You are on page 1of 5

DINMICA DA POPULAO HUMANA.

5.1 - Retrospecto demogrfico Durante as primeiras fases da histria humana, mesmo at ao advento dos tempos modernos, sua populao obedecia as leis gerais da ecologia (flutuaes). O crescimento demogrfico estava intimamente relacionado ao aumento de espao e alimentos disponveis que funcionavam com extrema eficcia como fatores limitantes. Conforme se observa no grfico, a populao mundial revela uma linha quase horizontal de crescimento lentssimo no passado, at o perodo 1750 1800, condicionada a fatores limitantes tais como a fome, a peste e a guerra. A populao mundial aumentou uma taxa de 0,3% por ano, entre 1650 1750 e de 0,5% entre 1750 1850. De ento para c, uma linha quase vertical de rapidssimo crescimento, em torno de 2% a 2,5% ao ano.

Grfico da evoluo demogrfica mundial.

5.2 - A revoluo industrial. A partir do ltimo tero do sculo XVIII, certo nmero de pases sofreu a mais profunda mutao que jamais havia afetado os homens: a revoluo industrial. Progressos na agricultura, indstria e transporte melhoraram substancialmente a vida do homem no ocidente. As possibilidades de falhas nas colheitas e fome foram reduzidas com uma melhor agricultura. A mecanizao da lavoura e o transporte martimo determinaram com que fomes locais fossem menos desastrosas e proporcionaram acesso a recursos mais distantes. As melhorias nas condies sanitrias auxiliaram na reduo das taxas de mortalidade, assim como o conhecimento do papel das bactrias na infeco e o advento das vacinas.

34

A regulamentao das horas de servio, bem como a criao de salrios, foram tambm caractersticas da Revoluo Industrial, que determinaram melhores condies de vida.

5.3 - A transio demogrfica Com o transcorrer da Revoluo Industrial aparece uma tendncia significativa que explica aquilo que conhecemos como exploso demogrfica. Constatava-se que, em torno de 1750, a mortalidade e a natalidade se equilibravam em altos nveis (30-35 e 35-40 por mil, respectivamente). A partir de 1750 para c, esse equilbrio abalado por uma diminuio acentuada na taxa de mortalidade, no acompanhada pela curva da taxa de natalidade, que s comea a baixar no incio deste sculo, para uma nova posio de equilbrio entre mortalidade e natalidade; desta vez, em baixo nvel de ambos (10-15 e 15-20 por mil, respectivamente). Ao descompasso entre a curva de natalidade e mortalidade, chamamos de hiato demogrfico (demographic gap, ecart demographique). O grfico abaixo mostra a transio demogrfica ocorrida na Inglaterra e Pas de Gales, regio da Europa noroestina, onde encontramos o primeiro epicentro das mudanas ocorridas nesta dinmica populacional.

Grfico da transio demogrfica na Inglaterra e Pas de Gales (baseado em P.C.Beltro "Demografia: Cincia da Populao, Anlise e Teoria", Sulina, 1972).

Na Dinamarca, na Sucia e Noruega as taxas combinadas eram de 32 por mil em 1850; por volta de 1900, tinham cado para 28 por mil. Declnios semelhantes ocorreram em toda

35

parte, cujo fenmeno ficou conhecido como transio demogrfica, que em termos gerais ilustrado pelo seguinte diagrama terico.

Diagrama terico da transio demogrfica.

Este diagrama, com todas as fases, vlido para as naes da Europa noroestina e tambm para outras, tanto da Europa como da Amrica do Norte. Os pases subdesenvolvidos, com altas taxas de crescimento populacional (em torno de 3% ao ano), principais responsveis da atual fase da exploso demogrfica, encontram-se ainda em pleno hiato demogrfico. Como pode-se constatar na tabela e grfico, correspondentes populao brasileira. Perodos Nat. Mort. P/mil P/mil 1872-1890 ... 46.5 1891-1900 ... 46.0 1901-1920 ... 45.0 1920-1940 ... 44.0 30.2 27.8 26.4 25.3 Perodos Nat. Mort. P/mil P/mil 1940-1950 ... 43.5 19.70

1950-1960 ... 43-47 11-16 1960-1970 ... 38.0 10.0

36

Grfico das taxas de natalidade e mortalidade no Brasil, 1890-1960 (baseado em P.C.Beltro, "Demografia: Cincia da Populao, Anlise e Teoria", Sulina, 1972).

So causas das taxas de nascimento mais baixas em pases industrializados: Em sociedades agrcolas, os filhos so geralmente considerados como bnus econmicos, por servirem como mo-de-obra extra nas fazendas e um seguro de velhice para os pais. Numa sociedade industrial, os filhos no so produtores potenciais, mas consumidores. Necessitam educao e alimentao e, outro lado, os sistemas previdencirios assumiram a responsabilidade da velhice; A passagem da populao do campo para cidade; O desejo individual de melhorar a prpria situao social e econmica, ou a da prpria descendncia; As mudanas ocorridas na condio da mulher e no seu papel social; A adoo, por alguns pases, de programas de planejamento familiar ou de uma poltica demogrfica bem definida; O enfraquecimento do sentido religioso. vlido, na concluso desse captulo, uma citao de Jean Dorst: "No hesitamos em afirmar, desde j, que o problema do excesso populacional o mais angustiante de todos quantos temos de enfrentar nos tempos modernos. Trata-se de um fato recente, cuja gravidade permanece ainda camuflada por um obscurantismo profundo, e do

37

qual muito poucos esto conscientes. O excedente da populao pode no s comprometer o destino da flora e da fauna selvagem, como tambm por em causa a sobrevivncia de toda humanidade, com tudo aquilo que constitui a civilizao e a dignidade do homem."

38

You might also like