You are on page 1of 5

24-09-2013

Biologia

Interveno do Homem nos Subsistemas Terrestres


-Atmosfera e Geosfera-

Introduo
Ao longo deste trabalho vamos falar acerca da interveno do homem em alguns dos subsistemas terrestres, como a Atmosfera e a Geosfera, e das consequncias dessa mesma interveno.

Esquema II

24-09-2013

Como intervm o Homem na Atmosfera?


Ao transformar os recursos energticos e materiais para se desenvolver, o homem liberta alguns gases, na maior parte poluentes, que so lanados para a atmosfera. (Fig.1) Alguns dos gases que mais degradam a nossa atmosfera so os CFCs (clorofluorcarbonetos) e o dixido de carbono (CO2). (Fig.2) s alteraes da atmosfera provocadas pelos gases poluentes d-se o nome de Poluio Atmosfrica.

Fig.1 Um exemplo da interveno humana na atmosfera.

Fig.2 Efeito dos CFCs na Terra

Quais so as consequncias da interveno do Homem na Atmosfera?


A maior parte dos gases poluentes criam uma grande reteno de calor na atmosfera e causam o efeito de estufa que, consequentemente, origina um aumento da temperatura global. (Fig.3) O dixido de carbono dissolvido na gua precipitada causa as chuvas cidas que so prejudiciais para a vida terrestre e para muitos monumentos. (Fig.4) Outros gases destroem a camada do ozono deixando-nos assim mais vulnerveis s radiaes UV. (Fig.3) Todas estas consequncias afectam a vida na Terra.

Fig.3 Formao do buraco do ozono

Fig.4 Efeitos da chuvas cidas

24-09-2013

Interveno do Homem na Atmosfera


Emisso de gases poluentes para a atmosfera

Criam uma grande reteno de calor

O CO2 dissolve-se na gua precipitada

Destruio da camada do Ozono

Efeito de Estufa

Chuvas cidas Buraco da camada do Ozono

Aumento da temperatura global

Fig.5 Efeito das chuvas cidas

Interveno do homem na Geosfera.

Uma forma de interveno, que o Homem utiliza em grande quantidade a explorao de recursos naturais, sejam eles renovveis ou no. Como a extraco de pedra, fig. 6. Alm desta explorao, o homem nas suas actividades do quotidiano , produz vrios resduos que contaminam no s a gua e o ar mas tambm o solo, e que provocam a poluio, neste caso, do solo. fig.7.
Fig. 6 Pedreira, extraco de pedra.

Fig.7 poluio do solo.

24-09-2013

Qual o impacto causado na Geosfera devido interveno do Homem?


Com a interveno do homem na geosfera, principalmente, no solo este pode causar a eroso dos mesmos (fig.8), a diminuio da matria orgnica, etc. Com a explorao dos vrios recursos do solo o homem pode causar o esgotamento dos minerais do solo. Em suma, o uso do solo, as actividades resultantes do crescimento urbano e o aterro de resduos (fig. 9) so processos que provocam impacto no solo.
Fig.9 Aterro de resduos

Fig.8 Eroso do solo.

Interveno do Homem na Geosfera


Crescimento Urbano Aterro de Resduos Explorao dos recursos

Diminuio da biodiversidade

Eroso dos Solos

Poluio dos Solos

Esgotamento dos minerais e recursos do solo

Fig 10 Eroso dos solos

Fig.11 Poluio dos solos

Fig. 12 Extraco mineira

24-09-2013

Concluso
Com este trabalho podemos concluir que, basicamente, o Homem intervm nos subsistemas terrestres, Atmosfera e Geosfera, atravs da procura de recursos, dos resduos largados pelas fbricas, e da utilizao excessiva de objectos e instrumentos que produzem gases poluentes.

Netgrafia
A pesquisa para a elaborao deste trabalho foi realizada nos seguintes sites: http://www3.uma.pt/Unidades/Biologia/docs_cad_bolonha/planeta_sust /T13_IC_030408_artigo_poluicao_solos.pdf pt.wikipedia.org http://www.google.pt/imgres?imgurl=

You might also like