You are on page 1of 36

NDICE 1. INTRODUO 2. CLASSIFICAO DA CRIAO QUANTO A SUA FINALIDADE . 3. CLASSIFICAO DA PISCICULTURA QUANTO AO SISTEMA DE CRIAO 3.

1 Piscicultura extensiva 3.2 Piscicultura semi-intensiva 3.3 Piscicultura intensiva 4. QUANTIDADE DE GUA NECESSRIA DE ACORDO COM O SISTEMA DE PRODUO 5. CONSTRUO DE TANQUES E VIVEIROS 5.1 CONDICIONANTES LOCACIONAIS 5.1.1 Topog !"#! 5.1.2 So$o 5.1.3 g%! 5.1.3.1 P op #&'!'&( )%!$#*!*#+!( '! ,g%! 5.1.3.2 P op #&'!'&( )%!-*#*!*#+!( '! ,g%! 5.1.4 D&*& .#-!-*&( G& !#( 5.1.4.1 T#po( '& *!-)%&( & +#+&# o( 5.1.4.2 Fo .! & '#.&-(/&( 'o( +#+&# o( 5.1.4.3 O%* !( 0! !0*& 1(*#0!( #.po *!-*&( -! 0o-(* %23o 'o( +#+&# o( 5.1.4.4 E-* !'! '& ,g%! & 0!-!$ '& !4!(*&0#.&-*o 5.1.4.5 S!1'! '& ,g%! & 0!-!$ '& '&(,g5& 5.1.4.6 T!-)%& '& '&0!-*!23o o% &(*!4#$#7!23o 6. ESP8CIES CULTIVADAS NO 9RASIL :. ESCOL;A DAS ESP8CIES PARA OS CULTIVOS <. MANE=O PRODUTIVO <.1 FLU>OGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO <.2 DESCRIO DO PROCESSO PRODUTIVO <.2.1 PREPARAO DOS VIVEIROS <.2.1.1 CALAGEM E ADU9AO DOS VIVEIROS <.1.1.2 ESCOL;A DOS ALEVINOS E O POVOAMENTO <.1.1.3 ALIMENTAO E TRATAMENTO <.1.1.4 DESPESCA <.1.1.5 SELEO E PESAGEM ?. QUALIDADE DE GUA ?.1 C! !0*& 1(*#0!( "1(#0!( '! ,g%! ?.2 C! !0*& 1(*#0!( )%1.#0!( '! ,g%! 1@. MORFOLOGIA E FISIOLOGIA 9SICA DOS PEI>ES 1@.1 MORFOLOGIA E>TERNA 1@.2 ANATOMIA INTERNA 11. ENFERMIDADES 11.1 P &+&-23o 11.2 P #-0#p!#( 'o&-2!( -! p#(0#0%$*% ! 11.2.1 9!0*A #!( 11.2.2 F%-go( 11.2.3 P o*o7o, #o( 11.2.4 T &.,*o'o( 11.2.5 C %(*,0&o( 11.2.6 V& .&( 11.3 Fo .!( '& * !*!.&-*o 11.3.1 P o'%*o( Q%1.#0o( 11.4 D#!g-B(*#0o( & T !*!.&-*o 12. REFERCNCIA 9I9LIOGRFICA

1. INTRODUO A piscicultura um tipo de explorao animal que vem se tornando cada vez mais importante como fonte de protena para o consumo humano, principalmente pela reduo dos estoques pesqueiros que, em 1991 (produo de 1 .!"#.#9" ton.$ em cativeiro aumentou em %,&' em relao a 199( e 1((' nos )ltimos % anos* +utros fatores que esto favorecendo o desenvolvimento atual da piscicultura so as modifica,es dr-sticas do h-.itat, como/ poluio* desmatamento e represamentos* a mudana do h-.ito alimentar das pessoas* o aparecimento de novos produtos mais pr-ticos para o consumo* e, a utilizao para lazer e esporte. A piscicultura uma atividade em ascenso dentro do setor a0ropecu-rio. 1eus altos ndices produtivos v2m atraindo cada vez investidores na -rea. 3orm, como qualquer outra atividade que envolve uma cadeia produtiva ela.orada, necess-rio que antes de implantada, o pro4eto deve ser .em plane4ado e avaliado, 0arantindo assim, se0urana ao sistema de produo* caso contraio, a atividade ao invs de prosperar, pode vir a apresentar pre4uzos, e por conseq52ncia, levar ao desestmulo e at mesmo, ao a.andono da atividade. + 6stado de 7oi-s possui um enorme potencial hdrico e clim-tico para o cultivo de peixes e outros or0anismos aqu-ticos. 8efer2ncia disso o crescimento positivo da atividade. 3orm, a car2ncia de tcnicos, repasse de tecnolo0ia, desestruturao da cadeia produtiva e falta de uma poltica p).lica .em ela.orada, faz com que ainda a atividade caminhe de forma desor0anizada. 1a.e9se que o custo de implantao de uma unidade produtiva em viveiros escavados muito elevado, por isso, necess-rio a ela.orao de pro4etos com uma en0enharia moderna, .aseada em informa,es cientificas, ecol:0icas e tecnol:0icas confi-veis. ;este modo, se conse0ue otimizar os custos de implantao e melhorar a produtividade. + plane4amento da atividade dar- confiana ao produtor, mostrando se o empreendimento ou no, vi-vel economicamente. <ontudo, no .asta somente que o pro4eto de implantao se4a aplicado de forma correta. = necess-rio tam.m que o produtor adote .oas pr-ticas de mane4o, que esta.eleam procedimentos adequados como/ densidade de estoca0em* uma .oa qualidade de -0ua* .oa pratica de mane4o alimentar* utilizao de rao de .oa qualidade* aplicao de fertilizantes qumicos ou or0>nicos de forma correta* medidas preventivas contra doenas* e, tcnicas de despescas que minimizem o aporte de efluente ao meio am.iente.

2. CLASSIFICAO DA CRIAO QUANTO A SUA FINALIDADE Cria u !r "u#$ "e alevin s% 6xplorao em que peixes (alevinos$ so passados a terceiros para serem recriados ou usados em povoamentos e repovoamentos de -0uas p).licas ou particulares. = considerada a fase mais lucrativa* entretanto, exi0e demanda favor-vel por alevinos na re0io, maior dedicao por parte do produtor, maior ocupao de mo9de9o.ra especializada e instala,es de equipamentos mais complexos. &ecria' en( r"a u !r "u#$ "e !esca" % 6xplora9se a capacidade de 0anho de peso e crescimento dos animais, en0lo.ando a fase de alevina0em at o a.ate. ?enos lucrativa que a anterior* entretanto, caracterizam9se por exi0ir menor dedicao do piscicultor, necessitar de menor ocupao de mo9de9o.ra, menor qualificao, necessitar de instala,es e equipamentos menos complexos* pode ser realizada em represas rurais, arrozais inundados, represas ou viveiros com ou sem inte0rao com outras explora,es a0ropecu-rias. 6sta fase dependente da oferta de alevinos, demanda e preo de pescado na re0io. Ex!l ra#$ mista "e cria e recria% 3roduz alevinos para uso pr:prio ou para terceiros.

Outr s ti! s "e ex!l ra#$ % 3ara fins de lazer (povoamento de represa, pesque9pa0ue ou cultivo de peixes ornamentais$. 3ara fins sanit-rios (controlar a proliferao de insetos ou animais vetores de doenas$. 3. CLASSIFICAO DA PISCICULTURA QUANTO AO SISTEMA DE CRIAO + peixe, diferentemente de al0uns animais terrestres, pode ser criado de v-rias maneiras diferentes. Adequando @s condi,es da propriedade, tipo de alimento, espcie considerada e aceitao de mercado. = possvel dividir, didaticamente, o sistema de criao em 6xtensivo, 1emi9extensivo e Antensivo. 3.1 Piscicultura extensiva 6xplorao em que o homem interfere o mnimo possvel nos fatores de produtividade (apenas realiza o povoamento inicial do corpo dB0ua$. <aracteriza9se pela impossi.ilidade de
Figura 1- Modelo de piscicultura extensiva.

esvaziamento total do criadouro, impossi.ilidade de despesca, aus2ncia de

controle da reproduo dos animais estocados, presena de peixes e aves predadoras, aus2ncia de pr-ticas de adu.ao, cala0em e alimentao. A alimentao 0arantida apenas da produtividade natural e pela produtividade .aixa, dificilmente ultrapassa #(( C0DhaDano. (Ei0ura F$. 3.2 Piscicultura semi-intensiva 1istema de explorao em que o homem interfere em al0uns fatores de produtividade. <aracteriza9se pela possi.ilidade de esvaziamento total do criadouro, possi.ilidade de despesca, controle da reproduo dos animais estocados, aus2ncia ou controle da predao, presena de pr-tica de adu.ao, cala0em e, opcionalmente, uma alimentao artificial @ .ase de su.produtos re0ionais, manuteno de uma densidade populacional correta durante o perodo de cultivo, produtividade que pode che0ar a 1( ton.DhaDano. 1istema racional e econGmico de produo recomendado para criao de peixes tropicais e por a.ran0er ainda consorcia,es com sunos, aves, arroz, etc. (Ei0ura F$. 3.3 Piscicultura intensiva 1istema de explorao em que os fatores de produo so controlados pelo homem, caracteriza9se por apresentar densidade populacional elevada de peixes por volume dB-0ua, alimentao artificial exclusivamente @ .ase de ra,es .alanceadas, necessidade de alto fluxo de -0ua ou uma recirculao forada por causa da alta densidade populacional, pela produtividade elevada, podendo ultrapassar 9( C0DmHDano, pelo sistema racional de custo elevado, com mo9de9o.ra especializada e alto nvel de mecanizao e tecnolo0ia. (Ei0ura &$

Figura 2- Modelo de piscicultura semi-intensiva.

Figura 3- Modelo de piscicultura intensiva.

4. QUANTIDADE DE GUA NECESSRIA DE ACORDO COM O SISTEMA DE PRODUO A quantidade mnima de -0ua que se deve dispor depende de v-rios fatores, portanto, deve ser suficiente para repor as perdas por evaporao e por infiltrao e, satisfazer, em parte, as necessidades de oxi02nio dos peixes.
Quadro 1- Comparao dos parmetros nos sistemas semi-intensivo e intensivo.

Semi-intensiv
9 a renovao de -0ua pode variar de ! a &(' por dia* 9 a vazo pode variar de 1( a !( IDsDha, (estimada no perodo seco$* 9 o nvel de oxi0enao deve ser maior ou i0ual a ! m0DI* 9 a estoca0em pode ser de 1 C0 de peixeD mJ. (Kuantidades maiores podem causar pro.lemas na produo e sa)de dos peixes$.

