You are on page 1of 11

A TICA NA PROFISSO CONTBIL

ARTIGO

A TICA NA PROFISSO CONTBIL

Maria Aparecida T. M. Peres Maria Joana Gonalves de Oliveira Mesquita Mrian Gomes dos Santos T. Rosa Contador Clenio Alves Costa Profa. Orientadora Ilda Alves Corra de Arajo

Acadmicas do 8 Perodo Cincias Contbeis Faculdade do Noroeste de Minas - Finom Paracatu-MG

A TICA NA PROFISSO CONTBIL

RESUMO
O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliogrfica tendo como objetivo principal refletir sobre a tica na profisso contbil. O tema foi definido mediante grande observao sobre a crescente importncia que se d a Contabilidade, e aos profissionais da rea como os contadores e auditores, exigindo deles o dever de zelar pela valorizao da profisso. Dessa forma, este estudo foi realizado atravs de extensa pesquisa bibliogrfica, limitando sua abrangncia aos fatores ticos que evidenciam como algumas responsabilidades so fundamentais e devem ser observadas pelo profissional contbil. Portanto, esse trabalho sobre a A tica na profisso contbil se deu atravs de reviso bibliogrfica de livros, materiais publicados, textos da Internet e artigos cientficos baseando em diversos estudiosos quanto ao tema em estudo. Assim, este trabalho foi direcionado ao estudo da globalizao como fator de influncia na atuao do profissional da rea contbil, mais especificadamente o contador. Palavras-chave: Contador. tica. Profissional.

ABSTRACT
This article was compiled from literature with the main objective to reflect on ethics in accounting profession. The theme was defined by great observation about the increasing importance given to accounting, and professionals such as accountants and auditors, requiring of them a duty to ensure the enhancement of profession. This, this study was carried out through extensive research literature, factors limiting its scope to show how some ethical responsibility are fundamental and should be observed by the professional accounting. Therefore, this paper on "Ethics in the accounting profession" was through literature review of books, published materials, Internet texts and scientific articles based on a number of scholars on the subject under study. This work was directed to the study of globalization as a factor influencing the performance of professional accounting area, more specifically the counter.

Keywords: Counter. Ethics. Professional.

Introduo

O objetivo de todo ser humano estabelecer-se profissionalmente, porm a tica deve ser base da construo da vida de qualquer profissional. Exercer a profisso com zelo, diligncia e honestidade dever de todo o Contabilista comprometido com a sociedade, com os Colegas e com a Classe. Neste contexto, a tica um valor de suma importncia para qualquer pessoa, no entanto muitos no conseguem assimilar e agir segundo os princpios ticos A profisso contbil evoluiu com a sociedade e hoje est como a mais requerida, pois todas as empresas e instituies precisam de seus servios. Por isso a tica profissional tem um papel muito importante, pois no seu contedo existem vrias regulamentaes e limitaes para o exerccio da profisso. Faz-se necessria para desenvolver a conscincia social e profissional da pessoa. Para tanto, o profissional contbil precisa atualizar-se constantemente, a fim de acompanhar a evoluo do mercado e as necessidades de seus clientes. Cabe aos contabilistas uma preparao tcnica e um excelente nvel de comprometimento, capaz de identific-los como profissionais diferenciados, e que no estejam abertos participao com atos e aes reconhecidos pela sociedade como imorais ou ilcitos, o que somente deve ser alcanado com a demonstrao de suas boas aes, dos seus valores e deveres ticos pessoais e sociais. O recente surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que responsabiliza os contadores juntamente com os administradores da Organizao na preparao e divulgao das informaes contbeis, tem levado a observao que os profissionais contbeis esto se preocupando cada vez mais com a sua atuao tica, social e legal. Para isso necessrio que o profissional adquira conhecimentos, especficos e generalistas, que abranja o entendimento dos seus direitos e deveres.
A valorizao da tica uma tendncia mundial e exigncia adotada pelas organizaes, e o estudo da tica nas instituies, empresas e no ensino superior uma conseqncia direta.

