You are on page 1of 13

COLGIO PEDRO II PR-REITORIA DE ENSINO CONCURSO PBLICO DE PROVAS E TTULOS PARA PREENCHIMENTO DE CARGOS VAGOS DA CARREIRA DE MAGISTRIO DO ENSINO

BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2013 PROVA PRELIMINAR DE SOCIOLOGIA Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instrues:

Esta prova contm 40 (quarenta) questes. Verifique se este caderno de questes est completo. Em cada questo, dever ser marcada apenas uma das alternativas. A prova ter a durao mxima de 3 (trs) horas. O candidato somente poder retirar-se da sala onde se realiza a prova aps decorridos 60 (sessenta) minutos de seu incio. A interpretao dos enunciados faz parte da aferio de conhecimentos e da avaliao, no cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realizao da prova. Os trs ltimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecero em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos a cargo do fiscal da sala. O fiscal lhe entregar o Carto Resposta, com seus dados nele impressos. Verifique se esto corretos e, em caso de dvida, dirija-se ao fiscal. As respostas das questes devero ser assinaladas no Carto Resposta, obrigatoriamente com caneta esferogrfica de tinta preta. Somente sero consideradas as respostas assinaladas no Carto Resposta. Qualquer tipo de rasura, marcao de mais de uma alternativa de resposta ou uso de corretivo no Carto Resposta invalidaro a questo. Em nenhuma hiptese, o Carto Resposta poder ser substitudo. Ao trmino da prova, entregue ao fiscal este caderno de questes e o Carto Resposta. Ser eliminado deste Concurso Pblico o candidato que: a) usar, durante a realizao da prova, mquina de calcular, rdios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, quaisquer equipamentos eletrnicos ou fontes de consulta/comunicao de qualquer espcie; b) ausentar-se da sala sem assinar, diante do fiscal, a lista de presena.

AGUARDE AUTORIZAO PARA COMEAR A RESPONDER S QUESTES .

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 1 O fato de homens na mesma situao de classe reagirem regularmente atravs de aes de massa (...) e reagirem no sentido dos interesses mais adequados mdia deles importante, e na verdade simples, para a compreenso dos acontecimentos histricos. Acima de tudo, esse fato no deve levar quele tipo de uso pseudocientfico dos conceitos de classe e interesse de classe observado com tanta frequncia, hoje em dia, e que encontra sua expresso mais clssica na afirmao de um autor talentoso, de que o indivduo pode errar em relao aos seus interesses, mas que a classe infalvel em relao a esses interesses.
(WEBER, M. Classes, Status e Partido. In: Estrutura de Classes e Estratificao Social. Rio de Janeiro: Zahar, 1976, p. 68.)

No texto acima, Weber faz uma crtica ao conceito de classe social de Marx. Marque a alternativa que melhor expressa essa crtica. A) A classe resultado da insero econmica dos indivduos e resulta em situaes de classe que no se diferenciam. B) Na sociedade capitalista, a associao entre classe e comunidade consequncia de uma determinao da dimenso econmica sobre as demais esferas da vida social. C) A ao comunal que origina as situaes de classe produzida por relaes entre membros de uma mesma classe. D) As aes de classe dependem da adeso racional dos indivduos s propostas que respondam a sua situao de classe. Questo 2 A proposta de desenvolver o protagonismo juvenil nos programas para jovens: A) limita-se a uma prtica preventiva s situaes de risco, como os diversos tipos de violncia. B) procura legitimar o estado de liminaridade e de transio do jovem para o mundo adulto. C) aponta a importncia de pens-los como agentes de solues para seus prprios problemas. D) consagra a percepo de que a juventude vive o seu lugar como o da contestao. Questo 3 So fenmenos de distribuio de poder, dentro de uma comunidade, segundo Max Weber: A) classes, grupos de status e partidos. B) ordem social, ordem econmica e honra social. C) situao de classe e situao de mercado. D) estilizao e ordem legal. Questo 4 As abordagens para a definio da natureza humana adotadas pelo Iluminismo e pela Antropologia Clssica apresentam um elemento em comum que : A) a nfase nas diferenas entre os indivduos. B) o foco nas banalidades da cultura. C) o desvelamento do homem natural. D) o carter basicamente tipolgico.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 5 Os jovens como faixa etria autnoma da modernidade nascem entre os fios que os ligam escola de massa, mdia, metrpole.
(CANEVACCI, M. Culturas Extremas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 23.)

