You are on page 1of 36

M e n sa g e n s P r o f t ic a s p a ra M o m e n to s D e v o c io n a is

meio

Alimento espiritual para o seu dia a dia.

aaiyianlfl
Alim ento espiritual para o seu dia a dia
Edio 30 | Impresso em Novembro de 2005 | Textos: Bispo Csar Santos Genesis Comunicaes: Av. Dr. Hiplito P. Ribeiro, 377 | Vila Nova | Limeira | SP 113486-321 | Fone/Fax (19) 3451-7129 Ministrio Csar Santos: R. Presidente Roosevelt, 889a [ Centro Limeira | SP | 13480-060 | Fone/Fax (19) 3444-8858 www.ministeriocesarsantos.org Proibido a reproduo em qualquer meio ou formato sem a autorizao escrita do editor. Todos os direitos reservados ao Ministrio Csar Santos.

E d it o r ia l
H um mover poderoso do Esprito de Deus entre ns! Como um vento impetuoso, Ele tem trazido chuvas torrenciais sobre as nossas vidas. Todos ns precisamos destas guas do Esprito para saciar a nossa sede de Deus e nos mantermos limpos diante Dele. Ele tem levantado os Seus profetas e declarado: Santificai-vos, porque amanh far o Senhor maravilhas no meio de vs. Ns, os que cremos na Sua Palavra, sabemos que este um tempo de milagres e no podemos permanecer indiferentes ao Seu comando. Por isso, temos desafiado o povo de Deus, dizendo: Ao Senhor dos Exrcitos, a ele santificai; e seja ele o vosso tem or e seja ele o vosso assom bro (Is 8.13). Este um tempo de cura e restaurao pela presena do Senhor. Todos aqueles que nasceram de novo, da gua e do Esprito, esto num processo de purificao e santificao. nesta qualidade de vida santa e consagrada que ns andaremos no Esprito, vivendo sobrenaturalmente, na presena de Deus e dos homens. tempo de rompermos com a vida da alma e da carne, renunciando a nossa vontade prpria, nos rendendo perfeita vontade de Deus. Ns passaremos o Jordo, seguindo a arca de Deus, e triunfaremos sobre todos os nossos inimigos. O que entra nas guas simboliza a morte e o que sai das guas simboliza a ressurreio. No podemos entrar na nossa Cana sem morrermos para ns mesmos. Por isso, todos ns precisamos de uma experincia com a cruz de Cristo. Paulo escreveu aos romanos dizendo que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que no sirvamos mais ao pecado. Ora, se j morremos com Cristo, cremos que tambm com ele viveremos . Ele afirma ainda: Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificao, e por fim a vida eterna (Rm 6.6,14,22). Submeta-se diariamente ao tratamento de Deus e Ele completar a boa obra que comeou em sua vida. Como Ezequiel, Ele nos levar s profundidades do Rio da vida! Bispo Csar Santos

U m C h a m a d o S a n t if ic a o
Texto do dia: Josu 3 Versculo do dia: Disse Josu tambm ao povo: Santificai-vos, porque amanh far o Senhor maravilhas no meio de vs (Js 3.5). Santificai-vos! Este o mandamento do Senhor a todos os seus filhos. Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus (L v 2 0 .7 - 1Pe 1.16). A santificao uma obra do Esprito Santo, mas depende da nossa disposio de ouvir a voz de Deus e obedec-la. A palavra de Deus como gua purificadora. Jesus disse ao Pai: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra a verdade (Jo 17.17). medida que nos expomos s guas purificadoras da Palavra de Deus, absorvendo a verdade de Deus pela f, nossa alma curada e restaurada pelo poder de Deus. Passe o Jordo pela f e permita que este Rio de Deus banhe toda a sua vida. O profeta Ezequiel disse: "... de m odo que onde quer que o rio passar tudo viver (Ez 47.9). Embora o esprito do crente em Jesus seja recriado, a sua alma permanecer num processo de purificao enquanto estiver neste mundo. Josu um tipo de Cristo no Velho testamento, por isso foi escolhido para levar o povo ao lugar de abundncia. Paulo afirma que Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da gua, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel (Ef 5.25-27). Este ministrio de cura interior obra do Esprito de Deus, mas ns podemos criar espao para Ele operar. Consagre a sua vida com jejuns, oraes, louvor e comunho com a Palavra. Rompa com a vida alma e no d lugar a carne. Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos coraes; e estai sempre preparados para responder com mansido e temor a qualquer que vos pedir a razo da esperana que h em vs (1Pe 3.15). Cristo a esperana da glria! Por isso, cheguemo-nos com verdadeiro corao, em inteira certeza de f, tendo os coraes purificados da m conscincia, e o corpo lavado com gua limpa, e retenhamos firmes a confisso da nossa esperana; porque fiel o que prometeu (Hb 10.22,23).

A O b r a d a S a n t if ic a o
Texto do dia: Hebreus 12 Versculo do Dia: Segui a paz com todos, e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor (Hb 12.14). Santifique a sua vida ao Senhor e viva as realidades do reino de Deus! Jesus Cristo, depois de ser batizado pelo Esprito Santo e ievado ao deserto para ser tentado pelo diabo, passou a proclamar esta mensagem ao mundo: O tempo est cum prido e o reino de Deus est prximo. Arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1.15). Falando a Nicodemos, ele disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus (Jo 3.3). O arrependimento abre as portas do reino, por isso, arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tem pos do refrigrio pela presena do Senhor (At 3.19). Este um tempo de cura para a sua alma. Reconhea diante de Deus os seus erros e pecados, com responsabilidade, e apresente ao Senhor frutos dignos de arrependimento. Voc vai andar com o Senhor nos lugares altos! Os caminhos de santidade so impressos em nossos coraes pelo Esprito Santo. Ele quem convence o homem do pecado, da justia e do juzo. Mas este convencimento no pode ficar limitado quele primeiro momento, quando confessamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Precisamos estar totalmente arrependidos ou continuamente conscientes da necessidade de mudarmos os nossos pensamentos e atitudes. Existem falsos padres de pensamentos em nossas mentes que precisam ser mudados. Arrependimento significa uma mudana de pensamento que gera um novo comportamento . Paulo disse aos irmos de Roma: E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento [continuamente], para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2 - destaque do autor). esta disposio de arrependerse que dar ao Esprito Santo condies para executar em ns a obra de santificao. Sem ela ningum ver o Senhor! (Hb 12.14).

O E n v ia d o d e D e u s
Texto do dia: Joo 9 Versculo do Dia: E disSf-llH': Vai, lava-te no tanque de Silo (que significa o flhvtutlo). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo (Io 7), Precisamos aprender a ver com o Deus v: na perspectiva da eternidade. o que nos mostra Joo em seu evangelho, no captulo 9. E passando Jesus, viu um homem cego de nascena (v.1). Embora Ele soubesse da sua necessidade de cura, Jesus no se limitou apenas ao milagre visvel. Ele era a luz do mundo, mas aquele homem no podia v-Lo. Ele precisava no apenas de luz, mas de viso. Jesus cuspiu na terra, fez um lodo e aplicou nos olhos do cego. Depois de se lavar no Tanque de Silo [que significa o Enviado], o homem voltou vendo. O milagre de cura fsica j havia rompido, mas Jesus tinha mais do que isso para lhe dar. Ele desejava salv-lo. Como se te abriram os olhos? , perguntaram os fariseus (v.10). O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Silo, e lava-te. Ento fui, e lavei-me, e vi (v.11). Descobrimos nesta declarao do ex-cego que no basta apenas ter viso, mas que preciso aprender a ver. Cresa no conhecimento de Jesus! Os olhos daquele homem foram abertos progressivamente n sentido espiritual. Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que profeta (v.17). Observe que a sua viso a respeito de Cristo est se ampliando. No versculo 11, Ele era simplesmente um homem, agora no versculo 17, um profeta de Deus. Mas a insistncia dos fariseus levou aquele homem a uma confisso importante: Sabemos que Deus no ouve a pecadores; mas, se algum for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Se este no fosse [enviado] de Deus, nada poderia fazer. Eles o expulsaram do templo. Jesus o encontrou e perguntou-lhe: Crs tu no Filho do homem? Respondeu ele: Quem , senhor, para que nele crea? Disse-lhe Jesus: J o viste, e ele quem fala contigo. Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou (vs.35-38). Note a progresso: homem, profeta, enviado, Senhor. Jesus Cristo curou aquele homem totalmente, salvando-o completamente. O mesmo ele far p o r voc!