No entanto, observa-se tambm, que conforme o meio em que est inserida a organizao, os contadores tendem a se sentir pressionados pela administrao para o gerenciamento e a adequao do resultado, o que vai contra os princpios contbeis e a

tica profissional, j que embasados nos princpios ticos da profisso no deveriam se sujeitar a tais presses, pois so cientes da funo social que detm ao lidar com informaes que afetam a empresa e a sociedade. Segundo Nascimento (2010) ser um profissional da rea contbil, portanto, gestor de informao, exige responsabilidades fundamentais para um correto desempenho da sua atividade. O Cdigo de tica Profissional do Contabilista - CEPC, estabelecido pela Resoluo CFC n 803/96, regulamenta j no art. 1 os deveres profissionais: Art. 1 - Este Cdigo de tica Profissional tem por objetivo fixar forma pela qual se deve conduzir os contabilistas, quando no exerccio profissional. Assim, entende-se que independentemente da rea escolhida para atuao, o contabilista deve ter conscincia de todas as suas responsabilidades, de forma que, somente conhecer o cdigo de tica profissional no suficiente para o bom desempenho da atividade, mas sim exerc-lo em sua plenitude se torna elemento imprescindvel ao correto profissional.

Fundamentao Terica

De acordo com Nalini (2008, p. 28) tica a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Para os filsofos, conforme Pessoa (2006, p. 10), [...] a tica o estudo terico dos padres de julgamentos morais [...], ou seja, a expresso nica do pensamento correto que conduz a idia do comportamento humano expresso em princpios vlidos para todo pensamento normal e sadio de qualquer indivduo. Para Silva (2007) citado por Brancher, Neu & Boff (2010) existem vrias definies de tica, a qual pretende compreender a natureza da moralidade, distinguindo entre o certo e o errado, o bem e o mal, a virtude e a no virtude, o justo e o injusto. Essa definio de tica pressupe um sistema de princpios e valores compartilhados por uma comunidade simples ou complexa, composta por poucos ou vrios indivduos, valores esses que so compartilhados e que mudam com o passar do tempo e variam de comunidade para comunidade. Diante de tantos problemas encontrados no dia a dia, o profissional contbil precisa agir com cautela e evitar erros que possam denegrir a sua imagem conquistada. Durante o desempenho de suas tarefas, o profissional contbil adquire aprendizado tcnico constante, assimila conceitos ticos e os vivencia durante sua carreira profissional. De acordo com Santos, Alberton e Limongi (2006) tambm citados por Brancher, Neu & Boff (2010), a tica um instrumento normativo de uma profisso e tem como funo principal estabelecer regras no relacionamento do profissional com seus colegas, clientes e sociedade.

Fundamentada nas idias do bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existncia plena e feliz, hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relao s questes ticas pode ser o seu diferencial no mercado. Assim, a tica est relacionada opo, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros, relaes justas e aceitveis. Vieira ((2006, p: 15) explica que
Aps o profissional fazer a sua opo de trabalho, no se admite que ele venha a agir incorretamente no desempenho de sua funo. As infraes so passiveis de punies e ainda constituem traio do infrator, porque no soube honrar sua profisso. O ser humano que age eticamente sabe como portar-se e evitar as atitudes antiticas.

Assim, subentende-se que a tica indispensvel a qualquer profissional, pois na ao humana o fazer e o agir esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso, ou seja, tico todo profissional que tem como meta sentir-se ntegro e pleno da alegria de viver. Convicto de que todos os demais podem se sentir assim tambm. Cultiva o pensamento cooperativo. Tem um profundo e inabalvel respeito pelos acordos firmados. Em seu artigo sobre tica para a revista Voc S/A Jacomino (2000, p. 28) explica que hoje
mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relao s questes ticas pode ser a diferena entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiana.

Brancher, Neu & Boff (2010) salientam ainda que para o profissional de contabilidade, alm da competncia, produtividade e sociabilidade, a honestidade uma das qualidades mais importantes e mais exigidas para o desempenho de sua profisso. Os contadores sempre devem dizer a verdade e resistir s propostas cuja aceitao resultaria em um comportamento profissional antitico. De maneira geral, o profissional contbil gerencia todo o sistema de informao, os bancos de dados que propiciam tomadas de decises tanto dos usurios internos como os externos. O profissional contbil de acordo com Vieira (2006, p: 21)

aquele cuja atividade, basicamente, a prestao de servios, tendo como funo fornecer informaes e avaliaes, principalmente as de natureza fsica, financeira e econmica sobre o patrimnio das pessoas fsicas ou

jurdicas de qualquer natureza e que objetivam auxiliar no processo de tomada de decises e inferncias sobre as tendncias futuras dessas entidades.

