You are on page 1of 29

MANUAL DO PROPRIETRIO DO ELEVADOR

TECNOLOGIA GLOBAL COM SOLUO LOCAL

TECNOLOGIA GLOBAL COM SOLUO LOCAL

Rua Clarimundo de Melo, 200 - Piedade - Rio de Janeiro - RJ - Brasil Tel/Fax: 2597-9930 / 2597-9941 / 3899-8749 / 2289-9883 www.elevator-rj.com.br contato@elevator-rj.com.br

ndice
3 4 7 8 9 10 11 12 12 13 15 15 15 16 17 18 18 O elevador Principais componentes do elevador Dispositivos opcionais Funcionamento do elevador Componentes de segurana Contrato de manuteno Ciclo de vida do elevador Os cuidados necessrios com o elevador Responsabilidades: Usurios Zeladores e porteiros Administradores / Sndicos Fabricante Assistncia tcnica Ferramentas de acompanhamento Materiais de comunicao Perguntas e respostas Fale conosco

Sentimo-nos prestigiados em fazer parte de seu empreendimento. A partir desse momento, iniciaremos uma parceria que nos permitir conhec-lo melhor para poder oferecer sempre o melhor servio nesta jornada de muitos anos.

Bom dia! Voc acorda, se veste e toma o caf. Desce at a garagem, pega o carro e vai at o escritrio. Ao chegar, sobe para a sua sala e trabalha at o meio-dia. Depois desce, almoa e sobe de volta ao escritrio. Continua suas tarefas at s seis horas, quando novamente desce, agora para voltar para casa. Estacionando o carro na garagem, sobe de novo e entra em casa. O jantar est na mesa...

O que a ELEVATOR? Alm da qualidade, segurana e tecnologia de ponta dos equipamentos, a ELEVATOR ainda oferece um eciente servio de manuteno preventiva e corretiva que vo valorizar ainda mais o seu patrimnio. O atendimento avanado da assistncia tcnica, associado a sua experincia de 20 anos no Brasil e no exterior, proporcionam conforto, segurana aos usurios, tecnologia de ponta, beleza aos edifcios e satisfao a todos os clientes. Elaboramos este manual para apresentar o elevador e orientar os responsveis pelos edifcios - administradores, sndicos, porteiros, zeladores e usurios, sobre os cuidados e procedimentos necessrios utilizao desses equipamentos, para que ele sempre proporcione a mxima segurana, conforto e desempenho. Esperamos estar sempre juntos oferecendo os melhores produtos e servios para garantir a satisfao de ter um equipamento da marca ELEVATOR.

Voc deve estar se perguntando: Por que isso est escrito em um Manual do Proprietrio do Elevador?! simples: em apenas um pargrafo, voc usou o elevador 6 vezes! Talvez voc nunca tenha parado para pensar, mas o elevador o meio de transporte mais utilizado do mundo, alm de ser o mais seguro tambm. Mas, para se manter sempre disponvel, transportando com conforto e segurana, o elevador deve ser projetado e mantido por quem realmente entende do assunto. Seu elevador foi fabricado pela ELEVATOR, possui tecnologia de produtos internacionais e 20 anos de experincia em transporte vertical no Brasil. Faz parte do grupo GMV General Electric, empresa italiana presente em todo o mundo produzindo elevadores. Neste manual, convidamos voc a conhecer um pouco mais do seu elevador. Voc ver que esse equipamento muito mais que uma cabina, e que o seu papel dentro do condomnio um dos mais importantes, pois deve transportar os condminos com todo o conforto e segurana.

Aperte o boto e prepare-se para entrar...

Manual do proprietrio do elevador

PRINCIPAIS COMPONENTES DO ELEVADOR Os elevadores constituem um conjunto com acionamento eletromecnico ou hidrulico, destinados a realizar o transporte vertical de passageiros ou cargas entre os pavimentos de uma edicao. CASA DE MQUINAS Geralmente situada na parte superior do edifcio, abriga todos os equipamentos que comandam e controlam o elevador. Em projetos especiais, pode estar localizada ao lado da caixa ou embaixo, ao lado do poo. Alguns elevadores dispensam o uso da Casa de Mquinas. Painel de controle ou quadro de comando Controla todas as funes do elevador, como estratgia de trfego, velocidade e preciso nas paradas. Mquina de trao ou central hidrulica Realiza o movimento de trao atravs de uma polia ou pisto de acionamento a leo, a qual recebe os cabos de ao que tracionam a cabina. Limitador de velocidade Equipamento de segurana que proporciona a parada da cabina, sempre que esta exceder a velocidade para seu funcionamento. CAIXA DE CORRIDA Compreende o espao entre a laje superior extrema (na maioria das vezes o piso da casa de mquinas) e o piso do pavimento extremo inferior. o local onde se movimentam a cabina e o contrapeso.