Considerando os trs eixos mencionados no texto que suportam a constituio moderna do jovem como categoria social, uma caracterstica do fenmeno juvenil a: A) existncia de regras sociais objetivas do ser jovem. B) dilatao do conceito de jovem. C) cronologizao do ciclo de vida. D) identidade de carter inflexvel e centrada no consumo. Questo 6 Aos olhos de Weber, o professor em sua conduta docente, deveria: A) fazer a distino entre a constatao emprica e os julgamentos de valor. B) propagar a posio moral mais justa e selecionar os melhores valores culturais. C) defender a homogeneidade entre a esfera da cincia e da convico. D) omitir de seus alunos o que, em sua aula, se apoia em crenas subjetivas. Questo 7 O pilar central da Sociologia de Durkheim : A) considerar o indivduo como realidade objetiva e foco da anlise sociolgica. B) o poder dos indivduos ou grupos em alcanar os seus fins em oposio aos outros. C) a transformao social a partir do conceito de anomia e conscincia coletiva. D) entender as ideias como uma forma de coisa na experincia chamada sociedade. Questo 8 As narrativas so mais simples que as crnicas dos fatos; do forma ao movimento adiante do tempo, sugerindo motivos pelos quais tudo acontece, mostrando suas consequncias. (...) Rico vive num mundo caracterizado, ao contrrio, pela flexibilidade e o fluxo a curto prazo; esse mundo no oferece muita coisa, econmica ou socialmente, para a narrativa. As empresas se dividem ou fundem, empregos surgem e desaparecem, como fatos sem ligaes. A destruio criativa, disse Schumpeter, pensando nos empresrios, exige pessoas vontade em relao a no calcular as conseqncias da mudana, ou a no saber o que vir depois. A maioria das pessoas, porm, no se sente vontade com a mudana desse modo indiferente, negligente. (...) O que singular na incerteza hoje que ela existe sem qualquer desastre histrico iminente; ao contrrio, est entremeada nas prticas cotidianas de um vigoroso capitalismo. A instabilidade pretende ser normal, o empresrio de Schumpeter aparecendo como o Homem Comum ideal. Talvez a corroso de caracteres seja uma conseqncia inevitvel. No h mais longo prazo desorienta a ao a longo prazo, afrouxa os laos de confiana e compromisso e divorcia a vontade do comportamento. Creio que Rico sabe que ao mesmo tempo um homem bem-sucedido e confuso. O comportamento flexvel que lhe trouxe o sucesso est enfraquecendo seu carter de um modo para o qual no h remdio prtico. Se ele o Homem Comum de nossa poca, sua universalidade pode estar em seu dilema.
(SENNETT, R. A Corroso do Carter. Rio de Janeiro: Record, 2000, pp.31-32.)

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

O texto estabelece uma relao entre as transformaes ocorridas nas ltimas dcadas no mundo do trabalho e a construo das trajetrias pessoais dos trabalhadores, num movimento que o autor chama de corroso do carter. Sobre esse tema, escolha a alternativa que melhor expressa a ideia de Sennett. A) O novo mundo do trabalho individualiza as experincias pessoais dos trabalhadores, individualizando tambm suas emoes. B) O trabalho no novo capitalismo cria uma dissociao entre a experincia cotidiana e a consolidao de uma trajetria pessoal linear. C) A precarizao do trabalho leva a um esgotamento fsico dos trabalhadores que tm uma jornada mais dura que seus antecessores. D) A destruio criativa exige que as pessoas tenham trajetrias lineares sob pena de no conseguirem insero no novo mundo do trabalho. Questo 9 (...) o mais notvel efeito da diviso do trabalho no aumentar o rendimento das funes divididas, mas torn-las solidrias. Seu papel, em todos esses casos, no simplesmente embelezar ou melhorar sociedades existentes, mas tornar possveis as que, sem elas, no existiriam. (...) possvel que a utilidade econmica da diviso do trabalho tenha algo a ver com esse resultado, mas, em todo caso, ele supera infinitamente a esfera dos interesses puramente econmicos, pois consiste no estabelecimento de uma ordem social e moral sui generis.
(DURKHEIM, . Da Diviso do Trabalho Social. So Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 30.)