O P oder de um a E scolha
Texto do ia: Joo 3.26-36 Versculo do dia: A quele que vem de cima sobre todos; aquele que vem da terra da terra efala da terra. Aquele que vem do cu sobre todos (Jo 3.31).

D ouvidos aos conselhos de Deus! Sua Palavra muito simples, considerando que at os indoutos e iletrados conseguem compreendla. E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente, e o no lana em rosto, e ser-lhe- dada. Pea-a, porm, com f, em nada duvidando; porque o que duvida semelhante onda do mar, que levada pelo vento, e lanada de uma para outra parte. No pense tal homem que receber do Senhor alguma coisa (Tg 1.5-7). Pode parecer muito duro, mas Deus no faz rodeios. Ele fala com sinceridade aos nossos coraes e nos mostra o caminho que devemos seguir. Confia no Senhor de todo o teu corao, e no te estribes no teu prprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitar as tuas veredas. No sejas sbio a teus prprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do m al" (Pv 3.57). Medite em tudo aquilo que o Senhor tem dito a voc. Ns somos responsveis por nossas escolhas e no devemos culpar Deus por nossas decises. A maior parte dos problemas que enfrentamos esto ligados a estas escolhas erradas que fazemos sem consultar o Senhor ou ignorando aquilo que ouvimos e sabemos ser a Sua vontade. No despreze a Palavra de Deus, porque no h vitria na desobedincia. Se voc ainda no entregou a sua vida a Jesus e no O recebeu como seu Salvador pessoal, no h vida abundante nem vida eterna para voc. Joo Batista declarou: Aquele que cr no Filho tem a vida eterna; mas aquele que no cr no Filho no ver a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (Jo 3.36). Se o Esprito Santo est falando sua alma neste momento, no endurea o seu corao. Tudo pode m udar a p a rtir da sua escolha! Escolha Jesus para ser o nico Senhor em sua vida. Esta a escolha que pode mudar todas as outras. Busque conhecer a vontade de Deus para voc e a sua vida ser transformada, de f em f, de vitria em vitria. Acerte o alvo com Jesus!

U m a V is o d e C r is t o
Texto do dia: Mateus 17.1-8 Versculo do dia: " F .. erguendo eles os olhos, no viram a ningum seno a Jesus som ente (Mt 17.8). A viso de Deus mudar a sua vida para sem pre! Ns podemos ver o Pai atravs do Filho e conhecer o Seu infinito amor por ns. Disselhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou h tanto tempo convosco, e no me tendes conhecido, Filipe? Quem me v a mim v o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14.8,9 - itlico nosso). Toda a profecia se completa em Jesus! O profeta Isaas viu o Senhor numa viso espiritual e ficou perplexo com a Sua glria e santidade. No mesmo instante, ele tornou-se consciente de sua fraqueza e pecaminosidade. Ele disse: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lbios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lbios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos (Is 6.5). Mas o anjo de Deus o tocou e o seu pecado foi purificado (v.7). Sua vida no ser a mesma depois deste toque de po d e r e santificao! No monte da transfigurao, os discpulos ficaram maravilhados com a viso de Jesus Cristo, entre Moiss e Elias. A primeira reao de Pedro foi a de construir ali trs tendas para eles. Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Os discpulos, ouvindo isso, caram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados. Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e no temais. E, erguendo eles os olhos, no viram a ningum seno a Jesus som ente (itlico nosso). Esta experincia dos discpulos pode nos ensinar algo precioso. No basta enxergarmos a Jesus entre as pessoas e circunstncias. Ele precisa ocupar todo o campo da nossa viso. Olhe somente para Jesus e voc caminhar em santidade e vitria. Hoje Ele diz: Levantai-vos e no tem ais . A mesma pergunta ainda est sendo feita pelo Pai: A quem enviarei e quem h de ir por ns? Como Isaas, disponha o seu corao a seguir o Mestre e a fazer a Sua vontade. Diga a Ele: Eis me aqui, envia-me a mim!

h a m a d o s para

E star

com

eus

Texto do dia: xodo 32 Versculo do dia: Quem do Senhor, venha a mim. Ento se ajuntaram a ele todos os filhos de L evi (Ex 32.26). Quem do Senhor, venha a m im ! Esta convocao feita por Moiss no meio do povo hebreu ecoa at hoje entre ns, na voz do Esprito de Deus. Jesus Cristo continua dizendo: Vinde a M im . Ele nos convida a deixarmos o curso deste mundo e a abandonar os seus bezerros de ouro. Eles representam tudo aquilo que nos afasta de Deus, tentando seduzir o nosso corao. O apstolo Pedro nos desafia a viver como filhos obedientes, no vos conformando com as concupiscncias que antes havia em vossa ignorncia. Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto est escrito: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.1416). Fomos chamados p o r Deus para vivermos uma vida separada. Esta separao na Bblia representada pela palavra santo e distingue aqueles que crem em Deus e O obedecem daqueles que preferem viver em desobedincia, distantes Dele. Pedro disse que ns somos propriedade exclusiva de Deus (1Pe 2.9). Este estilo de vida santa ou separada agradvel aos olhos do Senhor porque est associado ao temor dos coraes que reverenciam a Sua presena e santidade. O salmista disse: O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericrdia (SI 147.11). Enquanto os filhos de Israel festejavam diante do dolo feito por Aro, Deus entregava nas mos de seu servo os dez mandamentos. As tbuas foram quebradas como uma demonstrao da ira divina. Os filhos de Levi, como verdadeiros adoradores do Deus vivo, ouviram o chamado e fizeram a sua escolha: eles preferiram estar com Deus. Ns tambm podemos escolher de que lado estaremos. Quem no comigo contra mim; e quem comigo no ajunta, espalha , disse Jesus (Mt 12.30). H quem prefira estar distante. Joo advertiu: Infiis, no sabeis que a amizade do mundo inimizade contra Deus? (Tg 4.4). Aceite o convite do Esprito e aproxime-se do Senhor. Ele est dizendo: Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso corao (Jr 29.13).

Poder

da

P a l a v r a R e v e la d a

Texto do dia: Efsios 1 Versculo do Dia: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, vos d em seu conhecimento o esprito de sabedoria e de revelao... (Ef 1.17).

Mais do que saber , ; preciso cre r na Palavra de Deus! H uma grande diferena entre conhecer a Bblia e crer nela. O conhecimento da verdade pode gerar uma aceitao mental na esfera da alma, mas s o Esprito Santo pode gerar uma f viva no esprito daquele que cr e uma convico espiritual da verdade de Deus. Voc tem f ou conhecimento? Lembre-se que a f espiritual, no mental. Existem pessoas que aceitam que a Palavra de Deus a verdade e at afirmam crer nela, mas quando as circunstncias se tornam contrrias em sua vida, elas duvidam das promessas de Deus e perdem a paz. Mas quando a Palavra revelada ao corao do homem, ela se torna mais do que conhecimento e produz descanso espiritual. A revelao torna a palavra escrita em palavra viva. Se voc deseja esta revelao, gaste tempo meditando na Bblia. Houve um dia na vida de Abrao em que Deus precisou retir-lo de sua tenda para ensinar-lhe algo poderoso no mundo espiritual (Gn 15). A f verdadeira no produto de observao, mas uma convico gerada pelo Esprito Santo. Ela a certeza das coisas que no se vem (Hb 11.1). Abrao estava procurando nos fatos aquilo que somente a f poderia contemplar. Pare de observar os fatos ao seu redor! Ainda que voc conhea a verdade da Palavra, se ficar olhando para a direita e para esquerda, o milagre no acontecer, porque no vivemos do que vemos e sim do que cremos. O Senhor aconselhou Josu a respeito da Palavra dizendo: ...dela no te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentem ente te conduzas p o r onde quer que andares; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele est escrito; porque ento fars prosperar o teu caminho, e sers bem sucedido (Js 1.7,8). Pea ao Esprito Santo que transforme o seu conhecimento da Palavra em revelao. Ento os sonhos de Deus se tornaro realidade em sua vida.