Guias Perlados especiais instalados na caixa que mantm o sentido da cabina e do contrapeso, durante o movimento, permitindo o deslocamento suave e conforto aos passageiros. PAVIMENTOS So os andares onde a cabina efetua paradas. Portas de pavimento De funcionamento automtico, esto presentes em todos os pavimentos e se abrem apenas com a chegada do elevador no pavimento solicitado. Existem portas de abertura Central e Portas de Abertura Lateral. Trinco de porta O trinco trava as portas no momento da partida da cabina. Possui sistemas que interrompem o funcionamento do elevador sempre que uma porta de pavimento se encontrar aberta. Botoeira de pavimento Equipamento de comando que registra a chamada nos andares. Seus botes ou teclas podem ser sensveis ao toque ou microcurso, que se iluminam ao registro da chamada. Sinalizao de pavimento Equipamento opcional, pode estar localizado acima das portas de pavimento ou na prpria botoeira de chamada, informa aos usurios a posio e/ou o sentido de deslocamento da cabina. POO Extremo inferior da caixa de corrida do elevador. Porta de acesso ao poo Para uso exclusivo dos tcnicos da manuteno.

Casa de Mquinas Painel de controle e comando Mquina de trao

Operador de porta Cabina Caixa Pisto Porta automtica Pavimentos Botoeira de pavimento Porta de eixo vertical Poo Contrapeso Central Hidrulica

Guias Pra-choques ELEVADOR ELTRICO COM CASA DE MQUINAS ELEVADOR HIDRULICO

Pra-choques ou amortecedores hidrulicos Equipamentos de segurana projetados para desacelerar a cabina ou contrapeso em movimento de descida alm de seu percurso normal. CABINA Tem como funo transportar pessoas e cargas. A cabina montada sobre uma plataforma, em uma armao de ao constituda por longarinas xadas em cabeotes. O conjunto cabina, armao e plataforma denomina-se carro. Limitador de percurso ou limites Garante o retardamento e a parada automtica do elevador, a uma distncia pr-determinada do pavimento extremo ou prximo a ele.

Freio de segurana ou caixa de cunha Paralisa o elevador quando o limitador de velocidade acionado (em elevadores eltricos) ou no caso de rompimento dos cabos de ao de trao (em elevadores hidrulicos). Isto ocorre em casos de alteraes bruscas da velocidade pr-determinada. Contrapeso Armao metlica, suspensa pelos mesmos cabos de ao que realizam o movimento da cabina. Est instalado ao fundo ou ao lado na caixa e tem por nalidade contrabalanar o peso da cabina. Sensor de proteo infravermelho ou barreira eletrnica Utilizado em elevadores com portas automticas. Constitudo de emissores e receptores de raios infravermelhos.

Manual do proprietrio do elevador

Interfone Liga a cabina com a portaria ou sala de controle, possibilitando a comunicao de voz. Luz de emergncia Mantm a cabina iluminada em caso de falta de energia eltrica. Botoeira de cabina Equipamento de comando que registra a chamada referente ao andar em que o usurio deseja se dirigir. Seus botes ou teclas podem ser sensveis ao toque ou de microcurso que se iluminam ao registro da chamada. Alguns exemplos de botes existentes na mesma: fechar porta abrir porta alarme (funciona na falta de energia) chaves opcionais liga/desliga ventilador liga/desliga luz intercomunicador (chamada)

BOTOEIRA DE CABINA

BOTOEIRAS DE PAVIMENTO

DISPOSITIVOS OPCIONAIS Tem como funo oferecer algumas funcionalidades adicionais ao funcionamento do elevador. So eles: Espelho Considerado por muitos apenas como item esttico, o espelho tem se mostrado um componente importante para evitar o mau uso e diminuir a sensao de claustrofobia dentro da cabina. Servio de Bombeiros Dispositivo que paralisa o funcionamento dos elevadores em caso de incndio, aps acionado no andar principal ou permite a operao reservada da cabina pelos bombeiros.

Sintetizador de voz Pronuncia o nmero correspondente ao pavimento e/ou informaes gravadas. Chave de controle de acesso Libera o acesso ao pavimento aps acionamento da chave e acionamento do correspondente boto de chamada. Energia de emergncia (No break / Auto Safe) Em elevadores hidrulicos Um no break efetua o nivelamento e parada, com abertura das portas do elevador no andar mais prximo abaixo. Em elevadores eltricos - Para operao, pode ser feita com gerador existente no prdio ou com sistema Auto Safe, o qual efetua o nivelamento e parada no andar mais prximo. Reservao ou uso restrito Proporciona operao controlada da cabina para mudanas, servios de limpeza etc. Ventilador na cabina Proporciona ventilao adicional na cabina. Painel de trafego Possibilita o gerenciamento do trfego atravs da administrao do edifcio. Servio de cdigo de acesso Por meio do sistema de cdigo nos botes de cabina ou leitor biomtrico, restringe o acesso aos pavimentos.