Considerando a abordagem de Durkheim, podemos afirmar que a diviso do trabalho: A) tem funo essencialmente econmica, possibilitando a existncia da solidariedade social. B) permite o desenvolvimento da individualidade, tornando os indivduos mais independentes. C) est relacionada melhora nas condies de vida nas sociedades industriais. D) cumpre uma funo essencial para a sociedade, que gerar coeso social. Questo 10 (...) funcionando nesse tumulto de gente apressada, apesar de toda a sua liberdade individual de movimento, h tambm, claramente, uma ordem oculta e no diretamente perceptvel pelos sentidos.
(ELIAS, N. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, p. 21.)

Em sua anlise da contribuio da Sociologia clssica para a compreenso da relao entre indivduo e sociedade, Elias critica a: A) concepo materialista da histria, que analisa essa relao sob o prisma econmico. B) unicausalidade presente nas concepes weberianas da relao entre indivduo e sociedade. C) dicotomia na anlise das relaes entre o indivduo e a sociedade. D) noo de mudana social de Durkheim que naturaliza a ao do indivduo.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 11 O autor que desenvolveu a distino entre as vrias dimenses da cidadania, T. A. Marshall, sugeriu tambm que ela, a cidadania, se desenvolveu na Inglaterra com muita lentido. Primeiro, vieram os direitos civis, no sculo XVIII. Depois, no sculo XIX, surgiram os direitos polticos. Finalmente, os direitos sociais foram conquistados no sculo XX. Segundo ele, no se trata de sequncia apenas cronolgica: ela tambm lgica. Foi com base no exerccio dos direitos civis, nas liberdades civis, que os ingleses reivindicaram o direito de votar, de participar do governo de seu pas. A participao permitiu a eleio de operrios e a criao do Partido Trabalhista, que foram os responsveis pela introduo dos direitos sociais.
(CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2002, p. 10.)

Em sua discusso sobre o processo de construo da cidadania no Brasil, Jos Murilo de Carvalho afirma que a implantao dos direitos de cidadania percorreu um caminho diferente do modelo ingls. Indique a alternativa que corresponde realidade brasileira, segundo esse autor. A) A conquista dos direitos polticos na dcada de 1960 antecedeu a promulgao dos direitos sociais. B) Os avanos no campo dos direitos sociais no perodo Vargas no tiveram correspondncia nos direitos polticos e civis. C) A conquista dos direitos polticos na dcada de 1940 realizou-se a partir da luta pelos direitos civis. D) Os avanos no campo dos direitos no Brasil ocorreram exclusivamente em momentos de grande participao poltica. Questo 12 Na ltima dcada, as grandes empresas transnacionais, boa parte dos governos do mundo e os meios de comunicao de massa passaram a defender a adoo de um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como economia verde e que recebe crticas de diferentes setores da sociedade. Marque abaixo a alternativa que melhor se adapta proposta da chamada economia verde. A) Prtica da economia solidria e incentivo agricultura familiar. B) Combate ao consumismo e busca por outras formas de desenvolvimento capitalista. C) Utilizao sustentvel dos recursos naturais e desenvolvimento dos servios ambientais. D) Criao de reservas naturais livres da influncia humana e desocupao das reas degradadas. Questo 13 Para Clifford Geertz, a Antropologia, como cincia, deve: A) compreender a cultura como uma teia de significados que so construdos pelos prprios atores sociais. B) analisar a evoluo das sociedades de modo linear, buscando determinar em qual estgio se encontra cada agrupamento humano. C) compreender cada sociedade como uma totalidade integrada, que tem a funo de satisfazer a necessidade de seus integrantes. D) analisar os elementos no visveis da cultura e seu papel no estabelecimento das relaes culturais de uma sociedade.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 14 Considerando as perspectivas da ordem e do conflito, possvel identificar duas correntes tericas distintas, que so: A) a funcionalista e a marxista, que se opem em relao ao processo de mudana e transformao social. B) a funcionalista e a marxista, que se opem em relao ao conceito de classe social. C) a funcionalista e a histrica, que se opem em relao ao papel da diviso do trabalho no capitalismo. D) a histrica e a marxista, que se opem quanto ao papel do conflito no desenvolvimento da sociedade.