Intensiv
9 renovao de -0ua varia entre 1(( a F((' por dia (6x./ truta$* 9 vazo de F(( a !(( IDsDha* 9 nvel de oxi02nio entre ! e 1( m0DI (dependendo da espcie$* 9 uma densidade de !( a (( peixesDmH permitida (6x/ til-pias em 0aiola podem produzir de !( a &(( C0DmHDsafra$.

5. CONSTRUO DE TANQUES 5.1 CONDICIONANTES LOCACIONAIS A via.ilidade da implantao de uma unidade de piscicultura, como de qualquer outro ne0:cio, est- condicionada a uma an-lise mais detalhada dos aspectos locacionais mais importantes. Lo caso especfico da piscicultura, os fatores determinantes de uma .oa escolha so aqueles que levam em considerao/ a topo0rafia do terreno, por quest,es :.vias referentes aos custos de implantao e manuteno do empreendimento* o tipo de solo onde se plane4a a sua execuo* a an-lise quantitativa e qualitativa da -0ua disponvel para a.astecimento dos viveiros (principalmente nos meses de estia0em$* e as fun,es determinantes 0erais do ne0:cio. 5.1.1 Topog !"#!

A topo0rafia em 0rande escala, a demarcadora do volume do investimento financeiro. = ela que determina o volume de terra a ser movimentado na construo das instala,es. A movimentao de terra um dos principais itens dos investimentos fixos do empreendimento. A topo0rafia condiciona ainda/ o tipo, a forma, a superfcie* e, at o n)mero de viveiros possveis de serem construdos. <om o o.4etivo de se .uscar um melhor posicionamento dos custos vari-veis, deve9 se o.servar a dist>ncia e a cota (diferena de nvel$, entre o ponto de captao de -0ua, e a localizao dos viveiros de modo que, a captao este4a numa cota mais elevada do que o ponto m-ximo do nvel de -0ua dos viveiros. 3ara a drena0em, a cota do manancial (riacho$,

tam.m dever- estar em cota inferior @ cota do sistema de drena0em do viveiro, a fim de que todo o processo de a.astecimento e drena0em de -0ua se4a feito por 0ravidade. = extremamente recomend-vel que na etapa de ela.orao do pro4eto e construo dos viveiros, ha4a assist2ncia tcnica de um top:0rafo para a demarcao ideal das -reas. = recomend-vel que a declividade do terreno se4a inferior a &', evitando 0randes movimenta,es de terra nas constru,es dos viveiros. Exem!l "e c)lcul "e "eclivi"a"e% = levado em considerao a distancia horizontal em relao ao desnvel entre os pontos. M 1eu Nos quer sa.er qual a porcenta0em de declividade em um terreno de onde as extremidades mede 1(( metros e o desnvel entre essas extremidades de 1 metroO
1((m (dist>ncia$ 1m (desnvel$

desnvel % de declividade = x 100 distncia


5.1.2 So$o

1 x 100 100

1%

LogoD ! '&0$#+#'!'& )%& S&% =o(A &-0o-* ! , (& , '& 1E

+ tipo de solo mais apropriado para a construo de viveiros aquele cu4a composio tenha #(' de ar0ila e (' de areia, alm de no possuir afloramento rochoso, ou razes de 0randes -rvores que dificultem o processo de escavao. Perreno muito ar0iloso desaconselh-vel, pois alm de ser mais difcil de ser escavado, tam.m favorece ao aparecimento de rachaduras quando esvaziado. Perreno muito arenoso no possui .oa reteno de -0ua, favorecendo as infiltra,es, e conseq5entemente, demandando um maior volume de entrada de -0ua. <onsiderando9se as 0randes diferenas entre os ndices de acidez encontrados, necess-rio que se faa tam.m, uma an-lise de solo para possveis corre,es desta acidez. 3ara tanto, utilizado o calc-rio, a fim de ser mantido com um pQ em torno de ",&. G !-%$o.&* #! +s solos para piscicultura devem, de prefer2ncia, apresentarem maior porcenta0em de ar0ila e silte, pelo menos &!' de ar0ila e, no m-ximo, de (' de areia. As ar0ilas so compostas por 0ros extremamente finos. 1uas principais caractersticas que interessam nas constru,es de viveiros so/ impermea.ilidade*

plasticidade* e, coeso. Kuando essas caractersticas so atendidas, a -0ua tem maior dificuldade de infiltrao e, por conseq52ncia, menos -0ua ser- perdida. A(p&0*o & 0o-(#(*F-0#! A 3lasticidade a capacidade que o solo possui de se deixar moldar em diferentes formas sem variao de seu volume. Rma massa de ar0ila seca se torna dura e no mold-vel. 1e rece.erem quantidades de -0uas em quantidades proporcionais, ela se torna pl-stica, possi.ilitando sua molda0em. Uma maneira prtica de verificar se o solo apresenta caractersticas aceitveis para a construo de viveiros coletar uma amostra de solo e comprimi-la nas mos, fazendo uma bola compacta. Logo, arremessa-la de uma altura de aproximadamente ! cm do solo. "e ela se manter coesa #firme$, indica %ue & grandes c&ances de possuir %uantidades de argilas suficientes para a construo de viveiros. 'aso se esfarelar, o solo possui muita %uantidade de areia. (utro mtodo consiste em coletar uma amostra de solo e fazer um rolin&o e )untar as pontas formando uma *ros%uin&a+. "e nesse processo a amostra no se partir, indica %ue o solo pode apresentar boas caractersticas para a construo de viveiros. #,igura -$

Figura 4- Mtodo prtico para verificar a qualidade do solo argiloso para implantao de pisciculturas.

P& .&!4#$#'!'& A permea.ilidade a caracterstica que o solo possui de permitir o escoamento da -0ua ou ar atravs dele. A permea.ilidade pode variar com a temperatura ou a quantidade de material ar0iloso ou arenoso no solo. = medida em funo da velocidade do fluxo de -0ua durante um determinado perodo de tempo. + movimento de -0ua dentro do solo vai carre0ando as partculas de ar0ila at um momento que se formam vazios em formas de tu.os. Asso pode apresentar srios pro.lemas com a desesta.ilizao do aterro. = normal que em viveiros novos as perdas por infiltrao se4am maiores. <om o tempo, ocorre sedimentao de uma pelcula de ar0ila que praticamente impermea.iliza o fundo do viveiro. Co.p!0*!23o

= importante que na construo dos viveiros, se4a feita uma compactao .em firme, a fim de evitar o m-ximo de perdas por infiltrao. 3ara isso so necess-rios que se usem maquin-rios apropriados para fazer a compactao do solo. <ontudo, para uma .oa compactao fundamental um teor de umidade apropriado. ;eve9se ter o cuidado para que esse teor de umidade no se4a elevado de mais, dificultando o transporte e a compactao. Lo 6stado de 7oi-s esse detalhe deve ser considerado com muito cuidado. +s meses de chuva podem impossi.ilitar o tra.alho eficiente das m-quinas, .em como, a realizao de uma .oa compactao do solo. = comum dizer que para cada dia chuvoso so necess-rios, no mnimo, dois dias de tempo .om para que o solo volte a uma umidade adequada. 5.1.3 g%!

6m muitas re0i,es do 6stado de 7oi-s a -0ua o fator crucial no plane4amento da atividade. Asso se explica pela sazonalidade dos perodos de chuva e de seca, onde, no perodo de seca, a reduo da vazo nos locais de captao pode ser insuficiente para atender as exi02ncias mnimas de quantidade de -0ua no sistema de produo. Kuando se trata de piscicultura, a -0ua a ser utilizada deve atender par>metros de qualidade e a quantidade suficiente para 0arantir a via.ilidade do cultivo e sanidade dos peixes. 3or isso, importante conhecer a ori0em da -0ua* vazo mnima* e, das propriedades fsico9qumicas e .iol:0icas da -0ua, o.servando se essas caractersticas proporcionam condi,es necess-rias para o cultivo de peixes. Ap:s o enchimento dos viveiros, a entrada de -0ua nos mesmos, deve atender exclusivamente a tr2s situa,es/ recuperar as perdas com infiltra,es, recompor o volume evaporado, eDou melhorar o nvel de oxi0enao. ;ada a natureza do pro4eto, e do produto final, essencial a o.servao de determinadas normas .-sicas de hi0iene e fitosanit-rias mnimas para implantao do empreendimento, como por exemplo/ !G localizar o empreendimento lon0e de fontes poluentes como mananciais su4eitos a despe4os de ind)strias qumicas, ou de resduos a0rot:xicos, utilizados em planta,es * e 4G no caso de utilizao de esterco animal para a fertilizao dos viveiros e para a alimentao dos peixes, deve9se tomar cuidados adicionais com as medica,es dados a estes animais, aos quais podem ser transferidos aos peixes. 5.1.3.1 P op #&'!'&( )%!$#*!*#+!( '! ,g%!H ;entre as propriedades qualitativas da -0ua podemos citar/ as fsicas, as qumicas* e as .iol:0icas. ;ente as caractersticas fsicas, temos a temperatura, a tur.idez, o odor, a transpar2ncia e o s:lidos em suspenso. As caractersticas qumicas, citamos o pQ, o oxi02nio dissolvido, a alcalinidade, a dureza, a amGnia, o nitrito, o nitrato, a demanda .ioqumicas de oxi02nio (;S+$, o di:xido de car.ono (<+F$, dentre outros. N- as propriedades .iol:0icas, temos a qualidade e densidade de microor0anismos, espcies e quantidades de parasitas.

1er- a.ordado mais adiante, as propriedades qualitativas da -0ua, com mais detalhe. 5.1.3.2 P op #&'!'&( )%!-*#*!*#+!( '! ,g%!H A quantidade de -0ua necess-ria para a atividade de piscicultura depende de v-rios fatores como/ espcie cultivada* sistema de cultivo* clima* altitude* e, pr-ticas de mane4o. As fontes de -0ua mais utilizadas so nascentes ou pequenos riachos (c:rre0os$. Kuando a captao for de pequenos c:rre0os, recomend-vel fazer um aude9reservat:rio fora do curso dT-0ua para a captao da -0ua. = importante que este reservat:rio se4a construdo de modo que o nvel de -0ua de operao este4a, pelo menos, &( cm acima do nvel m-ximo de -0ua dos viveiros de produo, para que a -0ua caia por 0ravidade, atravs de um canal de derivao e a.astecimento. + volume de -0ua dever- ser suficiente para repor as perdas por infiltrao, por evaporao e renovao da qualidade de -0ua. 6m al0uns sistemas de cultivo, quando .em mane4ados, a renovao de -0ua se torna praticamente irris:ria no melhoramento da qualidade, precisando apenas repor9la -0ua por perdas por infiltrao e evaporao, que at podem che0ar a valores si0nificativos no vero. <onsidera9se que o tempo necess-rio para enchimento de um viveiro de 1 hectare (1(( m x 1(( m x 1,F m$ aproximadamente de 1! a F( dias. ;este modo, a vazo de -0ua deve variar em torno de ! a 1(IDsDha da -rea ala0ada. V!73o ( conceito de vazo a razo do volume de l%uido #gua$ em um determinado tempo. .ode ser expresso pela f/rmula0 1 2 3olume 4 tempo.