Neste contexto, natural que toda sociedade espere pela transparncia das Informaes Contbeis, resultados no s de competncia profissional, mas, simultaneamente, de postura tica. Pois, acredita-se que a profisso contbil possui um grande valor social, em seu papel de provedora de informaes e orientaes aos diversos usurios, e de proteo vida da riqueza das clulas sociais e pela capacidade de produzir informes qualificados sobre o comportamento patrimonial. Portanto, a informao o grande aliado do contador tico, pois a sua utilizao para a tomada de deciso necessita que os registros sejam tempestivos e corretos, evitando assim, a maquiagem de registros e a sonegao de impostos, a causadora da grande maioria das relaes conflituosas entre o contador e os empresrios. Para Souza (2010) a tica condio fundamental para que a profisso adquira credibilidade social, pois caso a sociedade no perceba a disposio dos profissionais em proteger os valores ticos, certamente ela passar a no acreditar na profisso. Como estamos falando em tica contbil, podemos afirmar que o contador tico aquele que tem bom carter, que acredita nos valores morais, na dignidade humana, na busca pela realizao plena, tanto pessoal como profissional, pois necessrio estar realizado pessoalmente para conseguir a satisfao profissional e vice e versa. Resumindo, o profissional contbil tem que ter um comportamento tico-profissional inquestionvel, saber manter sigilo, ter conduta pessoal, dignidade, honra, competncia e serenidade para que proporcione ao usurio uma informao com segurana e confiabilidade que ele merece. Para S (2007) citado por Morais (2008) a tica profissional o ato de se evitar que aes individuais por parte do profissional comprometam o ganho ou o sucesso coletivo, alm de ser o cultivo das virtudes profissionais, como o sigilo, a lealdade, a imparciabilidade e a responsabilidade. Para Nascimento (2010) no desempenho de suas funes, o Contabilista, dentro das aes em que responsvel pela mensurao correta das demonstraes de uma entidade, torna-se essencial uma conduta dentro dos preceitos morais e ticos como geradores dos efeitos de responsabilidade e levar em considerao os danos e outros efeitos nocivos resultantes das aes tomadas. A responsabilidade e a dignidade profissional devero caminhar sempre lado a lado em convvio de uma utilidade ampla, coerente e em comum com os interesses de todos. Complementa Costa (2010) que o bem moral deve ser conquistado com esmero e esforo, pois est fortemente relacionado com a sociedade, e dentro da luta pelo mercado de trabalho, tem-se que destacar pelo atendimento ao correto, evitando produzir fenmenos sociais tpicos de desrespeito entre classes, observando os compromissos da qualidade de trabalho, evitando proceder a informaes distorcidas, na busca de obter vantagens contra terceiros. Assim, a tica de extrema importncia para a sociedade, porque sem ela difcil a

sobrevivncia, j que ela estabelece limites no certo e no justo. Neste sentido, podemos dizer que um dos efeitos da economia global a adoo, por todo o mundo, de padres ticos e morais mais rigorosos, seja pela necessidade das prprias organizaes de manter sua boa imagem perante o pblico, seja pelas demandas diretas do pblico para que todas as organizaes atuem de acordo com tais padres. Valores ticos e morais sempre influenciaram as atitudes das empresas, mas esto se tornando, cada vez mais, homogneos e rigorosos, (S, 2007 citado por MORAIS, 2008). Os desafios que traz o mercado fazem com que haja uma integrao entre moralidade pessoal e preocupaes gerenciais, isso porque a concorrncia entre os profissionais faz com que exista a exigncia de profissionais aptos, em que se possa confiar. Hoje em dia, o profissional com desempenho honesto est em alta e se comea a dar mais valor s qualidades de conduta, em conjunto com as de competncia. Morais (2008) explica por intermdio de S (2007) que a profisso contbil possui como objetivo prestar informaes e orientaes baseadas nas explicaes dos fenmenos patrimoniais, orientar as tomadas de decises administrativas, seguindo o cumprimento de deveres sociais, econmicos e legais. A realidade mostra que a sociedade, onde os profissionais da rea contbil assim como qualquer outro esto includos, est passando por momentos nos quais a nica certeza a mudana constante nas informaes e nos conhecimentos. As inovaes ocorridas nas reas da telecomunicao, eletrnica e principalmente da computao afetam a todos da sociedade e aos negcios do mercado, sendo eles pequenos ou grandes. O fato que o profissional contbil deve seguir estas mudanas, pois segundo Franco (1999) citado por Morais (2008, p: 09):
A profisso contbil, como classe social extremamente til a toda a sociedade, pelo servio que presta ao desenvolvimento das empresas e das naes, no pode ficar indiferente a esse grande problema do mundo moderno. No somente por humanitarismo ou por responsabilidade social que devemos estar atentos s agresses ao meio ambiente, mas principalmente porque nossa atividade est intimamente relacionada com as empresas.

