You are on page 1of 5

O PROFISSIONAL ADMINISTRADOR EMPREENDEDOR

Alex Fabiano da Silva Carlos Artur de Medeiros Vagner Backes Prof. Ernani Jos Schneider Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL Administrao de Empresas Marketing (MKT61) Empreendedorismo (18/10/2012)

RESUMO O empreendedor de sucesso possui caractersticas extras, alm dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que, somados s caractersticas sociolgicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa. De uma ideia, surge uma inovao, e desta, uma empresa. Palavras-chaves: empreendedorismo, administrador, inovao

INTRODUO O termo empreendedorismo foi cunhado na Frana, no sculo XVI, porm sua popularizao ocorreu bem mais tarde, j nos idos do sculo XIX, pelo economista americano Joseph Schumpeter. Devido s modificaes ocorridas no mundo ps-guerra no final da dcada de 1940, o modelo de Taylor mostrava-se desgastado perante a enorme demanda gerada pela reconstruo dos pases atingidos, visto que este considerava o operrio como mais uma mquina, cobrando to somente produtividade e disciplina. Este modelo funcionou muito bem durante um bom tempo e apresentava resultados positivos, porm tinha um lado pernicioso, pois inibia a criatividade e a iniciativa. A indstria americana, totalmente voltada produo de guerra anteriormente, descobriu seu potencial de produo mundial e investiu fortemente neste objetivo. Os japoneses, muito abalados com a derrota na guerra, e vendo-se ineficientes para acompanhar o novo cenrio de produo mundial foram os criadores do revolucionrio processo produtivo chamado de Toyotismo, demonstrando um enorme senso empreendedor.

DIFERENAS E EMPREENDEDOR

SIMILARIDADES

ENTRE

ADMINISTRADOR

Segundo o site oficinadanet.com.br (2012), aquele que possui a virtude do empreendedorismo pode assim ser definido:
Empreendedor o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivduo que detm uma forma especial, inovadora, de se dedicar s atividades de organizao, administrao, execuo; principalmente na gerao de riquezas, na transformao de conhecimentos e bens em novos produtos mercadorias ou servios; gerando um novo mtodo com o seu prprio conhecimento. o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer rea do conhecimento humano. Tambm utilizado no cenrio econmico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda no existia .

O administrador tem sido objeto de estudo h muito mais tempo que o empreendedor, e mesmo assim, ainda persistem dvidas sobre o que o administrador realmente faz. As anlises efetuadas por Hampton em 1991, sobre o trabalho do administrador e a proposio desse autor de um modelo geral para interpretar esse trabalho talvez resuma as principais abordagens existentes para se entender o trabalho do administrador ao longo dos ltimos anos. A abordagem clssica ou processual, com foco na impessoalidade, nas organizaes e na hierarquia, prope que o trabalho do administrador ou parte de administrar concentre-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. O principal divulgador desse principio foi Henry Fayol, no inicio do sculo XX, e vrios outros autores reformularam ou complementaram seus conceitos com o passar dos anos. Para Rosemary Stewart (1982), citada por Dornelas (2008), o trabalho do administrador semelhante ao do empreendedor, pois compartilham trs caractersticas principais: demandas, restries e alternativas. As demandas especificam o que precisa ser feito, as restries so os fatores internos e externos organizao que limitam a realizao da demanda pelo administrativo, e a alternativa indica quais opes esto disponveis. Este terceiro ponto talvez seja o que mais evidencia as diferenas de conduta de um administrador com relao a um empreendedor, pois quando se trata de encontrar alternativas, este ltimo demonstra maior paixo e ousadia para encontrar solues que aos olhos de um administrador ortodoxo sejam pouco convencionais.

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO So visionrios: Eles tm a viso de como ser o futuro para seu negcio e sua vida, e o mais importante: eles tm habilidade de implementar seus sonhos.

