You are on page 1of 1

14.10.

2013
SEM MERCRIO
EM TERMMETROS

SEGUNDA-FEIRA
www.destakjornal.com.br

SADE

A OMS fez um apelo na semana passada para que o mercrio seja retirado progressivamente, at 2020,de termmetros e aparelhos de medio da tenso. A substncia provoca efeitos graves na sade humana.

ALESSANDRO DANTAS/DESTAK

EM DEZ SEGUNDOS
# ACIME DE 85 DECIBIS

VIVER BEM
ENVIE-NOS SUAS DVIDAS DE SADE
comunicacao@consultaclick.com.br Esta opinio no substitui a visita a um mdico habilitado. Produo do sitewww.consultaclick.com.br

Brinquedos barulhentos afetam audio


Antes de comprar presente para crianas, os pais devem ficar a atentos com brinquedos muito barulhentos. Segidno a Organizao Mundial de Sade (OMS), rudos acima de 85 decibis comeam a danificar o mecanismo da audio desde cedo.
# INFLUNCIA

Alertaaocncerdemama

utubro Rosa o ms de conscientizao e combate ao cncer de mama. Durante estes 30 dias, comunidade mdica, sociedade e governo se unem para destacar a importncia da preveno da doena. Voc sabia que a mamografia, por proporcionar um diagnstico mais precoce, reduz em 30% as mortes? Alm da mamografia, o autoexame importantssimo para a deteco de tumores ainda no incio da doena. No ConsultaClick voc pode ler sobre todos estes exames . Acesse www.consultaclick.com.br.

Propaganda de cigarros afeta os pequenos


Crianas de cinco e seis anos que habitam pases de renda mdia ou baixa so influenciadas pelas propagandas de cigarro e tm risco maior de se tornarem fumantes. No Brasil, 59% conhecem alguma marca de cigarro.
# OBESIDADE

Mulheres acima dos 40 anos devem fazer anualmente, pelo menos, um exame em consultrio mdico. Vale ressaltar que o autoexame no anula a necessidade da avaliao clinica. J as mulheres com mais de 50 anos precisam realizar a mamografia todos os anos, mesmo que no tenham sintomas da doena. Para prevenir o cncer de mama e outras doenas, tenha uma alimentao saudvel, pratique exerccios com moderao e v ao ginecologista regularmente. Cuide-se bem. Para manter a sade em dia, consulte sempre um mdico habilitado.

Lentes que oferecem 100% de proteo UV-A e UV-B so recomendadas

culos de sol so mais que acessrios


Adereo recomendvel, uma vez que a exposio excessiva aos raios do sol pode causar at mesmo cegueira temporria
DA REDAO redacao@destakdfcom.br

Criana obesa no saudvel


Segundo o IBGE, metade das crianas brasileiras (47,8%) entre 5 e 9 anos so obesas ou com sobrepeso. O ndice, causado principalmente pela m alimentao e pelo sedentarismo, preocupa os mdicos. Afinal, crianas gordinhas tm muitas chances de ser adultos obesos.

Higiene ntima previne cncer e evita amputao do pnis


Mais de mil brasileiros so submetidos a amputao do pnis anualmente. De acordo com dados do Sistema nico de Sade (SUS), a mutilao causada pela falta de cuidados que faz com que o Brasil ocupe um dos primeiros lugares em cncer de pnis no mundo, perdendo para a ndia e alguns pases localizados no continente africano. Medidas simples podem evitar a amputao e o cncer. Com gua e sabo e os cuidados de limpeza na glande (tambm conhecida como cabea do pnis) e no prepcio (que a pele que recobre o pnis), o cncer e as amputaes poderiam ser evitados, explica o urologista Marcelo Brando, ressaltando que, entre os circuncidados, como o caso dos judeus nascidos em Israel, as taxas da doena chegam a quase zero.

Com a proximidade da chegada do vero, quando os raios UV (ultravioleta) do sol so mais fortes, preciso cuidar tambm da sade ocular. Estudos cientficos indicam que exposio dos olhos ao sol sem nenhuma proteo pode causar danos oculares, contribuindo para o surgimento da catarata, da degenerao macular relacionada idade e at mesmo de tumores que exigem remoo cirrgica. O Instituto de Molstias Oculares, em So Paulo, recomenda o uso de culos de sol e chapus ao

ar livre no apenas no vero, mas durante todo o ano. As pessoas pensam que um pouco de vermelhido na pele no nada, mas considere que a mesma queimadura pode ser em suas crneas e a coisa comea a mudar de figura..., alerta a oftalmologista Meibal Junqueira. Independentemente do custo ou da cor das lentes de seus culos de sol, os especialistas alertam para o uso de culos que ofeream 100% de proteo UV, de preferncia os modelos maiores. Idealmente, os culos de sol devem envolver todo o rosto e suas tmporas, para que os raios de sol no possam entrar pelos lados. Outra dica no se deixar enganar pelas nuvens, j que os raios do sol podem passar atravs da neblina e das nuvens. H culos baratos que protegem melhor que os caros. Consulte sempre um oftalmologista, sugere a mdica.

You might also like