O S e g r e d o d a V in h a
Texto do dia: Joo 15.1-8 Versculo do dia: Quem permanece em mim e eu nele, esse d muito fru to
(Jo 15.5).

H um segredo na vinha que pode transform ar a nossa vida de orao. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vs; como a vara de si mesma no pode dar fruto, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em mim. Se i/s permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vs, pe d i o que quiserdes, e i/os ser fe ito (Jo 15.4,7 - itlico nosso). O segredo permanecer! Na disciplina da orao encontraremos a vitria para todas as nossas lutas e a glria de Deus manifesta. Por isso, seja constante diante Dele e a perseverana da sua f encontrar a resposta divina. No desista! As leis da semeadura e da colheita foram estabelecidas por Deus e Ele o agricultor desta vinha. Quando as Suas mos comeam a trabalhar a terra do nosso corao, temos a impresso que no suportaremos a dor da renncia, da exortao, da disciplina e da correo. Eie diz: J vos esquecestes da exortao que vos admoesta como a filhos: Filho meu, no desprezes a correo do Senhor, nem te desanimes quando por ele s repreendido; Na verdade, nenhuma correo parece no momento ser motivo de gozo, porm de tristeza; mas depois produz um fruto pacfico de justia nos que por ele tm sido exercitados (Hb 12.5,11). Como ram os da videira, precisamos ser podados e limpos. Jesus disse que toda vara em mim que no d fruto, ele a corta; e toda vara que d fruto, ele a limpa, para que d mais fruto (Jo 15.2- itlico nosso). Como um gro de trigo lanado na terra, Jesus Cristo morreu na cruz para nos fazer frutferos e abenoados. Se certo que com ele padecemos, para que tambm com ele sejamos glorificados. Pois tenho para mim que as aflies deste tempo presente no se podem comparar com a glria que em ns h de ser revelada , disse Paulo (Rm 8.17,18). No tema a vontade de Deus em sua vida. Ela boa, perfeita e agradvel. Deixe o Agricultor cuidar do seu corao. Diga a Ele: Visita esta videira que a tua destra plantou.

A p r e n d a com

S it u a o

Texto do dia: Mateus 6.25-34 Versculo do dia: No vos inquieteis, pois, pelo dia de amanh, porque o dia de amanh cuidar de si mesmo. Basta a cada ia o seu m al (Mt 6.34)

Ns podem os extrair lies das situaes! Procure saber qual a lio que esta situao que voc est vivendo ir lhe ensinar. Um certo discpulo tentava justificar ao seu mestre a sua falta de-xito e crescimento em meio s lutas dirias. Ele procurava, a todo custo, convenc-lo de que as circunstncias contrrias ao seu redor eram to grandes que impossibilitavam o seu sucesso e amadurecimento. Ele estava triste, abatido e frustrado com os resultados e temeroso quanto ao seu futuro. Desesperado, ele pediu ajuda ao professor na tentativa de resolver o seu problema e foi instrudo pelo ancio a viver como as flores. Observe estes lrios que esto crescendo no ja rdim ", disse o sbio. Eles nascem no esterco, entretanto conservamse puros e perfumados porque so capazes de extrair do adubo ftido apenas o que lhes til e saudvel, mas no permitem que o azedume da terra comprometa o perfume de suas ptalas . O povo de Israel, por diversas vezes, murmurou contra Deus, culpando-0 pelas dificuldades que enfrentavam no deserto, sem reconhecer o cuidado fiel e zeloso do Senhor em todo o tempo. Aquilo que normalmente chamamos de problemas, Deus reconhece como oportunidades para operar milagres. Israel pagou um preo caro por sua incredulidade e assim o homem que vive cercado pelas adversidades e se recusa a aprender com elas. Paulo disse que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que buscam a Deus" (Rm. 8.28). Oua o que Ele est falando atravs das circunstncias e extraia delas apenas o melhor. Jesus Cristo apontou para os lrios do campo a fim de ensinar os homens a confiar em Deus em toda e qualquer situao (Mt 6.28). A ansiedade infrutfera e os seus resultados so sempre devastadores. Deus no se move porque temos problemas, mas por que temos f para v-los resolvidos. Ao invs de lamentar, bendiga ao Senhor e no se esquea de nenhum dos seus benefcios (SI.103.2).

P r a t iq u e a P a l a v r a
Texto do dia: Mateus 14.22-36 Versculo do Dia: Tem bom nimo, sou eu, no tem ais (Mt 14.27).

A f verdadeira exige atitudes altura da Palavra de Deus! Assim, todas as coisas que voc fizer e todas as palavras que voc disser, devem estar em concordncia com a Sua Palavra. Mesmo que os fatos sejam contrrios, a confisso da nossa f deve ser correta. Mova-se no Esprito de Deus.Tudo vai b e m , disse a mulher ao servo do profeta Eliseu (2Re 4.23-26). Embora ela tivesse deixado um filho morto em casa, a sua f era a de que o menino teria sua vida restaurada pela orao do servo de Deus. Ela enxergou com os olhos da f e recusouse a confessar o domnio da morte porque estava certa de que a vida prevaleceria. Tenha f em Deus e no no medo de fracassar! Ela agiu segundo a sua f e Deus devolveu o seu filho perfeito. Exercer f significa sim plesm ente p ra tic a ra Palavra de Deus. Mantenha os seus olhos espirituais na direo certa, o sobrenatural de Deus, e possua os tesouros escondidos e as riquezas encobertas do Esprito do Senhor. Creia que Deus honrar sua atitude e confirmar as palavras da f em seus lbios. O Escritor aos Hebreus nos exorta para que retenhamos inabalvel a confisso da nossa esperana, porque fiel aquele que fez a promessa (Hb 10.23). Olhe para Jesus e no para os ventos contrrios! Os covardes encontraro segurana no barco, mas os que crem nas palavras do Mestre, caminharo com Ele sobre as guas. Como Pedro, oua o convite do Mestre - Vem - mesmo sabendo que algumas pessoas iro censurar a sua f e confiana no Senhor. Se Maria tivesse dado ateno a elas, Jesus no teria recebido a sua oferta de amor (Mt 26.7) e Jairo no teria a sua filha de volta (Mc 5.41). Oua o seu corao e seja fiel em seu compromisso com Ele. Quando o acusador se levantar contra a sua vida, o Advogado dos advogados responder em sua defesa e confirmar a sua vitria. A mesma voz de amor est dizendo: Tem bom nimo, sou eu, no tem ais (M t 14.27).

P repare

C a m in h o

do

S enhor

Texto do dia: Salmo 34 Versculo do Dia: "Perto est o Senhor dos cjue tm o corao quebrantado. e salra os contritos de esprito" < Sl 34.18). Nada muda em nossas vidas at que decidam os m udar! A mudana ou transformao nasce a partir de uma deciso sincera do nosso corao de obedecer a Deus. O processo de mudana acontece quando aceitamos que aquilo que Deus disse, exatamente o que Ele quer que faamos, sem questionamentos ou dvidas. No por sentimento, porque eles mudam rapidamente, mas por escolha. A Palavra de. Deus revela toda a vontade de Deus. Ele disse: Se o meu povo... se desviar dos seus maus caminhos, eu ouvirei do cu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2Cr 7.14). Quando os nossos ps se desviam dos caminhos retos e perfeitos, surgem as dores, os sofrimentos e a seca espiritual. Saia do deserto da desobedincia, da indiferena e da resistncia vontade do Senhor. O Esprito Santo est apontando a porta de sada, atravs do caminho da renncia de sua vontade prpria. A carne e o eu no podem governar o seu corao, por isso se arrependa e mude os seus pensamentos e atitudes! Ao corao quebrantado e contrito no desprezars, Deus (Sl.51.17). A orao e o jejum so armas poderosas para rem over os entulhos da carne. Prepare o caminho do Senhor retirando todos os obstculos que estiverem a sua frente. a voz do Esprito que clama: Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encher e se abaixar todo o m onte e ou teiro (Is 40.3). Sejam grandes ou pequenos, montes ou outeiros devem ser eliminados. s vezes pensamos que somente os grandes pecados podem nos separar de Deus e ignoramos os maus hbitos, as conversas inconvenientes, a mornido, etc. Mas no so apenas as raposas que destroem a vinha. Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal s vinhas; pois as nossas vinhas esto em flor (Ct 2.15). Cuidado com as raposas e a suas raposinhas! Seja sensvel orientao do Senhor e afaste-se de todo tipo de pecado. Em Cristo somos verdadeiramente livres!

