You are on page 1of 59

GEOMETRIA SAGRADA

DANIEL PETRY JUNIOR M . M .


"O homem a medida de todas as coisas, dos seres vivos que existem e das no-entidades que no existem. Protgoras (c. 481.411 a.C.) A

Os antigos egpcios viam Srius como uma doadora de vida, porque ela sempre reaparecia na poca da enchente anual do Nilo. Quando a estrela mergulhava no oeste e desaparecia do cu noturno, ficava escondida durante 70 dias, antes de surgir no leste pela manh. Isto era visto como um perodo de morte e renascimento.

Medida das terras agrcolas ps cheia do Nilo. GEO = TERRA METRIA = MEDIDA

Os gregos herdaram o estudo da geometria dos egpcios. No Antigo Egito, geometria era considerada o trabalho de medir a terra, em funo do transbordamento do Nilo. Era o restabelecer dos princpios da ordem e da lei sobre a terra, porque a cada ano a zona medida margem do rio era diferente. Ento, tambm, se as constelaes mudavam de posio, a orientao de um templo ajustava-se a isto. Na verdade, a geometria tinha para os egpcios conotaes metafsicas, fsicas e sociais.

Um exemplo de uso da proporo urea o papiro de Rhind que data de aproximadamente 1650 a.C. onde encontramos 85 problemas matemticos escritos num papiro que mede 5,5 metros de comprimento por 0,32 metros de largura.

Papiro de Moscou um pouco mais velho e contm a frmula correta para o clculo do volume de um tronco de pirmide. Muito provalvelmente existiram papiros anlogos anteriores, mas estes foram os mais velhos que se salvaram

PAPIRO DE RHIND Exemplar conservado no Museu Britnico; o nome em homenagem ao escocs que em 1858 obteve o manuscrito

Razo de Ouro : A razo entre a altura de uma face e metade do lado da base da grande pirmide igual ao Nmero de Ouro

H duas verses para este fato. Hicrnimos, discpulo de Aristteles, diz que Tales mediu o comprimento da sombra da pirmide no momento em que nossas sombras so iguais a nossa altura, assim medindo a altura da pirmide. A de Plutarco diz que fincando uma vara vertical no extremo da sombra projetada pela pirmide, construmos sombra projetada da vara, formando no solo dois tringulos semelhantes. Notamos que neste relato necessrio o conhecimento de teoremas sobre tringulos semelhantes. Observando o desenho abaixo, a vara colocada no extremo C da sombra da pirmide forma, com sua sombra, o tringulo DCE que semelhante ao tringulo ABC. Medindo as duas sombras e a altura da vara, pode-se determinar ento a altura da pirmide.

A cmara do Rei, localizada na parte central da pirmide; A cmara da Rainha, localizada um pouco abaixo da cmara do Rei; e A cmara Secreta, que ficava a cerca de 30 metros abaixo da estrutura da pirmide.

Nossos ancestrais perceberam que trs figuras geomtrica o quadrado, o crculo e o tringulo formavam a base de quase todas as solues de seus problemas particulares. O crculo era o mais respeitado de todos os smbolos geomtricos, j que era uma linha que, sem comeo definvel, por tanto, sem fim, representava o infinito. O centro do crculo era o ponto mais respeitado, j que de cada parte da circunferncia era eqidistante, sendo o centro da criao , portanto, infinito em poder. Um pino podia ser cravado no cho com uma corda ou um pano amarrado ponta de uma estaca e pessoa podia traar um crculo no cho ao caminhar em volta da estaca. A partir de onde originasse , a circunferncia do crculo podia ento ser usada para estabelecer as quatro faces de um quadrado.

Os princpios da Geometria foram registrados em uma srie de teoremas expostos pelo matemtico grego Euclides por volta de 300 AEC. Um dos primeiros princpios a que ele faz aluso o processo de dividir uma linha reta em duas partes iguais. Isso feito pegando a linha AB e desenhando dois crculos de igual dimetro, um circulo em cada ponta da linha, de modo que eles se sobreponham.