Questo 15 Assinale o que caracteriza exclusivamente a sociedade capitalista, segundo Marx. A) Luta de classes. B) Relaes de produo. C) Mercadoria. D) Condies materiais de existncia. Questo 16 O processo de universalizao dos mecanismos de proteo aos direitos humanos tem sido marcado no apenas pelo reconhecimento formal desses direitos, mas principalmente pelas lutas dos povos contra a opresso, contra a explorao econmica e contra a misria, o que passou a exigir a efetivao dos direitos enunciados pelos diferentes documentos internacionais. No entanto, segundo Joo Ricardo Dornelles, as aes dos rgos existentes tm apenas um carter moral, chamando ateno do Estado infrator e da comunidade internacional para que cesse a violao.
(DORNELLES, J. R. W. O que so Direitos Humanos. So Paulo: Brasiliense, 2007, p. 39.)

De acordo com essa perspectiva: A) a perda da soberania estatal dificulta o cumprimento das diferentes declaraes internacionais de proteo. B) a inexistncia de um direito de carter coercitivo e fiscalizador impede a exigibilidade sobre as violaes de um Estado. C) o carter moral desses documentos dificulta a ocorrncia de violaes por parte do Estado. D) a defesa dos direitos humanos pelas entidades internacionais desconsidera a legislao interna de cada pas. Questo 17 Para Adorno, a indstria cultural atua contra a democracia porque: A) transforma a arte em mercadoria, retirando o seu valor cultural. B) unifica a cultura erudita e a cultura popular, criando a cultura de massa. C) impede a formao de indivduos capazes de julgar e decidir livremente. D) bloqueia o acesso de todos s riquezas produzidas socialmente.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 18 De acordo com Marx, em Teses Contra Feuerbach, o materialismo deve: A) perceber as conexes entre conscincia e prtica, elementos em constante relao e mutao. B) fazer a crtica do idealismo religioso por meio da anlise da natureza humana dos indivduos. C) desenvolver uma teoria que demonstre que os homens so produtos das circunstncias e da educao. D) reduzir o mundo religioso ao seu fundamento terreno, demonstrando como a conscincia s existe em funo da prtica. Questo 19 De acordo com Montesquieu, o Estado deve se organizar em trs poderes que se relacionam de modo equilibrado. Considerando a relao entre os poderes no Brasil, correto afirmar que o Estado brasileiro: A) confirma a tese de Montesquieu, estabelecendo uma relao equilibrada entre os poderes, baseada no cumprimento da legislao pertinente. B) descumpre a tese de Montesquieu, pois o poder executivo predomina sobre os demais poderes, concentrando os recursos e as ferramentas legais para interveno nos demais poderes. C) no confirma a tese de Montesquieu, porque estabelece um predomnio do poder judicirio sobre os outros poderes, interferindo em suas decises. D) cumpre a tese de Montesquieu, pois o poder legislativo tem predomnio nas relaes entre os poderes, tendo a primazia na definio da dinmica de construo da legislao vigente. Questo 20 De acordo com as Orientaes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (2006), a intermitncia da Sociologia na composio curricular da educao bsica se deve: A) aos regimes autoritrios brasileiros, que viram, na sociologia, uma ameaa ordem social vigente. B) predominncia dos cursos profissionalizantes na escola bsica brasileira, que limita o crescimento da disciplina. C) s propostas poltico-pedaggicas dos diferentes governos, que interferem na consolidao da disciplina. D) concepo dos cursos de graduao, que desvinculam a formao do pesquisador e do professor. Questo 21 tentador encarar exploses de violncia coletiva vinda de baixo como sintomas de crise moral, de patologias das classes baixas, ou como tantos outros indcios de iminente ruptura societal da lei e da ordem. (...) Entretanto, a atenta anlise comparativa de seu tempo, contexto e desenvolvimento mostra que, longe de expresses irracionais e atvicas de incivilidade, a recente inquietao pblica dos pobres urbanos da Europa e da Amrica do Norte constitui uma resposta (socio)lgica compacta violncia estrutural liberada sobre eles por uma srie de transformaes econmicas e sociopolticas que se reforam mutuamente.
(WACQUANT, L. Os condenados da cidade: estudos sobre a marginalidade avanada. Rio de Janeiro: Revan, 2001.pp. 28-29.)

