da Inde(endencia do Im(erio do Bra il aos vinte e nove dias do me de 6unho! achando%se (resentes no terreno situado " Praia%5ermelha! " uma hora da tarde! o muito alto e Poderoso Princi(e o &enhor ,om Pedro &egundo! Im(erador Constitucional e ,e/ensor Per(etuo do Bra il <&ua Augusta Consorte a &enhora Princesa ,ona I a+el! &ua Alte a o &enhor Conde d=0u! o Ministro do Im(erio! o &enhor Conselheiro ,outor 6oo Al/redo Corr.a de *liveira! o Comissario do 4overno d=este Instituto! Conselheiro ,outor Ant>nio 2eli? Martins! o diretor do mesmo! Bacharel Ben'amin Constant Botelho de Magalhes! o ,iretor do Instituto dos &urdos%Mudos! ,outor 8udgero 4onalves da &ilva! o 4eneral 5isconde de &anta There a! e mais (ess>as de distinco a+ai?o assinadas com o au?ilio da ,ivina Providencia! &ua Ma'estade o Im(erador lanou a (edra /undamental do edi/icio destinado ao Im(erial Instituto dos Meninos Cegos! (ara o #ue! (elo mesmo Augusto &enhor! /oi o su(ra%dito terreno doado (or acto de #uator e de maio do corrente anno! tendo sido a re/erida (edra +enta! segundo o 9itual 9omano! (elo 9everendissimo Monsenhor Ca(ello do mesmo Instituto! Bernardo 8-ra da &ilva! co+rindo esta a uma cai?inha de madeira encerrada em outra de chum+o! contendo uma c(ia authentica deste Auto! um e?em(lar da Constituio Politica do Im(erio! os 'ornaes do dia e as moedas metalicas do Im(erio) Para constar lavrei .ste Auto em du(licata! (ara ser um dos e?em(lares recolhido ao Archivo Pu+lico do Im(erio % 0u! Benedito Ant>nio Bueno! servindo de &ecret$rio do Im(erial Instituto dos Meninos Cegos! o escrevi! e assigno)" * em 2340, um ano antes da morte de /enjamin :onstant, que, alis, j n#o era diretor do 9nstituto, concluda a primeira etapa da constru#o, pCde ser efetuada a mudana para o novo prdio. 7 constru#o da segunda etapa s foi efetivada em 2411. >ode"se afirmar ter sido /enjamin :onstant aquele que definitivamente consolidou o 9nstituto como escola, devendo"se"lhe o prestgio de 8m$ito nacional que viria a alcanar como primeiro educandrio para cegos na 7mrica .atina. S#o grande era seu interesse pela integra#o social das pessoas cegas, que, mesmo j no e'erccio da >asta do inistrio da ?uerra e, logo aps, como inistro dos :orreios e 9nstru#o >&$lica, no ardor do incipiente regime repu$licano, n#o se descuidou dos pro$lemas relativos - educa#o e enviou - ,uropa uma :omiss#o para estudar e adquirir o que de mais moderno houvesse para o completo aparelhamento pedaggico da 9nstitui#o.

Beu ao 9nstituto seu terceiro ;egimento 9nterno, j que o segundo fora e'pedido pelo inistro do 9mprio .ui% >edreira do :outo =erra%, em 23 de de%em$ro de 23<1, ainda, portanto, na administra#o de Gavier *igaud. :om essa reforma , /enjamin :onstant $uscava tra%er aos alunos novas perspectivas, pois sua meta era o $em"estar deles, no seu mais amplo sentido. Sal respeito tinha por eles e neles tanto acreditava, que tinha por h$ito levar, alternadamente, um grupo de alunos -s reunies repu$licanas que eram reali%adas nas depend!ncias do 9nstituto, inclusive -quelas de carter decisrio. elhorou e ampliou os cursos j e'istentes, criou outros e desmem$rou algumas cadeiras, admitindo, em conseqL!ncia, novos funcionrios ao magistrio.

OS NOMES DO INSTITUTO ,m F2 de novem$ro de 2334, o Becreto nT 04, $ai'ado pelo ?overno >rovisrio da recm"proclamada ;ep&$lica, suprimia do nome do 9nstituto a palavra @9mperial@. I Becreto nT 245, de 50 de janeiro de 2340, denominava"o 9nstituto +acional dos :egos. =inalmente, o 7rt. FP do Becreto nT 2.5F0, de F1 de janeiro de 2342, deu"lhe o nome de 9nstituto /enjamin :onstant, pelo qual ainda hoje conhecido, numa justa homenagem a seu mais longo e profcuo administrador.