M&'#'!( '& +!73o = fundamental conhecer a vazo das fontes de onde vai se captar a -0ua para o cultivo, para que se possa plane4ar e dimensionar com se0urana a atividade. <omo 4- comentado acima, para o 6stado de 7oi-s, esse cuidado deve ser ainda maior, devido a sazonalidade do perodo de chuvas. Los perodos de seca a vazo pode ser muito .aixa e em perodos de chuva a vazo pode ser alta demais. ;este modo necess-rio que se conheam as vaz,es em pelo menos nesses perodos distintos. *+t " "iret !ara me"i"a "e va,$ % 6ste mtodo consiste em coletar toda a -0ua atravs de uma tu.ulao em um recipiente de volume conhecido. ;eterminando9se o tempo necess-rio para encher todo o recipiente em um determinado tempo, tem9se a vazo em litrosDse0undo (IDs$. 8ecomenda9se que se repita a medio pelo menos & vezes e se faa uma mdia dessas medi,es. + tempo mnimo de acordo com (<hiossi, 19"!$ de ! se0undo. 6nto de acordo com a quantidade de -0ua que se dese4a medir, necess-rio que o volume do recipiente se4a proporcional, ou se4a, medi,es de vaz,es de at & IDs, podemos

utilizar um .alde de F(I. 1e a vazo de at 1( litros, teremos que utilizar uma caixa de pelo menos %( a 1(( litros. .or exemplo0 5oo mede, com um balde, a %uantidade de gua %ue sai de uma mangueira. 6le verifica com um rel/gio %ue em 7! segundos o balde enc&eu 7! litro de gua. 8sto significa %ue a vazo foi de 7! L 4 7! s. 9contece %ue 5oo ficou curioso e %uis saber %uantos litros por segundo saiu da mangueira. "e aplicarmos uma regra de tr:s, verificamos %ue0 "e em0

1( se0undos 9 1( litros 1 se0undo 9 U litros U litros V 1( litros x 1 se0undo 1( se0undos V 1 litro por se0undo.

9gora 5oo %uis saber %ual a vazo por &ora %ue sair da man%ueira. 9plicando novamente a regra de tr:s, verificamos %ue0 "e em0

1( se0undos 9 1( litros & (( se0undos 9 U litros U litros V 1( litros x & (( se0undo V & (( litro por hora. 1( se0undos

5.1.4

D&*& .#-!-*&( G& !#(

+utros fatores que devem ser levados em considerao para a escolha do local de instalao de uma piscicultura, so/ exist2ncia de uma infra9estrutura mnima de rede de ener0ia eltrica* estradas em .om estado de conservao* relativa proximidade dos mercados consumidores* e, condi,es clim-ticas minimamente favor-veis. A construo de tanques e viveiros de uma maneira adequada de fundamental import>ncia para o mane4o dos peixes. ;e uma maneira 0eral, existem os se0uintes tipos de tanques/ 5.1.4.1 T#po( '& *!-)%&( & +#+&# o( V#+&# o( '& *& ! I&(0!+!'o(JH +s viveiros feitos de terra apresentam condi,es pr:ximas @s naturais dos peixes. 1o constru,es menos onerosas, mas necessitam de manuteno e reparos constantes. 1uas paredes devem apresentar inclinao m-xima de #! 0raus e ter suas .ordas 0ramadas para evitar desmoronamentos.

V#+&# o( '& !$+&-! #!H +s tanques de alvenaria possuem paredes revestidas de ti4olos com fundo de terra, exi0indo menos reparos, mas so caros.

O%* o(H 3odem ser construdos de concreto, cimento9amianto, fi.ra de vidro, lona pl-stica, etc.

5.1.4.2 Fo .! & '#.&-(/&( 'o( +#+&# o( A forma e dimens,es dos viveiros variam de acordo com a espcie criada, topo0rafia e formato do terreno, disponi.ilidade de -0ua, tipo de explorao e criao. (Ei0ura !$ +s viveiros retan0ulares so os que apresentam melhor forma, tanto para o mane4o como para o .em9estar dos peixes. Wiveiros muito pequenos (menor que #(( mF$ aumentam os custos e viveiros muito 0randes (acima de ((( mF$ invia.ilizam um .om mane4o de Figura 5- Vista area de uma piscicultura. criao. A profundidade pode variar de (,%( a 1,!( metro. 5.1.4.3 O%* !( 0! !0*& 1(*#0!( #.po *!-*&( -! 0o-(* %23o 'o( +#+&# o( + local escolhido para a construo deve ser totalmente limpo, retirando9se toda a matria or0>nica (restos de razes, folhas, 0alhos, etc.$, pedras, enfim* tornando o terreno mais est-vel e evitando pro.lemas de infiltrao. +s viveiros devem ser construdos, de prefer2ncia, escavados ou com levantamento de diques aproveitando o m-ximo da topo0rafia existente. A compactao de fundo e das paredes pr-tica o.ri0at:ria para evitar desmoronamentos, eroso e infiltrao (se necess-rio construir n)cleos de ar0ila nas paredes para maior se0urana e dura.ilidade$* o fundo deve ter uma inclinao (declividade$ de no mnimo 1,!' em direo ao sistema de escoamento.

Figura 6 - Ilustrao das caracter sticas gerais dos taludes de piscicultura.

T!$%'&(

+s taludes de um viveiro de terra devem ser .em construdos para 0arantir dura.ilidade e impedir infiltra,es e eros,es. La construo do mesmo, o ideal construir em camadas, colocando F( cm de terra, molhando e compactando, repetindo estes passos at completar a altura total do talude. + perfil de um talude ideal mostrado na Ei0ura ", onde Q representa a altura do talude (entre (,%m e 1,!m$. 6stes valores so refer2ncias para o tipo de solo pr:prio para viveiros de terra (ar0iloso$.

Figura 7 - Ilustrao das caracter sticas gerais dos taludes de piscicultura.

6m qualquer caso o ponto mais alto do talude deve ficar !( cm acima do nvel da -0ua (.orda livre$ para evitar pro.lemas como trans.ordamentos. A lar0ura da crista do talude depende muito do tipo de empreendimento e do tamanho dos viveiros. 1e os viveiros forem muito 0randes, a crista do talude deve ter # m para suportar movimento de caminh,es de despesca. 1e os viveiros forem pequenos, .asta um trator para a despesca, lo0o o talude pode ser mais estreito, na faixa dos F m.

F#g% ! < 9 Paludes com mesma altura e lar0ura de crista, porm com diferentes inclina,es (1/1, 1/F e 1/&$. +.serve que a suavizao do talude aumenta o volume de terra no corpo do dique e o percentual de -reas mais rasas no viveiro. Pam.m aumenta a -rea da .orda livre, exi0indo maior ateno quanto a proteo desta -rea. Lote as linhas de capilaridade (linhas trace4adas X solo com .aixo teor de ar0ila* linhas contnuas X solo com maior percentual de ar0ila$. +s taludes construdos com solos muito ar0ilosos podem apresentar uma inclinao mais acentuada nos taludes externos. N- nos solos com .aixo teor de ar0ila, a inclinao deve ser mais suave para no ocorrer drena0em da -0ua infiltrada so.re o talude. A movimentao de terra e o custo de construo ficam maiores quanto mais suaves for a inclinao dos taludes. Wiveiros com taludes muito suaves tam.m podem apresentar pro.lemas com o esta.elecimento de al0as e plantas aqu-ticas nas -reas pr:ximas as suas mar0ens.

5.1.4.4 E-* !'! '& g%! & C!-!$ '& A4!(*&0#.&-*o

+ a.astecimento dos viveiros pode ser feito com cano 3W< e re0istro para re0ular a vazo. Amportante, se possvel, fazer a -0ua cair de uma altura de aproximadamente !( cm, o que a4uda na oxi0enao. Iem.rar de colocar pedras na re0io onde a -0ua atin0e o fundo do viveiro, para evitar danos de eroso e ressuspenso de material ar0iloso. A -0ua de captao dever ser de .oa qualidade, apresentando as caractersticas fsico9 qumicas que atenda a espcie cultivada. 1eu volume deve ser suficiente para atender as renova,es di-rias (! a 1( IDsDhectare$. <ada viveiro deve ter seu a.astecimento individualizado. Lunca a.astecer um viveiro com a -0ua de outro viveiro em operao, para no Figura 9 ! "etal#es do a$astecimento com cal#as e tu$o de %VC. comprometer os peixes com -0ua de .aixas qualidades. 7eralmente, para a.astecimento 0eral dos viveiros, construdo um canal em concreto, ou manilhas de concreto. 3ara cada viveiro se constr:i uma caixa de derivao, para ento derivar a -0ua por um tu.o de 3W< para a.astecimento do viveiro. (Ei0ura 9$. 5.1.4.5 S!1'! '& g%! & C!-!$ '& D&(,g5& Rm dos fatores importantes no cultivo de peixes poder es0otar totalmente um aude ou viveiro, visando a despesca, manuteno, adu.ao e principalmente a desinfeco feita pelo sol. 3ara isso, existem al0umas alternativas para se alterar, quando for necess-rio, o nvel da -0ua de um viveiro ou aude. Kuaisquer que se4am as estruturas de sada de -0ua implantadas, essas devero estar localizadas na parte mais .aixa do viveiro, para que o mesmo possa ser totalmente drenado. = importante a retirada de -0ua do fundo dos viveiros, uma vez que essa -0ua apresenta menor qualidade e, nveis .aixos de oxi02nio. 3ara isso so propostos mon0es ou tu.ula,es que utilizam sistema de sifonamento. + canal de des-05e pode ser feito similar ao canal de a.astecimento, utilizando calhas e os tu.os de 3W<, que levam a -0ua at o tanque de decantao ou esta.ilizao. !J E(* %*% !H O KCo*o+&$o o% =o&$LoM = a estrutura mais .arata, sendo muito utilizada atualmente para tanques ou audes com menos de F ha. 6ssas estruturas so de 3W< r0ido (canos$ e fixadas em uma .ase de concreto ou alvenaria, variando de tamanho conforme as dimens,es do tanque. 6xistem dois tipos/ os fixos ou m:veis/ 9 F#No

A estrutura de 3W< r0ido fixada em um muro de concreto ou cimento. +s nveis da -0ua podem ser alterados, retirando9se os diferentes tu.os se0mentados (tam.m em 3W<$ existentes. La parte superior do tu.o por onde drenada a -0ua, coloca9se uma tela de malha condizente com o tamanho dos peixes em cultivo, para se evitar a fu0a dos mesmos (Ei0ura 1($.
&u$o de %VC de '*(mm

) vel da gua
&u$o de %VC segmentado de '((mm

Figura 10 ! "etal#es da drenagem feita por sistema de sifonamento com canos de %VC.

