You are on page 1of 2

1 SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade pode ser entendida como uma maneira de usufruir de bens naturais sem prejudicar as geraes futuras,

a compreenso bsica de que nosso planeta possui recursos finitos e que temos a necessidade de preserv-los. cossistemas saudveis so essenciais para a sobreviv!ncia e florescimento de "umanos e outros organismos. #istem in$meras maneiras para se redu%ir o impacto "umano no meio ambiente uma delas o consumo moderado, no qual se visa & economia de recursos e energia, utili%ando apenas o necessrio e salvando gastos. 'utra maneira eficiente de implementao de sustentabilidade ambiental o descarte correto de dejetos e o uso de materiais biodegradveis ou com bai#o impacto ao meio ambiente. (ara isso muitas empresas integraram em suas bases, sistemas de coleta seletiva e venda de recursos reciclveis, reeducando funcionrios e incorporando ao dia a dia de seus empregados o "bito de reciclar, o que ajuda no apenas o ambiente, mas tambm se torna uma forma vivel de conscienti%ao interna. )as a reciclagem pode ir alm do consumo interno da empresa se estendendo ao cliente por meio de log*stica reversa. +, log*stica reversa um processo de planejamento, implementao e controle do flu#o dos res*duos de p-s-consumo e p-s-venda e seu flu#o de informao do ponto de consumo at o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou reali%ar um descarte adequado. .esta forma, contribuindo para a consolidao do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econ/mico.+ 0(atr*cia 1uarnieri2.

, aplicao de prticas sustentveis

' empen"o na aplicao de prticas mais sustentveis merece recon"ecimento, pois ele tem levado a administrao e, principalmente, a log*stica a outro patamar. )as ainda preciso muito mais empen"o para que a sustentabilidade no se limite apenas & propaganda e a promessas ut-picas. ,final, o objetivo principal precisa ser atingido, desde a educao da sociedade at a eficcia e tica das empresas ao redor do mundo. Sete bil"es de seres "umanos, sem a devida educao, pa*ses desenvolvidos que no aceitam e no aderem &s iniciativas globais de reduo de dejetos, principalmente 3'4 e gases de efeito estufa, subdesenvolvidos que baseiam suas economias em atividades e#trativistas inescrupulosas, somado &s in$meras empresas que somente visam lucros, levam nosso planeta para um abismo sem volta se no comearmos agora com determinao tentarmos reverter esse quadro.

4 5m quarto da populao mundial no tem gua potvel ou ate mesmo qualquer gua, nem comida, enquanto boa parte da populao mundial morre por doenas causadas por e#cesso de alimentao. m um mundo mais "umano e equilibrado, com menos gan6ncia, os ricos poderiam manter a sa$de e os pauprrimos adquirirem um pouco dela junto com um pun"ado de alimento que iria para o li#o ou as panas dos mais afortunados. )ais da metade das rique%as do mundo esto nas mos de uma minoria, moradores de pa*ses ricos consomem mais energia eltrica por m!s do que algumas fam*lias pobres consomem em um ano e at mais. 1randes laborat-rios de pesquisas optam e recebem subs*dios para desenvolvimento de remdios para doenas predominantemente de abastados, enquanto grande parte da populao pobre, ainda morre de malria, verminose, c"agas, diarreia, tifo e outra doena qualquer de pobre, onde a pesquisa no tem interesse e no tem retorno financeiro. 7nvestimentos vultosos valores em "ospitais, pres*dios, estdios de futebol proliferam a ol"os vistos, enquanto em educao e sa$de bsica, como esgotamento sanitrio, gua tratada, qualquer gua s- ficam nas promessas de pol*ticos corruptos e corruptores, com o aval da m*dia impressa, falada e televisiva, que enganam o pobre povo, que no vive s- de po, porem com tanto circo, torna-o joguete nas mos dos nossos queridos e ilustres 8representantes9. :oube um po para alimentar as lombrigas de seu fil"o que j esta com os ol"os mortios, parados e fi#os no "ori%onte e amargar uma grande estadia em uma cela fedorenta com ;< compan"eiros quando deveriam ser 1<. = os ilustres, necessitam que seus atos vis sejam julgados, transitados em julgados, confirmado pelo supremo, implorado pelos que ainda tem alguma vergon"a na cara pra que tirem frias em celas especiais, com direito a visitas de seus pares sem restrio de "orrios ou datas e ainda, com o direito de trabal"ar por m*seros vinte mil reais ou que continuem como condenados pela justia e legislando em 8favor do povo9. spero que um dia ten"amos um mundo mais justo, no ut-pico como pregaram esses que esto passando frias na (apuda.

You might also like