SERVIO DE BOMBEIROS

Manual do proprietrio do elevador

O que acontece ao acionar um boto do elevador? Um sinal enviado para os componentes da casa de mquinas, que iro: 1. Analisar a posio da cabina com a chamada registrada 2. Determinar o sentido 3. Checar os dispositivos de segurana 4. Acionar os controles para o fechamento das portas 5. Acionar o motor para movimentar a cabina 6. Reduzir a velocidade ao se aproximar do andar de destino; 7. Executar a parada 8. Acionar/desacionar os freios ou vlvulas no momento do nivelamento da cabina com o pavimento, mantendo o elevador parado 9. Realizar a abertura das portas.

IMPORTANTE Segurana do usurio Alm do freio normal, o elevador possui um dispositivo de segurana interligado cabina, para situaes de emergncia. Sua funo acionar mecanicamente o freio de segurana e desligar a trao do elevador, caso este exceda a velocidade permitida.

COMPONENTES DE SEGURANA Para aumentar ainda mais a segurana dos condminos, usurios do condomnio, os elevadores da marca ELEVATOR possuem diversos componentes de segurana. Estes componentes so exigidos por lei (norma NM 207) e permite viagens muito mais seguras e confortveis. Conhea alguns componentes de segurana que esto instalados em seus elevadores: ABA DE SOLEIRA OU TAPA VISTA Fixada na plataforma do elevador, o tapa vista tem a funo de fechar o vo criado entre a plataforma do elevador e o piso do pavimento, quando ocorre algum problema tcnico ou falta de energia eltrica e o elevador ca estacionado entre dois andares, este dispositivo torna o resgate de passageiro muito mais seguro.

ILHS OU DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE PORTA EM EMERGNCIA uma proteo instalada na porta do elevador que evita a sua abertura quando a cabina no estiver no local. O Ilhs s pode ser acionado atravs de uma chave especial de emergncia, que se encontra em poder das pessoas autorizadas.

IDENTIFICAO EM BRAILLE Permite a utilizao dos elevadores por decientes visuais. Alm de estar de acordo com as normas brasileiras, a Identicao em Braille promove a incluso social.

LUZ DE EMERGNCIA Aumenta o conforto dos usurios, mantendo a cabina iluminada durante a falta de energia eltrica. A luz de emergncia acionada assim que houver falha na corrente de energia. Tambm permite o funcionamento do alarme sonoro. GUARDA-CORPO SOBRE A CABINA uma proteo instalada no topo da cabina que evita incidentes durante as manutenes realizadas sob cabina.

Manual do proprietrio do elevador

CONTRATO DE MANUTENO O atendimento avanado ELEVATOR oferece diversas modalidades de contrato, com ou sem cobertura de peas, para que os clientes possam escolher o que melhor se adapta ao dia a dia do condomnio. Em todos eles, esto garantidos a qualidade da mo-de-obra da ELEVATOR e toda a experincia de mais de 20 anos de atuao no Brasil. Para saber qual o melhor contrato para os equipamentos do seu condomnio, converse com a equipe do atendimento avanado de sua regio ou SAC - ELEVATOR.

10

O CICLO DE VIDA DO ELEVADOR O elevador, assim como os carros e computadores, tem um ciclo de vida. A vida til do elevador como a vida til de um carro, varia conforme o uso. A manuteno preventiva regula os componentes, at que o elevador atinja seu desempenho, conforto e segurana mximos, porm, com o tempo, h o desgaste natural dos equipamentos. A porta do trreo, por exemplo, naturalmente vai sofrer um desgaste natural maior que a porta de um pavimento intermedirio, anal, as pessoas costumam acessar o trreo muito mais que um andar de apartamentos. Assim, chegar um momento em que os componentes da porta devero ser trocados para que o elevador continue disponvel, seguro e confortvel. Nos primeiros anos, a troca de peas do elevador no muito frequente, porm, isso no diminui a necessidade de se seguir risca as recomendaes tcnicas para que se possa ter um bom aproveitamento do mesmo. A partir de certo perodo, natural haver uma maior quantidade de componentes trocados e de chamadas de manuteno devido ao desgaste sofrido pelo equipamento. Para se manter as caractersticas originais do produto, preciso que a troca dos materiais seja feita de maneira adequada. Tambm recomendado o servio de modernizao, visando atualizao tecnolgica e/ou esttica do elevador. A atualizao tecnolgica traz para o seu equipamento sempre a melhor performance, e a atualizao esttica melhora o conforto das viagens, alm de valorizar seu edifcio. A ELEVATOR garante a qualidade e segurana de seus produtos, orientando seus usurios a sempre adquirirem peas originais, assim, seu elevador estar sempre em forma, trabalhando com conabilidade e segurana para os condminos.