9 MB+&$ An-lo0o @ estrutura anterior quanto @ sua implantao. A diferena que essa estrutura no apresenta se0menta,es e o nvel da -0ua alterado, .aixando9se a estrutura (tu.o de 3W<$ para um lado ou para o outro. ;as existentes, a mais .arata e mais adotada atualmente em todo o Srasil. 0J E(* %*% !H Mo-g& = a melhor estrutura desenvolvida para a sada de -0ua de um tanque, e por ser considerada de primeira qualidade. 3orm, a mais cara e mais complexa, podendo ser utilizada para qualquer dimenso de viveiros ou aude. + mon0e uma estrutura feita de concreto armado, por meio de um molde em madeira e que tem a forma de letra YRY. 6ssa estrutura construda na sada de -0ua dos viveiros, na sua parte mais .aixa (Ei0ura 11$. La sua poro interna, pode apresentar de duas a tr2s ranhuras, onde sero inseridas pequenas t-.uas ou ta.iques, serra0em e telas de proteo, que iro impedir a fu0a dos peixes de cultivo.

Caixa de &i,olo e concreto

&$uas de controle de n vel

&ela de proteo

+erragem fina

Figura 11 ! "etal#es da drenagem feita por monge de concreto.

5.1.4.6 T!-)%& '& '&0!-*!23o o% &(*!4#$#7!23o + tanque de decantao ou esta.ilizao recomend-vel para melhorar a qualidade de -0ua depois de utilizada na piscicultura, e assim devolve9la ao meio am.iente. Pem a finalidade de reciclar os nutrientes e meta.:litos em excesso, providos de restos de ra,es, excretas dos peixes, etc., e tam.m decantar os materiais em suspenso. = exi0ida uma -rea de 1(' da soma da -rea total ala0ada dos viveiros de cultivo. As caractersticas deste tanque so as mesmas de um viveiro de produo.

6. ESP8CIES CULTIVADAS NO 9RASIL 6xistem no Srasil centenas de espcies de peixes de -0ua doce que poderiam ser tranq5ilamente tra.alhadas. ?as isso no ocorre, principalmente porque h- poucos estudos so.re a propa0ao natural ou artificial de muitas espcies, isto , faltam ainda conhecimentos so.re .iolo0ia de in)meras de nossas espcies. Qo4e, no 3as, cultivam9se espcies nativas e ex:ticas* como/ N!*#+!(H P!0%D T!.4!)%# #.iaractus mesopotamicus, macropomum$ +ri0em/ Srasil, Sacia do 3aran- e do 3rata. Q-.ito alimentar/ +nvoro. Iimite de temperatura/ F( a &(Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ 1,! m0DI. 1istema de cultivo/ ?onocultivo e policultivo. ;ensidade de estoca0em/ 1 a 1,! peixesD mH (tanque convencional$. P#!%D P#!%2%D P#!p! ! #Leporinus sp$ +ri0em/ Srasil. Q-.ito alimentar/ +nvoro. Iimite de temperatura/ 1% a &(Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ F m0DI. 1istema de cultivo/ ?onocultivo e policultivo. ;ensidade de estoca0em/ 1 peixeD mH (tanque convencional$. 'olossoma

P!0%

T!.4!)%#

P#!%

C% #.!*3 o% 0% #.4! (.roc&ilodus scrofa$ +ri0em/ Srasil. Q-.ito alimentar/ Ali:fa0a. Iimite de temperatura/ F( a &(Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ 1,( m0DI. 1istema de cultivo/ 3olicultivo. ;ensidade de estoca0em/ 1 peixeD mH (tanque convencional$. M!* #-0L3D P# !p%*!-g! (;r<con sp$ +ri0em/ Srasil, Sacia AmazGnica, 1o Eranscisco e 3ara.a. Q-.ito alimentar/ +nvoro. Iimite de temperatura/ 1% a &(Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ F m0DI. 1istema de cultivo/ ?onocultivo e policultivo. ;ensidade de estoca0em/ (,% a 1 peixeD mH (tanque convencional$. P#-*!'oD S% %4#. (.seudoplat<stoma coruscan$ +ri0em/ Srasil. Q-.ito alimentar/ <arnvoro. Iimite de temperatura/ [ FFZ<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ [ &,! m0DI. 1istema de cultivo/ ?onocultivo. ;ensidade de estoca0em/ 1 peixeD mH (tanque convencional$. Ex-ticas% C! p! 0!4&2! g !-'& (9ristic&t&<s nobilis$ +ri0em/ <hina. Q-.ito alimentar/ \ooplanct:fa0a. Iimite de temperatura/ 1 a &(Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ [ #,( m0DI. 1istema de cultivo/ 3olicultivo. ;ensidade de estoca0em/ (,% a 1 peixeD mH (tanque convencional$.

C% #.4!

M!* #-0L3

P#-*!'o

C! p! 0!4&2! g !-'&

C! p! 0!p#. ('tenop&ar<ngodon idella$ +ri0em/ <hina e sudeste da ]sia. Q-.ito alimentar/ Qer.vora. Iimite de temperatura/ 1 a &(Z<.

pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ [ #,( m0DI. 1istema de cultivo/ 3olicultivo. ;ensidade de estoca0em/ (,% a 1 peixeD mH (tanque convencional$. C! p! p !*&!'! (=<pop&t&almic&t&<s molitrix$ +ri0em/ <hina. Q-.ito alimentar/ Eitoplanct:fa0a. Iimite de temperatura/ 1 a &(Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ [ #,( m0DI. 1istema de cultivo/ 3olicultivo. ;ensidade de estoca0em/ (,% a 1 peixeD mH (tanque convencional$.

C! p! 0!p#.

C! p! p !*&!'!

T#$,p#! ((reoc&romis niloticus$ +ri0em/ ]frica, Sacia do Lilo. Q-.ito alimentar/ +nvoro. Iimite de temperatura/ F a F%Z<. pQ ideal da -0ua/ a %. +xi02nio dissolvido mnimo/ [ 1,( m0DI. 1istema de cultivo/ ?onocultivo e policultivo. ;ensidade de estoca0em/ F peixesD mH (semi9intensivo$. & peixesDmH (intensivo$. 1!( peixesDmH (tanque9rede$.

T#$,p#!

:. ESCOL;A DAS ESP8CIES PARA OS CULTIVOS As espcies de peixes para os cultivos intensivos e semi9intensivos, devem apresentar as se0uintes caractersticas/ !. Se.am a"a!ta"as a clima "a re(i$ 9 para o <entro9oeste temos, como opo, tam.aqui, ('olossoma macropomum$ pirapitin0a, ('. brac&<pomum$* carpa comum, ('<prinus carpio$* macho da til-pia do Lilo, ((reoc&romis niloticus$* h.rido de til-pias ((reoc&romis &ornorum > (. niloticus $* e pac) (.iaractus mesopotamicus$. ;ependendo de maiores estudos, poderemos contar com as carpas chinesas/ capim, ('tenop&ar<ngodon idella$* prateada, (=<pop&t&almic&t<s molitrix$* e ca.ea 0rande, (9ristic&t&<s nobilis$* /. A!resentem cresciment r)!i" 9 = necess-rio que atin4a peso comercial antes de 1 ano de cultivo. Asto acontece com todas as espcies citadas no item a* c. &e!r "u,am-se naturalmente em cativeir , de prefer2ncia, ou se4am passveis de se o.ter a propa0ao artificial (hipofisao$. 9 Lo primeiro caso, esto as til-pias e a carpa comum. As demais s: se propa0am em cativeiro atravs da hipofisao* ". Aceitem aliment s arti0iciais c m / m 1n"ice "e c nvers$ alimentar . As espcies citadas no item MaO atendem a esta necessidade*

e. Su! rtem eleva"as "ensi"a"es "e est ca(em. 9 1o. este aspecto as til-pias so im.atveis, vindo em se0uida tam.aqui, pirapitin0a e carpa comum. 0. Se.am resistentes a manusei e as en0ermi"a"es . 9 1o. este aspecto, as til-pias so tam.m im.atveis, vindo em se0uida tam.aqui, pirapitin0a, carpa comum* e (. Se.am "e / a aceita#$ c mercial 9 Asto acontece com todas as espcies citadas no item MaO.

<. MANE=O PRODUTIVO <.1 FLU>OGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO

<.2 DESCRIO DO PROCESSO PRODUTIVO + processo de en0orda de peixes relativamente simples consistindo .asicamente na/ preparao dos viveiros* escolha alevinos e o povoamento* alimentao e tratamento* acompanhamento da evoluo do crescimento* e, despesca, seleo e pesa0em. <.2.1 PREPARAO DOS VIVEIROS A preparao dos viveiros consiste .asicamente na cala0em e nas adu.a,es do terreno. <.2.1.1 CALAGEM E ADU9AO DE VIVEIROS Cala(em " s viveir s %

A cala0em a primeira coisa a ser feita e depende da an-lise de solo do viveiro. Pem como o.4etivo controlar a acidez do solo, aproximando o pQ @ ",( (com a an-lise de solos, t2m9se condi,es de atin0ir esse valor$. +s terrenos arenosos 0eralmente exi0em uma cala0em mais leve do que terrenos ar0ilosos. +s terrenos turfosos (presentes em locais .aixos e com colorao escura$ necessitam de uma cala0em mais pesada (de ! a " tonDha$ por serem muito -cidos (pQ entre # e !$. Rma .oa cala0em deve ser realizada tr2s meses antes de se colocar -0ua no tanque (tempo necess-rio para o calc-rio rea0ir com o solo$. 6sse tempo pode ser menor caso o calc-rio tenha uma textura mais fina ou se utilize cal vir0em (diminui o tempo para #! dias* entretanto, esses produtos so mais caros$. + calc-rio tem que ser incorporado no solo (pelo menos no fundo$ a uma profundidade de 1! a F( cm (usar enxada ou 0rade$. ( p= baixo causa0 ^ ?enor produtividade do viveiros* ^ Ampede a recicla0em de nutrientes (reduz a atividade de decomposio da matria9or0>nica$* ^ ?aior vulnera.ilidade dos peixes @s doenas (muco e .r>nquias$* e ^ ?enores taxas de fertilizao e so.reviv2ncia de larvas e alevinos. 6m mdia, so utilizados/ calc-rio (<a<+&$* eDou, cal vir0em ou cal hidratada (<a+$ em p:, nas quantidades/ 9 F((0DmJ de calc-rio dolomtico, ou* 9 1((0DmJ de cal vir0em ou cal hidratada.