As

C ila d a s do Inim igo

Texto do dia: Salmo 18.1-28 Versculo do Dia: Tristezas do inferno me cingiram, laos de morte me surpreenderam (Sl 18.5). Cuidado com as ciladas do diabo! Seja prudente, vigilante e permanea em orao. Jesus nos ensinou a orar pedindo o livramento de Deus porque sabia que seriamos alvo do inimigo.No nos deixe cair em tentao, mas livrai-nos do m al (Mt 6.13). At mesmo um servo do Senhor pode ser atacado pelo inimigo. O salmista reconheceu que havia conspiraes e tramas contra a sua vida e em alguns casos, ele confessou ter sido atingido. Tristezas do inferno me cingiram, laos de morte me surpreenderam. Na angstia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus. Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor fo i o meu am paro. No temos que lutar contra pessoas, mas contra o diabo e os seus anjos. Eles podero utilizar circunstncias, palavras e at mesmo pessoas para lanar estes laos contra ns. Tambm os que buscam a minha vida me armam laos e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astcias todo o dia (Sl 38.12). Como o salmista, devemos orar: Guarda-me dos laos que me armaram e dos laos corredios dos que praticam a iniqidade (Sl 141.9). Ainda que sejamos atingidos, nada poder nos manter cativos ou prisioneiros do inimigo. Aps o milagre de cura e restaurao da vida de Lzaro, Jesus deu instruo aos seus discpulos que desatassem os ns que prendiam as suas mos, ps e cabea. Desligai-o, e deixai-o ir (Jo 11.44). Assim, todos aqueles que so vivificados pelo poder de Deus so livres para caminhar em vitria, conquistando tudo o que Ele prometeu. No exite em pedir ajuda no caminho. Porventura no este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaas as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? , disse o Senhor (Is 58.6). Esta a responsabilidade da igreja. Aquele que nasceu de novo precisa ser ensinado para que no torne s armadilhas do diabo e aqueles que esto livres, que no tornem escravido. Salomo disse que a doutrina do sbio uma fonte de vida para se desviar dos laos da m orte, assim como o temor do Senhor (Pv 13.14; 14.27).

seu desejo vir ao nosso encontro trazendo as respostas que buscamos e as bnos que desejamos. Contudo, preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. Todo vale ser levantado, ser abatido todo monte e todo outeiro; e o terreno acidentado ser nivelado, e o que escabroso, aplanado. A glria do Senhor se revelar; e toda a carne juntamente a ver; pois a boca do Senhor o disse (Is 40.3-5). Voc tem desejado este encontro com o Senhor? Comece aterrando todo vale que estiver separando voc Dele ou de qualquer outra pessoa. Se voc cavou um buraco no corao de algum, hora de pegar a p e recolocar o que foi tirado em seu devido lugar. Devolva o perdo, o amor, a considerao, o respeito, ou qualquer outra coisa que foi retirada do seu relacionamento com Deus ou com as pessoas. Use tudo aquilo que voc deixou de lado para que este vale seja aterrado: a orao, o jejum, a palavra de Deus, etc. Vede que no rejeiteis ao que fala; porque, se no escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos ns, se nos desviarmos daquele que nos adverte l dos cus; a voz do qual abalou ento a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar no s a terra, mas tambm o cu (Hb 12.25,26). Pratique a Palavra de Deus! Ele revela atravs das aflies que vivemos reas enfraquecidas que precisam ser tratadas. Ele diz: Filho meu, no desprezes a correo do Senhor, nem te desanimes quando p o r ele s repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama. Portanto, fazei veredas direitas para os vossos ps, para que o que m anco no se desvie, antes seja curado (Hb 12.5,6,12,13). Velhos padres e hbitos precisam dar lugar a novos princpios de vida santa e vitoriosa. Este o tempo de mudar! Deixe-se envolver p o r este m anto de santificao.

O nde est o seu V a le?

Texto do dia: Isaas 40 Versculo do Dia: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. Todo vale ser levantado... (Is 40.3).

Onde est o seu vale? Todas as vezes que clamamos pelo Senhor,

O C o n h e c im e n t o d o S e n h o r
Texto do dia: Osias 6 Versculo do Dia: Ento conheamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor: e ele a ns vir como a chuva, como chuva serdia que rega a terra" (Os 6.3).

Desfrute de m aior liberdade espiritual conhecendo mais de Deus! Desde a criao do homem que o maligno tem tentado roubar de ns a vida abundante que Deus nos ofereceu. Para ferir homem com o aguilho da morte, ele semeou dvidas em seu corao a respeito da verdade do Senhor, Enganado, o homem pecou e foi separado da glria e da vida de Deus por no conhec-Lo profundamente. Infelizmente, esta ainda uma realidade: O meu povo perece [morre], porque lhe falta o conhecimento (Os 4.6 - destaque do autor). Mas voc pode viver, buscando conhec-Lo cada vez m ais! O diabo, que no vem seno para roubar, matar e destruir, no desistir, mas vindo o inimigo como uma corrente de guas, o Esprito do Senhor arvorar contra ele a sua bandeira se voc estiver cheio da verdade de Deus. A Verdade no uma doutrina religiosa. Jesus Cristo disse: Eu sou a verdade e a vida (Jo 14.6). Abrace-a com toda a fora de seu corao. Ele declarou: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar (Jo 8.32). medida que voc conhecer a Jesus Cristo com mais profundidade, voc experimentar um grau maior de liberdade espiritual. Ele afirmou aos seus discpulos: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8.36). Nesta liberdade do Esprito voc desfrutar as mais ricas bnos do Senhor. Voc descobrir que para resolver os seus problemas ter que encontrar na Palavra de Deus promessas especficas e crer nelas. Proclame-as na autoridade do nome de Jesus e haver libertao do poder da situao. Por intermdio da orao, do jejum, do louvor e da comunho com a Palavra, o Esprito Santo ir revelar o Seu carter, Sua honra, glria e santidade a voc! Como disse o profeta Osias: Ento conheamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua sada, como a alva, certa; e ele a ns vir como a chuva, como chuva serdia que rega a terra (Os 6.3). Ele far transbordar os seus celeiros com toda fartura e abundncia.

U m L ugar

de

rao e

R e n d i o

Texto do dia: Marcos 14.32-42 Versculo do dia: 'Aba, Pai, tudo te possvel; afasta de mim este clice; todavia no seja o que eu quero, mas o que tu queres" (Mc 14.36). Deus no desamparar voc nesta hora! Curve-se diante Dele em orao, porque no lugar onde nos rendemos a Deus, Ele confirma a nossa vitria. No Getsmani, Jesus passou por um momento de terrvel agonia e sofrimento. Ele venceu curvado em orao e em profunda dependncia de Deus. Somente a orao e a comunho ntima com o Esprito Santo poder nos fortalecer para a travessia deste vale. Sentai-vos aqui, enquanto eu oro , disse o Senhor aos seus discpulos (v.32). Era impossvel vencer aquele momento sem consagrao. Ele sabia do propsito eterno para qual o Pai o enviara e por isso Ele trilhou o caminho da entrega total sem hesitar. V ao Calvrio, mas passe antes pelo Getsmani. Ali est a soluo para os seus problemas. Entre o Getsmani e o Calvrio h um lugar de amadurecimento para a nossa f. No desista em meio batalha porque ela ainda no est concluda. Nada termina at que Deus diga que acabou! Firme os seus ps no caminho e siga em frente. Voc tem um alvo claro diante dos seus olhos? Em todo o tempo, o Mestre manteve os Seus olhos fitos na cruz e nada, nem ningum, poderia imped-lo de alcanar o seu objetivo. Jesus sabia que o Calvrio seria um lugar de sacrifcio total e absoluto, mas Ele estava disposto a entregar a Sua prpria vida e morrer por amor da humanidade. Ele sabia que o dia da ressurreio viria. Mas para chegar ao Calvrio, seria necessrio passar pelo Getsmani, um lugar de provao e batalha espiritual. Aba, Pai, tudo te possvel . Esta expresso revela toda a confiana de Cristo no poder infinito do Pai. Ore como Ele orou: No seja o que eu quero, mas o que tu queres . Embora esta orao seja to simples, os obstinados e orgulhosos no conseguem faz-la. Jesus Cristo bebeu aquele clice amargo e saiu daquele lugar fortalecido para viver a vontade de Deus. Olhe pela f atravs da cruz de Cristo e voc ver, alm do sacrifcio, o trono onde Ele nos far assentar eternamente!