REPAROS E MODERNIZAO REPAROS so servios completos, com trocas de peas e regulagens, visando retomar o bom funcionamento dos componentes. Assim como os carros, os elevadores so equipamentos complexos e sosticados que transportam vidas humanas, consertar pode at parecer fcil e barato, mas no ! Alm de ocupar tempo de mo-de-obra, os defeitos podem voltar a aparecer em outros locais. primeira vista, a troca da pea pode parecer cara, mas ela quem d o melhor resultado. Nos elevadores, sempre que a vida til do componente est terminando, o custo-benefcio de substituir a pea melhor que o de efetuar consertos. Alm de todos os servios de manuteno que o atendimento avanado ELEVATOR oferece, voc ainda conta com os recursos de reparos e modernizao. MODERNIZAO uma atualizao tecnolgica que pode ser realizada gradativamente, sem prejudicar ao dia a dia do edifcio. Na modernizao, so ofertados novos equipamentos, sistemas e softwares desenvolvidos para transformar seu elevador num elevador reformulado, com performance de ltima gerao. Voc ainda tem a opo do Redesign, um servio que oferece diversas alternativas de acabamentos para os painis da cabina, pisos e tetos valorizando a sua instalao. O Redesign possibilita a atualizao esttica das cabinas dos elevadores, proporcionando integrao entre os equipamentos e a arquitetura do edifcio. Sistemas computadorizados para o comando dos elevadores ou a instalao das barras de proteo eletrnica nas portas so, entre muitas, opes que garantiro o conforto e o desempenho que contribuem para a valorizao do patrimnio de todos os condminos.

11

Manual do proprietrio do elevador

Diferentemente dos carros, voc no precisar voltar ocina vrias vezes, ns fazemos isso por vocs, sem contar que o elevador no tem somente um proprietrio, imaginem se vrias pessoas andassem no seu carro todos os dias!!! OS CUIDADOS NECESSRIOS COM O ELEVADOR LIMPEZA a) Manter as soleiras do pavimento sempre limpas, evitando desgaste das corredias de portas. b) Orientar os responsveis pela faxina para que: Ao lavar o hall e pisos, impedir que caia gua no poo atravs das soleiras. Tal ocorrncia causa paralisao e curtos-circuitos. No varrer a poeira para o poo. RECOMENDAES Para a limpeza dos espelhos, botoeira, portas e painis, o produto mais adequado o lcool etlico hidratado. Para o piso, o indicado cera lquida. Na limpeza da cabina em inox escovado, o sentido de lixamento muito importante para que a chapa no que marcada. Produtos especcos ou vaselina lquida com pano seco, recomendado para limpeza dos painis da cabina e superfcies em ao inox escovado. No usar: solvente, palha de ao, pano mido (em inox) ou produtos qumicos e abrasivos (removedores, detergentes etc).

RESPONSABILIDADES O elevador o principal meio de transporte do condomnio, ele transporta durante sua vida til, desde crianas at mudanas. Como todos no condomnio utilizam o elevador, preciso que haja conscientizao da importncia da utilizao correta do mesmo para o melhor aproveitamento do seu desempenho. USURIOS No permitir que crianas viagem sozinhas ou brinquem no elevador No tentar abrir a porta de pavimento antes da abertura total da porta da cabina No ultrapassar a capacidade mxima indicada na cabina Observar e cumprir os avisos colocados na cabina Ao entrar e sair da cabina, observar a existncia de degrau No permitir que detritos sejam atirados no poo No fumar no elevador No forar portas de cabina ou pavimentos Seguir as recomendaes dos procedimentos em caso de falta de energia e incndio Antes de entrar no elevador, vericar se este se encontra parado no andar Informar aos porteiros, zeladores ou funcionrios do condomnio sempre que obsevar irregularidades como: desnivelamento excessivo, barulhos constantes, botes e visores danicados, porta batendo ou demorando a fechar, visores e grades danicadas, rudos etc.