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

De acordo com a anlise de Wacquant, o fenmeno da violncia deve ser considerado em suas diferentes dimenses. A violncia estrutural, conforme descrita pelo autor, encontra-se relacionada principalmente: A) ao desemprego em massa, escassez de recursos destinados aos bairros pobres nas cidades e estigmatizao de seus moradores. B) ausncia de polticas pblicas voltadas para a conteno da revolta dos pobres urbanos e desintegrao moral da sociedade. C) ao crescimento da pobreza, da misria e da competio no mercado de trabalho, e s manifestaes de xenofobia. D) revolta sentida pelos jovens urbanos, alienao poltica e no efetivao dos direitos sociais. Questo 22 A segregao urbana no um status quo inaltervel, mas sim uma guerra social incessante na qual o Estado intervm regularmente em nome do progresso, do embelezamento e at da justia social para os pobres, para redesenhar as fronteiras espaciais em prol de proprietrios de terrenos, investidores estrangeiros, a elite com suas casas prprias e trabalhadores de classe mdia.
(DAVIS, M. Planeta Favela. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 105.)

De acordo com Mike Davis, a participao do Estado no ordenamento do espao urbano se d de modo a favorecer: A) o embelezamento e a justia social. B) o direito cidade e a proteo propriedade privada. C) o lucro particular e o controle social. D) o desenvolvimento econmico e a cidadania. Questo 23 L no morro a gente acorda cedo / E s trabalhar / Comida pouca / Muita ro upa que a cidade manda pra lavar
(BARROS, T. de. Menino das Laranjas. Philips, 1965)

A relao entre morro e cidade abordada em muitas canes que retratam a favela como um lugar diferente dentro da cidade formal. Particularmente, o trecho da msica de Theo de Barros expressa a ideia de que: A) o morro e a cidade esto separados como consequncia do processo de criminalizao das favelas, apesar da proximidade geogrfica. B) as condies de vida no morro fazem com que ele seja visto como segregado, alijado do direito aos equipamentos da cidade formal. C) o morro o lugar do trabalho, e a cidade um espao de consumo e lazer, indicando uma explcita diferenciao entre dois mundos. D) as relaes de trabalho entre moradores do morro e da cidade estabelecem o elo entre as duas partes da cidade.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 24 Segundo Ilse Scherer-Waren, a questo ambiental ganhou fora entre os movimentos sociais na dcada de 1980, em um momento posterior ao surgimento dos chamados Novos Movimentos Sociais que marcaram os anos 70, como expresses de contracultura. Nesse contexto, destacaram-se os movimentos que atuaram orientados por uma dimenso tica, protagonizados por atores sociais que articulavam a necessidade de preservao de seu modo de vida defesa de seu meio ambiente. So exemplos desses atores sociais no Brasil: A) indgenas, seringueiros e ribeirinhos. B) ambientalistas, ecologistas e preservacionistas. C) trabalhadores rurais, extrativistas e agroecologistas. D) camponeses, ruralistas e posseiros. Questo 25 Na literatura sociolgica, o conceito de patrimonialismo remete teoria de Max Weber. Em Os Donos do Poder, Raymundo Faoro utiliza esse conceito para analisar a cultura poltica brasileira. Na perspectiva de Faoro, a poltica patrimonialista aquela que exercida: A) pelas classes agrrias. B) em causa prpria. C) em nome da racionalidade. D) pelas classes burguesas. Questo 26 A expresso homem cordial utilizada por Sergio Buarque de Holanda em Razes do Brasil para designar uma caracterstica do brasileiro segundo a qual prevalece a tendncia a: A) tratar o outro dentro das normas estabelecidas. B) orientar as relaes sociais por princpios ticos. C) ser gentil e bondoso com as pessoas. D) agir movido pelo corao. Questo 27 Em seu livro Discriminao e desigualdades raciais no Brasil, Carlos Alfredo Hasenbalg defende que em termos do marxismo, a maioria dos negros est mais prxima do lumpemproletariado do que do proletariado. Essa afirmao se refere : A) sobreposio dos critrios de raa e classe como fatores de estratificao social. B) dificuldade de organizao poltica dos negros em funo da fragmentao da identidade racial dos no brancos. C) distino entre negros e mulatos como forma de favorecer a incluso dos ltimos e a excluso dos primeiros. D) preponderncia do critrio de classe sobre a questo racial em funo da lgica do contnuo de cor.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