O desenho de uma linha vertical entre os pontos C e D vai dividir em duas partes a linha AB, com dois comprimentos iguais. Esse conceito pode ser obtido em um estgio suplementar, quando os crculos, ambos de igual dimetro, so desenhados de tal modo que a circunferncia de um toque o centro do outro crculo. Esse modelo geomtrico era bem conhecido dos antigos e foi passado adiante, at ns, com o ttulo de Vesica Piscis. A rea resultante, onde os dois crculos se sobrepem, conhecida como a Vesica. Ela produz algumas caractersticas interessantes.

Por exemplo: possvel a partir do uso desses dois crculos determinar um ngulo de 30 graus e de 60 graus. Isso mostrado no diagrama abaixo por meio de dois pontos, onde 60 graus definido pelos pontos ABC. A linha em negrito, em ngulo, representa a hipotenusa de um tringulo reto CBA. Ento, o ngulo oposto, BAC, 30 graus. Ao transformar essa relao simples em um retngulo (como mostram as linhas pontilhadas) e ao dividir em dois os ngulos com um par de crculos, possvel criar os ngulos de 15; 30; 45; 60; 75 e 90 graus. Assim com um simples par de crculos e uma ponta reta, por exemplo um padro ou rgua de 24 polegadas, nossos ancestrais eram capazes de determinar os ngulos geomtricos primrios normalmente usados.

Essa estrutura geomtrica simples imediatamente leva construo de outra figura importante: o tringulo eqiltero. Assim, nossos ancestrais, por seus conhecimentos de geometria, eram capazes de produzir, com considervel exatido, as trs formas geomtricas mais comuns em seu arsenal de construo: o crculo, o quadrado e o tringulo eqiltero, os ltimos dois sendo derivados da forma bsica, o crculo..

Ento o circulo e a Vesica Piscis tornou-se um dispositivo geomtrico altamente considerado. Esta geometria simples serviu de base para a construo de muitos templos, palcios,e prdios importantes de tempos antigos. O conhecimento do potencial prtico da Vesica Piscis seria de considervel utilidade para os construtores dos templos antigos, pois permitia que dispositivos para a medio de ngulos de 30, 60 e 90 graus fossem desenvolvidos no local, bem melhor que carregar dispositivos incmodos de um lugar par outro. Muitas das plantas baixas para a construo de igrejas e monumentos importantes originaram-se dos princpios da Vesica Piscis.

Outra das ferramentas decisivas na construo a partir da geometria foi a chegada do Arco ou arco gtico, caracterstico das grandes catedrais da Europa que foram construdas entre os sculos XII e XIII. Os melhores exemplos podem ser encontrados nas catedrais de Canterbury e Chartres. Essa concepo foi usada pela primeira vez na Inglaterra na reconstruo da catedral de Canterbury depois que o prdio original foi destrudo por um incndio. Todas as figuras que faziam parte da construo nessas pocas faziam referncia ao Vesica. Portas e janelas, at os novos VITROS (armao de chumbo e vidro) deixarem a marca da Vesica.

Outros smbolos geomtricos tambm podem ser desenvolvidos a partir de crculos interligados. Entre estes havia um claramente associado ao rei Salomo, a Estrela de Davi de seis pontas. O pentagrama s vezes tambm citado como o Selo de Salomo.

Embora seja um processo geomtrico raramente falado no sculo XXI, a Vesica Piscis continua sendo usada ainda hoje. Ela pode freqentemente ser exibida como um smbolo cristo. Os crculos sobrepostos excelente representao de uma clula ou de qualquer unidade no processo de se tornar dual formam uma zona central em forma de peixe que uma das fontes de referncia a Cristo, mediante o smbolo do peixe. Enquanto funo universal, Cristo simbolicamente esta regio que une o cu e a terra, o superior e o inferior, o criador e a criao. Este peixe tambm a designao simblica da Era de Peixes e, por conseguinte, a "Vesica" a figura geomtrica dominante neste perodo de evoluo

Phi (), o nmero de ouro

1, 618033989 ...
A escola grega de Pitgoras estudou e observou muitas relaes e modelos numricos que apareciam na natureza, nas obras de arte, nos padres de esttica na harmonia musical e outros. Descobriram que havia uma proporo entre duas magnitudes diferentes, isto , que entre elas havia uma razo que se repetia. Os pitagricos aplicaram de diferentes maneiras esta frmula. As mais conhecidas de todas so a proporo aritmtica e a proporo geomtrica. Mas h muitas outras, entre as quais, a mais importante provavelmente a razo urea, tambm conhecida como razo divina ou proporo divina. Esta proporo foi muito usada por Phidias, um escultor grego (490 AC-430AC), e em funo das primeiras letras de seu nome usamos Phi () para representar o valor numrico da razo de ouro.

