You are on page 1of 11

Ciclo do cido Ctrico

O ciclo do cido ctrico, tambm denominado ciclo de Krebs, ou ciclo do cido tricarboxlico (TCA), realiza a oxidao de combustveis metablicos. O piruvato derivado da glicose ser convertido em uma Material Didtico molcula de 2 carbonos, o acetil-CoA, mais CO2. O ciclo do cido ctrico uma rota central para a recuperao de energia a partir de vrios combustveis metablicos, incluindo carboidratos, cidos graxos e aminocidos, que so convertidos a acetil-CoA para a oxidao

Ciclo do cido Ctrico


Em condies aerbias, a etapa seguinte na produo de energia a partir da glicose a do

descarboxilao

oxidativa

piruvato para formar acetil.

Material Didtico

A descarboxilao oxidativa do piruvato para formar acetil CoA, que ocorre na matriz mitocondrial, o elo entre a gliclise e o ciclo do cido ctrico.

A descarboxilao oxidativa do piruvato para formar acetil CoA. Piruvato + CoA + NAD+ acetil CoA + CO2 + NADH

Material Didtico

Sob condies aerbicas, o piruvato entra na mitocndria juntamente com H+, atravs de uma protena de transporte simporte, para ser adicionalmente oxidado. O piruvato convertido a acetil-CoA pela piruvato desidrogenase na presena de NAD+ Os grupos acetil entram no ciclo como parte do composto de alta energia acetilCoA (tiosteres possuem alta energia livre de hidrlise)

Material Didtico

Viso global do ciclo do cido ctrico


Um composto de 4 carbonos (oxaloacetato) se condensa com uma unidade acetila de 2 carbonos, para produzir um cido tricarboxlico de seis carbonos (citrato).

Um

ismero

do

citrato

sofre

depois

Material Didtico

descarboxilao oxidativa. O composto resultante, de 5 carbonos (-cetoglutarato), sofre nova descarboxilao oxidativa para fornecer um composto de 4 carbonos (succinato).

O oxaloacetato ento regenerado a partir do succinato.

Material Didtico

1.

oxaloacetato com a

se acetil

condensa

coenzima A para formar citrato

2. O citrato isomerizado a isocitrato

Material Didtico

3. O isocitrato oxidado e descarboxilado cetoglutarato para -

4. A succinil coenzima A Material formada do -cetoglutarato pela

Didtico

descarboxilao oxidativa

-cetoglutarato + NAD+ + CoA succinil CoA + CO2 + NADH

5.

regenerao

do

oxaloacetato por oxidao do succinato


Succinato

Fumarato

Material Didtico
L-Malato

Oxaloacetato

O ciclo uma srie de oito reaes que oxida os grupos acetil do acetil-CoA, formando duas molculas de CO2, de maneira que a energia livre liberada conservada nos compostos reduzidos, NADH (Nicotinamide Adenine Dinucleotide) e FADH2 (Flavina adenina dinucleotdeo) Seu nome devido ao produto da primeira reao, o citrato. Material Didtico Uma volta completa produz trs molculas de NADH, uma de FADH2, e um composto de alta energia (GTP ou ATP), e 2 CO2.

O NADH e o FADH2 produzidos no ciclo so oxidados pela cadeia transportadora de eltrons na membrana mitocondrial interna. Para cada NADH oxidado formam-se ~3 ATPse para cada FADH2, formam-se ~2 ATPs. Portanto, quando os 3 NADH e o FADH2 so oxidados na cadeia transportadora de eltrons, Material Didtico formam-se 11 ATPs, mais um GTP formado diretamente. Ou seja, 12 ligaes fosfato de alta energia so formadas para cada acetil-CoA.

You might also like