12

ZELADORES E PORTEIROS A chave de abertura da porta de pavimento do elevador, entregue junto com este manual nos locais onde tal entrega no seja proibida, somente deve ser utilizada pelo corpo de bombeiros e tcnicos de manuteno, sendo estes os nicos prossionais aptos para a realizao de resgate de pessoas presas no interior da cabina do elevador em situaes de emergncia O cliente se responsabiliza pelo uso, guarda e conservao da chave de abertura, devendo guard-la em local seguro e no acessvel ao pblico O cliente ca ciente que obrigatria a manuteno do aviso dispondo esta chave de uso exclusivo de tcnicos em elevadores e/ou corpo de bombeiros, que devero se assegurar do travamento das portas depois que elas tiverem sido fechadas, existente na chave de abertura ora entregue. A) PROCEDIMENTOS QUANTO AO ZELO DOS EQUIPAMENTOS Zelar pela integridade fsica dos usurios e equipamentos No permitido guardar objetos na Casa de Mquinas Mantenha as janelas abertas sucientemente para uma boa ventilao na Casa de Mquinas, impedindo, entretanto, que sua abertura permita entrada de gua de chuva O transporte de cargas concentradas e pesadas (como cofres) exige uma regulagem especial dos freios, sendo assim, necessrio comunicar-se previamente com a empresa de manuteno para que a mesma tome as providncias necessrias O elevador no pode funcionar com gua no poo ou ao longo da caixa

Mantenha a casa de mquinas, corredores e escadas de acesso com boa iluminao e desobstrudas No permita que moradores, funcionrios ou terceiros tenham acesso casa de mquinas A carga til do elevador no deve ser excedida, condio insegura e ilegal Zelar para que no atirem detritos no poo do elevador Manter sempre fechado o alapo da casa de mquinas Jamais permitir que pessoas no autorizadas acessem casa de mquinas, caixa e o poo do elevador, apenas o corpo tcnico da empresa de manuteno esto autorizados a faz-lo. B) ORIENTAO AOS USURIOS Orientar os usurios sobre como utilizar corretamente os elevadores, visando mxima segurana e conforto Disponibilizar aos moradores e usurios do condomnio os materiais de comunicao distribudos pela equipe do atendimento avanado ou empresa mantenedora Solicitar a ELEVATOR materiais de divulgao Instruir os usurios quanto ao uso de botes de subida e descida nas instalaes com botoeiras de dois botes Levar ao conhecimento do sndico se moradores ou funcionrios retm o elevador desnecessariamente ou esto utilizando de maneira insegura Noticar aos responsveis todos os casos de mau uso e vandalismo observados no equipamento.

13

Manual do proprietrio do elevador

C) PROCEDIMENTOS EM CASO DE PASSAGEIROS PRESOS Ao ouvir a campainha de alarme ou qualquer outra evidncia, localizar o andar em que o elevador cou parado Dirigir-se ao local e tranquilize os passageiros, informando que o resgate j est a caminho A cabina do elevador um local seguro. No h risco de falta de ar Solicite e aguarde a chegada do tcnico do atendimento ELEVATOR ou corpo de bombeiros. No retirar ou permitir a sada dos passageiros pelo risco que representa esta atitude Jamais efetue o resgate de passageiro retido na cabina. Somente a empresa responsvel pela manuteno dos elevadores e o corpo de bombeiros possuem qualicao tcnica para efetuar o resgate com segurana Em caso de falta de energia, iluminar o interior da cabina com ajuda de uma lanterna se o sistema no for provido de luz de emergncia Nunca faa nenhuma interveno tcnica nos equipamentos. Este ato poder gerar condies inseguras para os usurios Entre em contato com a ELEVATOR informando que h passageiros retidos na cabina. Chamados tcnicos para retirada de passageiros retidos na cabina so priorizados. Observao Recomenda-se no utilizar o elevador caso o usurio esteja sozinho no edifcio j que, em casos de reteno na cabina, no existiro outras pessoas para realizar os procedimentos descritos acima.

D) PROCEDIMENTOS EM CASOS DE ACIDENTE Desligar a chave geral dos elevadores no quadro de fora do edifcio Entrar em contato com a ELEVATOR, solicitando o envio de um tcnico e do corpo de bombeiros, dependendo da gravidade do problema. E) PROCEDIMENTOS POR OCASIO DE INSPEO E MANU TENO Exigir sempre a identidade funcional do tcnico Informar ao tcnico todas as irregularidades observadas e auxili-lo sempre que solicitado No assinar a cha de servio em branco ou preenchida irregularmente Pedir cpia da cha de atendimento preenchida pelo tcnico do atendimento avanado ELEVATOR Jamais permitir que pessoas no autorizadas acessem casa de mquinas, caixa e o poo do elevador, apenas os tcnicos do atendimento esto autorizados a faz-lo Controlar a frequncia das inspees e assinar o carto de controle. F) PROCEDIMENTOS EM CASO DE IRREGULARIDADES NO FUNCIONAMENTO Manter-se informado sobre o funcionamento dos principais equipamentos, dispositivos de segurana, proteo e sinalizao dos elevadores Antes de solicitar o atendimento ELEVATOR, verique se o defeito no provm de alguma reteno do elevador pelos usurios