A"u/a#$ " s viveir s % A Adu.ao dos viveiros pode ser or0>nica ou inor0>nica (qumica$, tendo a mesma finalidade que na a0ricultura. = feita para aumentar a produo prim-ria da -0ua de cultivo, aumentando deste modo a produtividade final. A"u/a#$ r(2nica

+s adu.os utilizados para a piscicultura so os estercos de aves, de .ovinos, sunos e outros. As quantidades recomendadas esto na Pa.ela F.
Tabela 2 ! &ipo de adu$os orgnicos recomendado com respectivas quantidades em gramas.

A'%4!23o o gO-#0! 'o (o$o


T#po '& &(*& 0o Sovinos Q%!-*#'!'& #(( 9 (( (0DmF$

Mo'o '& !p$#0!23o 'o !'%4o o gO-#0o. <olocar uma l>mina de -0ua de F( cm no viveiro. Aplicar o esterco espalhando9o em sua superfcie uniformemente. Wiveiro seco, a aplicao deve ser a lano no fundo do viveiro.

O3S% 6vite a adu.ao em dias nu.lados e monitore a qualidade da -0ua quando o viveiro 4- estiver povoado. ;eve9se espalhar principalmente no fundo e, se estiver muito seco, 4o0ar uma camada de terra entre F a & cm para que o esterco no .:ie. A"u/a#$ 4u1mica 1o utilizados adu.os qumicos empre0ados normalmente na a0ricultura, contendo .ases de nitro02nio, f:sforo e pot-ssio (L3_$, nas propor,es de #D%DF. Aconselhamos a aplicar unicamente o f:sforo, so. a forma de superfosfato simples ou triplo. ;evem9se dissolver os adu.os previamente em -0ua. Lunca 4o0ar diretamente na -0ua principalmente os adu.os a .ase de f:sforo, pois o solo os retm com facilidade. As quantidades recomendadas esto na Pa.ela &

Tabela 3 ! &ipo de fertili-ante q micos recomendado com respectivas quantidades em gramas.

A'%4!23o )%1.#0!
T#po '& "& *#$#7!-*& 1uper 1impleD1 Priplo <loreto de 3ot-ssio Q%!-*#'!'& ",( X F,( 0DmJ (,! X 1,( 0DmJ

Mo'o '& !p$#0!23o 'o !'%4o )%1.#0o <olocar uma l>mina dT-0ua de F( cm no viveiro* ;issolver o fertilizante (1 parte de adu.o para 1( ou F( partes de -0ua$ ;eixar descansar por 1 a F horas Aplicar o fertilizante espalhando na superfcie do viveiro.

O3S% = importante que a adu.ao, ap:s o peixamento, se4a feita em tr2s dias consecutivos, de prefer2ncia na presena de sol, momento este em que as al0as esto em alta atividade fotossinttica. A quantidade aplicada deve ser proporcional ao n)mero de dias em que a mesma ser- realizada. <.1.1.2 ESCOL;A DOS ALEVINOS E O POVOAMENTO

+ povoamento dos viveiros dever- ser feito na relao de (1 (um$ alevino por metro quadrado de l>mina de -0ua. <onsiderando um viveiro de !.((( metros quadrados, com uma altura mdia de 1,! metro, devem ser colocados !.((( (cinco mil alevinos$ alevinos. +s peixes para o povoamento dos viveiros devero ser adquiridos de esta,es de piscicultura especializadas. +s alevinos devem ser colocados nos viveiros com muito cuidado para que no se4am machucados. ;eve9se evitar tocar os alevinos com as mos, a fim de no retirar a fina camada MmucoO que os prote0em. +utro cuidado importante com a temperatura da -0ua. + saco pl-stico que transporta os alevinos devem ser colocado em contato com a -0ua que ir- rece.29los. Kuando a temperatura da -0ua do saco pl-stico, se i0ualar @ temperatura da -0ua do viveiro, os filhotes podem ento ser soltos aos poucos e deva0ar. A melhor hora para soltar os alevinos nos viveiros pela manh ou ao entardecer, ou ainda, nos dias nu.lados a qualquer hora. <.1.1.3 ALIMENTAO E TRATAMENTO A en0orda de peixes em escala comercial, determinam alimenta,es artificial por intermdio de ra,es .alanceadas, fareladas ou 0ranuladas, complementadas por outros nutrientes. La hip:tese de cultivo semi9intensivo, com tecnolo0ia de alimento @ .ase de rao, para sustentar um povoamento de 1 (hum$ peixe por metro quadrado, o alimento deve ser administrado duas vezes por dia, em perodos fixos. ;e prefer2ncia no incio da manh e no final da tarde. = importante lem.rar que a maioria dos peixes possui h-.itos alimentares diferenciados, conseq5entemente uma exi02ncia nutricional tam.m diferenciada. Kuanto mais carnvoros forem os peixes cultivados, maior a porcenta0em de protena .ruta na rao. (Pa.ela #$
Tabela 4 - .xig/ncias de porcentagem de prote na $ruta e taman#o do pellet de ra0es comercias para algumas espcies de peixe.

Peso vivo

T#$,p#! 45E PB 4@E 1D: .. 36E 2 G 4 .. 36E 4 G 6 .. 32E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. G

R&'o-'o( 45E PB 4@E 1D: .. 36E 2 G 4 .. 2<E 4 G 6 .. 2<E 4 G 6 .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 22E 14 G 2@ .. 22E 14 G 2@ .. 22E 14 G 2@ ..

P#!%2% 45E PB 4@E 1D: .. 36E 2 G 4 .. 2<E 4 G 6 .. 2<E 4 G 6 .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 22E 14 G 2@ .. 22E 14 G 2@ .. 22E 14 G 2@ ..

M!* #-N3 45E PB 4@E 1D: .. 36E 2 G 4 .. 36E 4 G 6 .. 36E 4 G 6 .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < .. 2<E 6 G < ..

P#-*!'o 45E PB 4@E 1D: .. 4@E 2 G 4 .. 4@E 2 G 4 .. 4@E 4 G 6 .. 4@E 6 G < .. 4@E 6 G < .. 4@E 6 G < .. 4@E 14 G 2@ .. 4@E 14 G 2@ .. 4@E 14 G 2@ ..

!*A 5 g 5 G 25g 25 G 5@g 5@ G 1@@g 1@@ G 2@@g 2@@ G 5@@g 5@@ G :5@g :5@ G 1@@@g 1@@@ G 15@@g 15@@ G 2@@@g !0#.! 2@@@g

A idade dos peixes influencia diretamente na quantidade de rao consumida. Kuanto menor a idade dos peixes, maior a quantidade de rao fornecida em relao @ .iomassa corporal. Alevinos, no de (,! a F! 0ramas, che0am a consumir 1(' de rao em relao @ .iomassa corporal ao dia. +s alevinos de F! a 1(( 0ramas, consomem aproximadamente ' de rao em relao @ .iomassa corporal ao dia. Nuvenis consomem de a & '. 3eixes adultos consumem de & a F ' de rao em relao @ .iomassa corporal ao dia. A metodolo0ia mais utilizada para a determinao da quantidade de rao a ser lanada nos viveiros, a que 0uarda uma relao da rao com a .iomassa dos viveiros. A quantidade de rao a ser lanada por dia deve corresponder ao ndice de ' da .iomassa existente no viveiro de acordo com a idade dos peixes, isto , quantidade total de peixes vezes seu peso mdio, sempre dividido na quantidade de vezes que os peixes sero alimentados ao dia. + c-lculo dessa .iomassa deve ser feito de 1! em 1! dias, e consiste em/ primeiro, coletar uma amostra aleat:ria de peixes com rede ou tarrafa. 6m se0undo lu0ar os peixes so ento pesados para um acompanhamento de seu crescimento evolutivo, e ento realizar o c-lculo de seu peso mdio necess-rio para a estimativa da .iomassa. ;esta forma, a .iomassa do viveiro, i0ual ao peso mdio dos peixes coletados na amostra, vezes o n)mero de peixes estimados no viveiro. A quantidade e hor-rios de alimentao dependem de v-rios fatores, por isso v-lido se .asear em ta.elas. <ontudo, sempre usando o .om senso. +s peixes deveram ser alimentados exclusivamente durante o dia. A alimentao no perodo noturno pode acarretar queda .rusca na quantidade de oxi02nio da -0ua, pre4udicando a respirao e o meta.olismo dos peixes.

A freq52ncia de arraoamento o n)mero de vezes que os peixes devem ser alimentados por dia* isso varia com/ a temperatura* a espcie* o tamanho ou a idade dos peixes* e, a qualidade da -0ua. 6 o fornecimento das ra,es deve ser sempre nos mesmos hor-rios, para condicionar os peixes a .uscarem o alimento nessas horas. 7eralmente eles alimentam9se nas primeiras horas do dia ou ento, ao entardecer. = mais se0uro errar por falta do que por excesso de rao. + excesso de rao provoca desperdcio, mortalidades e poluio am.iental. A falta de rao apenas retarda o crescimento, a no ser que a falta se4a si0nificativa, acarretando doenas e at mortalidade. E5E*PLO% .ara um viveiro com rea de 7!!! m? e profundidade media de 7,@! m, tendo uma populao de 7!!! peixes com peso de @!! gramas cada, adotando a proporo de AB de rao, em relao ao peso vivo da populao. Cuas alimentaDes dirias. 'alcular a %uantidade de rao por dia e em cada alimentao
,/rmula para clculo de rao diria 2 nEmero de peixes F peso F proporo utilizada 7!! total 2 7!!! px F !,@ Gg F AB 2 H,! Ig de rao 4 dia 7!!

Logo, utilizaremos A Gg pela man& e essa mesma %uantidade J tarde.