P a l a v r a s d e S a b e d o r ia
Texto do dia: Provrbios 16 Versculo do dia: O sbio de corao ser chamado prudente; e a doura dos lbios aumenta o saber (Pv 16.21). Fale sempre a verdade com sabedoria. A verdade como uma pedra de brilhante. Por mais preciosa que ela seja, se for atirada no rosto de algum, ir machucar. Mas, se for embrulhada para presente e oferecida com carinho, ser recebida de bom grado. Por isso precisamos de sabedoria para falar, mesmo que seja a mais pura verdade.Um rei convocou dois dos mais sbios homens de seu reino, para interpretar um sonho. Nele, o rei havia perdido todos os seus dentes. O primeiro sbio disse para o rei: Tenho ms notcias, Vossa Majestade. O significado deste sonho terrvel o seguinte: todos os seus parentes iro morrer e apenas o rei viver .0 rei ficou furioso e mandou dar-lhe cem chibatadas. O segundo sbio ouviu o mesmo sonho e deu a seguinte interpretao: Este sonho maravilhoso, Vossa Majestade! Significa que o rei vai viver mais que todos os seus parentes . O rei ficou felicssimo e mandou dar-lhe cem moedas de ouro. Era a mesma verdade, dita de forma diferente. Salomo escreveu este provrbio: O sbio de corao ser chamado prudente; e a doura dos lbios aumenta o saber (Pv 16.21). Ele disse que h poder de vida e morte em nossas palavras. Elas podem provocar as reaes mais diversas. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15.1). Sabendo isso, use as palavras com sabedoria e para a edificao de quem ouve. A Bblia est repleta de instrues quanto ao falar com sabedoria. Paulo instruiu os colossenses dizendo: A vossa palavra seja sempre com graa, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4.6). Prefira ouvir a falar. Este o conselho de Tiago: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar (Tg 1.19). Alm do mais, existe a hora certa de falar. Como mas de ouro em salvas de prata, assim a palavra dita a seu tem po (Pv 25.11). Siga o exemplo de Jesus Cristo e faa das suas palavras uma fonte de vida!

U m a N o v a V is o d e F
Texto do dia: 1 Samuel 16.1-13 Versculo do Dia: 0 Senhor no v como v o homem, pois o homem olha para o que est diante dos olhos, porm o Senhor olha para o corao (ISm 16.7).

Se a palavra da f est em seu corao, h uma semente de m ilagre dentro de voc! Cultive com amor esta semente porque a seu tempo, ela produzir o fruto esperado. No tenha pressa em alcanlo porque Deus tem o controle do tempo em suas mos. Ele sabe a hora certa de agir! Concentre-se naquilo que voc tem, mesmo que seja apenas uma semente de f. Infelizmente, as pessoas tendem a concentrar-se naquilo que elas vem, e no naquilo que elas crem. Deus disse ao profeta Samuel que isso uma tendncia de todos os homens. Quando o profeta esteve na casa de Jess para ungir um rei para Israel, ele ficou impressionado com Eliabe, um dos irmos de Davi. Mas o Senhor disse a Samuel: No atentes para a sua aparncia, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor no v com o v o homem, pois o homem olha para o que est diante dos olhos, porm o Senhor olha para o corao (1Sm 16.7). Samuel insistiu um pouco mais com Jess e ele apresentou o jovem da Davi, o menor dos seus filhos. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Ento disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque este mesmo (v. 12). Interessante como Deus no escolheu o maior, que j parecia pronto, mas o menor, aquele que Ele mesmo iria preparar para o Trono. Deus sabe o qu, com o e quando fazer, e da maneira Dele, sempre d certo! Lembre-se da histria da viva endividada de 2Reis 4. Ela respondeu ao profeta que no tinha nada em casa, quando tinha um pouco de azeite. Ela demonstrou a facilidade que ns temos de nos concentrar na falta e no na proviso. Uma nova viso de f mudar a sua maneira de falar. Algum poderia olhar para aquela botija e lamentar, dizendo que ela estava meio vazia. Outros iriam sorrir, cheios de esperana, dizendo: falta apenas uma metade para torn-la completamente cheia.< A m orte e a vida esto no po de r da lingua; e aquele que a ama com er do seu fru to (Pv 18.21).

A M o r a d a de D eus
Texto do dia: I Corntios 6 Versculo do Dia: Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus (I Co 6.20).

Ns somos a morada de Deus! Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus (1 Co 6.19,20 -it lic o nosso). Por isso no podemos viver uma vida carnal, escravizados pela vontade da nossa alma. preciso contrariar a vontade da carne e da alma para agradar a Deus. No h como agradar a dois senhores, por isso busque a santificao! Somos o templo do Esprito de Deus e a Sua glria habita em ns desde o momento em que recebemos a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador, em nossos coraes. Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele. E, se Cristo est em vs, o corpo, na verdade, est morto por causa do pecado, mas o esprito vive por causa da justia (Rm 8.8-10). Fortalea o seu corao em Deus! Paulo exortou os efsios a buscarem novos enchimentos do Esprito Santo. Por isso no sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Espirito (Ef 5.17,18 - itlico nosso). A vontade do Senhor para voc esta: vida no Espirito. Entenda que o preo que foi pago por sua vida foi muito alto. Ela custou a morte de Jesus Cristo na cruz. Com o Seu sangue Ele nos comprou e nos fez propriedade exclusiva Dele. No podemos viver flertando com o mundo . Em Cristo morremos para os anseios do mundo e renascemos para uma nova vida em Deus. Nada do que o m undo possa oferecer ir se com parar ao que Deus tem preparado para ns. Busque Nele o poder para viver em retido, porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernculo se desfizer, temos de Deus um edifcio, uma casa no feita por mos, eterna, nos cus (2Co 5.1). Ele ser a nossa m orada para sempre!

presente os

F ruto s

maduros

Texto do dia: 1 Pedro 2 Versculo do Dia: "Desejai como meninos recm-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvao (lPe 2.2). Oferea os frutos de sua vida para Deus! Joo fez uma declarao maravilhosa quando escreveu: Porque todo o que nascido de Deus vence o m undo; e esta a vitria que vence o mundo, a nossa f (1 Jo 5.4 - itlico nosso). Quando nascemos de novo, gerados pela Palavra e pelo Esprito Santo, a natureza de Deus foi restaurada em nossas vidas, porque nos tornamos novas criaturas (2Co 5.17). Contudo, como uma planta que precisa ser cultivada para produzir frutos, precisamos nos manter ligados Videira verdadeira para frutificar espiritualmente. Paulo descreveu o fruto do Esprito na vida dos renascidos em Cristo: Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, tem perana (Gl 5.22). O fato de recebermos a Jesus como Senhor de nossas vidas no suficiente para nos fazer maduros na f. Por isso desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, no falsificado, para que por ele vades crescendo (1Pe 2.2). Pedro continua dizendo: Vs tambm, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdcio santo, para oferecer sacrifcios espirituais agradveis a Deus por Jesus Cristo (v.5). Oferea a Deus sacrifcios agradveis. Uma vida de louvor, adorao, comunho com Ele e com os homens far frutificar a sua vida espiritual. preciso tempo com Deus para gerarmos um verdadeiro amadurecimento e nos tornarmos pessoas mais espirituais. Mas tambm preciso a ajuda de pessoas experimentadas em Deus para nos aconselhar e nos direcionar espiritualmente. Jesus Cristo a Cabea e ns, os membros de Seu Corpo. Precisamos estar ligados uns aos outros. Seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificao em am or (Ef 4.15,16).