A IMPRENSA BRAILLE 9mpossvel pensar a Histria do 9nstituto /enjamin :onstant sem o suporte, regular e contnuo, das transcries para o *istema /raille, j que isto tornaria ine'eqLvel o processo de leitura direta por parte do estudante cego, privando"o, no mnimo, do conhecimento da ortografia e das pontuaes, com srios preju%os para a compreens#o de conceitos diferentes representados por sm$olos foneticamente semelhantes, ou, ainda para o atendimento dos diversos mati%es de linguagem escrita, contidos nas pausas, na entoa#o ou na ordem das idias. 7final foi lendo e escrevendo que Aos 7lvares de 7%evedo, persuadiu B. >edro 99 da necessidade e da vantagem de se criar uma institui#o voltada ao ensino de pessoas deficientes da vis#o. , sete anos aps a inaugura#o desta, nela se iniciam os primeiros tra$alhos nas oficinas de tipografia e encaderna#o, origem incontestvel da atual 9mprensa /raille, assim chamada j a partir dos primeiros anos da dcada de 10. +as oficinas, os livros eram impressos s para os alunos, que tinham de us"los por muitos anos, j que para cada o$ra era e'igida uma composi#o tipogrfica, e os tra$alhos de encaderna#o e tipografia, e'ecutados pelos alunos das sries mais adiantadas com a orienta#o de um mestre, eram todos manuais. Is tra$alhos com tipos mveis continuaram at 245K, apesar da aquisi#o, em 2451, de duas mquinas de esteriotipia /raille e uma impressora. *uspensas as atividades do 9nstituto no terceiro trimestre daquele ano, para a conclus#o da segunda etapa do projeto de constru#o ideali%ado por /enjamin :onstant, as oficinas, que funcionavam nos corredores de seu andar trreo, tam$m fecharam, rea$rindo em FF de junho de 2454. ,ntrementes, tinha chegado da =rana no ano anterior mais duas mquinas de impress#o com tipos mveis. ;ea$ertas, as oficinas tipogrficas e de encaderna#o passaram a funcionar so$ a denomina#o de *e#o /raille, su$ordinada - *e#o de ,duca#o, dirigida, ent#o, pelo professor Aos ,spnola Deiga, que propCs ao diretor Ao#o 7lfredo .opes /raga, n#o s a desvincula#o entre as duas *ees, mas, tam$m, a constru#o de uma novo prdio para a 9mprensa /raille, concludo somente nos meados de 241<, dando"se a mudana no dia F6 de junho. +o entanto, por n#o haver ainda gua e lu% no prdio, as atividades s puderam ser reiniciadas no segundo dia de janeiro do ano seguinte.

7ps a rea$ertura da 9mprensa /raille, os livros ali impressos comearam a ser vendidos a preos mdicos, mas as precrias condies econCmicas das pessoas cegas da poca, assim como as de seus familiares, n#o lhes permitiam compr"los. >or isso, o diretor de ent#o, professor Aoaquim /ittencourt =ernandes de * levou o pro$lema ao inistro da ,duca#o e *a&de, professor :lementi ariani, que, em 2K de setem$ro de 2414, $ai'ou a portaria inisterial nT <01, esta$elecendo gratuidade para todas as o$ras a serem distri$udas pelo 9nstituto. Iportuno lem$rar que, j em a$ril de 241F, a ;evista /rasileira para :egos " ;/:, criada por sugest#o do professor Aos ,spnola Deiga, tinha distri$ui#o gratuita para todo o pas. 7 propsito, em setem$ro de 24<4, a 9mprensa /raille transcrevia o n&mero @2@ da revista infanto"juvenil @>ontinhos@, fundada pelo professor ;enato onard da ?ama alcher, que j coordenava a ela$ora#o da ;/:. Hoje, alm das o$ras didticas e das revistas que imprime e distri$ui para as pessoas cegas e instituies cong!neres do /rasil, a 9mprensa /raille, dentro do possvel, presta servios de transcri#o junto -s escolas onde h pessoas cegas matriculadas, so$retudo para a reali%a#o de testes e provas.