10

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 28 Sobre o pessimismo racial do fim do sculo XIX no Brasil, pode-se afirmar que: A) identificava, como caracterstica da populao de cor, a propenso ao comportamento desviante. B) defendia a imigrao europeia como soluo para o problema da mestiagem. C) associava o suposto atraso cultural brasileiro mistura de raas. D) apresentava o mulato como smbolo do carter nacional brasileiro. Questo 29 A ideia de que no existe racismo no Brasil tem sido contestada por parte da literatura especializada sob a alegao de que estaria baseada em uma ideologia conhecida como: A) mito da democracia racial. B) dilema racial brasileiro. C) ideologia do branqueamento. D) tese do mercado de trabalho segmentado. Questo 30 Segundo Weber, o fenmeno da crescente racionalizao, caracterstico da civilizao ocidental na modernidade, representa: A) o aumento do conhecimento do homem sobre suas condies de vida. B) o domnio do indivduo sobre o mundo exterior. C) a busca por rendimento e eficcia por meio da especializao cientfica. D) o predomnio da busca do lucro nas organizaes empresariais. Questo 31 Max Weber analisa a poltica como uma relao de mando e obedincia que, nas sociedades modernas ocidentais, toma a forma de um aparelho de constrangimento baseado no uso da fora e em um conjunto de regulamentos racionais. Assim sendo, para Weber, o Estado Moderno deve ser definido: A) em relao a seus fins. B) em relao a seus meios. C) como a nica manifestao legtima do poder poltico. D) como dimenso superestrutural da sociedade capitalista. Questo 32 O exemplo tpico do domnio legal nas sociedades modernas, segundo Max Weber, : A) a racionalizao. B) a centralizao do poder. C) o parlamento. D) a burocracia.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

11

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 33 Na teoria de Karl Marx, as categorias infraestrutura e superestrutura referem-se, respectivamente: A) ao modo de produo e s ideologias dominantes. B) base produtiva e esfera poltica. C) base econmica e esfera jurdico-poltica e ideolgica. D) base material e ao mundo das ideias e valores. Questo 34. Segundo Adorno e Horkheimer, o controle exercido pela indstria cultural sobre seus consumidores se d por meio da nfase: A) no prazer. B) na diverso. C) na fantasia. D) na repetio. Questo 35 A atitude mais antiga, e que se baseia indiscutivelmente em fundamentos psicolgicos slidos (...) consiste em repudiar pura e simplesmente as formas culturais: morais, religiosas, sociais, estticas que so as mais afastadas daquelas com as quais nos identificamos.
(LEVI-STRAUSS, C. Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1976, p. 333.)