A n d a i c o m o F slhos

da

L uz

Texto do dia: Efsios 5 Versculo do Dia: Portanto no sejais participantes com eles; pois outrora reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Ef 5.7-8).

A qualquer momento, ns veremos o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Por isso, o caminho deve estar preparado para Ele. Santificai-vos e sede santos , diz o Esprito de Deus. Como nos dias do profeta Joel, o Esprito Santo est alertando a sua Igreja, chamandoa ao arrependimento e ao conserto atravs da obedincia de Sua Palavra. Este um tempo de mudanas e transformaes. Atravs de jejuns e oraes devemos endireitar todos os caminhos tortuosos em nossas vidas, sejam pensamentos, sentimentos ou atitudes. Os frutos da carne no podem permanecer em ns. Paulo disse: A prostituio, e toda sorte de impureza ou cobia, nem sequer se nomeie entre vs, como convm a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que no convm; mas antes aes de graas. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual idlatra, tem herana no reino de Cristo e de Deus. Ningum vos engane com palavras vs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia. Portanto no sejais participantes com eles; pois outrora reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Ef 5.3-8). Andar como filhos da luz o mesmo que viver no Esprito. Deus no nos tirou das trevas para nos deixar nas sombras. Ele nos guiar luz! Para isso, no seja apenas um ouvinte, mas um praticante da Palavra de Deus, porque assim diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso corao; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso c orao, e no as vossas vesfes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele m isericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade. Isaas profetizou acerca de Cristo: Porque o dia da vingana estava no meu corao, e o ano dos meus remidos chegado" (Is 63.4). Este o tempo de Deus para voc. Santificai-vos, porque amanh far o Senhor maravilhas no meio de vs" (Js 3.5).

E m D e u s P o s s v e l S o n h a r
Texto do dia: Hebreus 11 Versculo do Dia: Pela f tambm a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu luz j fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido (Hb 11.11).

No tenha m edo de se render aos planos de Deus porque eles so maravilhosos. E no tenha medo de confiar em Deus porque Eie sempre cumpre o que prometeu. Ele no vai brincar com os seus sonhos, se estes sonhos foram gerados pela f em Sua Palavra. Ele planejou salvar a famlia de No em uma arca e quando as guas do Dilvio cobriram a terra, aquela famlia viu o resultado de confiar em Deus quando a f parece absurda. Pela f No, divinamente avisado das coisas que ainda no se viam, temeu e, para salvao da sua famlia, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justia que segundo a f" (Hb 11.7). Ele planejou fazer de Abrao pai de multides quando ele no possua um filho sequer. E ele no duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na f, dando glria a Deus. E estando certssimo de que o que e/e tinha prom etido tambm era poderoso para o fazer" (Rm 4.20,21). Ele planejou alegrar o corao de uma mulher estril e faz-la me em sua velhice. O escritor aos Hebreus sabia o segredo deste milagre: Pela f tambm a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu luz j fora da idade; porquanto teve p o r fiel aquele que lho tinha pro m etid o (Hb 11.11). Deus planejou algo maravilhoso para Moiss e o rei do Egito tentou impedir o sonho de Deus de se cumprir. Ele recusou um lugar entre os prncipes porque preferiu ser maltratado e reconhecido como povo de Deus. Pela f deixou o Egito, no temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisvel (Hb 11.27). Ele viveu a promessa intensamente porque no temeu confiar na Palavra de Deus: Vem agora, pois, e eu te enviarei a Fara para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito (Ex 3.10). Ele planejou nos tirar de um lugar de escravido e sofrimento por isso enviou Jesus ao mundo. Ele morreu por lhe amar, ressuscitou e hoje garante a voc: em Deus possvel sonhar!

O A m o r de D eus S a tis fa z
Texto do dia: Efsios 3.14-20 Versculo do dia: "... e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios at a inteira plenitude de Deus (Ef 3.19).

Se o seu corao tem fome e sede de Deus, nada mais poder satisfaz-lo, seno Jesus. Ele a plenitude de Deus para ns. Ele tem prazer na sua busca constante, por isso busque-0 com intensidade, sinceridade e amor, atravs da orao, da leitura da Palavra e da adorao. Quanto mais de Cristo conhecermos, quanto mais satisfeito o nosso corao estar! Se formos saudveis, espiritualmente, manteremos o nosso apetite espiritual e teremos fome e sede, continuamente. O salmista declarou: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? (Sl 42.2). Ele queria contemplar o Senhor e estar em Sua presena. Este desejo por Deus traz vida e alegria ao corao! Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque eles sero fartos , disse Jesus (Mt 5.6). H uma promessa de abundncia para a sua vida na presena do Rei dos reis. O seu corao clama pela presena de Deus e por Sua palavra? Isso maravilhoso porque nada mais poder preencher o espao que somente Ele digno de ocupar. Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu corao te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Se meu pai e minha me me abandonarem, ento o Senhor me acolher (Sl 27.8,10). Jesus Cristo a nossa fonte de justia e a resposta de Deus para a nossa fome mais profunda. Entretanto, se h um desejo no corao do homem em relao a Deus, h um desejo infinitamente maior Dele para com os homens. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Embora o versculo seja bastante conhecido, este tal am or ainda desconhecido da maioria dos homens. O apstolo Paulo disse: Por esta razo dobro os meus joelhos perante o Pai, para que Cristo habite pela f nos vossos coraes, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios at a inteira plenitude de Deus".

Nos

B r a o s do P ai

Texto do dia: I Joo 5 Versculo do dia: Esta a confiana que temos nele, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (IJo 5.14). Deus sabe dar boas ddivas aos seus filhos! O salmista disse que como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem (Sl 103.13). Ele est cuidando de voc agora. A orao a chave que abre todas as portas. Joo disse que esta a confiana que temos nele, se pedirm os alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve (1Jo 5.14). Conta uma histria que um certo menino desejou brincar com um carrinho que estava no sto escuro de sua casa. Com medo e entristecido por no poder retir-lo de l, aproximou-se e pediu ao pai que o ajudasse. Prontamente, o pai se disps a descer e a procur-lo. Dentro do sto, ele gritou: Filhinho, est aqui na minha mo . O menino alegrou-se e disse: D-me, papai . Desejando cur-lo daquele medo, o pai o convidou para descer e pegar. Ele disse: Mas eu no consigo v-lo, papai . Ele respondeu: Mas eu posso v-lo, perfeitamente. Eu estou bem aqui, na sua frente. D um salto e o papai vai peg-lo . Assustado, mas confiando em seu pai, ele pulou e foi agarrado. Seguro, ele tomou em suas mos o que tanto desejou e beijou o pai, sentindo seu amor e cuidado. Embora voc tambm no possa ver o Pai, salte em Seus braos e descanse no seu amor.Talvez esta situao seja como um sto escuro e o seu corao esteja temeroso e entristecido pela dificuldade que est vivendo. Assim como um pai tem prazer na alegria de seus filhos, o Senhor Nosso Deus se alegra em abenoar as nossas vidas e responder s nossas oraes. Embora voc no consiga v-Lo, Ele pode lhe ver perfeitamente. Eis que os olhos do Senhor esto sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade (Sl 33.18). No chores mais , diz o Senhor, com voz tema e carinhosa. Se, to somente, confiarmos Nele, a f trar existncia toda a proviso que necessitamos e o cumprimento de todas as Suas promessas. No existe lugar m elhor para estar do que nos braos do Pai!