+ armazenamento da rao deve ser de acordo com o fa.ricante/ local seco* fresco* are4ado* apoiados so.re estrado* sem contato direto com o cho e prote0ido contra animais oportunistas (ratos e p-ssaros$. = importante verificar alterao de cor eDou cheiro da rao, que pode indicar pro.lemas de qualidade da mesma. 1emanalmente deve ser feitos testes para apurar os nveis de acidez, temperatura e oxi0enao da -0ua, e caso se4am encontrados par>metros fora dos aceit-veis, medidas imediatas de correo devem ser tomadas para manter o .om equil.rio do ecossistema e assim 0arantir os ndices de efici2ncia tcnica do empreendimento, se for o caso, suspender o arraoamento. <.1.1.4 DESPESCA A despesca a atividade de retirada dos peixes dos viveiros ap:s determinado perodo predeterminado, quando estes atin0em o peso e converso alimentar ideal. Q- dois tipos de despesca, a total e a parcial. Kuando o mercado assim o determinar, ou quando por al0um motivo os peixes no apresentarem crescimento uniforme, poder- ser adotado a despesca parcial. + primeiro passo para a realizao da despesca a retirada de uma amostra de peixes para pesa0em e medio. <aso se confirme uma mdia de peso dentro das expectativas, deve9se iniciar o processo de esvaziamento do viveiro, que tem dever- ser feito de forma 0radativa. A despesca deve ser precedida de um 4e4um de F# a #% horas e de um posterior esvaziamento de "(' da -0ua do viveiro. Ap:s o esvaziamento, passado uma

rede de malha que pode variar entre F! e #( mm entre os n:s, para a coleta dos peixes que inicialmente vo para reservat:rios menores com -0ua. ;epois de retirado os peixes, deve9se esperar a decantao dos s:lidos e da matria or0>nica em suspenso, li.erando em se0uida e 0radativamente, a -0ua para o tanque de decantao. 6ste procedimento evitar- a li.erao de -0ua de .aixa qualidade ao meio am.iente. A rede de despesca deve ser feita com um fio macio, pouco a0ressivo @s escamas dos peixes. + formato se0ue a lar0ura do viveiro com uma fol0a de &('. A altura da rede deve ser de F,(( m ou mais (Ei0ura 1F$. 6xistem empresas especializadas na construo de redes especialmente pro4etadas para despesca, porm, possvel construir redes artesanalmente.
Fm

Iar0ura do viveiro ` &(' Figura 12 ! "imens0es de uma rede de despesca.

Ap:s a despesca, o pescado deve ir para o 0elo o mais .reve possvel, para ocorrer a morte por choque trmico, e a se0uir para o processamento o quanto antes.

<.1.1.5 SELEO E PESAGEM 6sta etapa caminha de acordo com os compromissos com o mercado, os peixes so selecionados entre aqueles que vo para o a.ate destinado ao consumo direto (mercado consumidor$ e aqueles que se0uiro em tonis com -0ua e oxi02nio com destino aos 3esque9pa0ues. Quadro 2 ! + nteses das atividades no ciclo de cultivo
TE*PO 1! dias ATI6IDADE O37ETI6O ;eixar secar o viveiro vazio ao sol at rachar o solo, se ficar poas de -0ua, aplicar cal 6liminar pra0as e doenas e aumentar a vir0em. ;epois, fazer adu.ao or0>nica ou produo prim-ria (3l>nctons$. inor0>nica. <olocar -0ua nos viveiros aos poucos. 6vitar pro.lemas no talude, verificao de vazamentos e crescimento de macr:fitas (plantas aqu-ticas$.

F 9 # dias 1 hora 9 % meses F# 9 #% horas F# horas

Aclimatar os alevinos no viveiro conforme 6vitar mortalidade em massa por choque de protocolo pr:prio. qualidade da -0ua <iclo propriamente dito Ne4um pr9despesca 6svaziamento de "(' da -0ua do viveiro 6n0orda para com comercializao ?elhorar qualidade do pescado ;espesca

TE*PO # horas

ATI6IDADE ;espesca e conservao no 0elo

O37ETI6O <onservao e comercializao

QUALIDADE DE GUA

A -0ua , entre todos os fatores, aquela que mais intervm na cultura do peixe, a qual pode ser considerada como a parte final das m)ltiplas transforma,es que se processam nesse meio, e que o.4eto de uma ci2ncia denominada Iimnolo0ia. Lo estudo de Iimnolo0ia, incluem9se caractersticas fsicas, qumicas e .iol:0icas. ?.1 C! !0*& 1(*#0!( "1(#0!( '! ,g%!

T&.p& !*% ! A temperatura interfere diretamente na solu.ilidade de 0ases, na velocidade de rea,es qumicas, na circulao de -0ua, no meta.olismo dos peixes, etc. A faixa ideal das espcies tropicais est- entre F( a &(a<, sendo o nvel :timo para a maioria entre F! e F%a<. Pemperaturas inferiores a F(a< normalmente afetam o meta.olismo dos peixes tropicais, acarretando diminuio de apetite e das taxas de crescimento. A temperatura letal muito vari-vel entre espcies, sendo de !a< para as carpas, 1(a< para as til-pias e 1!a< para tam.aqui e pacu. Pemperaturas superiores a &#a<, tam.m podem interferir no desenvolvimento dos peixes tropicais, a cada 1(a< que a temperatura aumenta, o efeito das su.st>ncias t:xicas duplicam. + controle de temperatura pode ser feito por meios artificiais com o uso de aquecedores, mas invi-vel economicamente. A temperatura que convm considerar no a da -0ua de alimentao do tanque, mas sim a -0ua dos tanques onde os peixes vivem. 3or isso, ao se construir um tanque, deve9se escolher um local .em exposto ao sol e ao vento, onde possa tirar o maior rendimento dos dois. T !-(p! F-0#! A transpar2ncia est- relacionada com o material em suspenso, tanto mineral como or0>nico. Kuanto mais pl>ncton (microor0anismos que vivem na coluna da -0ua$, menor a transpar2ncia. + disco de 1ecchi o equipamento usado para medir esse par>metro. Rma transpar2ncia ideal da -0ua de um tanque medida pelo disco de 1ecchi est- em torno de &( e #( cm, indicando uma .oa produo .iol:0ica nos viveiros. A Ei0ura 1& ilustra a medio da transpar2ncia atravs do uso do disco de 1ecchi.

As -0uas de cor esverdeada ou azulada so 0eralmente .oas. As amareladas ou acastanhadas, provenientes de p>ntanos, so -cidas e impr:prias para culturas de peixes. ?.2 C! !0*& 1(*#0!( )%1.#0!( '! ,g%!

Figura 13 ! Medio da transpar/ncia da gua com o disco de +ecc#i. Poda -0ua na natureza deriva da precipitao atmosfrica, produto da condensao do vapor de -0ua no ar (chuva$, e contm v-rios compostos nitro0enados, sulfatos, cloretos, etc., cu4a quantidade varia no somente com o local, como mas tam.m as esta,es do ano. 6m todo o tra4eto, a -0ua dissolve numerosas su.st>ncias do solo, que a tornam uma soluo mais ou menos diluda de sais minerais e compostos or0>nicos. Alm dessas su.st>ncias dissolvidas, a -0ua arrasta no seu caminho partculas no9sol)veis, col:ides e partculas maiores, tornando9se uma suspenso mineral ou or0>nica. A -0ua o solvente universal encontrado na natureza. 6la dissolve os 0ases, os sais minerais e su.st>ncias or0>nicas. Podos esses 0ases so de fundamental import>ncia para a piscicultura. + valor pisccola de uma -0ua depende essencialmente da natureza do terreno com o qual a -0ua est- em contato.

p; I!0#'&7 '! ,g%!J + pQ reflete o 0rau de acidez ou de alcalinidade da -0ua. A escala de pQ varia de ( (zero$ a 1# (quatorze$, e tam.m funo de numerosos fatores qumicos e .iol:0icos. A melhor -0ua para a cultura do peixe a que possui uma reao li0eiramente alcalina, isto , pQ entre " e %. 6sses valores no devem ser inferiores a #,! 9 !, nem superiores a %, em.ora existam espcies ictiol:0icas e planctGnicas que os preferem. C m me"ir !8 "a )(ua9 9 medio do grau de acidez da gua pode ser feita por aparel&os eletrKnicos c&amados p=metros digitais, %ue apresentam os resultados com preciso. ( problema de trabal&ar com este mtodo %ue necessita de uma mo-de-obra mais especializada, uma vez %ue, necessrio a calibrao constante do aparel&oL outro problema o custo elevado do mesmo. 6xistem diversos modelos de p=metros no mercado. .orm, mais comumente utilizado na piscicultura para medio do p= um Git colorimtrico. Meste mtodo, basta coletar uma amostra de gua do viveiro, adicionar algumas gotas do indicador de p= e agitar. Ce acordo com o grau de acidez da gua, a amostra apresentar uma colorao caracterstica.

ON#gF-#o '#((o$+#'o IO.D.J 1em o oxi02nio dissolvido na -0ua, os peixes de cultivo e todos os outros or0anismos aqu-ticos no podem so.reviver.

A falta de +.;. tam.m pode ser o.servada pela presena de peixes na superfcie. Lesse caso, deve9se suspender o fornecimento de rao, aumentar ao m-ximo a renovao da -0ua e se possvel, acionar o sistema de aerao at que o quadro se reverta. = importante lem.rar que existem espcies que toleram com mais facilidade a falta de +.;. na -0ua. + monitoramento do +.;. feito com um equipamento chamado +xmetro di0ital (Ei0ura 1#$. Sasta cali.rar o aparelho @ salinidade da -0ua, altitude do corpo dT-0ua em relao ao nvel do mar* lo0o, colocar a sonda na -0ua e re0istrar em m0DI o valor de +.;. 7eralmente este equipamento possui um termGmetro anexo. 6xistem duas fontes naturais de obteno de oxig:nio0 !J D#"%(3o '# &*!
Figura 14 ! 1x metro digital. Atravs do contato e penetrao direta do ar atmosfrico na -0ua. + +F da atmosfera entra na -0ua principalmente por mistura mec>nica, provocada pela ao dos ventos, por correntes naturais de massas h.ridas e a0ita,es causadas pela topo0rafia do terreno. A concentrao do oxi02nio na -0ua varia com a sua temperatura (relao concentraoDtemperatura est- intimamente li0ada$, .em como a solu.ilidade desse 0-s depende ainda da presso atmosfrica. A solu.ilidade do oxi02nio na -0ua diminui @ medida que a temperatura aumenta. 6m temperatura alta, os peixes lo0o utilizam o +.;. da -0ua, podendo ocorrer mortalidade por asfixia. A solu.ilidade de +.;. diminui com a reduo da presso atmosfrica e com o aumento da altitude.