Quando uma linha segmento dividida em duas partes de tal modo que a razo entre o segmento inteiro e a parte maior igual razo entre a parte maior e a parte menor, essa relao chamada relao urea, ou o nmero obtido o nmero de ouro.

esse um nmero irracional misterioso e enigmtico que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razo, sendo considerada por muitos como uma oferta de Deus ao mundo. A designao adotada para este nmero, f (Phi maisculo), a inicial do nome de Fdias que foi escultor e arquiteto encarregado da construo do Prtenon, em Atenas. Mas no confundam com o nmero (l-se: pi) que ns aprendemos na escola. Aquele nmero que se representa a razo entre o permetro de uma circunferncia e o seu dimetro que equivale a 3.141592653589793238462643383279502884197169399375 O f (Phi) de Fdias equivale a 1,61803399. Este nmero representa a razo urea, a beleza perfeita, a proporo ideal. Esta razo j era utilizada pelos Gregos (na construo de edifcios como o Parthenon) e pelos Egpcios que fizeram o mesmo com as pirmides: cada pedra era 1,61803399 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,61803399 maior que a de cima, que era 1,61803399 maior que a da terceira fila, e assim por diante. As mesmas propores foram utilizadas por Leonardo da Vinci no Homem de Vitrvio e na Gioconda. Tudo, no corpo humano regido pela Proporo Divina. Os animais, as plantas enfim, tudo o que nos rodeia est ligado por essa mesma proporo. Ento, at hoje, este considerado o nmero de ouro.

Se num rectngulo, ao se dividir o lado maior pelo menor, temos como resultado Phi (1,618...), dizemos que estamos perante um rectngulo de ouro, que nos cnones estticos da antiga Grcia era o mesmo que dizer proporo perfeita.
Construdo muitas centenas de anos depois entre 447 e 433 a. C. , o Partenon (templo grego consagrado Deusa ATENA, protetora da cidade ), um templo representativo do sculo de Pricles contm a razo de Ouro no retngulo que contm a fachada (Largura / Altura), o que revela a preocupao de realizar uma obra bela e harmoniosa

(1,618...)

o Parthenon templo grego consagrado Deusa ATENA

Catedral de Notre Dame, construda no sculo XII em Paris, Frana.

Muitos hierglfos egpcios tm propores baseadas na razo urea.

Na figura acima, vemos que a letra h na verdade uma espira dourada. O uso da mo e p (CVADO: medida que vai do cotovelo at o dedo mdio, correspondendo a 0,44m) como hieroglficos mostra que os egpcios eram cuidadosos com o corpo como proporcional razo urea. Outros smbolos, como o p, e sh, so retngulos ureos. Os egpcios usavam a razo urea em sua escrita para tornar mais fcil para aqueles que escrevessem o fazer com a mesma proporo.

O olho de R um importante smbolo dos egpcios antigos. Ele simboliza o rei Sol R, o mais importante de seus deuses. Ele pode ser visto nos sarcfagos dos mortos. O olho pode ser redesenhado como um retngulo ureo. No templo de Dendur ao lado, vemos que os arcos do templo esto alinhados para formar retngulos decrescentes que so proporcionais razo urea.

A SEQNCIA DE FIBONACCI
Leonardo Pisano ou Leonardo de Pisa (1170 1250), matemtico italiano, conhecido como Fibonacci. considerado por alguns como o mais talentoso matemtico da Idade Mdia. Ficou conhecido pela descoberta da sequncia de Fibonacci e pelo seu papel na introduo dos algarismos rbicos na Europa.

Situao estudada por Fibonacci para o estabelecimento da SEQUNCIA DE FIBONACCI. "Quantos pares de coelhos sero produzidos num ano, comeando com um s par, se em cada ms cada par gera um novo par que se torna produtivo a partir do segundo ms?" Todo este problema considera que os coelhos esto permanente fechados num certo local e que no ocorrem mortes.