O E s p r it o d e G r a a e F o r t a l e z a
Texto do dia: 2 Corntios 12 Versculo do Dia: De boa vontade, pois , me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em m im habite o poder de Cristo (2Co 12.9). Diga o fraco: Eu sou forte! Qualquer que seja a luta que voc esteja enfrentando, saiba que o poder de Deus se aperfeioa na fraqueza . Como Paulo, comece a declarar: Senhor, a tua graa me basta. O Esprito de fortaleza, de graa e de poder est operando em sua vida neste momento, fortalecendo o seu corao, levandoo maturidade.Agindo Eu, quem im pedir , diz o Senhor. So os ventos fortes e as tempestades que engrossam o tronco e as razes das rvores e ns somos a lavoura do Senhor. Lute, mantendo os seus olhos fixos Nele e na Sua Palavra, em profunda dependncia do Esprito Santo, e sers uma coroa de glria na mo do Senhor e um diadema real na mo do teu Deus (Is 62.3). Receba esta profecia! Quem tem coragem para lutar no lamenta as infelicidades da vida! Transforme-as pelo po d e r de Deus. Observe a galeria da f em Hebreus 11. No foi sem propsito que aquelas pessoas foram chamadas de heris. Todos estes morreram na f, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscm uma ptria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam sado, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto , a celestial. Por isso tambm Deus no se envergonha deles, de se cham ar seu Deus, porque j lhes preparou uma cidade (vs.13-16 - itlico nosso). H um lugar de vitria em Deus para voc! Ele no se envergonha daqueles que assumiram um compromisso de f com Ele, por isso creia que o Senhor lhe honrar. O escritor sagrado disse que o mundo no era digno daqueles homens (Hb 11.38). As pessoas no entendero esta sua fora , porm sustente o seu testemunho at o fim. Pela f j avistamos o lar, a Nova Jerusalm. Complete a sua carreira, no p o r fora, nem p o r violncia, mas pelo Esprito de Deus.

C r u c if ic a d o s c o m C r is t o
Texto do dia: Romanos 6.1-11 Versculo do dia: A ssim tambm vs considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus" (Rm 6.11). Em Cristo estamos mortos para o m undo! Esta a verdade de Deus: morremos para o mundo, para a carne e para o diabo. Assim, Deus nos livrou do domno do pecado, para que vivssemos em vitria sobre todo o mal. Ainda que o mundo tente nos seduzir com os seus fascnios e encantos, ns sabemos que o Esprito de Deus abriu os nossos olhos para ver a nossa verdadeira identidade. Fomos comprados por um alto preo e pertencemos a Jesus. Ele nos deu uma herana gloriosa e nos revestiu de autoridade e poder, para proclamarmos esta verdade: Pelo que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo (2Co 5.17). como se no tivssemos passado! O sangue de Jesus nos livrou de toda maldio. Ele tinha em mente um propsito eterno quando nos revelou o poder da Sua ressurreio: mostrar nos sculos vindouros a suprema riqueza da sua graa, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus (Ef 2.7). No abra mo de Suas riquezas insondveis. Ele nos fez herdeiros em Cristo. Siga o conselho de Paulo: Consideraivos m ortos para o pecado e vivos para Deus! Declare isso: J estou crucificado e morto em Cristo. Esta a mensagem da cruz que ns precisamos compreender. Muitos sabem que, historicamente, Ele morreu na cruz por ns, mas no reconhecem que, espiritualmente, estvamos Nele e que morremos, juntamente com Ele. Paulo afirma isto igreja de Roma, dizendo: Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de no servirmos mais ao pecado (Rm 6.6). Jesus havia dito para os seus discpulos: E eu, quando fo r levantado da terra, todos atrairei a m im (Jo 12.32). Isto, de fato, aconteceu! Fomos includos na morte e na ressurreio de Jesus. Assim tambm vs, fostes m ortos mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, quele que ressurgiu dentre os m ortos... (Rm 7.4). Ns somos de Deus!

O M ila g r e I n t e r io r
Texto do dia: 2 Corntios 4 Versculo do Dia: Por isso no desfalecemos; mas, aimia que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, eonatdo, se renova < lc dia em dia" (2Co 4.16).

Do sou interior fluir o m ilagre do Senhor! O Esprito Santo i! o agente transformador que far novas todas as coisas. Esta transformao interior essencial para que as bnos do Senhor possam ser desfrutadas em sua plenitude. Deixe Deus mudar os seus valores e padres. Ele estabelecer em seu corao aquilo que de fato precioso. Jesus Cristo disse: Pois que aproveita ao homem ganhar o m undo inteiro, se p e rde r a sua alma? Ou que dar o hom em em recompensa da sua alm a? (M t 16.26). Quando o homem interior transformado ele domina o homem exterior, suas paixes e vontades. Paulo disse: Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus (Rm 7.22). No se engane: o homem exterior, ou seja, a carne, Jamais se converter. Converter o mesmo que mudar de direo, pensamentos e atitudes. A carne caminha na direo do mundo, na contra-mo de Deus. Quando o esprito do homem no recriado, ele se associa a esta inclinao constante da carne e caminha para a morte. Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz (Rm 8.6). Somente Deus poderoso para libertar o homem interior da escravido do pecado. Porque do interior do corao dos homens saem os maus pensamentos, os adultrios, as prostituies, os homicdios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissoluo, a inveja, a blasfmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Mc 7.21-23). Somente Jesus pode m udar o curso da vida de um homem, da m orte para a vida. Primeiro receba-0 como seu Salvador pessoal e aprenda a viver pela f em novidade de vida. Ento, ainda que o nosso homem exterior se corrompa [se desfaa ou se acabe], o interior, contudo, se renova de dia em dia (2Co 4.16-18). Esta renovao diria o que chamamos de santificao. O m aior m ilagre j aconteceu dentro de voc e fluir do seu interior para harm onizar toda a sua vida.

D e s a C a s a d o O le ir o
Texto do dia: Jeremias 18.1-6 Versculo do Dia: Levanta-te, e desce casa do oleiro, e l te farei ouvir as minhas palavras (Jr 18.2). Deixe a luz do evangelho de Cristo brilhar em voc! Temos ouvido o chamado do Esprito Santo para a santificao e cremos que a Palavra de Deus, que viva eficaz, j cast operando novidade em sua vida. Eis que fao uma coisa nova; agora est saindo luz; porventura no a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no erm o, diz o Esprito de Deus (Is 43.19). Esta Luz que habita em ns, precisa resplandecer atravs de ns, para que o mundo creia que Jesus Cristo o Filho de Deus. tempo de colheita de almas. O Senhor disse: Vs sois a luz do mundo. Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que est nos cus (Mt 5.14-16). Faa diferena no lugar onde voc estiver e as pessoas vero Cristo em voc! Somos como vasos nas mos do Senhor e testemunhas do Seu poder. Desa Casa do Oleiro e perm ita que Ele m olde a sua vida segundo a sua vontade (Jr 18.4). Faa uma consagrao especial e Deus falar com voc. Mais do que rachaduras e trincas, precisamos ser quebrados, completamente, pelo Senhor para que a Sua luz divina possa brilhar atravs de ns. Quando somos quebrados por Ele, nossa fonte interior liberada e aqueles que esto ao nosso redor, num deserto seco e rido, bebem das guas que fluem de ns. Se algum tem sede, venha a mim e beba. Quem cr em mim, como diz a Escritura, do seu interior correro rios de gua viva (Jo 7.37,38). Deixe Cristo vivera vida Dele atravs de voc, ento seremos a boca, os olhos, as mos e o corao de Deus. As pessoas ouviro o chamado do Senhor e se aproximaro de voc para serem abenoadas. Deixe o Esprito Santo agir por intermdio de sua vida e as pessoas sero curadas e restauradas pelo poder de Deus que fluir do seu interior. Sempre haver viajantes feridos no caminho. Fazei veredas direitas para os vossos ps, diz o Senhor, para que o que manco no se desvie, antes seja curado p o r meio de t i.