4J P o0&((o '& "o*o((1-*&(& A li.erao de oxi02nio na -0ua, mediante processo fotossinttico pelo fitopl>ncton (al0as, em especial$, a principal fonte de o.teno do +.;. em um sistema de cultivo de peixes. ;urante o processo fotossinttico pelos :r0os clorofilados dos ve0etais, o 0-s car.Gnico (<+F$ a.sorvido so. a ao da luz solar. 6nquanto o car.ono (<$ utilizado para a sntese de hidratos de car.ono e car.onatos, o oxi02nio expelido, contri.uindo e muito para a oxi0enao da -0ua. 1em a presena de luz solar, no h- produo de +.;. pelas al0as e sim o consumo, por isso, em -0uas turvas e com .aixa transpar2ncia, a produo fotossinttica est- diminuda ou at mesmo parada. 3ode9se notar, portanto, que o processo fotossinttico dos or0anismos clorofilados esto limitados @s camadas superficiais de -0ua, onde a maior parte da luz a.sorvida. D#BN#'o '& C! 4o-o ICO2J

+ 0-s car.Gnico se4a, no estado livre, na forma de -cido fraco ou de .icar.onato, encontra9se na -0ua em soluo inst-vel* e, @s vezes, so.re a forma de car.onatos que precipitam. Kuando ocorre um aumento de <+ F, o pQ diminui* o contr-rio tam.m pode ocorrer. +s altos teores de <+F podem ser encontrados quando usa9se -0ua su.terr>nea. +s nveis su.letais esto entre 1F a !( m0DI e letais de !( a ( m0DI. + <+ F pode ser removido com a aerao, pelo aumento de pQ, pelo controle fitopl>ncton e pela construo correta dos viveiros (entrada de -0ua oposta @ sada, sada da -0ua no fundo, etc.$. A$0!$#-#'!'& A alcalinidade refere9se @ concentrao de .ases de car.onatos e .icar.onatos (<a<+& e <a(Q<+&$F$ e na -0ua e @ capacidade do meio em resistir @s mudanas de pQ para valores mais -cidos. La maioria das -0uas, os car.onatos e os .icar.onatos so as .ases predominantes. A ta.ela a.aixo mostra a alcalinidade (m0 <a<+ & DI$ e seu si0nificado no viveiro. Tabela 52 +ignificado da 3lcalinidade 4mg CaC15 678 no viveiro.
A$0!$#-#'!'& I.g '& C!CO3PLJ ( ! 9 F( F( 9 1(( 1(( 9 F!( S#g-#"#0!'o -o ,g%! '& 0%$*#+o ]0ua extremamente -cida, deve9se corri0ir com compostos calc-rios. Alcalinidade muito .aixa, o pQ varia muito e a -0ua no muito produtiva.

+ pQ varia e a produtividade pequena pQ varia entre pequenos limites e a produtividade :tima

SB$#'o( (%(p&-(o( +s s:lidos suspensos correspondem a partculas de alimento no consumidos, fezes ou matria inor0>nica (ar0ila$ em suspenso na coluna dB-0ua. Peores de 1( 0DI so suportados por espcies tropicais, sendo o nvel ideal de F 0DI. + Eiltro mec>nico simples pode diminuir os mesmos, sendo que um filtro de (,&! m de camada filtrante (cascalho de " mm$, (,&(m de altura, 1,F( m de comprimento e (,9( m de lar0ura filtra um canal de alimentao com descar0a de & IDs. A -0ua su4a pre4udica o peixe de duas formas/ D# &*! G pelos ferimentos ou ac)mulos nas .r>nquias, comprometendo a respirao dos animais* I-'# &*! G pela diminuio da penetrao de luz na -0ua, reduzindo a produtividade natural do viveiro.

N#* #*o + nitrito um produto intermedi-rio na oxidao .iol:0ica da amGnia a nitrato (nitrificao$. <oncentra,es .aixo. 3ara os peixes, o nitrito muito t:xico, pois se com.ina @ hemo0lo.ina no san0ue, ori0inando a meta9hemo0lo.ina (m- transportadora de oxi02nio$, que confere colorao amarronzada ao san0ue, matando o peixe por asfixia. A presena de ons de cloro pode diminuir a toxidez do nitrito. + nvel de nitrito no meio no deve exceder a (,1! m0DI. ?.3 C! !0*& 1(*#0!( 4#o$Bg#0!( Rm tanque de criao de peixes, apesar de ser um am.iente total ou parcialmente controlado, no deixa de constituir um sistema ecol:0ico que deve ser estudado, pois todas as outras modalidades sofrem influ2ncia das condi,es .iol:0icas do meio, alm das condi,es citadas nos t:picos anteriores. = de fundamental import>ncia o monitoramento do pl>ncton. Pl2nct n : so todos os or0anismos aqu-ticos presentes na coluna de -0ua, incapazes de vencerem correntes. 1ua locomoo por conta pr:pria muito pequena, al0umas espcies locomovem9se na vertical. <lassificao/ G F#*op$O-0*o-H frao ve0etal composta de al0as microsc:picas, como, por exemplo, as al0as verdes, os dinofla0elados, etc. G Qoop$O-0*o-H frao animal composta por microcrust-ceos, coppodos, rotferos, etc. elevadas podem ocorrer em conseq52ncia de poluio or0>nica ou teor de +.;.
Tabela 6 ! %rincipais parmetros de qualidade de gua com valores mdio alme,ados9 e freq:/ncia de anlise.

1@ 1@.1

MORFOLOGIA E FISIOLOGIA 9SICA DOS PEI>ES MORFOLOGIA E>TERNA

Figura 15 ! Morfologia externa de um peixe.

1@.2

ANATOMIA INTERNA

A.aixo, esto relacionados al0uns :r0os internos e suas fun,es e representados na Ei0ura 1 . O 0o !23o o :r0o que .om.eia o san0ue de forma a que circule no corpo de todo o animal* A( 4 O-)%#!( ou 0uelras (termo vern-culo$ so os :r0os da respirao, ou se4a, nelas que ocorrem as trocas 0asosas entre o san0ue ou linfa, dos seus portadores, e a -0ua* A 4&N#g! -!*!*B #! um :r0o que auxilia os peixes a manterem9se a determinada profundidade atravs do controle da sua densidade em relao @ da -0ua* R#. o :r0o respons-vel pela filtrao do san0ue e excreo* GR-!'! a 0l>ndula sexual respons-vel pela produo de 0ametas masculinos ou femininos e tam.m pela produo de hormGnios* O E(*R.!go a vscera respons-vel por parte da di0esto dos alimentos* O I-*&(*#-o a vscera respons-vel pela a.soro dos nutrientes ap:s di0eridos no estGma0o* O S-%( o orifcio na extremidade terminal do intestino, pelo qual se expelem os excrementos* O Po o g&-#*!$ o orifcio na extremidade terminal das 0Gnadas, pelo qual se expelem os 0ametas* O F1g!'o respons-vel por armazenar e meta.olizar as vitaminas, fazer a sntese das protenas plasm-ticas, desintoxicao de toxinas qumicas produzidas pelo or0anismo e desintoxicao de toxinas qumicas externas ao or0anismo.

Figura 16 ! 3natomia interna de um peixe.

11 11.1

ENFERMIDADES P &+&-23o

A melhor maneira de lidar com enfermidades evit-9las na medida do possvel. 3ara isso .asta se0uir todas as recomenda,es do sistema de mane4o descrito nesse material e consultar um profissional da -rea. + par>metro mais importante para a sa)de dos peixes a qualidade da -0ua, principalmente o oxi02nio dissolvido. +s principais fatores que afetam o oxi02nio dissolvido so/ b Tem!eratura "a )(ua/ quanto maior a temperatura menor o oxi02nio dissolvido* b 3i massa/ quanto maior a .iomassa, maior o consumo de oxi02nio* b Arra# ament / quanto mais so.ras de rao, maior o consumo de oxi02nio* b ;it !l2nct n/ quanto mais al0as microsc:picas na -0ua (-0ua verde$, maior o consumo de oxi02nio durante a noite* +utro fator que 0eralmente pode causar pro.lemas a rao, que deve ser de .oa proced2ncia e do tipo certo, conforme o peixe e suas necessidades. +utras fontes de enfermidades e controle/ ^ )(ua " a/asteciment X se possvel, usar filtra0em de areia* ^ alevin s<re!r "ut res "e utr l cal 9 adquirir alevinos de fornecedores idGneos, entrada e sada de -0ua dos viveiros independentes entre si* ^ !ess as 4ue circulam em v)rias !isciculturas X permitir acesso aos tanques somente com as roupas pr:prias da piscicultura ou impedir acesso* ^ !eixes .) en0erm s X retirar do tanque e enterrar o mais .reve possvel lon0e dos viveiros* ^ re"e "e "es!esca X se possvel, usar uma rede para cada viveiro*

^ !re"a" res em (eral X espantar* ^ cicl s anteri res X desinfetar o viveiro antes de cada ciclo* 11.2 P #-0#p!#( 'o&-2!( -! p#(0#0%$*% !

6xistem al0umas doenas que pertur.am, so.remodo, o cultivo de peixes. A.aixo so descritas al0umas enfermidades e seus respectivos tratamentos. + uso de produtos qumicos e as dosa0ens devem ser indicadas por um tcnico respons-vel ap:s identificao do pro.lema. ;eve ser evitado o uso indiscriminado desses produtos, pois existem diferenas de toler>ncia de doses entre as espcies. As larvas e alevinos so mais sensveis a produtos qumicos que peixes adultos. 11.2.1 9!0*A #!( - Aer m nas =>"r !=ila e Pseu" m nas 0lu rescens Panques com alta car0a de material or0>nico e com -0ua de m- qualidade facilitam sua ocorr2ncia que pode aumentar nos perodos de primavera e outono. + peixe perde o apetite, reduz a atividade, apresenta natao va0arosa e tende a se posicionar nas -reas mais rasas do tanque* apresenta eroso nas nadadeiras, les,es circulares ou irre0ulares do tipo )lceras pelo corpo, hemorra0ia nas .ordas das les,es e na .ase das nadadeiras, olhos saltados de aspecto opaco e hemorr-0ico, a.dGmen distendido e presena de fludo opaco ou li0eiramente san0uinolento na cavidade a.dominal, fludo amarelado ou san0uinolento no intestino, hemorra0ia nos :r0os internos como o f0ado, hiperplasia (aumento do tamanho$ de :r0os como o f0ado, .ao e rins* f0ado de colorao p-lida ou li0eiramente esverdeada e pontos hemorr-0icos na parede interna da cavidade a.dominal. - ;lexi/acter c lumnaris <ausadora da <olumnariose ou doena da .oca de al0odo ou da cauda comida, como popularmente conhecida, esta .actria coa.ita os sistemas aqu-ticos, normalmente em equil.rio, at ao momento em que, ou por m- nutrio, ou por m- qualidade da -0ua ou mau manuseio, ela se manifesta instalando9se em les,es ;igura '< ! 3s manc#as mais claras mostram o causadas por ferimentos ou por parasitas. A transmisso ataque por $actrias. ocorre de peixe para peixe facilitada com o aumento da densidade de estoca0em, da temperatura e das in4urias fsicas. 11.2.2 F%-go( "aprolegnia parastica um dos fun0os .ranco ou cinza claro com aspecto de al0odo causadores da infeco. Lutrio inadequada e in4)rias fsicas propiciam a infestao. Pransporte e mane4o de espcies tropicais como as til-pias, pacus, tam.aquis e tucunars, entre outras, so. condi,es de .aixa