A reproduo dos coelhos na colnia Para tal, um indivduo coloca um par de coelhos jovens num certo local rodeado por todos os lados por uma parede. Queremos saber quantos pares de coelhos podem ser gerados, durante um ano, por esse par, assumindo que pela sua natureza, em cada ms do origem a um outro par de coelhos, e no segundo ms aps o nascimento, cada novo par pode tambm gerar".

Como o par adulto produz um par novo a cada 30 dias, no incio do segundo ms, existiro dois pares de coelhos, sendo um par de adultos + um par de recm-nascidos. No incio do terceiro ms, o par adulto ter produzido novamente mais um par, enquanto que o par recm nascido ter completado um ms de vida e ainda no estar apto a reproduzir-se. Assim, no incio do terceiro ms, existiro trs pares de coelhos, sendo: um par adulto + um par com um ms de idade + um par recm nascido. No incio do quarto ms existiro dois pares adultos, sendo que cada um j produziu um novo par e um par novo que completou um ms, logo teremos cinco pares: dois pares adultos + um par com um ms + dois pares recm nascidos. Tal processo continua atravs dos diversos meses at completar um ano. Obtm-se a seguinte sequncia de nmeros, a qual conta o nmero de pares de coelhos existentes ao longo de cada um dos meses desse ano:

Tempo (meses) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Casais jovens 1 0 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89

Casais adultos 0 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 144

Total de casais 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 144 233

1 1 1 1 1+1 2 1+2 3 2+3 5 3+5 8 5+8 13 8 + 13 21 13 + 21 34 21 + 34 . . .

=1 =1 =2 =3 =5 =8 = 13 = 21 = 34 = 55 . . .

Leonardo de Pisa, listando a sucesso 1, 1, 2, 3, 5, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233 na margem dos seus apontamentos, observou que cada um dos nmeros a partir do terceiro obtido pela adio dos dois nmeros antecessores, e assim podemos faz-lo em ordem a uma infinidade de nmeros de meses.

A sequncia (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, . . .), conhecida com a SEQUNCIA ou SUCESSO de FIBONACCI

Fatos ou aplicaes relacionados a Sequncia de FIBONACCI

possvel observar que dividindo cada um dos termos da sequncia de Fibonacci pelo seu antecedente, o quociente vai tender ao valor do nmero de ouro.

Retngulo de ouro ou retngulo ureo, construdo com os nmeros da Sequncia de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, . . .) 1, 1, 2, 3, 5, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233

Razo entre o comprimento e a largura ir tender ao nmero de ouro

Traando um quarto de crculo de todos os quadrados de retngulo ureo, vamos obter um espiral,chamada de Espiral de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, . . .)

O qual possvel encontrar na natureza, seres humanos...

CONCHA DO CARAMUJO NUTILUS


A PROPORO EM QUE CRESCE O RAIO DO INTERIOR DA CONCHA DESTA ESPCIE DE CARAMUJO. ESTE MOLUSCO BOMBEIA GS PARA DENTRO DE SUA CONCHA REPLETA DE CMARAS, PARA PODER REGULAR A PROFUNDIDADE DE SUA FLUTUAO

PROPORO UREA NAS ORELHAS

SEGMENTO UREO APLICADO CONSTRUO DE VIOLONCELOS E VIOLINOS

Ramos de troncos em rvores


Algumas plantas mostram os nmeros de Fibonacci no crescimento de seus galhos. Suponhamos que nasa um novo broto de um galho a cada ms, sendo que um broto leva dois meses para produzir o seu primeiro broto.

PROPORO UREA NAS FLORES, INSETOS E PSSAROS

NMEROS DE FIBONACCI NO ARRANJO DAS SEMENTES O modo como as sementes esto dispostas no centro de diversas flores um desses exemplos. A Natureza "arrumou" as sementes do girassol sem intervalos, na forma mais eficiente possvel, formando espirais que tanto curvam para a esquerda como para a direita. Interessante notas que os nmeros de espirais em cada direco so (quase sempre) nmeros vizinhos na sequncia de Fibonacci. O raio destas espirais varia de espcie para espcie de flor.