C u r a p a r a a A l m a F e r id a
Texto do dia: Salmo 147 Versculo do dia: ...sara os quebrantados de corao, e cura-lhes as feridas ... (Sl 147.3). Est doendo? Mesmo que seja difcil, no interrompa o tratamento nem cubra as suas feridas. No toc-las ou escond-las pode parecer menos doloroso, mas nao ir cura Ins. Naam parecia ser muito forte para aqueles que no o conheciam om sua intimidade, mas dentro de seu lar, no havia como ts:>i;ondm uts
b u u h c I u k ju h

(2Re 5.1). No

possvel esconder para sempre u h feridas mal curadas da alma. As circunstncias so como espelhos o roflrtlr qull #*t dntro de ns. Mais cedo ou mais tarde, estas feridai eatuperadas podaro trazer morte emocional e espiritual. Mesmo que o ladro atffljB ttftttn tf nos roubar e nos ferir, o bom samaritano tambm ast no esff)lfth fM ft nos socorrer! Jesus Cristo fez meno desta uno para cura daa M d a e traumas emocionais, contando este fato: Mas um samarllnno, flU* ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de com palxie; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele (Lc 10.33,34). Nos caminhos da vida, todos ns estamos sujeitos a ferir-nos em nossos relacionamentos. O medo da machucadura no pode roubar de ns as bnos de um relacionamento. Deus nos criou para vivermos em comunho uns com outros e nos deu a Sua Palavra para que, por meio dela, nortessemos os nossos relacionamentos. Observe que o resumo de todos os mandamentos fala desta relao entre ns, Deus e o prximo. Pois toda a lei se cumpre numa s palavra, a saber: Amars ao teu prximo como a ti mesmo (Gl 5.14). Se voc se machucou, exponha o seu corao e a sua alma para Deus porque Ele sabe como trat-los. Ele ungir com o leo do Esprito Santo, at que esta crosta que se formou em sua alma possa ser arrancada. Hoje o Senhor te diz: Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei; tambm o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolao (Is 57.18).

A L m p a d a de D eus
Texto do dia: 2 Samuel 22.25-34 Versculo do dia: Porque tu, Senhor, s a minha candeia; e o Senhor alumiar as minhas trevas (2 Sm 22.29). At que a m adrugada se tom e dia, no cesse a sua orao. Esta noite no durar para sempre e quando o dia chegar, as lgrimas daro lugar alegria. No existe luta sem fim! O salmista dizia: Eu, porm, Senhor, clamo a ti; de madrugada a minha orao chega tua presena (Sl 88.13). Mesmo andando na noite escura, ao lado do Senhor, estamos mais seguros do que andando em plena luz do dia sem Ele. A vida de Cristo em ns faz toda a diferena. No permita que a sua alma se abata com a opresso desse momento, mas estenda as suas mos aos cus e resista estas trevas espirituais dando glria a Deus. No dia da minha angstia busco ao Senhor; de noite a minha mo fica estendida e no se cansa , dizia o salmista (Sl 77.2). Firme-se na promessa de Deus e numa atitude de louvor declare a palavra da f. E acontecer que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei , diz o Senhor (Is 65.24). Esta a disposio do Nosso Deus quando clamamos por Ele: atender ao nosso clamor para a glria do Seu nome. Se eu disser: Ocultem-me as trevas; tornese em noite a luz que me circunda; nem ainda as trevas so escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz so para ti a mesma coisa (Sl 139.11,12). Seja no alto monte ou no profundo vale, Deus pode se revelar a ns com a mesma magnitude. O salmista reconheceu este momento como uma oportunidade dada pelo Senhor: Os meus olhos se antecipam s viglias da noite, para que eu medite na tua palavra" (Sl 119.148). Reconhea este momento como uma oportunidade de buscar a Deus, mais intimamente, e nesta necessidade Ele se revelar de uma maneira nova a voc. Volte-se para a Palavra de Deus e clame a Ele em orao. Sobre os teus muros pus atalaias, que no se calaro nem de dia, nem de noite; vs, os que fazeis lem brar ao Senhor, no descanseis, e no lhe deis a ele descanso (Is 62.6,7).

ntregue os

s eu s F a r d o s p a r a D e u s

Texto do Dia: Mateus 11 Versculo do Dia: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11.28). Entregue o seu fardo para Jesus! Alivie, agora mesmo, esta carga, compartilhando com o Senhor toda ansiedade e preocupao que est em seu corao. Ele disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28). Esta uma promessa de Jesus para todos aqueles que confiam em Seu amor e cuidado. Deixe estes fardos carem dos seus ombros porque este no o plano de Deus para a sua vida. Estes pesos e fardos to pesados, que voc insiste em carregar, como sendo de sua responsabilidade, Jesus Cristo j levou sobre Si na cruz do Calvrio. Pedro nos ensinou a dar vazo a estes sentimentos que sobrecarregam a nossa alma, lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs (1 Pe 5.7). Comece a orar e a entregar tudo nas mos do Senhor. Faa a sua parte, com amor e dedicao, mas no assuma todos os problemas sobre si. Se depender de voc, faa o que sabe que tem que fazer e no se preocupe. Siga a orientao de Deus atravs de Sua Palavra e descanse Nele. Mas aquilo que no depende de voc, no h porque se preocupar. Simplesmente, ore e confie no Senhor, porque o mais Ele far (Sl 37.5). A ansiedade no corao do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra (Pv. 12.25). Livre-se do fardo, agora. Certa mulher franzina caminhava por uma estrada com uma trouxa enorme sobre a cabea. Um jovem passou por ela, e ofereceu-lhe crona em seu carro conversvel. Incomodado, ele disse mulher: Tire esta trouxa da cabea e coloque-a no banco . Admirada, ela respondeu: O senhor j faz muito de me levar. Deixe que a trouxa eu mesmo levo Ela no estava disposta a deixar o seu fardo. Como ela, existem pessoas que se entregam a Jesus, a ponto de seguir com Ele pelo caminho, mas no conseguem descansar Nele, crendo que Ele levou sobre Si as nossas dores (Is 53.4). A obra de Deus em nossas vidas completa. Confie a Ele os seus problem as e preocupaes e Ele aliviar o seu corao!

O D ia d a D e c is o
Versculo do Dia: Ouvi-te em tempo aceitvel e socorri-te no dia da salvao;eis aqui agora o tempo aceitvel, eis aqui agora o dia da salvao" (2Co 6.2). A Bblia diz que Deus amou o mundo [voc] de tal maneira que deu o seu Filho Unignito para que todo aquele que Nele cr no perea mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Precisamos reconhecer diante Dele que todos pecaram e carecem da glria de Deus; e que o salrio do pecado a morte mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 3.23, 6.23). Mas Paulo disse aos Romanos: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos sers salvo (Rm 10.9). Se voc est disposto a receb-lo, faa isso agora mesmo atravs desta orao especial: Senhor Deus, reconheo que todos pecaram e foram separados da Tua glria, que o salrio do pecado a morte, mas Teu Dom gratuito a vida eterna. Reconheo que Jesus, o Teu filho o caminho, a verdade e a vida e que ningum vai Ti, seno atravs DEle. Por isso, peo o teu perdo, confessando Jesus Cristo como Senhor e Salvador de minha vida. Escreve o meu nome no Livro da Vida e salva-me pelo Teu grande poder, Esprito Santo de Deus. Sustenta a minha vida na Tua presena, pois quero amarte e seguir-te por-toda a minha vida. Em teu Santo Nome. Amm! Agora que voc de Cristo, participe conosco desta maravilhosa vida de comunho com Jesus! A Bblia diz: Se algum est em Cristo, nova criatura , as coisas velhas j passaram e tudo se fez novo (2 Corntios 5.17). Entre em contato conosco nos endereos abaixo ou pelo telefone indicado e estaremos ao seu lado para ajud-lo a caminhar nesta nova vida com Jesus. Ministrio Csar Santos: R. Presidente Roosevelt, 889 - Centro - Limeira-SP - Fone: 19.3444-8858 (ou pelo site www.ministeriocesarsantos.org). Aguardamos o seu contato e desejamos felicidades neste momento especial de sua vida.

A partir de agora voc pode conferir todas as novidades que o Ministrio

Csar Santos preparou para voc no site do Man da Manh. Alm das mensagens profticas dirias, voc pode ouvir mensagens do Man em udio, enviar mensagens especiais do Man Virtual para as pessoas que voc ama e se for assinante, voc ainda tem acesso a leitura do Man Online. Entre agora no novo site, faa a sua assinatura e aproveite para evangelizar com mensagens que tocam fundo o corao! Maiores informaes sobre o Man da Manh

LIGUE

19 3444-8858
para o seu cfia a dia

You might also like