14

Irregularidades sem consequncias para o funcionamento e segurana, tais como interrupo de lmpada, desnivelamento pouco acentuado e boto riscado, s vsperas da Manuteno Preventiva, devero ser deixadas para correo durante a referida manuteno No caso do equipamento estar paralisado, utilizar placas informativas tais como: Manuteno Preventiva, Em Manuteno, Elevador Desligado, fornecidas pela ELEVATOR. Manter caderno de registro de irregularidades observadas Manter as chaves de casa de mquina identicadas e em local pr-determinado para proporcionar agilidade ao atendimento. ADMINISTRADORES / SNDICOS Responder pelos incmodos causados aos usurios, caso os elevadores funcionem sem estar sob os cuidados de Assistncia Tcnica Responder pelas consequncias advindas de interferncia de pessoas ou empresas no habilitadas na operao e conservao dos elevadores Comunicar ao rgo competente o no cumprimento das obrigaes contratuais por parte da conservadora Autorizar substituio de equipamentos ou componentes em mau estado, danicado, cujo funcionamento est comprometendo a segurana do usurio Facilitar a ao da scalizao municipal, prestando informaes e exibindo documentos.

FABRICANTE O termo de garantia faz parte do contrato de compra e venda, cando em poder do comprador (Construtora, Incorporadora ou outra entidade). Todo equipamento ELEVATOR garantido pelo prazo de 03(anos), a partir da data de sua ENTREGA, includo neste prazo o perodo de garantia de 90 (noventa) dias, previsto no artigo 26, inciso II, Lei 8078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor). Essa garantia estendida valida a todos os equipamentos que estiverem na carteira do Atendimento ELEVATOR. Os equipamentos NO cobertos por assistncia tcnica da ELEVATOR so garantidos pelo perodo de 90 (noventa) dias, a partir da ENTREGA dos equipamentos. O termo rege que sero substitudas, por conta da ELEVATOR, quaisquer peas que, dentro deste prazo, apresentarem defeito de fabricao e/ou de montagem, excludas lmpadas, botes, starters, reatores, condensadores, fusveis, baterias, vidros, espelhos, lonas de freio, acabamentos escolhidos ou pedidos pelo comprador, alm de defeitos decorrentes do uso cotidiano ou gasto ordinrio, entendido dentro dos padres de normalidade de utilizao, e dos decorrentes de mau uso, por dolo ou culpa em todas suas modalidades.

15

Manual do proprietrio do elevador

ASSISTNCIA TCNICA REDE DE ATENDIMENTO No Brasil, contamos com empresas associadas e posicionadas de maneira a atender s necessidades do atendimento avanado ELEVATOR. No Rio de Janeiro, geogracamente dividido em setores (atendimento avanado), so realizados por prossionais especializados, que dispem de uma ampla frota de veculos e recursos de rdio comunicao, garantindo um tempo mdio de atendimento s chamadas de 60 minutos. Este esquema proporciona aos tcnicos da ELEVATOR, as informaes necessrias para um perfeito e seguro funcionamento dos elevadores. Os servios esto disponveis 24 horas por dia. ATENDIMENTO NORMAL Nos dias teis, das 8h00 s 17h48min, prestao de servios de manuteno preventiva e atendimento a chamados para Manuteno Corretiva. SERVIOS DE EMERGNCIA Nos dias teis, das 17h48min s 22h00, e nos ns de semana e feriados, das 8h00 s 22h00. Atendimento a chamados para Manuteno Corretiva, exclusivamente para os casos de parada ou de defeitos que impeam o funcionamento seguro do elevador.

