You are on page 1of 6

22 de setembro de 2012 Volume 1, Edio 1

Biotecnologia e suas aplicaes


O que biotecnologia?
Vrias instituies e organizaes conceituadas em suas respectivas reas, j tentaram responder da forma mais direta e objetiva a essa pergunta. Segundo o peridico Biotechnology: Report of a Joint Working Party(1980): A aplicao de organismos biolgicos, sistemas ou processos para manufaturas e atividades industriais." J a European Federation of Biotechnology (1988): O uso integrado da bioqumica, microbiologia e cincias de engenharia com o objetivo de obter aplicaes para as capacidades dos microoganismos, clulas animais e vegetais cultivadas ou partes delas em processos industriais, agrcolas, de sade e ambientais. E a Organization for Economic Cooperation and development (OECD) diz que biotecnologia : Aplicao de princpios cientficos e de engenharia no processamento de materiais por agentes biolgicos para promover bem-estar e servios. A Poltica Brasileira de Desenvolvimento da Biotecnologia (DECRETO N 6.041, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2007) diz que tecnicamente, o termo biotecnologia representa um conjunto de tecnologias que utilizam sistemas biolgicos, organismos vivos ou seus derivados para a produo ou modificao de produtos e processos para uso especfico, bem como para gerar novos servios de alto impacto em diversos segmentos industriais. Nossa opinio que a Biotecnologia uma cincia nica, multidisciplinar, inovadora e portadora de futuro que traz novas possibilidades econmicas e de bem-estar para a sociedade a partir de seres vivos. Sendo necessrias, portanto, polticas que a incentivem concretamente, profissional bem preparado para desempenh-la, interesse do meio empresarial e divulgao dos temas biotecnolgicos para a sociedade.

As sete cores da biotecnologia

Biotecnologia e suas aplicaes


Biotecnologia Verde

Pgina 2 de 6

A biotecnologia verde se preocupa com dois principais temas: a agropecuria e o meio ambiente. Transgnico a designao dada para um ser vivo que possui um gene de outra espcie inserido no seu genoma e os OGM podem ser isso, mas tambm so seres vivos que tiveram genes (ou gene) silenciados ou superexpressos. Cultivares transgnicos tm sido apontados at mesmo pela prpria Organizao das Naes Unidas (ONU) como uma possvel soluo para o combate fome no mundo. Alimentos tambm podem ser enriquecidos em termos nutricionais com essa mesma tecnologia. Animais transgnicos so alternativas para aumento de produo de carne e leite, bem como para manuteno de raas puras de interesse econmico. No que concerne ao tema ambiental, a biotecnologia investe no desenvolvimento de tecnologias que atuem em duas principais vias: preveno de contaminao do meio ambiente e tentativa de minimizar o efeito de contaminantes. As aplicaes da biotecnologia em benefcio ao ambiente permitem identificar e selecionar microrganismos e plantas intervenientes em processos ambientais especficos; implementar e monitorizar processos de tratamento biolgico de guas residuais, resduos slidos e emisses gasosas; promover processos de produo de bioenergia, biocombustveis e tcnicas de biorremediao, com vista reduo da poluio dos ecossistemas do planeta; selecionar indicadores biolgicos para avaliar o estado dos ecossistemas, biossensores e produtos com menor impacto ambiental, como o caso do bioplstico.

O artigo 2 do Decreto 4.680/2003 diz que qualquer alimento que contenha mais de 1% de algum tipo de transgnico na composio tem de apresentar esse smbolo.

O bioplstico pode ser at 30% mais leve e 4 vezes mais forte que o plstico comum.

Biotecnologia Azul
a parte da biotecnologia que utiliza recursos marinhos para obteno de metablitos de interesse ou implementao de processos. O Brasil, com uma extensa costa de 8.698 km, diversidade biolgica invejvel e um grande nmero de pesquisadores na rea marinha no pode abdicar dos estudos sobre o potencial tecnolgico dos organismos marinhos. Hoje em dia, vrios grupos nacionais esto investigando substncias isoladas de algas, fungos e invertebrados marinhos e seu potencial contra vrias doenas, como cncer, trombose, AIDS e outras.
Cerca de 71% da superfcie da Terra coberta por gua em estado lquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, est nos oceanos, em estado lquido. No de se admirar que muito conhecimento esteja escondido nesse vasto mundo.

As substncias que so prospectadas do mar no tem apenas potencial teraputico, como tambm podem ser utilizadas para diversos fins e setores da economia. Como o caso da tinta anti-incrustante base de biocida natural coordenada pela diviso de Biotecnologia Marinha do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira em parceria com 53 pesquisadores da UFF, UERJ, UFRJ, UFPE, tintas Akzo Nobel Internacional e 15 bolsistas de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico vinculados ao CNPq.

Pgina 3 de 6

Biotecnologia e suas aplicaes

Biotecnologia Amarela
Setor que se preocupa diretamente com a produo de alimentos. Guarda uma relao interessante com a biotecnologia verde, j que a produo de alimentos tambm uma preocupao da mesma. Porm, a biotecnologia amarela atuante na indstria de fermentados, no que se refere otimizao da produo de cervejas, vinhos, picles, queijos, entre outros. Os microorganismos so o principal alvo de trabalho da biotecnologia amarela. Cepas que aumentem a capacidade de produo de fermentados so estudados por pesquisadores que trabalham nessa rea. a mais antiga das biotecnologias, precedendo inclusive a biotecnologia moderna; era usada no Egito, por exemplo, para a produo de cerveja. A biotecnologia amarela pode at soar um pouco tradicional para os leigos, porm, envolve tcnicas sofisticadas de genmica, protemica, engenharia metablica e biologia molecular de microorganismos, bem como a interao bioqumica desses com os alimentos, quando falamos em conservao e controle de qualidade.