Na atualidade o avano rpido e intenso das informaes conduz e manipula os pensamentos de massas que, em sua maioria, so feitas pelas classes dominantes, ou seja, por aqueles que controlam a imprensa, usando a falsidade para satisfazer a interesses especulativos. A grande mudana desta era, e com certeza a mais surpreendente, o desafio e o perigo que o avano tecnolgico representa. Infelizmente, na atualidade, observa-se a ocorrncia de vrias situaes que, freqentemente, aparecem na mdia assuntos que relatam fatos antiticos nas organizaes e nos relacionamentos em sociedade. Acontecimentos recentes ocorridos na rea contbil no mundo tentam agredir a imagem desta profisso que sempre lidou com um elemento precioso para as empresas, que a informao, normalmente da rea

financeira dos patrimnios e negcios pertencentes a terceiros. No entanto, casos de empresas que apresentaram seus demonstrativos contbeis e balanos financeiros alterados, abrem uma discusso a respeito da tica e conduta na sociedade e na profisso contbil. Com o aumento desses escndalos envolvendo a rea contbil e fiscal torna-se imprescindvel questionar a relao existente entre a contabilidade e a tica profissional, visto que papel fundamental da contabilidade evidenciar, com credibilidade, as informaes contbeis aos seus usurios. O profissional diariamente testado no que diz respeito aos valores ticos, isso por atuar em reas onde h diversos conflitos, tais como empresa versus fisco, dirigentes versus sindicatos, etc. Brancher, Neu & Boff (2010) explicam que por essa razo, os estudos sobre tica esto em evidncia no meio acadmico, destacando-se estudos como o de Siqueira (2005), Santos, Alberton e Limongi (2006), Alves et al. (2007), Silva e Figueiredo (2007), Trentin, Domingues e Castro (2008). Ainda de acordo com Brancher, Neu & Boff (2010), Siqueira (2005) realizou um estudo em torno de uma anlise especfica do CEPC, mostrando o dever de todo contabilista no exerccio de sua profisso, as conseqncias que uma m-conduta traz e os benefcios que uma conduta exemplar oferece ao profissional. Concluiu que a conduta tica e moral algo que todo o ser humano deve ter como forma de vida, pois de fundamental importncia para o seu crescimento em sociedade, e que cada membro reflete na classe como um todo, pois, infelizmente, no se analisa uma classe social pelos bons membros que ela possui, mas pelos maus. No caso do profissional contabilista, a sua responsabilidade est em lidar diretamente com o patrimnio de terceiros, e uma mconduta desse profissional poder trazer perdas irreparveis e rebaixar a imagem de toda uma classe.A evoluo do ambiente econmico e social no qual o contador atua, exige uma grande parcela de conhecimentos e habilitaes. O profissional contbil responsvel pelo levantamento de dados que interessam aos usurios da contabilidade, assim seu papel estar esclarecendo dvidas, solucionando problemas e desenvolvendo o aspecto estrategista, j que o grande auxiliador da tomada de decises dentro das organizaes. Santos, Alberton e Limongi (2006) fizeram o estudo com o objetivo de identificar e comparar as determinaes tico-normativas da classe contbil em mbito nacional e internacional quanto publicidade. Concluram que assim como as normas puramente ticas mudam seus conceitos, tambm o CEPC; para melhor se adequar s diretrizes internacionais, preciso uma discusso aprimorada sobre temas, como a publicidade, acrescentando-se a isso o fato de o nmero de profissionais na rea contbil ser relativamente grande. Alves et al. (2007) objetivaram investigar a influncia do cdigo de tica sobre o processo decisrio tico de 2.262 profissionais de contabilidade de quatro estados brasileiros. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais considera o CEPC importante como guia de conduta, mas que apenas uma minoria se predispe a cumprir algumas ou todas as normas emanadas do CFC. Silva e Figueiredo (2007) objetivaram identificar como est sendo desenvolvida a percepo dos alunos do Curso de Cincias Contbeis em relao tica profissional. O