Sabem tomar decises: Eles no se sentem inseguros, sabem tomar as decises corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator-chave para o seu sucesso. E alm de tomar decises, implementam suas aes rapidamente. So indivduos que fazem a diferena: Os empreendedores transformam algo de difcil definio, uma ideia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que possvel em realidade. Sabem agregar valor aos servios e produtos que colocam no mercado. Sabem explorar ao Mximo as oportunidades: para a maioria das pessoas, as boas ideias so daqueles que as vem primeiro, por sorte ou acaso. Para os empreendedores, estas boas ideias so geradas daquilo que todos conseguem ver, mas no identificaram algo prtico para transform-las em oportunidades por meio de dados e informaes. Para Schumpeter (1949), citado por Dornelas (2008), o empreendedor aquele que quebra a ordem corrente e inova, criando mercado com uma oportunidade identificada. Para Kirzner (1973), citado por Dornelas (2008), o empreendedor aquele que cria um equilbrio, encontrando uma posio clara e positiva em um ambiente de caos e turbulncia, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. So determinados e dinmicos: Eles implementam suas aes com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstculos, com uma vontade mpar de fazer acontecer. Mantm-se sempre dinmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina. So dedicados: Eles se dedicam 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao seu negcio. So trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. So incansveis e loucos pelo trabalho. So otimistas: O otimismo faz com que sempre enxerguem o sucesso, em vez de imaginar o fracasso. So independentes e constroem o prprio caminho: Eles querem estar frente das mudanas e ser donos do prprio destino. Querem ser independentes, em vez de empregados; querem criar algo novo e determinar os prprios passos, abrir os prprios caminhos, ser o prprio patro e gerar empregos. Ficam ricos: Ficar rico no o principal objetivo dos empreendedores. Eles acreditam que o dinheiro conseqncia dos sucesso dos negcios. So lideres e formadores de equipes: Os empreendedores tm um senso de liderana incomum, so respeitados e adorados por seus funcionrios, pois sabem valoriz-los, estimul-los e recompens-los, formando um time em torno de si.

So bem relacionados: Sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto clientes, fornecedores e entidades de classe. So organizados: Sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnolgicos e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negcio. Planejador: Planejam cada passo de seu negcio, desde o primeiro rascunho do plano de negcios at a apresentao do plano a investidores, definio das estratgias de marketing do negcio, etc. Possuem conhecimento: So sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domnio sobre um ramo de negcio, maior sua chance de xito. Assumem riscos calculados: Sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relao com desafios, e quanto maior o desafio, mais estimulante ser a jornada empreendedora. Criam valor para a sociedade: Utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com a gerao de empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre sua criatividade em busca de solues para melhorar a vida das pessoas.

MITOS SOBRE EMPREENDEDORES Mito1: Empreendedores so natos, nascem para o sucesso. Realidade: Empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experincia e contatos com o passar dos anos; A capacidade de ter viso e perseguir oportunidades aprimora-se como passar do tempo. Mito2: Empreendedores so jogadores que assumem riscos altssimos. Realidade: Tomam riscos calculados; Evitam riscos desnecessrios; Compartilham o risco com outros; Dividem o risco em partes menores.

CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO O empreendedor aquele que destri a ordem econmica existente pela introduo de novos produtos e servios, pela criao de novas formas de organizao ou pela explorao de novos recursos e materiais. Joseph Schumpeter (1949)

CONCLUSO O administrador, sem sombra de dvidas, sempre foi um dos principais responsveis pelo sucesso de qualquer organizao, pois sem seu controle e orientao nenhuma empresa conseguir sobreviver e vir a crescer; mas quando aliado a esta condio de administrador temos uma pessoa com o tino empreendedor conquistado, certamente teremos voos mais altos alcanados por esta empresa. Certamente que todas as caractersticas do empreendedor descritas anteriormente no sero encontradas em uma nica pessoa, porm desenvolver o maior nmero delas muito enriquecedor quele que pretende tornar-se um grande empreendedor.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: DORNELAS, Jos Carlos Assis - Empreendedorismo: transformando idias em negcios 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. O que significa empreendedorismo - Disponvel em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1693/o_que_significa_empreendedorismo> Acessado em 18/10/12 s 13hs.

You might also like