You are on page 1of 15

PROJETO ELETROMECNICO LINHAS DE TRANSMISSO

Bernardo Costa da Silveira Luiz Gustavo da Silva

Professor orientador : Mrio Marcos Brito Horta


2/2013

Sumrio
1. Introduo
2. Objetivos 3. Referencial Terico

4. Metodologia

Introduo

Histrico Justificativa

Objetivo Geral
Determinar os parmetros para um projeto otimizado da
Linha de Transmisso.

Problema de Pesquisa
Diante de dificuldades atuais como : informaes prvias, quantidade de estruturas, distncia da LT, altura dos cabos em relao ao solo, entre outros e necessidade de novas ideais na elaborao de projetos de linha de transmisso, quais parmetros devem ser levados em considerao para projetar uma Linha de Transmisso determinando suas caractersticas de forma otimizada?

Referencial Terico
Linhas de Transmisso :
Leo (2009) afirma que a transmisso de energia eltrica consiste no processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte realizado por linhas de transmisso de alta potncia, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor. O sistema de transmisso de energia eltrica compreende toda rede que interliga as usinas geradoras s subestaes da rede de distribuio (LEO, 2009). So classificadas quanto ao nvel de tenso pelos seguintes grupos: Linhas de distribuio: tenso de 13.8 kV e 34.5 kV; Linhas de alta tenso (AT): tenso de 69 kV, 138 kV e 230 kV; Linhas de extra alta tenso (EAT): tenso de 345 kV, 500kV e 765 kV. Ainda existe a classificao de linhas de ultra alta tenso (UAT), para linhas com tenses superiores a 765kV. Esse nvel de tenso ainda no existe no Brasil (LEO, 2009).

Referencial Terico
Estruturas:
Na construo da uma linha de transmisso, dois tipos de estruturas so utilizados, as de ancoragem e as de suspenso (Aguilera, 2007).

Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas de Alumnio de Alumnio Fonte : FUCHS, 1992 Fonte : FUCHS, 1992

Referencial Terico
Estruturas: Tipo de Estruturas

Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas de Alumnio

Referencial Terico
Condutores:
Os cabos condutores podem ser denominado como parte ativa de uma linha de transmisso, visto que ser de guia dos campos eltrico e magntico (FUCHS, 1992). Existem diversos tipos de condutores, que devem ser escolhidos dependendo da sua aplicao. No caso de linhas areas de transmisso, o cabo condutor normalmente sem isolao e bem mais simples que os cabos subterrneos, o que diminui os custos. Porm os cabos areos so submetidos a maiores esforos mecnicos e por esse motivo necessrio um cuidado extra com relao sua carga mecnica de ruptura, pois a carga de ruptura o ponto de rompimento de um cabo, quando este submetido a um esforo de trao maior do que sua resistncia mecnica.

Referencial Terico
(Fuchs, 1992) afirma que os cabos podem ser classificados de diversas maneiras, sendo que os mais utilizados em projetos linhas de transmisso no Brasil so: Cabos de Alumnio Cabos de Alumnio com Alma de Ao (CAA) Ligas de Alumnio

Figura 6 Composio dos Cabos de Alumnio Fonte : FUCHS, 1992

Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas de Alumnio Fonte : FUCHS, 1992

Referencial Terico
Catenria:
Qualquer cabo de densidade uniforme apresenta certa flexibilidade. Ao ser conectado entre dois suportes fixos, devido ao seu peso, tal cabo formar uma curvatura chamada de catenria. O clculo da catenria, segundo Pereira Jnior (2002) fundamental para determinar a menor distncia do cabo condutor at o solo e, se for necessrio, preciso tomar medidas para diminuir essa distncia, como segue na Figura 1, aonde a distncia entre o cabo e o solo chega zero.

Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas de Alumnio

Referencial Terico
Catenria:

Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas de Alumnio Fonte : FUCHS, 1992

Figura 7 Composio dos Cabos com Alma de Ligas

Referencial Terico
Isoladores:
Os isoladores so elementos que podem atuar como suspenso, ancoragem e/ou separao, onde esto sujeitos a solicitaes mecnicas e eltricas e devem oferecer uma alta resistncia contra correntes de fuga de superfcie e ser suficientemente espesso para prevenir ruptura sob as condies de tenso que devem suportar (LEO, 2009). Em linhas de transmisso so utilizados trs tipos bsicos de isoladores (Fuchs, 1992):

Referencial Terico
Pra Raios:
Os cabos para-raios se encontram na interligadas s estruturas, sendo destinados a interceptar descargas de origem atmosfricas e leva-las diretamente ao solo, evitando, assim, que cause danos ou que paralise o sistema. (FUCHS,1977). So dispositivos que tm a sua vida til limitada pela quantidade de vezes que operam e a quantidade total de energia que podem dissipar (LEO, 2009). Exemplos de alguns tipos de cabos para-raios mais utilizados Ao Galvanizado 5/16 HS Ao Galvanizado 3/8 HS/EHS Ao Galvanizado 7/16 EHS CAA PETREL - 51,56 - mm2 CAA LEGHORN 134,8 mm2 OPGW Optical Ground Wire

Referencial Terico
Pra Raios:

Metodologia
Este trabalho se classifica como um estudo de caso (Reis, 2012), pois se trata de um fato, um fenmeno ou um determinado caso que estudado em seus vrios aspectos e onde h uma cooperao com o tema abordado. Os procedimentos metodolgicos foram : pesquisa bibliogrfica, que teve por finalidade nivelar o conhecimento sobre o tema e obter dados para a discusso dos resultados. anlise das linhas existentes, atravs da verificao dos nveis de tenso utilizadas, da carga que ser utilizada para este setor e a potncia dissipada. desenvolvimento do projeto. A partir do momento em que j se tenha o conhecimento sobre linhas de transmisso e j se saiba os problemas mais comuns, pode-se comear a desenvolver o projeto utilizando as ferramentas necessrias para se garantir um bom projeto. verificao da eficincia do projeto

You might also like