Leonardo da Vinci, em seus estudos de Anatomia, trabalhou com um modelo padro (O canon) para a forma de um ser humano, utilizando Vitrvio (arquiteto romano que desenhou o homem com propores harmnicas das partes entre si) como modelo. Tais dimenses aparecem na gravura a seguir. A notao a:b=c:d uma proporo.
Seu principal mentor, colaborador e professor de matemtica foi Luca Pacioli, um frade Franciscano que se tornou conhecido como o pai da contabilidade por haver concebido o sistema de dupla entrada, a base na qual se assenta a cincia da moderna contabilidade. Pacioli publicou diversas obras importantes para a matemtica e geometria, entre as quais o livro De Divina Proportione sobre a razo urea e suas aplicaes na arquitetura e pintura.

O HOMEM VITRUVIANO DE LEONARDO DA VINCI E SUA PROPORO UREA

VERSO MODERNA DO HOMEM VITRUVIANO DE LEONARDO DA VINCI

AS ESTTUAS GREGAS A FORAM CONSTRUDAS DE ACORDO COM A PROPORO UREA


A seo urea composta de duas partes desiguais, das quais, a maior est para a menor assim como o todo est para a maior

C:B = B:A = 0.618

O QUADRO LA MONA LISA OU LA GIOCONDA DE LEONARDO DA VINCI FOI PINTADO SEGUINDO RIGOROSAMENTE A PROPORO UREA
Examine-o. Note, na imagem grande, esquerda, como o tema principal se enquadra perfeitamente em um retngulo ureo dividido por sua vez na razo urea separando a cabea do busto. Porm as relaes mais bvias esto na prpria face. Veja, nas trs reprodues direita, como retngulos ureos enquadram a face e a testa (acima), o lado direito da face com a linha que passa pelo nariz (no meio) e o olho e a posio da pupila (abaixo; pode-se traar retngulos idnticos enquadrando o outro olho). E veja como tudo isto agrega uma sensao geral de harmonia e equilbrio pintura

COMPARAO DOS ROSTOS DE DEUSAS GREGAS CONSTRUDAS NA PROPORO UREA E O ROSTO DA NOSSA MODELO GISELE BNDCHEN, EVIDENCIANDO QUE O CONCEITO DE BELEZA PERDURA POR MUITOS SCULOS TANTO NA NATUREZA COMO NAS OBRAS HUMANAS.

MSCARA DA PROPORO UREA OU DIVINA PROPORO

Ns seres humanos percebemos a beleza ou sentimos a beleza de uma forma quando essa forma segue um padro ou algo que no sabemos definir, mas que est embutido em nosso ser, provavelmente porque esta forma mantm relaes em suas linhas que nos causam essa sensao do belo, do bonito, do perfeito.

At hoje no se conseguiu descobrir a razo de ser da beleza que proporciona o nmero de ouro. Mas a verdade que existem inmeros exemplos onde o retngulo de ouro aparece. At mesmo no nosso cotidiano, encontramos aproximaes do retngulo de ouro, por exemplo, no caso dos cartes de crdito, nas carteiras de identidade, nos cartazes de publicidade, nas caixas dos cereais e fsforos, assim como na forma retangular da maior parte dos nossos livros.

GRANDES OBRAS DO PASSADO OU DO PRESENTE, CONSTRUDAS DE ACORDO COM A PROPORO UREA OU DIVINA,

Abou Simbel, Templo de Ramss.

NOS REMETEM REFLEXO SOBRE NOSSO FUTURO COMO SERES HUMANOS E NOS IMPULSIONA A CALIBRARMOS NOSSOS PENSAMENTOS E AES TAMBM DE ACORDO COM ESSA PROPORO.

ATorre CN ( Canadian National), smbolo da cidade de Toronto, no Canad, 553,33m total e 342 m at o observatrio principal est na proporo de ouro.

S.A.D.U: GEMETRA DO UNIVERSO

"O que Deus? longitude, largura, altura e profundidade" So Bernardo de Claraval, De la consideracin

GEOMETRIA SAGRADA POR IMAGENS

You might also like