estudo mostrou que grande parte dos alunos necessita de maior aprofundamento no conhecimento sobre o tema abordado, visto que suas respostas apontam para algumas dvidas na resoluo dos dilemas ticos; na teoria, os alunos do oitavo semestre esto mais desenvolvidos em sua percepo sobre tica Profissional do que os alunos do primeiro semestre. Trentin, Domingues e Castro (2008) realizaram uma pesquisa quanto percepo de 121 alunos de Cincias Contbeis sobre tica profissional. Constataram que a percepo dos alunos tende a aumentar, existindo divergncias entre tica e normas de conduta. Alm disso, os alunos demonstraram conscincia a respeito da responsabilidade moral, social e tica da profisso e afirmam que iro exercer a profisso com zelo, diligncia e honestidade. A relevncia da realizao desses estudos se encontra na importncia de evidenciar que o papel do contador na sociedade , a cada dia, mais relevante. A contabilidade no somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias e escriturar livros como a maioria das pessoas pensam. O profissional contbil tem que ter um comportamento tico-profissional inquestionvel, saber manter sigilo, ter conduta pessoal, dignidade e honra, competncia e serenidade para que proporcione ao usurio uma informao com segurana e confiabilidade que ele merece, so fatores condicionantes do seu sucesso.

Consideraes Finais

Durante a realizao desse trabalho concluiu-se que alm de todas as caractersticas que se exigem atualmente do profissional da rea contbil, existe tambm o elemento fundamental para qualquer profisso: o comportamento tico. Dentro da contabilidade atual, a tica de suma importncia, visto que o profissional atua em diversas reas, prestando servios para diversas pessoas, sendo dessa forma um elemento muito importante no cenrio econmico, j que uma pea-chave na tomada de decises dentro das organizaes. Por fim, conclui-se que o mercado de trabalho na era da globalizao o ponto mais marcante desse processo inovador, unido com a tecnologia onde as mudanas se propagam a uma velocidade incalculvel. Com isso, observou-se durante o levantamento bibliogrfico para execuo desse trabalho que a profisso contbil deve ser exercida na combinao da competncia com a tica. Assim, a competncia fazer o certo, e a tica exige que seja feito de maneira correta, repercutindo na boa reputao da profisso, na atuao social uma conduta tica e moral algo que todo o ser humano deve ter como forma de vida, pois de fundamental importncia para o seu crescimento em sociedade e est muito presente no dia a dia dos profissionais atuantes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRANCHER, Cristiane; NEU, Mrcia Adriana; BOFF, Marines Lucia. tica profissional: entendimento dos acadmicos de Cincias Contbeis da Unoesc. Revista Unoesc & Cincia ACSA, Joaaba, v. 1, n. 1, p. 31-38, jan./jun. 2010. Disponvel em: <http://editora.unoesc.edu.br>. Acesso em 15 de jun de 2011.

COSTA, Francisco Edilberto de O. O papel da tica na valorizao do profissional contbil. Publicado em: 25/03/2010. Disponvel em: < http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/contabil-2048016.html>. Acesso em: 26 de mai de 2011.

JACOMINO, Darlen. Voc um profissional tico? Revista Voc S.A., So Paulo: Editora Abril, ed. 25, ano 3, p. 28-36, jul.2000.

MORAIS, Walter Coelho de. tica Profissional do Contador no Mundo Globalizado. Revista Cincias Contbeis - Maio 2008. Disponvel em: < http://www.unihorizontes.br>. Acesso em: 25 de mai de 2011.

NALINI, Jos Renato. tica geral e profissional. 6 ed. rev. Atual. amp. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

NASCIMENTO, Gustavo Leite. tica Profissional Contbil. Publicado em 2010-12-10. Disponvel em: <http://www.artigos.com/artigos/sociais/contabilidade/etica-profissional-contabil14821/artigo/. Acesso em: 27 de mai de 2011.

SOUZA, Eliane Marta de. A tica e o profissional contbil. Publicado 9/05/2010. Disponivel em: <http://www.webartigos.com>. Acesso em: 25 de mai de 2011.

VIEIRA, Maria das graas. tica na profisso contbil. So Paulo: IOB Thompson, 2006.

https://www.google.com.br/search?q=a+atua%C3%A7%C3%A3o+da+%C3%A9tica+na+profiss %C3%A3o+cont%C3%A1bil&ie=utf-8&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefoxa&channel=fflb&gws_rd=cr

You might also like