PLANTO DE EMERGNCIA Todos os dias, inclusive nos nais de semana e feriados, das 22h00 s 8h00, trata-se de um planto para atender aos chamados de emergncia. Atendimento exclusivo a chamados em casos de acidentes e para retirada de pessoas presas na cabina. * Horrio padro de atendimento, podendo ser alterado em algumas localidades. FERRAMENTAS DE ACOMPANHAMENTO DOS ELEVADORES Para aumentar a transparncia entre a ELEVATOR e seus clientes, o atendimento avanado disponibiliza duas importantes ferramentas de acompanhamento do desempenho dos equipamentos. A) RVT (RELATRIO DE VISITA TCNICA) Para acompanhamento das manutenes e disponibilidade dos seus equipamentos. Com este servio, voc ter acesso a todas as informaes sobre o desempenho dos elevadores, chamados efetuados, peas trocadas, entre outras. Para saber mais informaes sobre o RVT, entre em contato com a equipe da central de atendimento tcnico, SAC ELEVATOR. B) LIVRO DE REGISTROS DE ATENDIMENTO O objetivo deste material tornar ainda mais transparente o relacionamento entre o atendimento avanado ELEVATOR e nossos clientes. O BOLETIM DE CHAMADOS faz registros dos atendimentos e permite que a cada manuteno, preventiva ou corretiva, voc tenha acesso rpido s informaes sobre as atividades que foram realizadas, acompanhando o dia-a-dia do seu equipamento.

16

MATERIAL DE COMUNICAO O elevador o meio de transporte mais seguro que existe. Porm, utilizar os equipamentos de forma correta, alm de ser mais confortvel ainda mais seguro, aumenta a vida til e a disponibilidade para os usurios. Para ajudar na divulgao das informaes de utilizao dos equipamentos, a ELEVATOR disponibiliza aos seus clientes alguns materiais de comunicao. CARTAZ USO CORRETO DO ELEVADOR Para sanar dvidas, dar dicas de utilizao, informar e trazer curiosidades sobre os elevadores, a ELEVATOR disponibiliza a seus clientes um informativo. Os temas variam desde comportamento adequado dentro do elevador, dicas de segurana, economia de energia, atos vandalismo at o melhor tipo de material utilizado na limpeza dos elevadores. O material ideal para ser axado em local de fcil visibilidade no edifcio. Assim todos os condminos e visitantes tero acesso s informaes. Consulte o tcnico do atendimento avanado responsvel pelo seu condomnio e solicite o material. PLACAS INFORMATIVAS Com contedo sobre normas e leis municipais para uso correto dos elevadores, tem como objetivo informar aos usurios, sobre infraes que possam ser cometidas por desconhecimento legal de utilizao dos elevadores. Solicite ao tcnico do atendimento avanado de seu condomnio.

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES Nesta seo, elaboramos as perguntas mais freqentes dos nossos clientes a m de ajud-los a sanar eventuais dvidas. O ELEVADOR REALMENTE UM MEIO DE TRANSPORTE SEGURO? Os elevadores so projetados com inmeros dispositivos de segurana, tornando-os o meio de transporte mais seguro e usado do mundo. Voc est seguro com equipamentos como limitador de velocidade, freio de segurana e pra-choques. So vrios itens de segurana que garantem sua tranquilidade em cada viagem. QUAL A MELHOR MANEIRA DE REALIZAR A LIMPEZA DOS ELEVADORES? A limpeza interna da cabina deve ser feita pelo prprio condomnio, mas deve-se atentar para que a gua no escorra para a soleira, pois isto pode prejudicar o funcionamento do elevador. O uso de palhas de ao e abrasivos pode provocar manchas e envelhecimento do material. QUAL O PRODUTO MAIS INDICADO PARA SE LIMPAR A CABINA? O produto mais adequado o lcool etlico hidratado para limpeza de espelhos, botoeiras, portas e painis. Nos painis em ao inox escovado, pode ser utilizado vaselina lquida atravs de um pano macio e posteriormente a secagem do excesso com uma anela seca. Para o piso, o indicado a cera lquida em vinlico ou madeira, pano mido para pisos frios (granito, cermica, alumnio corrugado, etc.).

17

Manual do proprietrio do elevador

QUAL A IMPORTNCIA DA ESCOLHA DA EMPRESA DE MANUTENO? A manuteno um servio de extrema importncia e importante que seja feita pela empresa fabricante do elevador. Isso porque ela efetivamente conhece os equipamentos e tem os tcnicos treinados especialmente para manuse-los. Alm disso, a empresa usa peas autnticas na sua reposio, garantindo a segurana de seus usurios. No momento da escolha da empresa de manuteno vlido lembrar que o sndico co-responsvel pelos atos e efeitos das prestadoras de servio de seu condomnio. SE UM OBJETO CAIR NO POO DO ELEVADOR, COMO UMA CHAVE, POR EXEMPLO, COMO PROCEDER PARA PEG-LA? A nica pessoa autorizada a peg-la o tcnico do atendimento ELEVATOR, que descer at o poo e a trar de volta. Ele tambm remover os resduos que caem pela soleira. O QUE FAZER PARA ECONOMIZAR ENERGIA? Existem algumas pequenas atitudes que ajudam na economia da energia Na hora de chamar o elevador, aperte apenas um boto, mesmo havendo dois deles Dentro da cabina, aperte apenas o boto do andar desejado evitando assim viagens desnecessrias No mantenha a porta do elevador aberta por muito tempo Modernizar o elevador pode representar uma economia de at 40% de energia eltrica, alm de proporcionar viagens mais silenciosas e confortveis.

