You are on page 1of 8

ACESSO JUSTIA O princpio do acesso justia est consagrado em nossa Constituio Federal em seu artigo 5, inciso XXXV o qual

al preceitua que A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito O acesso justia est presente na Declarao Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 2:
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao. Alm disso, no ser feita nenhuma distino fundada no estatuto poltico, jurdico ou internacional do pas ou do territrio da naturalidade da pessoa, seja esse pas ou territrio independente, sob tutela, autnomo ou sujeito a alguma limitao de soberania.

E, tambm o encontramos no artigo 25 da Conveno Americana de Direitos Humanos:


Toda pessoa tem direito a um recurso simples e rpido ou a qualquer outro recurso efetivo, perante o s juzes ou tribunais competentes, que a proteja contra atos que violem seus direitos fundamentais reconhecidos pela Constituio, pela lei ou pela presente Conveno, mesmo quando tal violao seja cometida por pessoas que estejam atuando no exerccio de suas funes oficiais.

Para o mestre Mauro Capelletti, o conceito de acesso justia passou por uma evoluo importante. Inicialmente, nos estados liberais burgueses, o procedimento de acesso justia era essencialmente individualista, representava apenas o direito formal de um indivduo propor ou contestar uma ao. Era um direito natural, mas que no necessitava do Estado para sua proteo. Assim, no sistema laissez faire a justia s poderia ser obtida para quem tivesse condies financeiras para custe-la, os demais estavam condenados ao acesso meramente formal e no efetivo da justia. A partir do momento que a sociedade laissez faire cresceu e tornou-se mais complexa, o coletivismo se sobreps ao individualismo, o que se refletiu na declarao de inmeros direitos e deveres sociais do governo, associaes, comunidades e indivduos. A partir de ento, o acesso justia foi sendo progressivamente reconhecido como de extrema importncia dentre os direitos que surgiam, requisito fundamental de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretenda garantir e no apenas proclamar os direitos de todos;

II- Conceituao Para Cndido Rangel Dinamarco, Antnio Carlos de Arajo Cintra e Ada Pellegrini Grinover1, o acesso justia no a mera admisso do processo ou a possibilidade de ingressar em juzo; sim, a garantia de que os cidados possam demandar e defender-se adequadamente em juzo, isto , ter acesso efetividade no processo com os meios e recursos a ele inerentes de modo a obter um provimento jurisdicional saudvel. J para Mauro Capelletti e Bryan Garth2, a expresso acesso justia reconhecidamente de difcil definio, mas serve para determinar duas finalidades bsicas do sistema jurdico. Primeiro, o sistema deve ser igualmente acessvel a todos; segundo, ele deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos. Porm, o seu enfoque sobre o acesso justia ser primordialmente sobre o primeiro aspecto, sem perder de vista o segundo. E concluem: Sem dvida, uma premissa bsica ser a de que a justia social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupe o acesso efetivo. Por se tratar de um termo vago e de difcil definio, a doutrina diverge quanto conceituao de acesso justia. Assim, conforme a doutrina de Horcio Wanderlei Rodrigues3(1994, p.28 apud PORTANOVA, 2001, p.112) se o princpio do acesso justia for interpretado como sinnimo de acesso ao Poder Judicirio, ter-se- a conceituao meramente formal ou objetiva. Por outro lado, se observada e considerada a justia em seus termos axiolgicos, o acesso justia ser tido como o acesso a uma ordem jurdica justa, ou seja: o acesso a ela como o acesso a uma determinada ordem de valores e direitos fundamentais para o ser humano. O autor optou pela segunda significao, tanto por ser mais abrangente, como por entender que o acesso justia como princpio insere-se no movimento para a efetividade dos direitos sociais. Assim, em sntese, pode-se dizer que o acesso justia o acesso a uma ordem jurdica justa, que garanta a igualdade de acesso e a produo de resultados individual e socialmente justos.

III- Obstculos ao acesso justia a) Custas judiciais:

A resoluo dos litgios em nosso sistema judicirio requer o dispndio de elevadas somas, o que impe uma importante barreira ao acesso justia. Dessa forma, os litigantes precisam suportar os honorrios advocatcios e as custas judiciais. b) Pequenas causas Devido ao custo da demanda, as pequenas causas ficam prejudicadas, por muitas vezes exceder o montante da controvrsia ou, ento, consumir o contedo do pedido a ponto de tornar a demanda uma futilidade. c) Tempo A espera para uma deciso exequvel costuma ser longa, fazendo aumentar as custas para as partes. Assim, os economicamente mais fracos so pressionados a aceitar acordos por valores bem menores do que normalmente aceitariam ou, ento, abandonam suas prprias causas. d) Recursos financeiros Quando uma das partes possui recursos considerveis em relao ao outro demandante cria-se um desequilbrio. Com recursos financeiros uma parte pode fazer gastos maiores do que a outra e assim, apresentar seus argumentos e provas de maneira mais eficiente dentro do prazo razovel. e) Aptido das partes Aptido para reconhecer a existncia de direito juridicamente exigvel, bem como a falta de conhecimento a respeito da maneira de ajuizar uma demanda. Procedimentos complicados, formalismo, ambiente que intimidam, como o dos tribunais, juzes e advogados, figuras tidas como opressoras, fazem com que o litigante se sinta perdido, um prisioneiro num mundo estranho. f) Litigantes eventuais e habituais Distino feita entre partes que possuem uma maior experincia judicial denominados litigantes habituais dos litigantes eventuais, que possuem pouco contato com o sistema judicial. Assim, os litigantes habituais estariam em vantagem por ter mais contato com o direito e com os membros da instncia decisora, com o sistema, por ter mais experincia de planejamento do litgio.

g) Interesses difusos O prmio para o indivduo buscar a correo leso de um interesse difuso pequeno demais para induzi-lo a tentar uma ao. Outra barreira se relaciona precisamente com a questo dos legitimados para propor a demanda. As vrias partes interessadas, mesmo quando lhes seja possvel organizar-se e demandar, podem estar dispersas, carecer da necessria informao ou simplesmente ser incapazes de planejar uma estratgia em comum. IV- Solues: as ondas que traduzem o acesso justia Primeira onda: Assistncia judiciria para os pobres Prope a assistncia judiciria para os pobres e superao de fatores como a pobreza, alm da conscientizao da necessidade vital desses servios jurdicos para pobres, sendo indispensvel para que essas pessoas possam decifrar leis complexas e carregadas de procedimentos misteriosos, os quais tornam cada vez mais distantes os cidados dos juristas e do sistema judicirio, como se houvesse um abismo ente ambos. (sistema judiciare advogado remunerado pelos cofres pblicos combinaes entre sistemas de assistncia jurdica assistncia judiciria); Remdios especiais. Segunda onda: Representao dos interesses difusos Essa onda tem como foco a representao dos interesses difusos, devido incapacidade do processo civil tradicional, de cunho individualista, proteger esses direitos. A partir dessa onda, a viso individualista funde-se uma concepo social e coletiva para assegurar a efetivao dos direitos pblicos, com maior expressividade aos interesses dos consumidores e os que dizem respeito a questes ambientais (estatuto do idoso)?; Terceira onda: Do acesso representao em juzo a uma concepo mais ampla de acesso justia. Um novo enfoque de acesso justia. Aplicao dos dois primeiros itens combinados com esse novo modelo de acesso justia de garantir efetivamente os direitos proclamados. uma onda que encoraja amplas reformas no sistema judicirio e na soluo dos litgios. brasileiros: defensoria pblica, assistncia judiciria e os juizados

Devido diversidade dos litgios, o ideal seria que os procedimentos fossem adequados sua soluo, esta realizada por rgos judiciais e parajudiciais visando o custo benefcio. No h porque submeter litgios juzes de direito quando, por questes tcnicas, poderiam facilmente ser resolvidas por tribunais arbitrais. Reduo das entraves burocrticas feita pelo Conselho Nacional de Justia.

V- Novas tendncias e meios alternativos - Novas tendncias no uso do enfoque do acesso justia: Estudo crtico e reforma do aparelho judicial: melhorar e modernizar os tribunais e seus procedimentos; Atuao de juiz mais ativo (juiz compreensivo de Aristteles) - Meios alternativos: Mediao: trabalho do conflito entre as partes atravs do uso da concepo de conflito positivo colocada pelo mediador, buscando uma harmonizao entre as partes; Conciliao: ouve-se as partes e chega a uma soluo justa, se for de desejo das partes; Juzo Arbitral: procedimentos informais em que as partes esto sujeitas a um rbitro; (Lei da Arbitragem).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1

DINAMARCO, Cndido Rangel; CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER,

Ada Pellegrini. Teoria geral do processo. 9 ed. So Paulo: Malheiros, 1993.


2

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso justia. Trad. e Rev. Ellen Gracie

Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002.


3

PORTANOVA, Rui. Princpios do Processo Civil. 4 ed. Porto Alegre: Livraria do

Advogado, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS TEORIA GERAL DO PROCESSO

PRINCPIO DO ACESSO JUSTIA

AMANDA MATTIONI PRADO ERICKA MELO JULIA PIAZER SCALCON NICOLE OLIVEIRA

SANTA MARIA 2013/02

You might also like