;igura '< ! %eixe coloni-ado com fungos9 que do aspectos contonosos.

temperatura de inverno e de incio de primavera podem favorecer as infesta,es. A doena se manifesta inicialmente com despi0mentao de -reas na pele dos peixes se0uida da multiplicao e elon0ao das hifas (filamentos$ formando os tpicos Mtufos de al0odoO. 3eixes mortos devem ser retirados dos tanques. 11.2.3 P o*o7o, #o( - Ic=t=> !=t=irius muti0ilis ;oena conhecida como M;oena dos 3ontos SrancosO ou Actio, se caracteriza pela presena de pontos .rancos visveis a olho nu, espalhados pelo corpo, principalmente so.re as nadadeiras. + peixe apresenta excessiva produo de muco e fica se raspando no su.strato, em plantas e outros o.4etos presentes nos tanques. + parasita normalmente se instala nas .r>nquias dificultando a respirao, a excreo nitro0enada e a osmorre0ulao dos peixes. +utros protozo-rios parasitas como, o 6pist<lis, a 9mbip&t<a, a Nric&odinas e o Nric&op&r<a, tam.m se fixam ao peixe na pele, nadadeiras e .r>nquias e se alimentam filtrando o material or0>nico na -0ua. Kuanto maior o ac)mulo de resduos or0>nicos nos tanques de produo, maior a populao destes parasitos. 11.2.4 T &.,*o'o( +s trematodos mono02nicos fixam9se ao hospedeiro atravs de aparelhos de fixao (haptores$ com 0anchos ou ventosas. Lormalmente encontrado no corpo, nadadeiras, nas .r>nquias dos peixes. +s Prematodos ;i02neos possuem aspectos similares a pequenos vermes, normalmente encontrados na forma de cistos na pele, :r0os internos, como o f0ado, e nos olhos dos peixes. 11.2.5 C %(*,0&o( + 9rgulus (Ei0ura 1"$ comumente conhecido como M3iolho de 3eixeO. Amportantes vetores de doenas virais e .acterianas. Apresentam corpo achatado e oval, se fixam na pele e nas nadadeiras atravs de ventosas e se alimentam dos fluidos dos peixes. + 6rgasilus sp. outro microcrust-ceo freq5entemente encontrado nas .r>nquias dos peixes. +casionalmente ;igura '< ! 3rgulus fixado na ca$ea do peixe. podem aparecer na parte interna da .oca dos peixes. +s peixes podem apresentar sintomas de asfixia mesmo so. condi,es de oxi02nio dissolvido adequadas. As Lernaea, se fixa ao peixe com auxlio de 0anchos especiais com formato de >ncora localizados na ca.ea do parasita que penetra na musculatura do peixe e deixando a

;igura '= ! 7ernaea fixada na $ase da nadadeira dorsal ca$ea do peixe.

re0io caudal para fora com o formato de um verme. <ausam severa anemia e mortandade aos alevinos e no raro a peixes adultos. + peixe desenvolve uma forte reao @ penetrao do parasita o que lhe confere mau aspecto, .astante inflamado, apresentando uma leso avermelhada e escurecida, onde infec,es secund-rias por fun0os, .actrias e vrus se desenvolvem provocando a morte massiva de peixes. 11.2.6 V& .&( Wermes parasitos incluem in)meros representantes das classes <estoda (lom.ri0as$, Lematoda (vermes arredondados$ e Acantocephala (vermes de ca.ea espinhosa$, .em como da classe Qirundinea (san0uessu0as$. Lormalmente estes vermes usam os peixes como hospedeiros intermedi-rios. 1e in0eridos crus, podem representar risco @ sa)de humana. 11.3 Fo .!( '& T !*!.&-*o

As formas de tratamento mais empre0adas so/ T-!ic % aplicao do terap2utico diretamente nos locais de infeco* evite contato direto dos produtos com as .r>nquias. In.e#$ % principalmente de anti.i:ticos em peixes de 0rande valor, como reprodutores, peixes ornamentais, etc. &a#$ *e"ica"a% 0eralmente com anti.i:ticos 3an= s &)!i" s% consiste na exposio dos peixes a uma elevada concentrao do terap2utico porm de curta durao (se0undos a minutos$ 3an= s !r l n(a" s u 0lux c nt1nu % os peixes so su.metidos a uma .aixa concentrao do terap2utico por perodos mais lon0os (minutos a horas$ Tratament ! r tem! in"e0ini" % os peixes ficam expostos a uma .aixa concentrao terap2utica por tempo indeterminado. 6sta forma de tratamento .astante empre0ada em tanques e viveiros de maiores dimens,es. 11.3.1 P o'%*o( Q%1.#0o(H 1. S!$ Co.%.H o sal um produto .arato e .astante se0uro no tratamento de al0uns parasitos e .actrias externas. + sal pode ser usado sem maior cuidado ou restrio no tratamento de peixes destinados ao consumo humano. 2. P& .!-g!-!*o '& Po*,((#o ITM-O4J/ este produto .astante eficaz no controle de .actrias externas como a ,. columnares, al0uns protozo-rios e crust-ceos parasitos e fun0os, neste caso com solu,es t:picas. 3. A7%$ '& M&*#$&-oH um corante com ao .actericida e parasiticida. 3ode ser usado no controle de protozo-rios e fun0os.

4. Fo .!$#-! I4@E Fo .!$'&#'oJH um terap2utico .astante usado no controle de fun0os e protozo-rios. A aplicao pode causar a reduo dos nveis de oxi02nio dissolvido na -0ua de tanques e viveiros. 5. S%$"!*o '& Co4 & IC%SO4.5;2OJ/ pode ser usado no controle de protozo-rios, trematodos mono02neos, fun0os e .actrias externas. Lo entanto o sulfato de co.re .astante t:xico aos peixes, principalmente em -0uas com .aixa alcalinidade total. Lo recomendada a aplicao em -0uas com alcalinidade a.aixo de &( m0 de <a<+ &DI. A dose de sulfato de co.re a ser aplicada calculada dividindo a alcalinidade total por 1((. 6. T #0$o "o-H este inseticida .astante utilizado no controle de crust-ceos parasitos (Lernaea, 9ngulus e 6rgasilus$, Prematodos mono02nicos e san0uessu0as, .em como, na erradicao de ninfas e insetos aqu-ticos. 3ode ser t:xico em -0ua com .aixa alcalinidade total, menor de &( m0 de <a<+ &DI, principalmente em dosa0ens acima de (,F!0DmH. + produto no deve ser aplicado em -0uas com pQ acima de %,!. :. V& '& M!$!)%#*!H este produto .astante eficaz no controle de muitos pat:0enos e parasitos, no entanto seu uso importante no controle do Actio e no controle de fun0os como a "aprolegnia. 3eixes que rece.eram o tratamento podem apresentar fil com colorao esverdeada ap:s armazenamento so. refri0erao ou con0elamento. Tabela 7 - %rodutos e &ratamentos usados na %reveno e Controle de %arasitos9 ;ungos e >actrias.

P o'%*o(
1al <omum (La<l$

T !*!.&-*o
Sanhos ! min Sanhos &(9 ( min Sanhos F(9&( min

Co-0&-* !23o
&( 0DI F91(0DI 1(0DmH (ppm$ F0DmH (ppm$ 1oluo 1' F9& 0DmH (ppm$ 1!(9F!(mIDmH F!9&( mIDmH ((mIDmH 1!9F! mIDmH PAD1((V0 DmH (,1& a (,F! 0 AADmH 1 X F,! 0 AADmH 1( 0 AADI F!( a 1%(( 0Dton F( 0DmH (,1( m0DI (ppm$ 19F m0DI (ppm$ 1oluo 1'

O g!-#(.o A$+o
3arasitosDSact. 6xternas 3arasitosDSact. 6xternas 3arasitosDSact. 6xternas Eun0os Eun0osD3aras. 6xternos

3erman0anato de 3ot-ssio Azul de ?etileno

Andefinido P:pico Andefinido Sanhos de &(9 ( min

Eormalina

Sanhos de F# hr Sanho ovos F( min Andefinido

Eun0os 6xternos

3arasitos

1ulfato de <o.re

Andefinido Andefinido

3arasitos 6xternos Iernaea, 6r0asilus An0ulus e

Priclorfom

Sanhos 3rolon0ados Sanhos de 1 a & min

La 8ao 1( a 1# dias +xitetraciclina ou <lorohidrato de Petraciclina Sanhos 3rolon0ados Andefinido Werde ?alaquita Sanho de &(9 ( min P:pico

Sactrias 6xternas

1ist2micas

Eun0osD3arasDSactrias Eun0osD3arasDSactrias Eun0os

11.4

D#!g-B(*#0o( & T !*!.&-*o

Lo caso de uma doena conta0iosa se instalar no tanque no h- o que fazer a no ser despescar imediatamente. 7eralmente, as doenas de peixes no afetam a sa)de dos consumidores, porm podem pre4udicar a comercializao do produto pela m- apar2ncia que pode causar. 6m al0uns casos muito raros os peixes podem se recuperar, mas depende do tipo da doena e da sa)de prvia dos mesmos antes da instalao da enfermidade.

12

REFERCNCIA 9I9LIOGRFICA

C1.7?19 +.@.C. Produo de peixes em al a de!sidade em a!"ues-rede de pe"ue!o #olume$ &raduo de .duardo 1no. Campinas2 Mogiana 3limentos +.3.9 <<p. ;A@&3"19 B. ;.@. Pis%i%ul ura& uma al er!a i#a re! '#el$ Cua $a2 3gropecuria9 'DD*. '=( p. M1@.I@39?.7.M.E V3@C3+97.E @I>.I@19@.%.E FIMM.@M3))9+. Fu!dame! os da (")i%ul ura$ Canoas2 .d. A7>@39 G(('. G((p. 1+&@.)+HI9 3.E >1.C.@9 J.. Pis%i%ul ura& *u!dame! os e +%!i%as de ma!e,o$ Cua $a2 3gropecuria9 'DD=. G'' p. KK9 %I+CICA7&A@39 +rie %erfil de pro,etos. +.>@3.. VitLria9 'DDD. 5G p.

You might also like