O INSTITUTO NO SCULO XX 7t 24F6, ano da funda#o, em /elo Hori%onte, do 9nstituto *#o ;afael, o 9nstituto /enjamin :onstant foi a &nica institui#o especiali%ada para cegos no /rasil. Bele partiram as melhores e mais profcuas e'peri!ncias no terreno da educa#o especial, favorecendo o surgimento de escolas cong!neres, ainda hoje em n&mero insuficiente. =echado, em 245K, para conclus#o da segunda etapa de constru#o de seu prdio, s em 2411 rea$riu para aulas, quando se tornou possvel ao educandrio ampliar grandemente suas atividades educativas, merc! da reforma de seu ;egimento 9nterno, pelo Becreto nT 24.F<6, de 04 de setem$ro de 241<, que, entre outras medidas importantes, criou seu curso ginasial, equiparado, posteriormente, ao do :olgio >edro 99, pela >ortaria inisterial nT 53<, de 03 de junho de 2416. ,ste fato foi altamente significativo para os discentes da poca, pois lhes propiciava a oportunidade de ingresso nas escolas secundrias e nas universidades, de que foram e'emplos, na dcada de <0, os tr!s primeiros alunos do 9nstituto a e'perimentar essa nova situa#oH ,dison ;i$eiro .emos, arcello oura ,stev#o e ,rnani Didon, mais tarde professores no prprio esta$elecimento. >reocupado com a magnitude do pro$lema da educa#o das pessoas deficientes da vis#o, o 9nstituto /enjamin :onstant n#o se restringiu - intelectuali%a#o dos alunos, mas, consciente de que as dimenses continentais do /rasil impedem a maioria de nele estudar, tem"se voltado, nas &ltimas dcadas, para pesquisa, difus#o do conhecimento, rea$ilita#o, prepara#o e encaminhamento profissional, produ#o e distri$ui#o de material especiali%ado e para a especiali%a#o de professores e tcnicos, os quais, provenientes dos mais diferentes quadrantes de nossa terra, para l retornam irradiando conhecimentos, difundindo tcnicas e transmitindo e'peri!ncias adquiridas em cursos e estgios ali reali%ados.

CONCLUSO I valor maior de um fato histrico n#o est contido na mera possi$ilidade de haver traado uma linha divisria entre o passado e o presente, mas na fora de ter transformado este no futuro desejvel de quantos hajam por ele tra$alhado. 7ssim, o termCmetro da evolu#o histrica o conjunto dos resultados o$tidos, quantitativa e qualitativamente considerados, os quais, numa cadeia interminvel, passam de efeitos a causas de novas conseqL!ncias positivas ou negativas. +o caso presente, julgamos que nada mais confirma a

cria#o e a e'ist!ncia do 9nstituto como um verdadeiro fato histrico na vida das pessoas deficientes, assim como na evolu#o dos conceitos que delas se t!m, do que os resultados positivos at aqui alcanados, tradu%idos na indiscutvel vitria de muitos. 7ssim, apresentamos no pr'imo pargrafo, alguns dados estatsticos interessantes e, no su$seqLente, alguns nomes de pessoas cegas, todas e'"alunos do 9nstituto, com suas qualificaes devidamente especificadas. Bados estatsticos H da inaugura#o a 52 de maro de 243K, foram matriculados F.15F alunos, sendo, apro'imadamente K0 U do se'o masculino. Houve trinta e um diretores, dois interventores e quatro diretores"su$stitutos, que concluram mandatos. I &nico diretor cego desse perodo foi o professor ;enato onard da ?ama alcher, de 24K0 a 24KF. Houve oito reformas de ;egimento 9nterno, sendo o da funda#o o mais curto, pois durou apenas tr!s meses. +omes de pessoas cegas importantes e'"alunos do 9nstituto Autores e o!r"s # $t#%"s ou &#ter$r#"s 'u!&#%" "s( Aires da Mata Machado! 6oo ,elduc@ Pinto 2ilho! 6oa#uim 6os de 8ima! 6onir Bechara Cer#ueira! 6os 0s(:nola 5eiga! 8u ia 5illela Pedras! Mamede 2reire! Mauro Montagna! *lemar &ilva da Costa! 8u imar Alvino &om+ra! 0dison 9i+eiro 8emos! 0rnani 5idon! Palmira 2ernandes Bastos! 9enato Monard da 4ama Malcher! &ilvino de &ou a Coelho ;eto! &-lvio Pellico Machado e 5itorino &erra de Moraes) Poet"s( Benedicta de Mello! 2rancisco 6os da &ilva! Iracema 9odrigues Torres Hilde+randt! 6os Augusto 9i+eiro! 6os Miguel Bastos 2ilho! Ma-$ ,evi de *liveira) M)s#%os( Al :dio Cru ! 2rancisco 4urgurino de &ou a! 6oo 2reire de Castro! Paulo 4uedes de Andrade! &idne- de &ou a) Tr" utores( Hlio Be erra do Amaral! 6os 0s(:nola 5eiga ! 6os Miguel Bastos 2ilho)

FRANCISCO MENDES LEMOS, autor do tra$alho de pesquisa, foi o responsvel pelo useu do 9nstituto /enjamin :onstant. PAULO FELICISSIMO FERREIRA, que deu a reda#o final a este tra$alho, professor do 9nstituto /enjamin :onstant e presidente da :omiss#o editorial desta ;evista.

ACER*OS DOCUMENTAIS PES+UISADOS( 2" useu do 9nstituto /enjamin :onstant F" useu :asa de /enjamin :onstant 1" useu :asa de ;ui /ar$osa 5" 7rquivo +acional 1" /i$lioteca do 9nstituto /enjamin :onstant <" :entro de >esquisa Bocumenta#o e 9nforma#o do 9nstituto /enjamin :onstant " 9/:,+S;I

You might also like