Durante o processo de obteno do picles fermentado, as . bactrias lticas produzem cidos orgnicos, aldedos, cetonas e outros compostos orgnicos que conferem caractersticas sensoriais peculiares a este produto.

Biotecnologia Branca
a biotecnologia voltada para o campo industrial nas reas que no so suprimidas pela biotecnologia amarela (processos fermentativos voltados para obteno de nutrientes ou alimentos). Possui aplicaes em vrios setores: no setor txtil, preocupa-se com a utilizao de enzimas para a limpeza do material e aumento da maciez; na seo de minerais, atravs da biolixiviao e retirado de compostos atravs de bactrias; no mbito dos materiais busca a formao de biopolmeros; na indstria do papel trabalha com a extrao de celulose; no tratamento de efluentes da prpria indstria e at mesmo no setor de limpeza, presente em nosso cotidiano, com uso de enzimas proteases para a remoo de manchas. O Brasil teve sua primeira indstria de biotecnologia branca na dcada de 70, era dedicada produo de enzimas e, com o tempo, passou a comercializar insulina, uma aplicao que entra em outra rea da biotecnologia.

Sabo em p. Proteases e lipases so utilizadas para a remoo de manchas.

Biotecnologia e suas aplicaes Biotecnologia Dourada


a biotecnologia nanobiotecnologia. que se refere

Pgina 4 de 6

bioinformtica

Bionanotecnologia combatendo infeces crebro.

no

A bioinformtica possui como principal aplicao a formao de bancos de dados (bibliotecas) de DNA genmico ou cDNAs para que se possa ter um quadro geral do assunto relacionado pesquisa feita. Por exemplo, quando se estuda a genmica e protemica dos seres vivos, os cientistas podem demorar anos para desvendar partes do quebra -cabea, portanto precisam de um banco de dados que rena informaes sobre o tema, para que os estudos possam avanar mais facilmente. Alm disso, a bioinformtica auxilia uma equipe de pesquisadores a descobrir e construir virtualmente estruturas tridimensionais de biomolculas e outras formaes microscpicas. Na rea de nanobiotecnologia as aplicaes so as mais diversas, sendo principalmente citadas: a produo de nanossensores, nanofibras, sistemas de liberao controlada de substncias, e biomarcadores.

Biotecnologia Negra
a biotecnologia voltada para a biodefesa. A biodefesa refere-se a uma srie de aes contra o desenvolvimento de agentes patolgicos com finalidade de bioterrorismo, como determinadas toxinas e microorganismos. Muitas organizaes apoiam a biodefesa e patrocinam investigaes de doenas suspeitas de tornarem-se pandmicas - uma srie de medidas deve ser tomada para evitar a liberao de organismos ou substncias de potencial patolgico, alm de manter uma vigilncia constante nos ndices de casos de doenas para que se contenham epidemias. classificada como bioterrorismo a produo, armazenamento ou distribuio de contedo patolgico; acredita-se atualmente sejam produzidas secretamente armas biolgicas atravs de financiamento militar.

Smbolo do Risco Biolgico.

Pgina 5 de 6

Biotecnologia e suas aplicaes

Biotecnologia Vermelha
Esta se refere ao desenvolvimento de terapias e de tecnologias ligadas sade. A biotecnologia nesse setor pode trabalhar com, entre tantos outros tpicos, a produo de anticorpos, de hormnios como a insulina e a somatropina, bioprospeco de novos medicamentos, terapia gnica, produo de vacinas, processos fermentativos para a produo de antibiticos e vacinas, testes genticos e kits diagnsticos. A empresa brasileira BIOFILL produz monocamadas de celulose sintetizadas por bactrias para substituir parte da pele danificada de pacientes que sofreram grandes queimaduras; a MICROBIOLGICA produz insumos biolgicos de aplicao em pesquisas na sade, na rea industrial e em tantas outras.
AA produo de insulina produo de humana insulina um exemplo de avano da recombinante em escala biotecnologia vermelha . de industrial um exemplo

avano da vermelha.

biotecnologia

Bibliografia
LIMA, . S. et al. Caracterizao centesimal de maxixe sua aplicao na produo de picles. Alimentos e Nutrio. Araraquara, v. 17, n. 4, p. 407-412, 2006. POLAINA J BREWER'S Yeast: Genetics and Biotechnology in Applied Material produzido por Mycology and Biotechnology Elsevier, v. 2, 2002 p 1-17, 2002. Liga Nacional dos Acadmicos em Biotecnologia UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA Engenharia Qumica, e distribudo gratuitamente. Biotecnologia e Sociedade. Sala GA3 - Aula Terica http://www.ieapm.mar.mil.br/p&d/bioincrustacao/bioincrustacao.htm acesso feito em 17/08/12 Carvalho, A., Cincia e Tecnologia no Brasil - uma nova poltica para um mundo 1993 http://www.embrapa.br/eventos/inovaecria/comunicacoes/062_bionano tecnologia_lucianopaulino_cenargen_0822_1159.pdf - acesso feito em 18/08/12 http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005 _2/detergentes/detergentes.htm - acesso feito em 18/08/12 http://pt.scribd.com/doc/91601315/Apresentacao-biotecnologiaBiolixiviacao - acesso feito em 18/08/12 http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/12072005/biotecnologia_br anca.asp - acesso feito em 18/08/12

Visite-nos em:
www.linabiotec.com.br

You might also like