FALE CONOSCO SERVIO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE ELEVATOR A ELEVATOR sabe como importante manter um relacionamento aberto com seus clientes. Por isso, ns prezamos muito pelos contatos recebidos, para dar total ateno a voc. O SAC formado por uma central que s recebe ligaes, a central conta com prossionais treinados e capacitados para garantir que todas as solicitaes, dvidas e sugestes sejam atendidas o mais rpido possvel. Lembre-se que sua opinio sempre muito importante para ELEVATOR, que ter sempre o maior prazer em ouvi-lo e entend-lo para oferecer produtos e servios com qualidade e benefcios que voc espera. para isso que existe o SAC ELEVATOR. Entre em contato sempre que precisar. Veja como fcil entrar em contato com a ELEVATOR. TELEFONE E FAX (21)2597-9930/2597-9941/2289-9883/3899-8749 NEXTEL SAC ID 55*5005 E MAIL contato@elevator-rj.com.br SITE www.elevator-rj.com.br CARTA Rua Clarimundo de Melo, 200 Encantado, Rio de Janeiro RJ, Brasil Cep:20740-322

18

Via Cliente

CERTIFICADO DE GARANTIA
Contrato: Nome do cliente: Endereo: N equipamento:

Garantimos por 03 (trs) anos aps a entrega do(s) servios(s) com o compromisso de substituir ou reparar durante tal prazo todo aparelho ou pertence com falha de material ou de fabricao. Ficam ressalvados os defeitos oriundos de desgaste normal, de negligncia, uso inapropriado, de decincia de energia eltrica, funcionamento do equipamento fora dos limites de tenso da rede ou condies anormais de ambiente. Se acha concludo e em perfeito estado de funcionamento e segurana, com a garantia de 03(trs) anos a contar da data desta aceitao, conforme clusula constante no referido contrato, Desde que a manuteno seja feita pelo fabricante ELEVATOR ou por ela designada. A garantia cessar de pleno direito, caso o CONTRATANTE entregue a conservao do elevador a terceiros, no autorizados pela Elevator.

Data de entrega do elevador

ELEVATOR

Via ELEVATOR

CERTIFICADO DE GARANTIA
Contrato: Nome do cliente: Endereo: N equipamento:

Garantimos por 03 (trs) anos aps a entrega do(s) servios(s) com o compromisso de substituir ou reparar durante tal prazo todo aparelho ou pertence com falha de material ou de fabricao. Ficam ressalvados os defeitos oriundos de desgaste normal, de negligncia, uso inapropriado, de decincia de energia eltrica, funcionamento do equipamento fora dos limites de tenso da rede ou condies anormais de ambiente. Se acha concludo e em perfeito estado de funcionamento e segurana, com a garantia de 03(trs) anos a contar da data desta aceitao, conforme clusula constante no referido contrato, Desde que a manuteno seja feita pelo fabricante ELEVATOR ou por ela designada. A garantia cessar de pleno direito, caso o CONTRATANTE entregue a conservao do elevador a terceiros, no autorizados pela Elevator.

Data de entrega do elevador

ELEVATOR

Entrega do manual Via do cliente

Entrega do manual Via ELEVATOR

Declaramos para os devidos ns, que o manual do proprietrio est sendo repassado neste momento ao cliente que, aps integral suporte dos prossionais da ELEVATOR, est ciente de todos os direitos e deveres pertinentes ao produto.

Declaramos para os devidos ns, que o manual do proprietrio est sendo repassado neste momento ao cliente que, aps integral suporte dos prossionais da ELEVATOR, est ciente de todos os direitos e deveres pertinentes ao produto.

Cliente

Elevator

Cliente

Elevator

Data:

Data:

Entrega do elevador Via cliente

Entrega do elevador Via ELEVATOR

Declaramos para os devidos ns, que o modelo de elevador fornecido encontra-se em perfeitas condies de uso aps intervenes tcnicas realizadas pela equipe de prossionais da ELEVATOR.

Declaramos para os devidos ns, que o modelo de elevador fornecido encontra-se em perfeitas condies de uso aps intervenes tcnicas realizadas pela equipe de prossionais da ELEVATOR.

Cliente

Elevator

Cliente

Elevator

Data:

Data:

OBSERVAES CT:

OBSERVAES CT:

You might also like