De acordo com essa anlise, deve-se considerar que o etnocentrismo : A) oposto ao relativismo cultural. B) desdobramento necessrio da perspectiva evolucionista. C) resultado da tendncia ao estranhamento diante da diferena. D) responsvel pelas prticas colonialistas ao longo dos sculos XIX e XX. Questo 36 Em termos de Histria: desde a implantao da cultura portuguesa letrada no Brasil, ficaram abaixo do limiar da escrita quase todos os contedos da vida indgena, da vida escrava, da vida sertaneja, da vida artesanal, da vida rstica, da vida proletria, da vida marginal; abaixo do limiar da escrita ficaram as mos, que no puderam contar, no cdigo erudito, a sua prpria vida.
(BOSI, A. Um testemunho do presente. In: MOTA, C. G. Ideologia da cultura brasileira. So Paulo: tica, 1998, p.XVI.)

Carlos Guilherme Mota realiza uma anlise dos aspectos ideolgicos que envolvem as noes de cultura brasileira e conscincia nacional em textos histricos, literrios, polticos e sociolgicos. Sua crtica est baseada no pressuposto de que a escrita, como tcnica de domnio, promoveria: A) a ocultao do cotidiano popular. B) a anlise da dialtica de classes. C) a exaltao da cultura erudita. D) a alienao e a censura.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

12

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 37 Se se constitui num grande equvoco imaginar-se o fim do trabalho na sociedade produtora de mercadorias e, com isso, imaginar que estariam criadas as condies para o reino da liberdade , entretanto, imprescindvel entender quais mutaes e metamorfoses vm ocorrendo no mundo contemporneo, bem como quais so seus principais significados e suas mais importantes consequncias.
(ANTUNES, R. Trabalho e precarizao numa ordem neoliberal. In: GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (orgs.). A cidadania negada: polticas de excluso na educao e no trabalho. So Paulo: Cortez, 2001, p. 37.)

O processo de reestruturao produtiva, iniciado nos pases centrais e implementado no Brasil a partir dos anos 90, transformou significativamente o chamado mundo do trabalho. Considerando a perspectiva adotada pelo autor do texto no que se refere categoria Trabalho, correto afirmar que: A) essa categoria perde seu poder explicativo das relaes sociais contemporneas em virtude da mudana na estrutura produtiva. B) as mudanas neoliberais fazem o trabalho perder importncia como produtor de riqueza para o capitalismo financeiro. C) as mutaes no mundo do trabalho so responsveis pela construo de novas possibilidades de emergncia da liberdade individual. D) essa categoria no pode ser desconsiderada na anlise sociolgica da sociedade, apesar das mutaes em curso. Questo 38 Para Durkheim, um dos elementos que simboliza a solidariedade social o Direito. Nas sociedades primitivas, o crime pode ser uma ofensa conscincia coletiva e, nesse caso, o desviante deve ser punido para que a coeso seja protegida. Segundo ele, a pena: A) existe para manter os laos que ligam entre si os membros da sociedade, evitando o relaxamento da solidariedade social. B) provoca o relaxamento da solidariedade social, pois o crime um fato normal e os costumes devem ser considerados no ato da punio. C) exprime o modo pelo qual a sociedade concebe a si mesma, definindo suas relaes com os objetos que a afetam. D) necessria para que o desviante seja reintegrado sociedade, reforando a validade da solidariedade orgnica. Questo 39 Zygmunt Bauman, em seu livro O mal-estar da ps-modernidade, reflete sobre transformaes econmicas, culturais e tecnolgicas no mundo contemporneo. A figura que sintetiza a estratgia de vida ps-moderna, segundo o autor, o: A) turista. B) filsofo. C) socilogo. D) vagabundo.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA DOCENTES - 2013

13

PROVA PRELIMINAR - SOCIOLOGIA

Questo 40 Para Maquiavel, o problema poltico reside em encontrar mecanismos que imponham a estabilidade nas relaes entre os diferentes grupos sociais. Como resposta a esse problema, ele aponta dois modelos institucionais de governar. Os modelos de governo apontados pelo autor so Principado e: A) Despotismo. B) Tirania. C) Repblica. D) Democracia.

You might also like